Constituição de uma franqueadora: veja como transformar seu negócio

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O processo de constituição de uma franqueadora é complexo e deve ser feito com cuidado para que o negócio tenha bases sólidas.

Não basta apenas o empreendedor ter um negócio rentável em sua empresa, ele deve fazer uma boa análise do negócio como um todo. A estrutura, organização, tipo de negócio e mercado de atuação, tudo influencia neste processo.

Por conta disso, antes da constituição de uma franqueadora, o empreendedor deve passar por algumas etapas para consolidar o modelo de negócio e começar uma franquia. Veja a seguir!

5 etapas para constituição de uma franqueadora

O processo de transformar uma empresa em um modelo de franquia exige alguns estudos e adaptações para poder dar certo.

Ademais, pede um bom planejamento na execução da etapas de franqueamento de uma marca. Desde o setor onde a empresa se insere até o tipo de matéria-prima, tudo deve ser adaptado ou modelado neste processo.

Separamos aqui as cinco etapas mais básicas pelas quais a empresa deve passar para a constituição de uma franqueadora.

1. Análise de franqueabilidade

Antes de decidir por fazer da empresa uma franquia, é preciso realizar uma profunda análise se o modelo de negócio da empresa é franqueável.

Esta análise da franqueabilidade observa a estrutura da empresa, se ela é passível de se adequar ao modelo de franquias.

Da mesma forma, observa se os processo internos da empresa, para a produção de produtos ou prestação de serviços, podem ser replicados. Isso leva em conta também o custo que seria para esta adaptação do processo de produção.

Do mesmo modo, a franqueabilidade passa por analisar se os produtos ou serviços da empresa possuem mercado no franchising. Se eles são relevantes para os clientes deste tipo de negócio.

Mulher em frente um computador trabalhando. Imagem ilustrativa de texto constituição de uma franqueadora.
O estudo de franqueabilidade é a base para o processo de formatação de franquia.

Neste sentido, a empresa deve estudar modos de executar seus processos de forma enxuta, eficiente, diminuindo custos. Com isso o negócio será mais atrativo para novos empreendedores, pois melhora a lucratividade.

Ou seja, a viabilidade financeira também passa por avaliar se o negócio compensa depois de franqueado. Ele precisa conseguir uma boa lucratividade, e para isso, seus processos devem ser simples e mais baratos.

2. COF, Contrato e DRE

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A constituição de uma franqueadora passa também por uma série de trâmites burocráticos que devem regularizar o negócio de acordo com a legislação.

O sistema de franchising é regulado pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), e ela lista uma série de cuidados para este modelo de negócio.

Primeiramente, a empresa deve se proteger com o registro da marca junto ao Instituto Nacional de Proteção Intelectual. Assim, ela garante o uso exclusivo da marca por muitos anos.

A empresa também deve proteger seu know-how como uma propriedade intelectual de direito de uso exclusivo. Isso evita que os franqueados copiem seu modo de produção e usem em um negócio concorrente da empresa.

Da mesma forma, a Lei regulamenta que toda franquia precisa ter uma Circular de Oferta de Franquia(COF). Esse é um documento que apresenta tudo sobre a marca e seu modelo de negócio.

No documento devem estar os direitos e deveres das partes, os suportes dados pela franqueadora, bem como os investimentos necessários e taxas cobradas das unidades.

Ao mesmo tempo, na COF consta a minuta do contrato de franquia, com o tempo do contrato e demais regras que irão orientar a execução da parceria entre franqueadora e franqueado.

Além disso, há o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). Neste demonstrativo, o interessado consegue analisar a saúde financeira da franqueadora.

Separamos aqui para você um ebook com alguns cuidados essenciais para abrir uma empresa. Assim você terá mais segurança de todo o processo.

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3. Padronização dos processos da franquia

No modelo de franquias, é fundamental que cada unidade possa oferecer os mesmos produtos e/ou serviços. E, para isso, todo o processo de produção da marca deve ser uniforme para todas as unidades.

Assim, para a constituição de uma franqueadora, a empresa deve padronizar os seus processos de forma que possam ser replicados nas unidades. E isso deve ser possível mesmo que o estabelecimento esteja longe da sede da empresa.

Neste processo de padronização, a empresa deve decidir quais etapas serão feitas na sede, quais etapas serão feitas nas unidades. Isso tudo para que possa oferecer sempre o mesmo serviço ou produto em todas as franquias.

Do mesmo modo, até a gestão do negócio deve ser uniforme, passando até pelo atendimento aos clientes.

Esta padronização também passa pelo uso da mesma matéria-prima ou insumos para todas as unidades. Assim, a empresa deve adequar e estudar bem o seu modo de produção para conservar esta padronização de cada nova unidade.

4. Definição dos manuais e treinamentos

Para manter a padronização dos processos em todas as unidades, a empresa deve investir em treinamentos para todos os franqueados. Dessa forma, ela garante que os serviços e a gestão serão uniformes nas unidades.

Da mesma forma, o modo de produção precisa ser catalogado em manuais que possam servir de consulta para cada unidade. Assim, mesmo longe da empresa, cada franqueado terá subsídios para executar o trabalho como orientado pela marca.

Algumas franquias ainda mantêm um portal do franqueado, e lá há vídeos que podem ser acessados pelas unidades para não haver dúvidas sobre o modo de operação da marca.

Ademais, há também treinamentos constantes para atualizar novos processos, adaptações pelas quais a operação da empresa passam ao longo do tempo.

Abaixo, separamos um vídeo que pode lhe ajudar ainda mais com informações sobre o passo a passo para franquear o seu negócio. Acompanhe!

5. Ações de marketing para expansão

O marketing para vender as unidades da nova franquia será importante neste processo de constituição de uma franqueadora.

Este trabalho deve ser direcionado para empreendedores que buscam ser donos do próprio negócio. Da mesma forma, também é uma ferramenta de fortalecimento da marca e expansão do novo modelo da empresa.

No mesmo sentido, o marketing deve se direcionar para os mais diferentes meios, como internet, mídias sociais, além de meios mais tradicionais. A escolha dos canais prioritários deve levar em conta o público-alvo da marca, quem a empresa procura para ser franqueado.

Consultoria para constituição de uma franqueadora: vale a pena?

Como vimos, o processo de formatação, de transformação de uma empresa em franquia, exige muito cuidado e conhecimento do mercado.

Por conta disso, todas as etapas para formatação da franquia podem ser mais simples se você contratar uma consultoria. A NX Franquias é uma destas consultorias, especializada em formatação de franquias e expansão de marcas.

A NX Franquias conta com setores para orientar as questões burocráticas, como a documentação para o processo. Da mesma forma, possui projetos de divulgação das marcas, por meio de feiras virtuais de franquias e presenciais.

Ainda, conta com outros meios para atrair a atenção de empreendedores, como o site Top Franquias e o canal Henrique Mol no YouTube.

Além disso, a NX Franquias faz parte do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil. Atualmente, a rede conta com sete marcas em seu portfólio e mais de 1.000 franqueados no Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.

O grupo possui a expertise para ajudar sua empresa na constituição de uma franqueadora! Conheça um pouco mais sobre a NX Franquias e o trabalho desenvolvido clicando no botão abaixo.

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