Empreendimentos para cidades pequenas que dão certo: opções para abrir

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Os empreendimentos para cidades pequenas estão em alta devido ao crescimento acelerado destas regiões. Por isso, se você deseja abrir um negócio próprio nestes municípios, deve ficar atento às oportunidades, como mostraremos aqui.

Aproximadamente 68,4% dos brasileiros residem em municípios com menos de 20 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa realidade destaca-se como um mercado bastante atrativo para oportunidades empreendedoras.

Advertisement

Sendo assim, uma forma de aproveitar este crescimento com empreendimentos para cidades pequenas é com as franquias. Mas você conhece este formato de negócio? Veja a seguir mais informações e conheça algumas opções para investir. Continue a leitura!

Advertisement

Franquia é negócio seguro para cidade pequena

O modelo de franquias é um formato de negócio mais simples para empreender. Isso porque, conta com uma operação estruturada e predefinida por uma franqueadora.

Além disso, ao optar por abrir uma franquia, você poderá contar com uma grande vantagem: terá todo o suporte da franqueadora para aprender a realizar os trabalhos do dia a dia.

Sendo assim, como franqueado, você irá passar por treinamentos para conhecer toda a operação da franquia, bem como as estratégias para as ações de marketing da unidade.

Outra vantagem a se destacar, é que o empreendedor recebe uma marca já reconhecida no mercado. Isso facilita a captação de clientes, principalmente na fase de inauguração.

Ainda, os produtos da marca já são reconhecidos no mercado. Isso contribui para o desenvolvimento do negócio e evita que você invista em produtos que podem não agradar ao público.

Logo, ao adquirir um modelo de franquia, você poderá contar também com a orientação da franqueadora para a gestão do negócio. Em outras palavras, terá ajuda para a escolha do ponto comercial que mais lhe aproxima do seu público e software de gestão interna de estoque e administração.

Do mesmo modo, sempre que possível, a franqueadora acompanhará o andamento da unidade, para saber se é necessário fazer alguma mudança ou implementar ações pontuais, por exemplo.

Por fim, você consegue se planejar em relação ao capital que disponível para empreender, e assim, evitar “dar um passo maior do que as pernas”. Por conta disso, este modelo é mais seguro de implementar, principalmente para empreendedores com menos experiência.

Melhores empreendimentos para abrir em cidades pequenas

Para o empreendedor que está começando um negócio em cidades pequenas, as franquias são uma boa oportunidade para fazer isso com mais segurança.

Além dos suportes e da marca reconhecida, ele consegue identificar no amplo mercado de franchising a franquia que melhor se encaixa ao seu perfil e a região onde irá atuar.

Nesse sentido, é importante avaliar bem o mercado local e identificar as lacunas que possam ser exploradas por uma franquia. Ainda, é preciso entender que tipo de produtos ou serviços tem menor concorrência na cidade para que ele possa investir em um negócio que tenha chances de se destacar naquela região.

Enfim, conhecer várias franquias é fundamental para que você possa fazer esta escolha de forma consciente. Para isso, separamos aqui algumas opções de marcas para que conheça melhor.

Advertisement
...Carregando..

Logo mais, descubra como ter lucro com um negócio em cidade pequena. Mas antes, entenda qual o melhor negócio para abrir e lucrar.

Qual o melhor negócio para abrir em uma cidade pequena?

Primeiramente, analise o perfil e as necessidades locais. Um mercado de nicho pode ser uma aposta sólida, atendendo demandas específicas da comunidade. Considere franquias com baixo investimento inicial e evite custos elevados.

Depois, pesquise a reputação da marca, avalie o histórico de sucesso em áreas similares. A afinidade do negócio com a cultura local também desempenha papel importante. Ao combinar esses elementos, é possível identificar a franquia ideal para prosperar em uma cidade pequena.

Advertisement

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Como ter lucro com um negócio em cidade pequena?

Em localidades com população reduzida, o comércio local se diferencia por proximidade, comodidade e confiança. Empreendimentos bem-sucedidos baseiam-se na relação próxima com os clientes e na oferta de produtos adaptados ao contexto local.

Nesse sentido, conhecer profundamente o público-alvo é essencial, sendo a base do projeto. A estrutura do negócio e sua localização também desempenham papel importante, considerando espaços limitados em cidades pequenas.

Já o planejamento meticuloso é o alicerce, garantindo a execução adequada de todas as etapas. Além disso, analisar as finanças, como o investimento inicial e o capital de giro, é imperativo.

A escolha adequada dos meios de pagamento é indispensável para o crescimento sustentável do negócio. Então, refletir sobre esses aspectos antes de explorar ideias de negócios pode aumentar as chances de sucesso, oferecendo soluções vantajosas para você empreender e lucrar.

Perfil ideal de um franqueado

Em primeiro lugar, é essencial que o franqueado compartilhe os valores e a visão da franquia. Além disso, habilidades de gestão e comprometimento são fundamentais para enfrentar desafios.

A capacidade de seguir padrões e processos estabelecidos pela franqueadora é indispensável. A aptidão para a comunicação e relacionamento interpessoal fortalece a interação com clientes e equipe.

Advertisement

Por fim, a adaptabilidade e resiliência são características valorizadas, o que permite ao franqueado enfrentar as variações do mercado. Em síntese, um perfil alinhado à cultura e requisitos da franquia é determinante para o êxito no universo das franquias.

Passo a passo para começar sua franquia

Primeiramente, é crucial entrar em contato com a marca, obter informações detalhadas sobre a franquia desejada. Em seguida, uma análise minuciosa do negócio é essencial, considere o mercado, concorrência e potencial de crescimento.

Avaliar a Circular de Oferta de Franquia (COF) é um passo crítico, pois fornece percepções sobre os termos contratuais. Portanto, planejar finanças é imprescindível para determinar a viabilidade do investimento.

Mas ao negociar com a franqueadora, esclareça as suas dúvidas e alinhe expectativas. Por fim, após essa análise meticulosa, investir na franquia escolhida é o último passo rumo ao empreendimento.

Aqui, apresentamos alguns dos empreendimentos para cidades pequenas para você conhecer um pouco mais. Agora, chegou o momento de fazer a melhor escolha para o seu perfil, região onde irá atuar e ganhar dinheiro.

Advertisement
Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS