Como administrar uma franquia pelo home office? É possível lucrar?

Por
em
moça trabalhando com um notebook imagem ilustrativa texto administrar franquia home office
Advertisement

Com a pandemia do novo Coronavírus, as pessoas precisam se reinventar e transformar os seus lares em um espaço de trabalho e estudos. Empreendedores abriram franquias pelo home office, negócios que vêm se tornado um sucesso. Pode ser uma boa opção para você também administrar uma franquia home office!

Vale lembrar que o home office ainda apresenta muitos desafios para aqueles que foram pegos de surpresa com o estilo de trabalho remoto. Muita gente encontrou dificuldades na hora de associar a rotina pessoal com a profissional dentro do meu espaço. 

Porém, os benefícios que o home office traz são diferentes de todo e qualquer outro estilo de trabalho.

Sendo assim, vamos abordar um pouco sobre esse estilo na vida de quem pretende administrar uma franquia nesse formato.

Antes de tudo, o que é uma franquia? 

Para começo de conversa, vamos falar o que é uma franquia e o que ela oferece. 

Uma franquia nada mais é do que uma nova unidade de um negócio que já existe. As lojas McDonald’s, por exemplo, são franquias da marca.

Advertisement

Vamos imaginar que você seja o dono de uma franquia de despachantes em Curitiba PR e possui cerca de 20 franqueados. Isso significa que 20 empreendedores usam sua marca e oferecem os mesmos produtos e serviços que você aos clientes.

Normalmente, conhecemos franquias por meio de grandes marcas, até mesmo brasileiras, que fornecem determinados tipos de produtos e serviços, como:

  • Burger King;
  • Avon;
  • Natura;
  • The Body Shop.

É possível administrar uma franquia por home office?

Isto posto, agora vamos à pergunta que persegue diversas pessoas que possuem o desejo de abrir uma franquia, e a resposta é sim. 

É possível administrar uma franquia por home office, mas é necessário alguns cuidados e requisitos para tornar isso mais simples. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a administrar sua franquia de dentro da sua casa e, ao mesmo tempo, de uma forma profissional e produtiva. 

Acompanhe e se sinta mais seguro para abrir seu negócio!

Tenha um espaço apropriado 

Um dos maiores desafios do home office é a falta preparo e equipamentos adequados para este estilo de trabalho. 

Pense conosco. Se você precisasse fazer uma instalação de aquecedor a gás, teria que preparar sua casa, certo? O mesmo vale para quando você precisa trabalhar em home office. 

Para um bom rendimento no home office, é necessário ter um espaço adequado e equipamento corretos.

Por isso, antes de qualquer coisa, invista em equipamentos de qualidade, em um espaço confortável e aparelhos que facilitem o seu dia a dia. Como um bom computador, acesso de qualidade à internet, uma mesa confortável etc.

Esteja de acordo com a lei

Advertisement

Muitas pessoas ainda acham que, para abrir um negócio, basta separar um espaço em casa, chamar algumas pessoas para trabalhar e começar a ganhar dinheiro. 

Entretanto, se tudo isso não tiver uma autorização legal, seu negócio e você podem ser prejudicados. 

Por isso, procure a prefeitura da sua cidade e busque saber todos os documentos e informações necessárias para que a sua empresa seja devidamente aberta e registrada da maneira correta. 

Seja ela uma empresa de decapagem química ou uma loja virtual de roupas, esses dados e esse processo são essenciais para que você não tenha problemas com a justiça futuramente. 

A vantagem de uma franquia é que, ao abrir a sua, você terá suporte da franqueadora. Então, a empresa poderá orientar você sobre o que fazer para iniciar seu negócio corretamente.

Use as ferramentas e sistemas da franqueadora

A tecnologia chegou para revolucionar todos os processos que antes eram burocráticos e difíceis. 

Sendo assim, com apenas alguns cliques, já conseguimos achar preços de serviços de contabilidade, por exemplo. 

E todo esse avanço e facilidade não serve apenas para aqueles que desejam esclarecer suas dúvidas ou achar algo novo na internet. Funcionam também para empreendedores que estão à procura de inovação e mudanças para os seus negócios. 

Uma dica então é aproveitar as ferramentas que a franqueadora oferece. A empresa vai oferecer um treinamento inicial para que você possa usar todas as funcionalidades da melhor forma.

Forme uma equipe

É necessário que você, como responsável principal de uma franquia, tenha noção de que não consegue dar conta de todas as pontas da empresa. E tudo bem, porque existem profissionais qualificados à espera de uma oportunidade para mostrar o seu talento. 

Se a sua casa fosse infestada por cupins no meio da madrugada, você provavelmente ligaria para uma empresa de dedetização 24 horas para resolver o seu problema, não é? Pois sabe que não possui propriedade para resolver aquele problema.

Por isso, mesmo que a administração do seu negócio seja em regime home office, não descarte a oportunidade de contratar profissionais essenciais para a sua franquia, se for necessário. Vale a pena se consultar com a franqueadora sobre isso.

Estabeleça canais de comunicação

A comunicação é extremamente essencial para qualquer tipo de negócio e equipe, seja um time de vendas em uma loja de roupas ou uma equipe técnica de uma empresa que realiza descarte de lixo eletrônico

Por esta razão, aproveite bem os canais de comunicação direta com a franqueadora.

Com o home office, é normal que se use plataformas online como o Zoom e Google Meet, que se tornaram pioneiras quando o assunto são reuniões onlines.

Documente tudo

Por mais que a papelada possa parecer maçante para você, ela é uma prova de cuidado e preocupação com a sua empresa.

Desse modo, não pode ser descartada a ideia de documentar cada passo da sua franquia. 

Logo documente desde coisas simples, como a contratação de serviços de portaria para o seu prédio, até a contratação de um funcionário. 

Assim, você terá em mãos provas claras para defender a sua empresa quando for preciso.

Essas foram as dicas que selecionamos para te ajudar a administrar a sua franquia de uma maneira mais simples e prática, mesmo em home office. Não é uma tarefa fácil, mas garante muitos benefícios para você. 

Benefícios de administrar uma franquia em home office 

Com base nas dicas que apresentamos anteriormente, você pode estar pensando que administrar uma franquia em casa não é benéfico para o seu negócio e nem para você. 

Portanto, selecionamos alguns dos principais benefícios que esse estilo de trabalho pode trazer para você. 

Redução de custos 

A administração por home office garante uma economia enorme para o seu negócio

Isso porque, em casa, você não precisa se preocupar com o valor de locomoção da sua casa para o trabalho. Nem com os valores de água e luz no galpão da sua empresa ou com o vale transporte dos seus funcionários. 

São coisas que podem parecer banais para você mas que, quando são economizadas, fazem uma grande diferença no resultado financeiro do final do mês dentro da sua franquia. 

Flexibilidade para o trabalho 

Outro benefício muito importante que o home office oferece é a flexibilidade, tanto no horário, quanto nas tarefas necessárias no dia a dia. 

Sabemos que trabalhar em casa pode ser um grande desafio, principalmente para aqueles que moram sozinhos ou têm filhos. 

Mas o home office permite que você “saia mais cedo do trabalho” para resolver um problema que não irá demorar tanto assim. 

Com ele, também é possível parar um pouco o trabalho para passar um tempo com sua família, ler um livro, assistir uma reportagem sobre monitoramento de fauna ou apenas ter um momento sozinho para relaxar. 

Essa flexibilidade pode parecer boba e indiferente para você, mas garante a saúde mental e a maior produtividade da maioria dos profissionais, inclusive no meio da pandemia. 

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que a administração de uma franquia via home office pode trazer. 

O home office foi e ainda é um grande desafio para muitos profissionais. Mas, com estratégias certas, dedicação e apoio de colaboradores dispostos, tudo isso pode ser muito mais fácil e prático do que se imagina. 

Ficou interessado e quer abrir sua franquia home office? Então, está hora de conhecer opções de negócio! Basta clicar no botão abaixo.

Artigo produzido pela equipe Business Connection.

Advertisement