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Franquia de vistoria automotiva é um negócio que vale a pena? Entenda tudo aqui

Sumário

Investir em uma franquia de vistoria automotiva é uma maneira de faturar em um mercado bem atrativo. Aqui, você aprende mais sobre como funciona este tipo de negócio.

O setor automotivo como o de vistoria tem grande potencial no Brasil. No país são quase 100 milhões de carros em circulação segundo levantamentos. Ou seja, são muitos clientes para atender.

Porém, você sabe como funciona uma franquia de vistoria automotiva? Aprenda com a gente e invista com segurança neste negócio. Continue a leitura!

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O que é preciso para abrir uma vistoria?

Para abrir uma vistoria, o empreendedor precisa de uma série de documentações e permissão para atuar. Por ser um serviço de segurança para a população, há um cuidado maior neste processo.

Assim, o empreendedor precisa de funcionários capacitados para realizar as vistorias. Bem como uma regularidade formal para atestar a idoneidade do negócio.

Nesse sentido, a empresa se credencia junto ao Detran do seu estado, demonstrando que pode realizar as vistorias.

A estrutura do negócio exige alguns equipamentos mais específicos. Por exemplo, paquímetro, medidor de espessura de base ferrosa e não ferrosa. Além deles, um boroscópio, câmera panorâmica e leitor biométrico.

São equipamentos importantes para realizar os serviços de vistoria veicular com um padrão de segurança.

Como funciona para abrir uma vistoria veicular?

O processo de como funciona para abrir uma vistoria começa com o seu cadastro para oferecer estes serviços. Então, é necessária uma série de documentos para comprar a capacidade para realizar o trabalho.

Dessa forma, a empresa precisa ter diversas formalidades comuns a vários negócios. Por exemplo, Contrato Social, documentos de regularidade com a Administração Pública e vários outros.

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Além disso, deve ter um credenciamento especial para que possa realizar estes serviços de vistoria.

Precisa também de um seguro de responsabilidade civil, para assegurar eventuais problemas futuros.

O empreendedor precisa adquirir os equipamentos necessários para fazer as vistorias nos carros. Ainda, deve ter colaboradores treinados para realizar estes serviços com segurança.

A parte burocrática é longa, pois é um tipo de solução que se aproxima de um serviço público. Ou seja, faz parte da segurança de toda a população. Porém, você sabe com funciona este serviço? Veja agora com a gente!

Que tipo de serviços uma franquia de vistoria automotiva oferece?

Vistoria veicular é uma avaliação obrigatória feita em veículos, pelo Detran de cada estado. Seja particular ou comercial. Porém, empresas particulares também pode oferecer estes serviços.

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Portanto, por meio dessa vistoria que os órgãos de controle, por exemplo, o Detran, conseguem fiscalizar a segurança dos veículos.

As vistorias atestam a veracidade da propriedade do veículo. Ou seja, se quem está se dizendo dono dele, de fato é. Além disso, validar o chassi e garantir que o veículo não foi roubado ou adulterado.

Essas vistorias também analisam a validade do extintor de incêndio, pneus, freios, buzina e cintos de segurança.

Melhores franquias de carros para você abrir

Além da um franquia de vistoria automotiva, você também pode abrir outros negócios no setor automotivo.

Então, separamos algumas das melhores opções para você investir. Confira!

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Vantagens de abrir uma franquia no ramo automotivo

Conforme dito, o mercado automotivo tem grande potencial. Isso porque, são milhões de veículos em circulação no país.

Além disso, o setor é atrativo, pois o brasileiro é um povo que gosta de carros e gasta com isso. De acordo com o estudo realizado pela Agência Autoinforme, o motorista gasta em torno de R$ 2.013,08 por mês com o automóvel.

Outro ponto importante é que nos últimos anos houve um aumento nas vendas de carros usados.

Em Minas Gerais, a comercialização avançou 11,5%, em 2021, se comparada com 2020, somando 1,85 milhão de unidades.

Do mesmo modo, o modelo de franquias ajuda a ter sucesso no setor. Este formato é uma empresa previamente estabelecida com uma estrutura pronta.

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O empreendedor que investe em uma franquia recebe um negócio organizado. Logo, tem uma maneira de atuar. Com isso, você sabe que a empresa deu certo, pois tem um histórico.

Além desta vantagem, o empreendedor tem a permissão para usar uma marca reconhecida. Os consumidores se sentem mais seguros de buscar você para prestar os serviços que precisam.

O franqueado também tem suportes da franqueadora. Para uma franquia de vistoria automotiva isso é muito importante. Por ser um processo complexo, como falado, esta ajuda facilita.

Nesse sentido, o franqueado sabe a documentação que precisa e quais os equipamentos necessários. Depois, tem uma projeção da rentabilidade. Assim, consegue se planejar melhor em relação aos custos e ganhos.

O empreendedor também conta com suportes para o trabalho de marketing e assim destacar sua empresa no mercado. Tudo isso direciona melhor a sua atuação, evitando-se erros ou prejuízos.

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Cuidados para investir na sua franquia

O primeiro cuidado para investir na sua franquia é se conhecer. Saber quais suas características e qualidades que podem se encaixar a determinados tipos de negócios.

Você deve abrir uma empresa com a qual se identifique e que se encaixe aos seus gostos. Precisa considerar também sua capacidade de investimento, por exemplo.

Além disso, deve pesquisar bem o mercado local para identificar as lacunas. Depois, avalie que tipo de produto ou serviço tem mais potencial para atender a este público.

Do mesmo modo, pesquise também mais detalhes sobre uma ou mais franquias. Veja o que oferecem de diferente, o que as torna atrativas para os consumidores.

Nesse sentido, converse com os franqueados, entenda detalhes do negócio no dia a dia. Isso porque, podem passar uma visão mais realista dos lucros e satisfação dos clientes.

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Também podem informar se a franqueadora oferece todos os suportes que promete no Contrato de Franquia. Dessa forma, são fundamentais para o crescimento da unidade.

Em seguida, analise o que os clientes da marca dizem sobre ela. As redes sociais da rede podem ser um bom termômetro para entender este reconhecimento.

Seja uma franquia de vistoria automotiva ou outro negócio, o empreendedor deve ter cuidado. Até porque, precisa investir capital e deve fazer isso da forma mais segura possível.

Dessa forma, analise bem as oportunidades disponíveis no mercado. Saiba que tipo de negócio combina com você, com o mercado local e com seu bolso. Enfim, observando tudo aumentam suas chances de sucesso.

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