Aqui estão 7 vantagens de ter uma franquia e as melhores opções para abrir

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Imagem de uma folha com gráficos e uma pessoa analisando os dados. Imagem ilustrativa texto vantagens de ter uma franquia.
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Iniciar uma empresa é um processo complexo, que exige do empreendedor muito cuidado. Uma forma mais simples é por meio do franchising, e por isso, apresentamos algumas vantagens de ter uma franquia.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de mortalidade de uma franquia é de apenas 5% em até dois anos após sua abertura.

Dessa forma, o empreendedor deve estar atento a este modelo de negócio, pois investir em uma rede de franquias é interessante. Veja a seguir sete vantagens de ter uma franquia.

Maiores vantagens de ter uma franquia

Abrir uma franquia é um processo mais simples do que começar um negócio do zero. O empreendedor conta com um negócio mais sólido, ou seja, que já passou por algumas etapas importantes.

Seja porque o mercado de franquias é atrativo ou a empresa já conta com uma marca reconhecida, franquia é um negócio vantajoso para investir, como veremos.

1. Negócio mais seguro

Conforme falamos, os números da ABF mostram que uma franquia é um negócio mais seguro. Assim, apenas 5 em cada 100 franquias fecham as portas nos primeiros dois anos.

Isso se dá por conta de diversos fatores, como os suportes e treinamentos ofertados pela franqueadora, bem como o modelo de negócio mais eficiente.

Uma das vantagens que fazem de franquias um investimento seguro, é o fato de trabalhar com uma marca sólida no mercado e que possui todo um know-how a ser compartilhado.

Nesse sentido, a força da franquia diminui as chances de o negócio dar errado e acabar fechando em pouco tempo.

2. Previsão de gastos

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Vemos que uma pessoa tem sobre a mesa alguns gráficos impressos; com uma caneta, ela os analisa (imagem ilustrativa). Texto: vantagens de ter uma franquia.
O modelo de franquia permite ter uma previsão de quanto será gasto no negócio.

Uma das vantagens de ter uma franquia é investir em um negócio no qual você já sabe quais serão os custos.

O candidato a franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF), onde é informado os custos de implantação da unidade da marca, bem como há uma projeção dos gastos mensais.

Nesse sentido, o empreendedor programar a parte financeira, avaliar sua capacidade de investimento e assim investir com segurança em uma unidade da franquia.

Da mesma forma, isso evita ser pego de surpresa com gastos extras que surgem com grande frequência em novos negócios.

Ainda, o franqueado pode ter uma previsibilidade de tempo de retorno do capital investido, o que é bem mais difícil quando se inicia um negócio do zero.

3. Modelo de negócio definido

O modelo de franquia conta com uma operação preestabelecida, com uma estrutura pronta, pensada para ser replicada em unidades da marca.

Dessa forma, o franqueado recebe uma empresa com um modo de trabalho pronto, com as etapas do negócio pré-definidas.

Do mesmo modo, conta com um plano de negócio que irá orientar as ações do empreendedor para o desenvolvimento do negócio, organizado tomando como base a expertise da empresa.

Tudo é explicado de forma detalhada e bastante informativa pela franqueadora, que oferece este plano para orientar e evitar imprevistos.

Este plano é estruturado para que o gestor não tenha que cair em uma onda de erros e acertos para aprender a administrar seu negócio. Muitas empresas até oferecem treinamento contínuo às equipes.

Assim, cabe ao franqueado seguir as orientações da franqueadora, tomando como base o caminho indicado pela empresa.

4. Suporte ao franqueado

Um aspecto do modelo de franquia que é vantajoso para os franqueados são os suportes da franqueadora. Por exemplo, aqueles oferecidos assim que o empreendedor assina contrato.

Sendo assim, estes treinamentos ensinam como é a operação da franquia, de forma detalhada e direcionado para facilitar o dia a dia do então franqueado.

Do mesmo modo, são treinamentos que mostram como o mercado da franquia funciona, como atender os clientes da marca e fazer a divulgação.

Vemos uma pessoa conversando com outras em uma videochamada (imagem ilustrativa). Texto: vantagens de ter uma franquia.
O franqueado conta com suportes da franqueadora de forma on-line e presencial.

Além disso, a franqueadora costuma acompanhar de perto o desenvolvimento da unidade, e ainda, disponibilizar um suporte para orientar o franqueado nas dúvidas que possam surgir.

Em resumo, isso evita que o franqueado cometa erros ao longo do processo, ampliando seus conhecimentos a fim de resolver os problemas que surgem durante a jornada.

5. Auxílio na escolha do ponto

Quando a franquia possui um modelo de negócio voltado para ponto comercial, a franqueadora orienta o franqueado na escolha do melhor lugar para a unidade.

É comum a franqueadora realizar um estudo de geomarketing, em que ela detecta as regiões mais propícias para uma nova unidade.

Além disso, o estudo aponta onde está o público-alvo para as unidades franqueadas chegarem até estes clientes de uma forma mais eficiente.

Para franquias que possuem um modelo home office, esta ajuda da franqueadora não se aplica. Contudo, a empresa orienta com a organização de um espaço de trabalho em sua casa.

Assim, o franqueado pode seguir as orientações da franqueadora para iniciar seu negócio em home office da melhor maneira possível.

6. Reconhecimento da marca

Assim como citamos anteriormente, uma das vantagens de ter uma franquia é investir em uma empresa com uma marca reconhecida no mercado.

Um dos passos mais difíceis ao iniciar um negócio do zero é sua marca chegar aos consumidores e fazer parte da vida deles.

Da mesma forma, transformar a sua empresa em uma referência no mercado, cujos clientes não pensam duas vezes antes de consumir, não é tarefa fácil.

Uma franquia, por contar com uma história, consegue oferecer ao empreendedor uma marca de renome. Assim, fica mais fácil fazer a captação de clientes para a nova unidade.

Além disso, os produtos e serviços da franquia já foram testados no mercado e aprovados pelos consumidores.

7. Facilidade de financiamento

Vemos dois cartões de crédito em close (imagem ilustrativa).
Muitas instituições financeiras contam com formas de financiar uma franquia.

Outra vantagem do modelo de franquia é que ele possui uma projeção dos custos de implementação da unidade, como falamos anteriormente.

Dessa forma, isso facilita ao empreendedor conseguir um empréstimo para investir em uma unidade da rede.

Além disso, existem diversas modalidades exclusivas de empréstimo junto a instituições financeiras de renome para levantar o capital necessário para abrir uma franquia, entre outras condições.

Veja neste nosso conteúdo um texto com dicas de como realizar um empréstimo para abrir uma franquia.

Opções de franquia para abrir e lucrar

Estas foram apenas algumas das vantagens de ter uma franquia. Além disso, o mercado de franchising apresenta diversos tipos de negócio para diferentes empreendedores.

Aqui separamos três franquias atrativas que contam com todas as vantagens que citamos acima, como marca renomada no mercado e suporte eficiente da franqueadora.

Encontre Sua Viagem

Uma opção para investir no atrativo mercado de turismo por meio de uma franquia é com a Encontre Sua Viagem.

A franquia conta com mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil e fora dele, por exemplo, na Itália. São diversos franqueados que contam com suporte da franqueadora, além de uma marca reconhecida.

Nesse sentido, a Encontre Sua Viagem foi destaque na revista eletrônica SEGS, como uma das maiores agências de turismo do Brasil.

A franquia trabalha com diversos produtos e serviços, como pacotes turísticos, passagens, hospedagens, cruzeiros, traslados, entre outros.

Ademais, a Encontre Sua Viagem é parceira dos maiores players do mercado de turismo, com companhias aéreas, redes hoteleiras, locadoras de veículos etc.

Por fim, o franqueado conta com treinamentos para conhecer a operação da franquia, o mercado de turismo e ainda, para fazer as ações de marketing da sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 50 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Vemos uma pessoa apontando para um lugar em um mapa-múndi. Ao redor vemos chapéu, relógio, câmera fotográfica, passaporte e outros acessórios (imagem ilustrativa).
Quem gosta de trabalhar com turismo pode investir em um modelo enxuto da Encontre Sua Viagem.

Quisto

A Quisto Corretora de Seguros atua nesta atrativo mercado de seguros com diversas opções de contratos para os clientes.

Para se ter uma ideia, são mais de 100 opções, entre eles, crédito consignado, financiamento de veículos, imóveis, rastreamento veicular etc.

De acordo com o diretor da Quisto, Henrique Mol, o franqueado consegue trabalhar com diferentes perfis de clientes por ter disponível um catálogo tão variado.

Além disso, o franqueado conta com um software exclusivo que apresenta 20 cotações para um mesmo contrato. Assim, o franqueado consegue apresentar aos clientes opções adequadas para o seu perfil econômico.

Da mesma forma, o franqueado conta com um suporte eficiente da franqueadora para o marketing do negócio e para a gestão da unidade.

Dessa forma, mesmo que o empreendedor nunca tenha tido contato com mercado de seguros, ou nunca tenha tido uma empresa, consegue desenvolver o trabalho com a Quisto sem dificuldades.

Por fim, a franquia conta com dois modelos de negócios: o home office e o formato de loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Acquazero

No setor de serviços automotivos, a Acquazero é uma das marcas de destaque. Ela é considerada a maior rede de estética automotiva do mundo, com diversos serviços de limpeza e cuidados para o carro.

A franquia trabalha não só com higienização, mas com processos de proteção para pintura e outros componentes do carro.

Da mesma forma, por ser uma marca reconhecida, ela é uma boa opção de investimento, mesmo na crise econômica – saiba por quê clicando neste link.

O franqueado conta com treinamentos variados para todos os serviços com quais terá de lidar na Acquazero. E ainda, o material de treinamento fica disponível em uma plataforma para acesso sempre que necessário.

Por estes e outros motivos, a Acquazero teve destaque nacional como a franquia que mais cresceu entre 2019 e 2020.

Ela teve um aumento de 152% no número de unidades, entrando para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre a franquia.

Mostramos algumas das vantagens de ter uma franquia, mas é preciso cuidado na hora de escolher uma para investir. Por isso, leia o nosso conteúdo com dicas para opta pela melhor franquia para você clicando aqui.

Caso tenha escolhido uma marca, entre em contato com a franqueadora. Se ainda não se decidiu, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar nesta escolha. Acesse: henriquemol.com.br

*Informações publicadas em Setembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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