Empreendimentos para cidades pequenas que dão certo: 13 opções para abrir

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Imagem de casas de uma pequena cidade. Imagem ilustrativa texto empreendimentos para cidades pequenas.
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Os empreendimentos para cidades pequenas estão em alta devido ao crescimento acelerado destas regiões. Por isso, se você deseja abrir um negócio próprio nestes municípios, deve ficar atento às oportunidades, como mostraremos aqui.

O IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística) classifica cidades pequenas como sendo aglomerados urbanos com contingente populacional de até 50 mil habitantes.

Além disso, segundo a consultoria IPC Marketing, o consumo destas cidades pequenas aumentou em 23% entre 2015 e 2020, contra um aumento de 15% nas 50 maiores cidades do Brasil.

Sendo assim, uma forma de aproveitar este crescimento com empreendimentos para cidades pequenas é com as franquias. Mas você conhece este formato de negócio? Veja a seguir mais informações sobre ele e conheça algumas opções para investir.

Franquia é negócio seguro para cidade pequena

O modelo de franquias é um formato de negócio mais simples para empreender. Isso porque, ele conta com uma operação estruturada e predefinida por uma franqueadora.

Além disso, ao optar por abrir uma franquia, poderá contar com uma grande vantagem: ele terá todo o suporte da franqueadora para aprender a realizar os trabalhos do dia a dia.

Sendo assim, como franqueado, você irá passa por treinamentos para conhecer toda a operação da franquia, bem como as estratégias para as ações de marketing da unidade.

Outra vantagem a se destacar, é que o empreendedor recebe uma marca já reconhecida no mercado. Isso facilita a captação de clientes, principalmente na fase de inauguração.

Ainda, os produtos da marca já são reconhecido no mercado. Isso contribui para o desenvolvimento do negócio e evita que o empresário invista em produtos que podem não agradar ao público.

Ao adquirir um modelo de franquia, o empreendedor poderá contar também com a orientação da franqueadora para a gestão do negócio.

Em outras palavras, terá ajuda para a escolha do ponto comercial que mais lhe aproxime do seu público e software de gestão interna de estoque e administração.

Imagem de uma pequena loja e uma atendente no balcão. Imagem ilustrativa texto empreendimentos para cidades pequenas.
As franquias são modelos enxutos, ideais para cidades menores.

Do mesmo modo, sempre que possível, a franqueadora estará acompanhando o andamento da unidade, para saber se é necessário fazer alguma mudança ou implementar ações pontuais, por exemplo.

Outro detalhe importante é a parte financeira. O empreendedor fica sabendo com antecedência quanto terá de investir na franquia. Estes valores são informados na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Dessa forma, ele consegue se planejar em relação ao capital que possui para empreender, e assim, evitar “dar um passo maior do que as pernas”.

Por conta disso, este modelo é mais seguro de implementar, principalmente para empreendedores com menos experiência.

Melhores empreendimentos para abrir em cidades pequenas

Para o empreendedor que está começando um negócio em cidades pequenas, as franquias são uma boa oportunidade para fazer isso com mais segurança.

Além dos suportes e da marca reconhecida, ele consegue identificar no amplo mercado de franchising a franquia que melhor se encaixa ao seu perfil e a região onde irá atuar.

Nesse sentido, é importante avaliar bem o mercado local e identificar as lacunas que possam ser exploradas por uma franquia. Ainda, é preciso entender que tipo de produtos ou serviços tem menor concorrência na cidade para que ele possa investir em um negócio que tenha chances de se destacar naquela região.

Enfim, conhecer várias franquias é fundamental para que você possa fazer esta escolha de forma consciente. Para isso, separamos aqui algumas opções de marcas para que conheça melhor.

1. Acquazero

A Acquazero é uma rede de estética automotiva com um amplo leque de opções de serviços voltados para os cuidados com o carro.

Por exemplo, o franqueado oferece aos clientes limpeza interna e externa do veículo, cuidados especiais para a pintura e higienização de itens como ar-condicionado e faróis

Uma das vantagens da Acquazero são os serviços ecologicamente sustentáveis. Isso porque, a empresa utiliza produtos de limpeza biodegradáveis para fazer a higienização do veículo.

Assim, vários serviços são feitos com baixo volume de água. Por exemplo, a limpeza ecológica limpa o carro por fora usando apenas 300 ml de água, bem diferente dos 300 litros utilizados nos mesmos serviços dos lava jatos convencionais.

Por ser um negócio sustentável em diversos quesitos, a Acquazero foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma marca que fomenta a sustentabilidade.

A Acquazero é um dos empreendimentos destinados para cidades pequenas, pois conta com modelos variados de negócios. Assim, o empreendedor pode avaliar qual o tamanho ideal da unidade que melhor irá atender à sua região.

Nesse sentido, são seis formatos de unidades da franquia, sendo três deles em home based. Assim, o franqueado não precisará de ponto comercial e poderá levar os serviços até os clientes.

Já os outros dois modelos de loja variam em tamanho e na capacidade de atendimento, algo que deve ser levado em conta pelo franqueado.

Enfim, a franqueadora oferece ainda os suportes nas diversas etapas de implementação do negócio como treinamento e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Entenda um pouco mais sobre o modelo de negócio da Acquazero no vídeo abaixo.

2. Cream Berry

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Um produto que não pode faltar na ruas das cidades pequenas de todo o Brasil é o açaí. Esta fruta, muito popular no Norte do Brasil, já caiu no gosto de todas as outras regiões do país.

A Cream Berry, franquia criada em Varginha, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, possui uma receita exclusiva do creme de açaí fabricada de forma centralizada.

Assim, todas as unidades contam com o padrão de qualidade, o que diminui os custos de produção para os franqueados.

Segundo o diretor da Cream Berry, Henrique Mol, a rede possui um modelo bastante atrativo para cidades pequenas, pois não precisa de muitos funcionários, possui uma estrutura enxuta, com uma variedade de produtos no cardápio.

Além da receita exclusiva do açaí, a franquia possui um grande cardápio de acompanhamentos como por exemplo, cremes de frutas variados, chocolates, cereais, entre outros.

Do mesmo modo, cada loja da rede conta com um projeto arquitetônico para que fique com a cara da marca. E ainda, a franqueadora contribui para que a disposição do mobiliário seja eficiente para facilitar o dia a dia do franqueado.

Um ponto de destaque da franquia é que um de seus modelos de negócios, o Express, é focado no atendimento self-service.

Este tipo de atendimento tem atraído os consumidores, que podem fazer as combinações de creme de açaí e acompanhamentos de acordo com as suas preferências.

Por fim, para o empreendedor é bastante atrativo, pois muitos clientes retornam as unidades para experimentar novos sabores. Do mesmo modo, aumenta o ticket médio por consumidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

3. PanMinas

A PanMinas é um dos empreendimentos para cidades pequenas pois trabalha com produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas.

Nesse sentido, a franquia oferece um catálogo variado de utensílios domésticos. Com isso, o franqueado consegue atender diferentes perfis de clientes.

Além disso, a PanMinas é um negócio barato, de baixo investimento, que permite ao franqueado trabalhar em home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 1 mil até R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses
Imagem de uma mulher na cozinha batendo uma mistura. Imagem ilustrativa texto empreendimentos para cidades pequenas.
A franquia PanMinas trabalha com utensílios de cozinha variados.

4. Bellaza

A Bellaza é uma franquia do ramo de cosméticos que conta com uma variedade de maquiagens no seu catálogo. A rede trabalha com mais de 50 marcas diferentes voltadas para diversos perfis.

Para o franqueado, o trabalho é feito com as vendas pela internet. Ao entrar para a rede, ele recebe um site personalizado. Dessa forma, evita ter estoque em casa, e ainda, a franqueadora fica responsável por realizar as entregas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é um dos empreendimentos para cidades pequenas que o empreendedor deve ficar atento para não perder a oportunidade.

A franquia trabalha com a venda de suplementos alimentares e produtos fitness, o que é um grande atrativo diante do crescimento deste mercado.

Além disso, o franqueado realiza as vendas pela internet, sem a necessidade de ter estoque de produtos em casa, o que facilita o seu trabalho e diminui os custos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

6. Supera

A franquia Supera é um instituto de educação que oferece um modelo de empreendimento para cidades pequenas.

A rede trabalha com ensino e treinamento individualizado que visa o desenvolvimento pessoal e profissional, potencializando a criatividade, a concentração, o raciocínio lógico, a autoconfiança e a autoestima.

Atualmente, a rede conta com 314 unidades espalhadas pelo Brasil e possui um modelo de negócio voltado para cidades com até 85 mil habitantes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 119 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

7. Mara Mix

Imagem de um copo de chá fervendo.
A Mara Mix oferece um amplo cardápio de chás e outras bebidas quentes.

A Mara Mix é uma franquia especializada em bebidas bebidas quentes como o tradicional e bom café.

A rede atua com um modelo home based, onde o franqueado faz a instalação das máquinas da franquia nos estabelecimentos parceiros. Ainda, conta com um formato de carrinho, em que o franqueado pode levar sua unidade para onde quiser.

Por fim, o franqueado conta com suporte da franqueadora para o trabalho de marketing e treinamentos para a produção das bebidas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 119 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

8. Mr. Fritz

A rede Mr. Fritz é uma franquia com a qual o empreendedor pode levar até as cidades pequenas este atrativo produto que caiu no gosto popular brasileiro: o frango frito no balde.

A marca trabalha também com acompanhamentos e bebidas variadas como drinks. Dessa forma, consegue aumentar o ticket médio dos clientes e agradar diversos perfis.

Por fim, são dois modelos de franquia: balcão junto com delivery, e restaurante com atendimento no balcão mais o delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 43 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

9. Emagrecentro

Especializada em serviços de emagrecimento e estética, a franquia Emagrecentro é uma marca reconhecida no mercado.

A rede oferece estes cuidados com preços atrativos, além de um modelo de negócio diferenciado para os empreendedores.

Nesse sentido, o franqueado leva até o público das pequenas cidades serviços como queima de gordura localizada, celulite e flacidez, além de serviços como luz pulsada, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

10. Tutores

A franquia educacional Tutores oferece diversos serviços de aprendizado, acompanhamento e reforço escolar, entre outros tipos de cuidados voltados para a educação das crianças.

A rede conta com modelos de franquia home office e de ponto físico, com aulas particulares e on-line.

Assim, fica mais fácil para o empreendedor atuar em cidades pequenas por meio de um negócio enxuto, com pouco custo, mas que consegue chegar até uma grande quantidade de clientes em sua região.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Imagem de uma criança olhando para o computador assistindo aula. Imagem ilustrativa texto empreendimentos para cidades pequenas.
O mercado de aulas online é bem atrativo para cidades pequenas.

11. Mr. Kids

Você provavelmente já se deparou com uma máquina da franquia Mr. Kids. A franquia oferece máquinas com brinquedos para que as crianças possam se divertir pegando os produtos.

É um negócio barato para o empreendedor, pois a ele cabe realizar parcerias com estabelecimentos para disponibilizar as máquinas. Além disso, ele é o responsável pela manutenção dos equipamentos.

Assim, com um negócio em home based, não precisa de ponto comercial, por isso, é um dos empreendimentos atrativos para cidades pequenas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 1,8 mil a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

12. Prepara Cursos

O mercado de Educação possui muitas opções de empreendimentos para cidades pequenas. Isso porque este segmento conta com modelos de aulas on-line, o que diminui os custos e maximiza os ganhos.

Uma destas marcas é a Prepara Cursos, que oferece diversos cursos profissionalizantes para diferentes áreas.

Por fim, a franquia conta com mais de 460 unidades espalhadas pelo Brasil com modelos de negócios e investimentos variados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 24 meses

13. Flamy

Um setor atrativo para empreender em cidades pequenas é o de doceria. Sendo assim, uma marca que atua neste segmento é a Flamy, especializada em bolos, doces, salgados, tortas e kits completos para festas.

Para o franqueado, o negócio é atrativo por ter um amplo cardápio de produtos, e ainda, conta com treinamentos da franqueadora para a produção dos doces.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta para o trabalho de marketing de divulgação da unidade antes mesmo da inauguração

  • Investimento inicial: a partir de R$ 139 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Aqui apresentamos apenas alguns dos empreendimentos para cidades pequenas para você conhecer um pouco mais. Agora, chegou o momento de fazer a melhor escolha para o seu perfil e para a região onde irá atuar.

Por isso, leia o nosso conteúdo com dicas de como fazer a seleção da melhor franquia para você.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Mas se ainda tem dúvida sobre qual franquia escolher, conte com uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar neste processo. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em DEZEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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