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Quais são as vantagens de ter uma franquia? Lista para você se decidir ou desistir do negócio

Sumário

Há muitas vantagens de ter uma franquia, mas você deve analisar cada uma delas conforme seu perfil. Por isso, preparamos este conteúdo para você perceber se esse modelo de negócio realmente combina com o que você espera.

O setor de franquias segue aquecido e em crescente expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o segmento faturou mais de R$ 211,4 bilhões, 14,3% a mais que em 2021.

Sendo assim, uma das vantagens de investir em uma franquia é a própria recuperação do setor. Afinal de contas, diante da pandemia, muitos mercados apresentaram retração, mas o franchising conseguiu se manter.

Por isso, abrir uma franquia pode ser uma oportunidade para quem busca um mercado com estabilidade. Do mesmo modo, existem inúmeras vantagens nesse modelo de negócio, as quais abordamos a seguir. Continue a leitura!

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Principais vantagens de ter uma franquia hoje

Confira as principais vantagens de ter uma franquia para que você decida se esse negócio é realmente para você. Entre elas estão, por exemplo, um modelo de negócio pronto, suportes, gastos previstos e muito mais.

Vamos falar com calma sobre cada um deles. No entanto, é importante destacar que cada rede de franquias funciona de uma forma. Então, essas vantagens também podem variar conforme o negócio.

Uma franquia home office, por exemplo, pode ter vantagens que uma loja física não tem. Mas isso não significa que ambas não tenham pontos positivos de acordo com os objetivos do empreendedor. Agora, vamos apresentar as vantagens de ter uma franquia para você analisar e investir!

Modelo de negócio já testado

Uma das vantagens do sistema de franquia é contar com um modelo de negócio pronto. Ou seja, você não vai precisar formatar sua empresa do zero e pode seguir um planejamento que já foi testado antes.

Para quem não tem experiência, formatar um negócio do zero pode ser um grande desafio. Afinal de contas, é preciso resolver como o negócio vai funcionar, planejar, estabelecer metas para que o projeto saia do papel etc.

Assim, contar com uma franquia facilita as coisas, já que todo esse planejamento está pronto. Do mesmo modo, o modelo de negócio já foi testado e deu certo.

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Por isso, você tem mais segurança de investir sabendo que outros empreendedores já testaram e tiveram sucesso. Além disso, esse modelo foi elaborado por uma equipe de especialistas da franqueadora.

Ou seja, pessoas que realmente entendem do negócio elaboraram um formato pronto para ser seguido e que já deu certo antes.

Reconhecimento da marca no mercado

Entre as vantagens de ter uma franquia está a possibilidade de representar uma marca consolidada no mercado. Assim, desde o começo, você faz parte de uma empresa conhecida pelo público e no segmento.

Essa é uma vantagem competitiva interessante. Afinal de contas, você não vai precisar divulgar sua marca do zero. Ao investir no mercado de franquias, você conta com uma marca já consolidada, isso aumenta a confiança do público-alvo.

Do mesmo modo, os consumidores já conhecem os produtos e serviços com os quais a marca atua. Então, se torna mais fácil atrair o público-alvo para sua unidade e fidelizá-lo.

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Isso não significa, necessariamente, que você precisa escolher uma franquia famosa, com milhares de unidades em todo o mundo. O simples fato de optar por uma marca que já existe ao invés de criar uma própria já facilita bastante as coisas.

Suporte da franqueadora

Outra vantagem de abrir uma franquia é que as redes franqueadoras prestam suporte para os seus investidores. Ou seja, você vai receber apoio em áreas como: administrativo, jurídico, financeiro, entre outros.

As franqueadoras são marcas que acumulam know-how em uma determinada área de atuação. Sendo assim, decidem por reproduzir aquele modelo de negócio que deu certo e se expande por meio do franchising.

Mas para garantir que as unidades funcionem conforme os padrões da marca, é preciso que elas aprendam sobre esses processos. Portanto, é nesse contexto que os suportes se tornam tão importantes.

Assim, a marca vai garantir que seus franqueados tenham apoio em áreas essenciais para o funcionamento do negócio. Entre elas, por exemplo, ferramentas de gestão, sistema de controle de gastos, suporte jurídico e muito mais.

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Dessa forma, toda a atuação do franqueado se torna mais simples. Afinal de contas, são diversos setores a sua disposição sem ter que criar cada um deles dentro da sua empresa.

Esses suportes incluem também uma série de treinamentos. Por meio deles, os franqueados aprendem aspectos essenciais da administração do negócio e sobre o empreendedorismo em si.

Previsão de investimento

As franquias também são vantajosas, pois há uma previsão de quanto investimento precisa ser feito no negócio. Então, o franqueado pode se organizar para ter um planejamento financeiro mais efetivo.

Afinal de contas, o investimento inicial não é o único gasto envolvido na abertura de uma franquia. Do mesmo modo, é preciso pagar royalties, taxas de franquia, fundo de propaganda, entre outros.

No entanto, a franqueadora calcula todos esses gastos e passa para o futuro investidor. Assim, você pode ter noção dos valores fixos e variáveis necessários para manter o negócio funcionando.

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Em seguida, é possível se programar para manter o negócio sem prejuízos e programar os gastos. Alguns valores, por exemplo, são pagos mais de uma vez. Por isso, é importante se organizar.

Para conferir esses valores, basta solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Este é um documento obrigatório que todas as franqueadoras enviam para os interessados em entrar para o negócio.

Assim, uma das informações que está na COF é a relação de valores que serão de responsabilidade do franqueado.

Retorno previsto

Além da previsão do investimento, as franqueadoras oferecem uma estimativa de retorno para os franqueados. Logo, há mais previsibilidade do negócio, tornando as franquias um investimento mais seguro.

Na COF estão a previsão de retorno e o faturamento médio da franquia. Nesse sentido, você já começa a empreender sabendo quanto vai ganhar e quando a empresa começará a apresentar os resultados.

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Contudo, esses valores são previsões e podem variar de acordo com inúmeros fatores. A previsão ajuda você a se programar, mas não dispensa um bom planejamento financeiro. Do mesmo modo, o tempo de retorno e o faturamento não podem ser os únicos fatores levados em conta ao escolher uma franquia.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Risco menor que negócio novo

Mais uma das vantagens de ter uma franquia é investir com menos riscos. Isso porque, esse modelo de negócio já foi testado, tem um plano pronto a ser seguido e uma equipe para prestar suporte.

Portanto, mesmo quem não tem experiência pode empreender com as franquias. Além disso, as franqueadoras realizam um acompanhamento das unidades para garantir seu bom desempenho.

Ou seja, você nunca estará sozinho! Por outro lado, ao abrir um negócio novo, cada etapa cabe a você e demanda um longo planejamento. As franquias fazem, justamente, o papel de facilitar a abertura e administração da empresa.

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Os franqueados recebem uma “cópia” da empresa e administram por conta própria. Mas é claro que isso não exclui o trabalho duro dos empreendedores. Porém, facilita muito o processo.

Marketing da rede de franquias

Outro ponto positivo das franquias é ter um fundo de marketing próprio. Dessa forma, esse valor garante que as franqueadoras criem campanhas e repassem para todas as unidades.

Algumas franqueadoras produzem peças de marketing digital que os franqueados podem usar para divulgar suas unidades. Do mesmo modo, recebem campanhas com promoções e brindes para atrair ainda mais clientes.

Vale lembrar que a prospecção de clientes é uma das funções dos franqueadores. Então, ter materiais e campanhas de marketing prontas e padronizadas facilita o contato com o público-alvo.

Opções próprias de financiamento

Mais uma das vantagens de ter uma franquia é que os franqueados podem usar financiamento e outras linhas de crédito.

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Muitos bancos contam com opções específicas para empresa e franchising. Dessa forma, os investidores podem usar esses recursos para abrir o negócio, garantir o estoque, ampliar a empresa etc.

Assim, você pode optar por financiamentos que permitem o pagamento apenas depois que o negócio começar a dar lucro. Mas é preciso verificar se a franquia permite que seus investidores usem essas linhas de crédito.

Por fim, é essencial buscar por bancos e instituições financeiras que tenham vantagens e não cobrem juros muito altos. Esses financiamentos devem ajudar e não endividar o franqueado. Agora que você já sabe quais são as vantagens de ter uma franquia, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

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