O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » O que é franchising? Um método incrivelmente fácil de investir!

O que é franchising? Um método incrivelmente fácil de investir!

Sumário

Ainda não sabe o que é o franchising? Trata-se de um modelo de negócio que teve crescimento nos Estados Unidos, na década de 1950. A partir daí, esse tipo de empreendimento tem garantido a expansão de diversas empresas. 

Como contam com muitos apoios oferecidos pelas franqueadoras, as franquias possuem uma baixa taxa de mortalidade. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 10 anos, apenas 15% delas fecham as portas

Já quem prefere iniciar um empreendimento do zero, sem o suporte de um modelo pronto como acontece em uma franquia, tem cinco vezes mais chances de ver o seu negócio ir à falência no mesmo período de tempo.

Entenda mais sobre o tipo de negócio e o que torna o empreendimento tão rentável, seguro e simples.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, o que é franchising?

O sistema de franchising é uma forma que as empresas possuem para expandirem sua área de atuação com uma maior facilidade.

Sendo assim, franqueado pode ter o direito de uso da marca e de seus produtos ou serviços. A franqueadora, por sua vez, passa a gerenciar as lojas da rede. 

Resumindo, ao fazer parte do modelo de franquias, o investidor abre uma unidade franqueada de uma marca que já existe.

Então, franqueador cede ao franqueado todo o conhecimento da marca que a torna um sucesso no mercado.

Nesse sentido, basta que o empreendedor siga os padrões do negócio. Em troca, recebe treinamentos e uma série de suportes. Por isso, o sistema de rede de franquias vem crescendo durante os anos.

Como funciona uma franquia?

Uma franquia funciona por meio de alguns passos. Primeiramente, após fazer uma busca intensa sobre as oportunidades que existem no mercado, o futuro franqueado deve entrar em contato com a franqueadora da marca desejada para demonstrar o seu interesse.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Desse modo, você passará por uma entrevista com a empresa para que ela possa conhecer o seu perfil. Logo será verificado se está de acordo com o que a marca procura.

Fachada de diversas empresas. Imagem ilustrativa do texto sobre o que é franchising.
As franquias garantem a expansão de muitas empresas.

Esse passo é muito importante para que ela tenha confiança na hora de você abrir uma nova unidade.

Depois, você deve receber a Circular de Oferta de Franquia (COF) para entender melhor o plano de negócio da marca.

No documento existem diversas informações importantes sobre o empreendimento. Sendo assim, você terá acesso a dados, como: os valores cobrados, regras da empresa etc. 

Em seguida, você recebe o contrato e paga a taxa de franquia. Esse que é um valor que vai permitir que você inicie seu negócio com a marca.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Feito isto, o franqueado começa a passar por vários treinamentos para entender como a franqueadora trabalha e todas as informações que envolvem o negócio.

Além disso, se você optar por adquirir uma loja física, terá o apoio da franqueadora nesta etapa para encontrar o melhor ponto comercial para sua unidade.

É importante ressaltar que você terá acesso ao suporte da franqueadora durante todo o tempo de contrato.

Vantagens do franchising

Agora fica mais fácil você entender todas as vantagens que o sistema oferece. A primeira vantagem que vamos tratar é que você fica por conta da gestão da sua unidade.

Logo, você é responsável por tudo que envolve funcionários, negociação com fornecedores e outras coisas. 

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Inclusive, o modelo de negócio é conhecido como semi-independente. Isso porque, além de seguir os padrões da marca, caso você precise de alguma dica ou ajuda mesmo, o suporte e o treinamento estarão disponíveis para você.

Outra grande vantagem é a possibilidade de entrar no mercado de franquias com uma marca reconhecida pelo público e com uma bagagem já adquirida no mercado.

Então, mesmo que a marca que você optar for nova e ainda não muito conhecida pelas pessoas, o fato de ela ter anos de operação e know-how já facilitam muito a fidelização de clientes. 

Computador, calculadora e cadernos na mesa. Imagem ilustrativa do texto sobre o que é franchising.
O sistema de franchising conta com muitas vantagens.

O investidor que for iniciar um negócio do zero terá uma dificuldade muito maior para provar que o seu empreendimento é melhor do que os outros concorrentes.

Nesse sentido, o plano de negócio de uma franquia é um outro benefício que faz a diferença.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Isso porque, esse planejamento é responsável por apresentar todas as informações sobre os riscos, concorrentes, perfil dos clientes, entre outros. Assim, é fundamental para os negócios, principalmente para quem vai abrir sua própria empresa. 

No modelo de franquias, o plano está em ação desde a fundação e passa por atualizações para se manter relevante.

Ou seja, você entra no mercado com um empreendimento pronto, conhecido, com um caminho desenhado para ter o sucesso esperado. 

Como escolher uma franquia para abrir?

Para escolher uma franquia para abrir, basta atentar-se a alguns pontos. O primeiro passo é garantir que você fez uma boa pesquisa e comparação entre as marcas.

Além disso, é muito mais fácil se tornar um franqueado e o negócio ficar mais promissor, quando levamos em conta o perfil empreendedor.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Dessa forma, mesmo conhecendo todas as questões que envolvem as franquias, você deve entender a importância do seu papel como franqueado.

Portanto, ser uma pessoa que sonha alto, que queira fazer a diferença e que tenha afinidade com a área escolhida, podem ser pontos muito positivos.

Então, vale a pena verificar se essas características atendem ao seu próprio perfil. Além disso, lembre-se que você precisa seguir as regras da franqueadora. Desse modo, toda e qualquer estratégia que fuja ao planejado pela marca deve ser autorizada por ela.

Ao longo do texto, você pôde aprender um pouco mais sobre o que é franchising e suas vantagens. Saiba que ao escolher esse caminho, você conta com um sistema seguro e que oferece muitas oportunidades para se destacar e ter sucesso no ramo.

Por isso, a próxima etapa agora é encontrar a melhor empresa para ajudar você a se destacar no mercado e ter o retorno financeiro esperado, além de outros benefícios. 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Nesse sentido, continue explorando o Top Franquias. Leia, Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje