Franquias para idosos podem ser uma ótima opção de negócio. Acompanhe o texto e descubra como investir ou utilizar dos serviços!
O envelhecimento da população tem vários efeitos na sociedade. Ele muda, entre outras coisas, a arquitetura dos espaços, pois é preciso garantir a mobilidade das pessoas mais velhas.
Também são necessárias políticas diferentes para a Economia e Saúde. Mas você sabia que isso também afeta as empresas? O mercado de franquias para idosos, por exemplo, não para de crescer.
Quando falamos sobre o mercado de franquias para idosos, podemos abordar duas perspectivas diferentes. Primeiro, as franquias que oferecem serviços para os idosos. Depois, vêm as que podem ter investimento de um empreendedor da 3ª idade.
Neste segundo grupo, não há muitas limitações. Basta, apenas, que o empresário tenha interesse pelo setor de investimento. Assim, seu estímulo para se dedicar à empresa será ainda maior.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso. Atualmente, cerca de 30,2 milhões de habitantes no País têm 60 anos ou mais.
Os empreendedores que se planejam para atender a este grupo costumam encontrar ótimas vantagens no mercado. Assim como os idosos que investem no próprio negócio, pois este é um ótimo modo de garantir maior renda após a aposentadoria formal.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Dessa forma, a seguir, listamos algumas marcas que chamam a atenção no ramo de franquias para idosos.
Franquias têm como público-alvo os idosos
De acordo com a World Lab, o grupo de consumidores com mais de 65 anos é um dos que mais vai crescer até o ano de 2030. Além disso, outros estudos mostram que quatro em cada dez consumidores com mais de 55 anos demandam produtos e serviços exclusivos.
Por isso, as franquias para clientes idosos têm se mostrado cada vez mais lucrativas. Esse público também tem encontrado mais tempo para cuidar de si mesmo. Assim, os setores que mais se destacam são o de Saúde e Bem-estar.
Com esses serviços, os indivíduos melhoram sua qualidade de vida, vivem mais e melhor. Contudo, são várias as franquias que têm os idosos como público-alvo. A seguir, listamos algumas delas que podem ser uma ótima opção de investimento.
Franquia de Escola SUPERA
Ao abrir uma franquia SUPERA, o empreendedor passa a oferecer cursos para o público idoso. Esses cursos trabalham diferentes habilidades: criatividade, perseverança, foco e raciocínio lógico. Assim como segurança, autoestima, concentração, disciplina e coordenação motora.
As aulas são dinâmicas e têm como objetivo a “Ginástica do Cérebro”. O trabalho da franquia pode ajudar a prevenir uma série de problemas na terceira idade, como a perda de memória e sintomas de doenças degenerativas.
Visiting Angels Brasil

A Visiting Angels Brasil é uma rede de franquias que oferece cuidados para a saúde, não apenas dos idosos, mas também para outros públicos. Existe a possibilidade de trabalhar com o acompanhamento terapêutico, fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista e terapia ocupacional.
O atendimento pode ser realizado no chamado home care. Ou seja, quando os médicos visitam o paciente em sua casa. Já o investimento em uma unidade varia de acordo com o número de habitantes do município, variando entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.
Cuidador Virtual
Enquanto isso, a franquia Cuidador Virtual oferece a chamada teleassistência emergencial. Isso significa que ela presta atendimento médico ao usuário, de modo on-line, sempre que há uma emergência.
Com o serviço, os usuários não precisam ser acompanhados de perto por um cuidador. Em vez disso, mantém sua independência e intimidade no dia a dia, solicitando o cuidado apenas quando necessário.
Essa solicitação pode ser feita por um aparelho eletrônico entregue ao usuário. O serviço de atendimento fica disponível 24 horas por dia.
A rede ainda realiza o contato semanal com os seus clientes. Assim, faz o acompanhamento do quadro de saúde do usuário e oferece apoio para os momentos em que ele não possui companhia.
B-Active
Os serviços da B-Active estão disponíveis para todos os públicos, sendo bastante atrativos para usuários com mais de 60 anos. A empresa oferece atendimentos de fisioterapia, medicina esportiva e preventiva.
As atividades funcionam tanto para o tratamento de problemas, quanto para a sua prevenção e manutenção da qualidade de vida do indivíduo.
É preciso dizer que os treinos e exercícios são funcionais e ainda podem ser realizados por meio do plano de saúde. Isso aumenta o ticket médio dos atendimentos e a atração do consumidor.
Opções de franquias para idosos empreendedores
Mais da metade dos idosos que trabalham no Brasil abriram seu próprio negócio. Muitos deles trabalham apenas por conta própria, enquanto 9,3% são empreendedores registrados. Os dados são do IBGE.
Já segundo o Sebrae, os empreendedores com idade entre 55 e 64 anos correspondem a 12,35% dos empresários brasileiros.
Vários motivos levam pessoas com mais de 60 anos a investir. Há, por exemplo, o desejo de gerenciar uma empresa. Assim como a necessidade de complementar a renda e a dificuldade em se manter no mercado de trabalho formal.
Para este público, abrir uma franquia pode ser ainda mais interessante. Isso porque o empreendedor obtém o plano de negócio completo da empresa.
Esse plano de negócio só precisa ser executado, sem grandes planejamentos financeiros. Afinal, uma franquia é uma nova unidade de uma marca que já existe. Logo, todo o seu modo de fazer já foi testado e está pronto para ser colocado em prática.
Essa facilidade otimiza tempo, tanto para a abertura do negócio, quanto para o seu retorno financeiro.
A seguir, listamos seis opções de franquias para empreendedores da terceira da idade. Assim como para empresários de outras faixas etárias. A “regra” é simples: não há limite de idade para se tornar um empreendedor.
São empresas em 11 setores diferentes: Serviços Automotivos, Turismo, Alimentação, Entretenimento, Serviços e Beleza etc. Juntos, esses segmentos faturaram mais de R$ 167 bilhões no franchising em 2020. Acompanhe!
Agora você já sabe mais sobre as franquias para idosos. Seja para investir, seja para usar dos seus serviços, esse tipo de negócio é bastante atrativo. Especialmente porque seus métodos já terão sido testados em outras unidades, demonstrando sua eficácia.