Ter uma franquia realmente é um bom investimento? Entenda finalmente aqui

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Imagem de uma mão apontando para uma folha cheia de gráficos. Imagem ilustrativa texto ter uma franquia.
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Já pensou em ter uma franquia? Este modelo de negócio tem se tornado o “queridinho” dos empreendedores brasileiros.

Não é a toa que as franquias chamam a atenção. Somente em 2020, o segmento de franchising faturou mais de R$ 167 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). E tudo isso em um ano de pandemia

Agora, falaremos um pouco sobre este formato de negócio para você conhecer e decidir se vai ou não adquirir uma franquia.

Como uma franquia funciona?

Uma franquia é um negócio onde a empresa principal abre oportunidades para que outros empreendedores tenham uma unidade da marca.

Dessa forma, cada uma delas oferece os mesmos produtos e serviços da empresa principal. Além disso, conta com uma operação padrão, com o mesmo “modo de fazer” em todos os estabelecimentos.

No modelo de franquia, o empreendedor recebe um negócio estruturado, uma réplica da empresa franqueadora.

Nesse sentido, quando o empresário faz o investimento em franquias, ele adquire o know-how da marca. Assim, ele tem o reconhecimento fortalecido para poder captar mais clientes.

Além desta estrutura pronta e uma operação montada, faz parte do modelo de franquia os suportes oferecidos pela franqueadora.

Por exemplo, o empresário terá treinamentos para aprender sobre a operação da franquia e o mercado no qual ela atua.

Do mesmo modo, a franqueadora auxilia na gestão do negócio, além de orientar para o trabalho de marketing e captação de clientes.

Uma franquia é um empreendimento de baixo risco que oferece muitas outras vantagens, como mostraremos a seguir.

Vantagens de se ter uma franquia

Existem muitas vantagens de ter uma franquia. Uma delas, é o modelo de negócio sólido, que diminui os riscos do empreendedimento não dar certo.

Acompanhe agora outras vantagens para você conhecer mais sobre franquia, mas antes, veja o vídeo que separamos explicando mais sobre este formato de negócio.

Modelo de negócio estabelecido

Ter uma franquia é investir em uma empresa que já está consolidada no mercado. O que não ocorre para quem escolhe começar um negócio do zero.

A franquia já conta com um modo de atuação, um processo estruturado, uma forma de fazer o trabalho e de oferecer os produtos e os serviços da marca.

Além disso, como a franquia já atua no setor há mais tempo, já é um negócio estabelecido no mercado. Ela sabe o que fazer para atrair os clientes, como ser mais eficiente no trabalho e assim, obter mais lucro.

Nesse sentido, é como se você entrasse em uma carro em movimento e continuasse a dirigir seguindo as instruções de um GPS. Esta é uma forma mais simples de empreender neste modelo de negócio.

Enfim, cabe ao empreendedor seguir o que está estabelecido no negócio da franquia para poder aproveitar todo o potencial de estrutura da marca.

Marca reconhecida pelos consumidores

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Como falamos, além de investir em um negócio preestabelecido no mercado, o empreendedor conta com uma marca reconhecida.

Com o seu tempo de atuação, a franqueadora já pôde trabalhar o seu marketing, buscou por clientes e mostrou à eles que seus produtos ou serviços são de alta qualidade.

Todo este trabalho demanda tempo, e o franqueado recebe um negócio que já passou pela etapa de maturação da marca no mercado.

Esse reconhecimento ajuda no momento de investir em uma franquia. Nesse sentido, quando você abre a sua unidade, os consumidores já estão familiarizados com a marca. Para quem abre um negócio do zero, chegar neste patamar demora um tempo.

Nesse sentido, uma marca já consolidada no mercado traz consigo clientes cativos, o que facilita a ascensão e o sucesso da sua empresa.

Assim, em muitos casos, a marca também é reconhecida por meio das suas cores e traços ou pela vestimenta usada por seus funcionários,

Suportes da franqueadora

Imagem de uma mulher olhando para um computador e acenando. Imagem ilustrativa texto ter uma franquia.
Os suportes muitas vezes são feitos de forma online para os franqueados.

Os suportes da franqueadora são um diferencial para quem deseja ser dono do próprio negócio mas não conta com expertise no assunto.

A franqueadora ajuda na escolha do local de instalação da unidade caso a franquia não seja home office. Ainda, apresenta um projeto para o layout do estabelecimento.

Da mesma forma, a franqueadora oferece ajuda para questões burocráticas como licenças, contratação de funcionários e para gestão administrativa.

Estes suportes fazem toda a diferença, principalmente para quem não possui experiência nestes quesitos e pode se atrapalhar com a administração do negócio.

A franqueadora orienta até para o valor de capital de giro que o empresário deve investir. Ela se baseia em sua experiência nas outras unidades para direcionar a forma mais eficiente para o seu negócio.

Da mesma forma, você pode contar com a expertise não somente da franqueadora, mas também de outras unidades da franquia que apresentam boas práticas.

Algumas franqueadoras, dependendo do tipo de negócio, dão suportes para a logística de entregas de insumos, quantidade de estoque, entre outros detalhes.

Assim, o franqueado não correr o risco de se perder ao longo do caminho do negócio.

Treinamentos para trabalhar

Uma das grandes vantagens de ter uma franquia, são os suportes que a franqueadora oferece para os empreendedores que se tornam parceiros.

Imagina não ter experiência nenhuma em administração e nem na produção de pizzas, por exemplo. Seria muito mais difícil montar uma pizzaria, não é?

Com uma franquia do nosso exemplo, o franqueado recebe treinamento para aprender a produção das pizzas ,a forma de armazenamento dos insumos, o preparo de todo o cardápio, além da gestão de estoque e de atendimento.

Para outros tipos de franquia é a mesma coisa. O franqueado conta com treinamentos para conhecer o mercado no qual vai atuar e a forma como irá realizar o trabalho no dia a dia da franquia.

É por meio dessa prática que a rede pode transmitir o seu conhecimento e orientar o franqueado sobre as melhores práticas ligadas ao gerenciamento, atendimento e produção.

Além disso, esses treinamentos ajudam o empreendedor a conhecer melhor a realidade do negócio. Assim, ele se preparar para gerir com eficácia e ainda entende tudo sobre as tendências do segmento no qual investiu.

Imagem de m grupo de pessoas se reunindo em frente um computador. Imagem ilustrativa texto ter uma franquia.
Os treinamentos são uma forma do franqueado conhecer a operação e a franqueadora se aproximar do franqueado.

Produtos e serviços já testados

Quem começa um negócio, precisa de tempo para organizar a venda ou os serviços que irá oferecer aos seus clientes.

Por outro lado, ter uma franquia poupa o empreendedor deste processo de maturação. Com isso, o empresário já recebe da franquia os produtos ou serviços testados e aprovados pelos consumidores.

Nesse sentido, muitas vezes a empresa conta com uma receita exclusiva ou fornecedores homologados para que tudo que venda na sua unidade seja igual ao que é vendido nas outras.

Sendo assim, esta padronização faz com que a marca seja reconhecida e seus produtos ou serviços atraiam os consumidores independente de onde estejam.

Esta é uma vantagem importante, tendo em vista que a concorrência é um fator que pode dificultar o desenvolvimento do negócio em seus primeiros passos, caso não se trate de uma franquia reconhecida no mercado.

Risco menor ao investir

O empreendedor que busca por uma franquia está à procura de um modelo de negócio atrativo, com todos os suportes para que possa ter mais segurança ao investir.

Da mesma forma, ter os produtos ou serviços testados e aprovados pelo mercado, diminui as chances do empreendedor ter o estoque parado ou mesmo não conseguir captar clientes.

Além disso, o risco é menor, pois o franqueado saberá com antecedência quanto vai precisar para investir no negócio para implantar e manter a unidade.

Por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF), o franqueado conhece os custos do negócio, a taxa de franquia, além de outros valores que serão pagos ao longo da parceria.

Assim, é possível se programar melhor e evitar gastos desnecessários. Com isso, o empreendedor irá diminuir os riscos do empreendimento não dar certo.

Saber quanto é o investimento inicial em uma franquia permite ao empreendedor se organizar financeiramente. E este planejamento é essencial para garantir o bom desenvolvimento do negócio.

Em outras palavras, a organização evita que o empreendedor dê um passo maior do que as pernas.

Imagem de uma porta de comércio com uma placa escrito CLOSED. Imagem ilustrativa texto ter uma franquia.
O risco de uma empesa fechar é bem maior do que no modelo de franquia.

Índice menor de fechamento

Por contar com uma marca reconhecida, uma estrutura estabelecida, pensada da forma mais eficiente e lucrativa, uma franquia corre menos riscos de não dar certo.

Para se ter uma ideia, segundo o Sebrae, o índice de fechamento de uma empresa comum nos primeiros dois anos é de mais de 20%.

Por outro lado, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o risco de uma franquia vir a fechar as portas neste mesmo período é de cerca de 5%.

Assim, com os suportes e orientações da franqueadora, o empreendedor tende a errar menos na administração do negócio.

Marketing personalizado para franquia

Além de todas estas vantagens que falamos, ter uma franquia vale a pena por causa do forte trabalho de marketing realizado pela franqueadora.

Com um mercado cada vez mais concorrido em todos os nichos de atuação, cada empresa precisa buscar uma forma para se destacar da concorrência na hora de divulgar sua marca e seu trabalho.

O marketing é cada vez mais importante para todos os negócios e na franquia, não é diferente. Sendo assim, cada unidade conta com um trabalho eficiente de divulgação.

É comum a franqueadora ter um setor específico, com profissionais capacitados para fazer este trabalho de marketing. Quando não possui, pode fazer a contratação de uma empresa especializada.

Portanto, cada unidade de uma franquia costuma pagar uma taxa de propaganda para custear estas ações. Dessa forma, com a união de todas elas, o serviço sai mais barato para cada uma e pode ser ainda mais eficiente.

Por fim, apresentamos aqui algumas das vantagens de uma franquia. Agora, cabe ao empreendedor escolher aquela que mais se encaixa ao seu perfil

Caso opte por uma marca, entre em contato diretamente com a franqueadora. Se ainda está com dúvida onde investir, conte com uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da franquia ideal para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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