5 elementos fundamentais do empreendedorismo que você precisa saber para investir

Por
em
Empresária em sua mesa escrevendo em um caderno. Imagem ilustrativa do texto elementos fundamentais do empreendedorismo.
Advertisement

Antes de investir em um negócio próprio, é preciso conhecer alguns elementos fundamentais do empreendedorismo. Isso porque, são características que vão ajudar nesse processo e precisam ser trabalhadas pelo empresário.

Segundo levantamento da consultoria Global Entrepreneurship Monitor (GEM ), 50 milhões de brasileiros que ainda não possuem um negócio querem abrir um nos próximos 3 anos.

Porém, é necessário que o empreendedor atente-se para avaliar se possui o perfil para esse processo, e ainda entender o que precisa ser trabalhado para que possa empreender com sucesso. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça os elementos fundamentais do empreendedorismo!

O empreendedorismo é algo que tem atraído a atenção das pessoas que buscam a independência financeira ou então sair do desemprego.

Porém, o empreendedor precisa ter cautela para investir em um negócio próprio e colocar em prática esse sonho.

Por isso, falaremos um pouco sobre os cinco elementos fundamentais do empreendedorismo, qualidades que são necessárias ou que podem ajudar bastante para quem deseja iniciar um negócio. Confira!

1. Visão

Uma das características do empreendedorismo é ter visão, ou seja, enxergar oportunidades que possam ser implementadas em um negócio.

Portanto, o empreendedor deve estar sempre atento ao mercado, os movimentos dos hábitos de consumo e as formas de vender produtos ou serviços.

Esta qualidade pode ser inata ao empreendedor, ou seja, uma pessoa observadora, que consegue imaginar diversos cenários envolvendo um negócio.

Mas muito dessa visão também pode estar associada à criatividade para desenvolver soluções, o que é algo básico para o conceito de empreendedorismo.

Desse modo, existem pessoas sem essa característica, mas isso não é um problema. Até porque, o empreendedor pode desenvolver essa visão por meio de bastante pesquisa, busca por informações e conhecimento.

Nesse sentido, estar ligado às informações disponíveis, se dedicar a pesquisar sobre diferentes assuntos que vão além do empreendedorismo. Por fim, é preciso abrir a mente para novas ideias para ampliar sua visão.

2. Capacidade de planejamento

Advertisement
Mão segurando uma caneta e apontando para gráficos em uma folha. Imagem ilustrativa do texto elementos fundamentais do empreendedorismo.
O empreendedor precisa saber analisar as oportunidades que surgem no mercado.

Além de ter uma visão de negócios para analisar o mercado e tentar observar com antecedência alguns movimentos, o empreendedor também precisa de ter a capacidade de planejar suas ações.

Logo, não adianta ter ótimas ideias, imaginar um negócio que será muito bom para os clientes, com uma ótima rentabilidade, mas não conseguir tirar as ideias do papel, não é mesmo?

Sendo assim, um negócio é feito de diversos detalhes, que vão desde a sua concepção até o planejamento financeiro e de marketing.

Por isso, o empreendedor precisa balancear suas ideias com as suas ações, é necessário construir o negócio, etapa por etapa, sem passar o “carro na frente dos bois”.

Nesse sentido, é fundamental saber planejar de onde irá partir, quanto irá custar para implementar este negócio, como será o trabalho e divulgação, e uma série de outros detalhes inerentes a um empreendimento.

Porém, muitas empresas, por melhor que sejam em suas ideias, acabam fechando as portas por falta de planejamento. Portanto, a capacidade de planejamento é um elemento fundamental para o empreendedorismo.

3. Coragem

Mais um dos elementos fundamentais do empreendedorismo, a coragem de investir em um negócio próprio é importante para este processo.

Isso porque, é sempre um risco iniciar um negócio, pois muitas coisas podem acontecer e levar o empreendimento a falência ou a um lucro menor do que o esperado.

Além disso, principalmente no Brasil, a burocracia e problemas que fogem ao controle, como aumento de impostos, crises econômicas, variação do dólar acabam assustando muitos empreendedores.

Dessa forma, é essencial ter coragem para investir tempo e dinheiro, correr riscos, abrir mão de momentos de lazer para se dedicar ao negócio.

Mesmo que você não seja uma pessoa tão corajosa para enfrentar o processo de empreendedorismo, é possível trabalhar estas características.

Mulher de capacete amarelo trabalhando em um grande motor. Imagem ilustrativa do texto elementos fundamentais do empreendedorismo.
O empreendedor deve ter coragem para investir, sem medo de arriscar e buscar o sucesso.

Por exemplo, iniciar um negócio menor, sem muito investimento, apenas para testar suas aptidões, se conseguirá lidar com a pressão e com o planejamento.

Nesta hora, mais valem pequenos passos, para que possa adquirir confiança e com o tempo, aumentar o empreendimento na medida do possível.

Porém, a sua bravura para enfrentar os desafios do empreendedorismo será testada ao longo do tempo, mas no fim, tem tudo para ser uma jornada de sucesso.

4. Competência para execução

Falamos muito sobre alguns elementos meio teóricos, características subjetivas que são importantes para o empreendedorismo.

Mas um elemento importante para quem deseja iniciar o próprio negócio é “botar a mão na massa”, ou seja, executar todas as suas ideias e investir com coragem.

Como falamos, o empreendedor deve ter a competência para tirar suas ideias do papel e dedicar tempo suficiente para organizar seu negócio.

Desse modo, se o empreendedor for uma pessoa já com alguns conhecimentos em administração e ter outros tipos de expertises, poderá ter mais facilidade para executar tudo que planejou.

Por outro lado, caso não tenha todo este conhecimento ou se sinta inseguro com relação a isso, a internet é um amplo depósito de informações. Logo, boas pesquisas e leituras serão fundamentais para esta etapa.

Portanto, com maior conhecimento a execução de suas ideias e de seu planejamento tende a ser mais eficiente, pois você sabe mais sobre quais caminhos percorrer.

Ao final, essa etapa de execução é um passo importante ao qual o empreendedor deve dar atenção, buscar ajuda se preciso e se concentrar nos detalhes para que nada passe batido.

Mulher escrevendo em um quadro branco. Imagem ilustrativa do texto elementos fundamentais do empreendedorismo.
O empreendedor deve ser bom para colocar em prática suas ideias.

5. Resiliência

Por último, mas não menos importante, entre os elementos fundamentais do empreendedorismo está a resiliência.

Sendo assim, o empreendedor deve ser uma pessoa que sabe se reerguer, que não se abale com um dia ruim nos negócios, um mês, ou até um ano.

Então, como falamos, o caminho do empreendedorismo pode ser tortuoso. Isso porque, são muitas variáveis que influenciam no desempenho do negócio. Mas nesse sentido, cabe ao empresário trabalhar da melhor forma para diminuir as oscilações.

Do mesmo modo, o empreendedor deve estar preparado para esta “montanha russa” que pode ser um negócio próprio. Assim, não se deslumbrar com os pontos altos e como dito, não se deixar abalar pelos pontos baixos.

Essa calma para lidar com este processo pode ser trabalhada na mente do empreendedor para que seu caminho seja mais leve, com menos ansiedade e maior resiliência.

Logo, uma forma que pode facilitar para o empreendedor lidar com toda essa jornada é o modelo de franquia. Este formato é mais simples e pode ser mais indicado para quem busca um negócio que vale a pena investir.

Dessa forma, cabe ao empreendedor analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas. Este documento traz detalhes sobre o trabalho do franqueado, o suporte e custos do negócio.

Por último, trazemos um conteúdo com diversas franquias baratas para você conhecer e quem sabe, decidir por colocar em prática o sonho de empreender. Acesse e saiba mais, pois a hora de abrir o próprio negócio e lucrar é agora!

Advertisement
Advertisement