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Como montar uma agência de turismo? Passo a passo para dar START no negócio

Sumário

Se você quer saber como montar uma agência de turismo, mas não sabe por onde começar, nós podemos ajudar. Hoje, falaremos sobre o passo a passo é para começar a empreender neste setor super aquecido. Revelaremos ainda um excelente modelo de negócio para investir sem medo. Leia!

Antes de mais nada, é importante destacar que este é um dos setores mais aquecidos do ano de 2023. Inclusive, só em janeiro deste ano o segmento já bateu o recorde no número de turistas estrangeiros visitando o país. Foram mais de 800 mil pessoas explorando as belezas do território brasileiro.

Ou seja, os dados não mentem, investir no futuro é muito lucrativo para quem tem um bom plano de negócio. Por isso, para ajudar você nessa empreitada, preparamos um passo a passo de como montar uma agência de turismo de sucesso. Acompanhe as dicas a seguir e dê START no seu negócio.

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Veja como montar uma agência de turismo!

Para saber como montar uma agência de viagens e turismo você pode seguir alguns passos. Então, confira abaixo! Mas é preciso saber que existem diversas formas de ter um negócio como esse.

Assim, você deve definir bem os seus objetivos para tomar uma decisão. Existem, por exemplo, formas de como montar uma agência de turismo Home Office. Porém, caso prefira, seu negócio pode ser presencial.

Por isso, leia nossas dicas de como montar uma agência de turismo e se organize!

Escolha uma franquia

Para quem deseja ter um negócio próprio, a escolha de uma franquia pode ser uma boa opção, oferecendo segurança e simplicidade para os seus franqueados.

Portanto, é mais seguro e simples do que abrir uma agência de turismo do zero. 

Além disso, as franquias trazem outros benefícios, como o reconhecimento da marca, que oferece maior segurança também para os consumidores. Da mesma maneira, contam com acordos comerciais com outras empresas e fornecedores.

O franqueado também irá receber diversos treinamentos, iniciais e recorrentes, para entender melhor o negócio e adaptar seu empreendimento.

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Nesse sentido, ele irá aprender sobre gerenciamento do negócio, o mercado de turismo e muito mais.

Ou seja, o empreendedor terá toda capacitação necessária para gerir o seu próprio negócio e começar já com bons resultados. As franqueadoras também costumam oferecer diversas outras assessorias. 

Há também peças publicitárias já padronizadas e prontas para serem usadas. Isso porque, tem uma equipe altamente capacitada para auxiliar os franqueados a traçarem as melhores estratégias para a unidade.

As franquias de agência de turismo também podem funcionar em diversos formatos e com diferentes faixas de investimento. O melhor de tudo é que você pode saber isso de antemão e evitar surpresas.

Dessa forma, basta entrar em contato com a franqueadora e solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento estão todas as informações relevantes sobre o negócio para você se preparar.

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Tenha certeza que quer trabalhar no ramo

Para começar nosso tutorial de como montar uma agência de turismo, é necessário ressaltar que a identificação com a área é essencial.

Afinal de contas, você vai dedicar tempo e dinheiro para administrar o negócio.

Quando você gosta do que faz, é mais simples alcançar bons resultados. Dessa forma, você pode analisar, primeiramente, se realmente quer e pode empreender.

Os empreendedores de sucesso são aqueles que acumulam algumas caraterísticas. Entre elas estão, por exemplo, a capacidade de liderança, organização, criatividade, desejo de inovar e pensamento disruptivo.

Logo, você pode desenvolver essas competências, se quiser empreender em qualquer área. Por sua vez, no caso de montar uma agência de turismo, você deve gostar de viajar e querer empreender nesse segmento.

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Portanto, saiba que você vai atuar na administração do seu negócio, lidando com fornecedores, clientes e colaboradores.

Por isso, é importante gostar de se comunicar e ter boa capacidade de se relacionar com outras pessoas.

Por fim, você deve buscar sempre as tendências e atualizações do mercado.

Isso porque, o setor de turismo está sempre mudando, sobretudo com a influência das novas tecnologias. Com certeza, seus clientes vão estar por dentro e é importante que você também esteja.

Estude bem o mercado

Outro ponto importante de como montar um planejamento de uma agência de turismo é estudar o mercado.

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Os números que apresentamos no começo desse texto, por exemplo, podem ser um indicador importante de retomada do setor.

Do mesmo modo, pode recolher outros dados sobre o negócio e analisar de acordo com suas necessidades. Você sabe se os clientes de uma agência de turismo compram mais presencialmente ou online?

Caso a resposta seja a segunda opção, pode ser interessante buscar formas de como montar uma agência de turismo virtual. Dessa forma é possível identificar onde está seu público e como ele consome.

Logo, é simples oferecer serviços de forma mais assertiva. Além disso, estudando o mercado, você poderá aprender sobre formas de empreender que deram certo (ou não) e montar um negócio com mais segurança.

Então, vale a pena acompanhar outros empreendedores da área de turismo, ler sobre o segmento e aprender mais acerca de empreendedorismo.

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Por fim, com a internet, se tornou mais simples encontrar materiais para estudar.

Avalie o que você quer vender

O processo de como montar uma proposta de agência de turismo inclui também definir quais serão seus produtos e serviços. Assim, você pode escolher um mix ou se especializar em uma área específica.

Mas para oferecer os serviços, uma agência de viagens fecha parcerias com os fornecedores, operadoras e companhias aéreas. Portanto, atuam como uma ponte entre as marcas e o consumidor final.

Há inúmeras possibilidades neste mercado. Entre os serviços estão, por exemplo, passagens aéreas, pacotes turísticos, hotelaria, seguro viagem, itinerários personalizados e muito mais.

Dessa forma, o público-alvo é bastante variado. Mas caso você queira, é possível se especializar em uma área específica, como: turismo corporativo, intercâmbios, destinos nacionais ou internacionais, ecoturismo, entre outros.

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Você pode observar uma demanda do mercado ou até mesmo, se especializar em um segmento com o qual tem mais afinidade.

Afinal, apostar em um nicho mais específico pode ser um meio de atender clientes exigentes.

Organize suas finanças

Outro passo importante de como montar uma agência de turismo é organizar suas finanças.

Além do valor de investimento inicial, é preciso considerar o capital de giro, tempo de retorno e demais taxas que envolvem a abertura de uma empresa.

Muitas vezes, ao abrir um negócio, os empreendedores juntam o dinheiro necessário para começar as operações.

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Contudo, acabam esquecendo que terão que manter suas finanças pessoais e da empresa até que os lucros comecem.

Isso faz com que as contas se acumulem e, assim, as dívidas podem surgir. Por isso, é importante que o planejamento leve em conta o período que o negócio demora para se pagar e dar lucro.

Do mesmo modo, é importante fazer uma estimativa sobre as taxas fixas e as variáveis.

Mas claro que, vez ou outra, alguns gastos inesperados vão aparecer. Então, com as finanças sob controle, é mais fácil contornar essa situação.

Outro fator importante é separar suas contas pessoais das empresariais. Assim, você não faz confusão nem corre o risco de misturar as duas coisas.

Planeje seus passos com o negócio

O planejamento do negócio, de um modo geral, é essencial. Nesta etapa, você define metas, objetivos e acompanha o desdobramento de cada processo.

Porém, antes de começar, vale destacar que existem vários métodos para planejar e acompanhar um projeto comercial. A seguir, vamos passar algumas dicas simples para quem não sabe como começar.

Primeiramente, liste tudo que você tem que fazer para o negócio. Você pode incluir, pagar um determinado boleto, por exemplo, ou ligar para o fornecedor fulano de tal.

Depois, quando já tiver a lista, repasse cada atividade determinando sua prioridade.

Então, você pode separar a ordem por cores, ícones ou criar sua própria classificação. O importante é saber o que precisa de urgência e o que pode esperar.

Em seguida, descreva as ações para atingir essas metas. Ou seja, os pequenos passos que você tem que tomar para chegar aonde pretende.

Para fechar com um fornecedor, por exemplo, você precisa entrar em contato, negociar e na sequência concluir o acordo.

Por fim, você faz o acompanhamento de cada uma das demandas. Assim, saberá o que deu certo, ou não, o que já está finalizado e assim por diante.

Ordene seu networking

O networking nada mais é do que uma rede de relacionamentos ou contatos.

Ou seja, uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si. Assim, serve como uma ferramenta poderosa que beneficia todas as partes.

Desse modo, ao ordenar o seu networking, o empreendedor pode aumentar as suas oportunidades de sucesso profissional com o negócio.

Afinal, conhece pessoas com os mesmos propósitos e objetivos. Além de melhorar os projetos e criar novas oportunidades no mercado. 

Em geral, em negócios novos, o empreendedor atende primeiramente as pessoas que já conhece.

Nesse sentido, é possível fazer uma lista desses contatos e falar sobre o negócio. Outra dica é participar de eventos, congressos, palestras, fóruns de discussões etc.

Esses espaços proporcionam diversas interações com pessoas que já atuam no mercado, com os mesmos interesses e objetivos.

Porém, quantidade não significa necessariamente qualidade. Isso porque, o networking é uma ferramenta que deve ser aplicada de forma apropriada. 

Portanto, é necessário criar um relacionamento além de apenas o contato. Logo, conseguir ter uma relação em que todas as partes estejam interessadas e ativas.

Assim, formando uma relação de troca, trazendo benefícios para todos. Ou seja, não é apenas falar, mas também saber ouvir outras pessoas e fazer as perguntas certas, demonstrando interesse genuíno na relação.

Decida seu modo de trabalho

Outra parte importante para montar um negócio de agência de turismo é definir o modo de trabalho. Ou seja, o empreendedor deve decidir se vai atender por Home Office, espaço comercial ou de forma híbrida. 

Cada uma das opções tem vantagens e desvantagens, e o ideal é escolher o modo que melhor se encaixa ao seu perfil de empreendedor.

Um espaço comercial físico pode ficar em uma zona central, com valor agregado e fluxo de pessoas. 

Dessa forma, oferece um local padronizado e reconhecido pelo público. Além de um ambiente para reuniões e atendimentos presenciais.

Assim, apresentar um ambiente confortável e acolhedor pode ser uma grande vantagem para atender os clientes. Além de oferecer uma apresentação da empresa, possibilitando a personalização e identidade. 

Outro ponto interessante é oferecer uma divisão clara para um espaço de trabalho.

Por outro lado, o Home Office oferece outras vantagens, como pouco custo de investimento e manutenção. Sem contar que os gastos com funcionários e estoque são menores também. 

Há também economia de tempo e dinheiro em relação ao deslocamento, como gastos com gasolina e transporte público.

Desse modo, é possível ter a sua própria agência de viagens em casa. Muitas vezes necessitando apenas de luz, internet e um computador para fazer o trabalho e vender os produtos e serviços.

Faça um plano de marketing

Um bom plano de marketing é indispensável para qualquer empresa e consegue atingir diferentes objetivos e metas.

Nesse sentido, o planejamento também é um instrumento obrigatório para abrir um empreendimento no setor de turismo.

Desse modo, o plano de marketing serve como um guia para as ações da empresa e alcançar mais espaço dentro do mercado.

Esse ponto, inclusive, é ensinado no curso Guia Para Iniciantes. As aulas do curso são inteiramente online, você pode assistir quando e onde quiser e ficar por dentro do vantajoso universo do franchising. Acesse as aulas clicando aqui.

Logo, pode ser executado de diversas formas, como um marketing recorrente, ou campanhas em um determinado período. 

Além disso, divulgam os diferenciais e apresentam os produtos e serviços para possíveis clientes. Atualmente, um bom plano de marketing também tem uma forte presença digital. 

Ou seja, por meio de ferramentas em redes sociais e no ambiente online é possível promover a marca tanto para o mercado local quanto também para o país todo.

Assim, serve como um bom recurso estratégico para a gestão e prospecção da marca. Além de auxiliar na definição de metas, relacionadas à capacidade operacional para um crescimento saudável da empresa.

Então, o plano de marketing pode servir para diversas coisas, principalmente para apresentar uma visão estratégica do negócio.

Por fim, oferece a possibilidade de traçar estratégias mais assertivas e que gerem os melhores resultados. 

Dessa forma, a estratégia também pode enfrentar diversas adaptações até que apresente os resultados esperados. Por isso, é importante contar com um modelo de negócio já predefinido, que passou por testes e aprovação do público, como as franquias. Então, pesquise bem e abra já o seu negócio!

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