Pensando em abrir uma franquia Starbucks? Pois nós temos uma boa e uma má notícia sobre o assunto.
Primeiro, a má notícia: a Starbucks não trabalha com o modelo de franquias. Então, se você busca contar com todas as características do franchising no seu negócio, essa não será uma opção.
Mas, ainda assim, é possível investir na Starbucks. Basta que você obtenha uma licença da marca. Com isso, será possível abrir sua própria unidade e oferecer todos os produtos da empresa mundialmente famosa.
Outra vantagem é que, apesar de não ser uma franquia, a Starbucks transfere todos os seus conhecimentos de marketing ao empreendedor licenciado.
A rede também oferece informações completas sobre os produtos e a forma de atendimento ao cliente.
Esses aspectos são importantes para o reconhecimento pelo consumidor. Sabendo o que vai encontrar em uma loja Starbucks, o usuário tem mais confiança em se deliciar com os produtos da cafeteria.
A Starbucks é especialista em cafés e chás. São clássicos da marca o café mocha, latte, café expresso coberto por espuma de leite e bebidas que levam chantilly.
No cardápio ainda há sanduíches, muffins e outros acompanhamentos para as bebidas.
Hoje, a marca tem mais de 30 mil lojas, espalhadas por 78 países. Mas vale dizer que seu cardápio não é fixo.
Visando atender aos diferentes públicos, a franquia Starbucks adequa seus produtos à cultura local. Então, há itens nas unidades do seu estado que não aparecem nos cardápios de outros estados ou países.
Mas, como a empresa foi criada? Qual o processo para abrir uma unidade? Falamos sobre tudo isso logo mais. Continue lendo o texto!
Qual a história da Starbucks?
Só no primeiro trimestre de 2019, a Starbucks registrou lucro de 663 milhões de dólares. Mas, até chegar a números tão expressivos, já se passaram quase 50 anos de história.
Isso porque, a marca foi criada em 1971, em Seattle. Na época, três empreendedores eram apaixonados por cafés e chás e resolveram iniciar um negócio focado nessas bebidas.
Toda a paixão dos empreendedores veio da admiração pelo negócio de Alfred Peet.
Peet era um empresário de torrefação que importava cafés e chás de alta qualidade, vindos direto da Arábia. Ele tinha aberto sua loja de venda desses produtos em 1966.
Então, os sócios Jerry Baldwin, Zev Siegel e Gordon Bowker iniciaram seu negócio e tornaram Peet seu único fornecedor. Logo de início, a Starbucks oferecia cafés de alta qualidade e grãos frescos.
Com o sucesso da marca, já eram quatro lojas funcionando em 1990. Porém, a Starbucks ainda mantinha um cardápio limitado. Então, Howard Schultz, gerente de marketing na época, sugeriu que isso mudasse.
Um cardápio mais variado poderia atrair mais clientes e tornar a empresa uma referência. Porém, os sócios da companhia não queriam mudar a base do negócio.
Por isso, Schultz deixou a Starbucks e abriu a sua própria cafeteria, exatamente como imaginava. A Giornale cresceu de forma rápida após sua criação, em 1985.
Mas Howard não desistiu da Starbucks. Quando, em 1987, os sócios da marca resolveram vendê-la, ele adquiriu o negócio, mudou seu conceito e expandiu as operações da Starbucks. De lá para cá, a marca se tornou uma enorme referência no ramo de cafés.
A Starbucks no Brasil
No Brasil, a Starbucks demorou um pouco para chegar, mesmo que já fosse uma marca famosa em todo o mundo.
Sua primeira unidade em território nacional foi aberta em 2006, no shopping Morumbi, na cidade de São Paulo.
Mesmo hoje, a rede ainda não conseguiu se expandir tanto fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Elas são mais comuns em aeroportos, garantindo um café e lanche rápido para aqueles que vão viajar. Mesmo assim, investir em uma unidade da marca pode ser bastante atraente.
Afinal, o consumo de café no País é alto. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) estima que, até 2021, o consumo interno da bebida vai crescer 3,5% ao ano.
De qualquer forma, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado adequada. Assim, você terá a certeza de que há público-alvo na sua região.
Franquia Starbucks versus Licenciamento
Como explicamos, não é possível abrir uma franquia Starbucks, pois a marca não trabalha com esse modelo de negócio. Mas, você pode se tornar um empreendedor licenciado e iniciar a sua unidade da empresa.
A principal diferença do licenciamento Starbucks para uma franquia, está na padronização do negócio.
No franchising, a padronização é uma característica básica, prezando para que a gestão e operação das suas unidades sejam iguais.
Já com o licenciamento para o uso da marca Starbucks, o empreendedor não precisa seguir padrões preestabelecidos. Ou seja, ele tem mais liberdade para atuar no seu negócio.
O licenciado Starbucks pode também aproveitar do auxílio de marketing. Especialmente de forma global, já que há várias publicidades divulgando a empresa.
Ao mesmo tempo, a nova unidade tem acesso a:
- Design da loja;
- Menu, equipamento, treinamento e suporte para instalação da Starbucks;
- Promoções sazonais;
- Consultoria, incluindo visitas no local.
Mas também há desvantagens. Por não ser uma franquia, a empresa não transmite seu know-how completo aos franqueados.
O know–how é todo o conhecimento que uma empresa já acumulou. A transferência desse conhecimento dá ao empreendedor um “manual” para atuar, evitando erros e prejuízos.
Ainda assim, a cafeteria oferece informações sobre os seus produtos e preparação das bebidas. Tais quais as formas de gerenciamento e atendimento nas lojas.
Esses são os aspectos essenciais para que as unidades ofereçam minimamente o que o consumidor já está acostumado, não é mesmo?
Mas, essa transmissão de conhecimento não é tão ampla, nem há suporte diário para manter a empresa funcionando.
Em uma franquia, por outro lado, o empreendedor encontra uma série de suportes. Todos esses apoios e as informações sobre a franquia ficam listadas na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Como abrir uma loja Starbucks?
De qualquer forma, o modelo da Starbucks pode ser lucrativo e exatamente o que você procura. Afinal, mesmo que ele não seja uma franquia, a marca reconhecida vai facilitar sua atração de clientes.
A seguir, listamos o passo a passo necessário para iniciar a sua unidade da marca.
Inscrição no site da Starbucks
Quem deseja se tornar licenciado da Starbucks precisa acessar o site oficial da empresa e se inscrever.
É necessário prestar uma série de informações à empresa, para que a rede avalie seu interesse e depois entrar em contato.
São quatro os modelos de negócios para abrir uma loja:
- Food service (um espaço médio, para consumo no local);
- Premium Self-Serve (bebidas self-service);
- Licensing (lojas de rua);
- Seattle’s Best Coffee (uma outra marca, pertencente a Starbucks e que mistura a loja para consumo no local e atendimento para “comprar e levar”).
As unidades da Starbucks também podem ser abertas em diferentes espaços.
Como em universidades, hotéis, espaços corporativos e da indústria, hospitais e clínicas de saúde, lojas de rua, aeroportos e outros ambientes.
Análise do perfil do empreendedor
A marca vai avaliar o perfil completo do candidato, para ter a certeza de que ele tem as características certas para abrir uma unidade.
São analisados aspectos como sua capacidade de investimento, capacidade de gestão, local de instalação e outros.
A avaliação é feita pelo primeiro formulário preenchido e, também, por meio de uma série de contatos com a empresa.
Valores para investimento
O valor mínimo para obter o licenciamento da Starbucks é de R$ 500 mil. Isso apenas para ter o direito de uso da marca, não incluídos os custos para a montagem da loja, compra de equipamentos etc.
Ou seja, é preciso contar com bem mais que R$ 500 mil. Tenha a certeza de que você tem acesso a, pelo menos, R$ 1 milhão.
Ou, ao menos, as formas de obter o dinheiro, como por um empréstimo, por um sócio ou via financiamento.
Licenciamento da nova unidade
Com todos os processos e etapas de seleção realizados, você vai se tornar um licenciado da Starbucks. Então, poderá estampar a sua fachada com a marca e oferecer os produtos da rede de cafeterias.
Porém, vale lembrar que o suporte oferecido pela empresa é básico. Então, para ter sucesso, você precisará se dedicar bastante à gestão da loja.
Inclusive contando com profissionais especialistas em assuntos como contabilidade, legislação e marketing (para a divulgação legal). Assim, tenha a certeza de estabelecer um plano de negócio completo e bem estruturado.
Abrir a empresa em um local de grande movimento também vai garantir a visibilidade e mais facilidade na atração do consumidor.
Gostou da oportunidade de negócio da marca, mas preferiria que o formato fosse de uma franquia Starbucks?
Bom, se você ainda tem interesse em investir no franchising, pode optar por outra franqueadora.
Lembre-se apenas que, antes de investir em uma franquia barata, é essencial conhecer o modelo de negócio. Assim, você saberá as vantagens e regras desse sistema, podendo alcançar todos os resultados esperados.
Para te ajudar, selecionamos o vídeo abaixo. Ele traz tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!
Outras franquias não franquias: marcas que você pode ser um licenciado
Algumas empresas que são famosas e estão espalhadas pelo mundo todo nos fazem pensar que elas são franquias.
Como visto aqui, muitas vezes pensamos que a Starbucks era uma franquia, mas ela atua como licenciadora. Assim como ela, temos algumas outras empresas de renome que trabalham neste modelo, como veremos.
Outback
Como a Starbucks, o Outback não trabalha no modelo de franquias.
A empresa trabalha no modelo de licenciamento, onde um investidor busca a empresa para se tornar um sócio proprietário de uma unidade.
Neste empreendimento, o licenciado arca com os custos de instalação e recebe uma porcentagem dos lucros.
O custo para abrir uma unidade gira em torno de R$ 60 mil e deve estar localizado em lugares previamente analisados pela empresa.
Ultragaz
A Ultragaz é uma empresa que possui unidades espalhadas por todo o Brasil, e com certeza você já se deparou com alguma.
A empresa também não funciona no modelo franquia, como pode parecer para os mais desavisados, mas no modelo de revendedoras.
Assim, cada unidade funciona como uma revendedora dos produtos da empresa, e o investidor deve passar por um processo de qualificação.
Da mesma forma, além desta qualificação, o empreendedor possui um apoio para o marketing, divulgação nas redes sociais, entre outros suportes.
O investimento médio para abrir uma unidade da Ultragaz também gira em torno de R$ 60 mil.
Bacio di Latte
A Bacio di Latte é uma gelateria famosa no Brasil, com unidades espalhadas por todo o território nacional, principalmente nas grandes cidades e capitais.
É uma empresa que não funciona no modelo de franquias, como muita gente pensa. E ainda por cima, a maior parte das unidades pertencem aos sócios fundadores.
Da mesma forma, a empresa não possui planos de abrir novas unidades, e por isso, não deve entrar tão cedo para o mercado de franchising.
Assim, é uma marca que ainda não será possível investir em curto espaço de tempo.
Le Postiche
A marca de malas, acessórios, bolsas, mochilas, pastas, entre outros produtos possui unidades em vários shoppings pelo Brasil.
É uma empresa que não trabalha no mercado de franquias, e para investir na Le Postiche você deve se tornar um licenciado da marca.
Assim, para um futuro investidor, é necessário fazer o cadastro e passar por um processo de seleção, onde será avaliado o seu perfil e capacidade de administração.
Além disso, o futuro licenciado passa por um processo de treinamento e capacitação, além de contar com um suporte da marca, como marketing e escolha de local de instalação.
O modelo parece bastante com o de franquias, mas há alguns detalhes que diferenciam o modelo de licenciamento e o de franchising.
Para abrir uma Le Postiche, o investidor deve desembolsar por volta de R$ 268 mil, incluindo o estoque, identidade da loja, entre outros investimentos.
Como vimos, estas marcas possuem grande visibilidade e estão presentes na vida dos brasileiros. Porém, para quem deseja entrar para o mercado de franquias, estas marcas não são opções. Se você busca por franquias, e no ramo de cafeterias, pode avaliar as opções abaixo.