9 franquias de bares para você investir e lucrar muito na sua cidade!

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Imagem de uma atendente de bar em um balcão de chopp. Imagem ilustrativa texto franquias de bares.
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As franquias de bares são uma boa opção para empreendedores que gostam deste mercado da boemia e querem aproveitar este tipo de negócio que está sempre na moda no Brasil.

O setor de franquias de Alimentação, no qual estão as franquias de bares, teve um faturamento de mais de R$ 9 bilhões só no primeiro trimestre de 2021.

Com a pandemia, este segmento teve uma queda considerável, mas assim que as restrições de circulação diminuíram, seus negócios voltaram a fazer parte do dia a dia do brasileiro.

Por isso, o empreendedor deve estar atento a esta e a outras questões, como mostraremos a seguir.

Vale a pena abrir uma franquia de bar?

Como falamos, o segmento de Alimentação teve um grande faturamento no início de 2021, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Este segmento é o maior do franchising nacional, com mais de R$ 40 bilhões em faturamento em 2020.

Mais especificamente, o setor de bebidas também não fica para trás. A venda de cervejas teve crescimento durante a pandemia, mesmo com boa parte dos bares e restaurantes fechados por vários meses.

Nesse sentido, de acordo com a Euromonitor, foram cerca de 13,31 bilhões de litros de cerveja comercializados. Para 2021, a consultoria projetou uma venda ainda maior – cerca de 13,67 bilhões de litros.

Além disso, em termos de faturamento, o crescimento foi ainda maior, de 9,9% na comparação com 2019, e as vendas de cerveja no varejo totalizando um mercado de R$ 184,5 bilhões.

Assim como investir neste mercado é bom, por meio de franquias de bares é ainda melhor. Este formato de negócio é mais simples e conta com diversos suportes da franqueadora para os empreendedores.

Isso porque, o franqueado recebe uma marca reconhecida no mercado, o que impulsiona sua atratividade junto aos clientes.

Vemos um balcão de bar com várias garrafas ao fundo (imagem ilustrativa). Texto: franquias de bares.
O setor de bebidas é um mercado sólido e com um amplo mercado.

Da mesma forma, neste modelo, o empreendedor já sabe o quanto vai gastar para implementar o negócio. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), estes custos estão bem detalhados.

Ademais, ele recebe um plano de negócio para orientar suas ações voltadas para o desenvolvimento do negócio.

Por fim, a franqueadora oferece treinamentos de operação, para o empreendedor conhecer o mercado, seu público-alvo e orientações para o marketing.

Todos estes suportes mais o mercado atrativo faz com que as franquias de bares sejam um bom negócio e que, portanto, vale a pena investir.

Como saber se um bar é o melhor negócio?

O empreendedor não deve se deixar levar quando o assunto é investir em um negócio desse tipo. Ele deve avaliar bem diversos detalhes, não apenas o fato de gostar de ir ao bar e tomar uma cerveja.

Nesse sentido, para investir em franquias de bares, o empreendedor deve buscar entender se ele consegue trabalhar neste ambiente, muito diferente de ir para se divertir.

Portanto, é preciso avaliar o seu perfil para o negócio, seja na questão de organização, foco e atendimento ao cliente.

Da mesma forma, é necessário ser uma pessoa fácil de se relacionar, pois você vai lidar diretamente com funcionários e fornecedores. Isso será importante para o dia a dia do negócio.

Além disso, verifique se o mercado local comporta um franquia de bar e, se sim, qual tipo de negócio. Isso porque, existem franquias de bebidas artesanais, chopps, voltadas para o público jovem, com shows etc.

Ainda assim, não se deixe se levar por modismos. Busque negócios em nichos sólidos e que estejam adequados ao público consumidor da sua região.

Não adianta plantar uma semente em um terreno infértil, assim como é complicado iniciar um bar em uma região de baixa concentração do seu público-alvo, certo?

Do mesmo modo, o empreendedor deve estar atento à marca com a qual deseja trabalhar. O mercado de bebidas é amplo, por isso, ter uma marca forte por trás fará toda a diferença.

Avalie se a franqueadora é sólida, se possui a logística necessária para lhe atender bem, se os produtos são de qualidade, entre outros detalhes. Consumidores de bebidas são bem exigentes.

Essas são preocupações que o empreendedor deve ter antes de decidir por investir em franquias de bares.

Por fim, separamos um gráfico com 8 dicas para você ter uma franquia de sucesso. Confira!

Infográfico "8 dicas para ter uma franquia de sucesso".

Melhores franquias de bares, pubs e cervejarias para abrir

Conforme falamos, o mercado possui diversas redes de franquia de bar para investir, voltadas para diferentes empreendedores.

Da mesma forma, o setor conta com negócios voltados para públicos variados, logo, é muito importante saber escolher bem onde investir seu capital.

Enfim, listamos algumas franquias de bares para você conhecer e avaliar se algumas delas se encaixa ao seu perfil e às suas expectativas.

1. Only Mule

Uma das franquias de bares que estão no mercado é a Only Mule, marca especializada em drinks e coquetéis

O carro-chefe da franquia é o drink Moscow Mule. Ele é feito com vodka, cerveja sabor de gengibre picante e suco de limão. Tradicionalmente, a bebida é servida numa caneca de cobre, que pode ser decorada com uma fatia de limão em sua borda.

Além dos drinks e dos coquetéis, a Only Mule conta com diversos petiscos em seu cardápio, como batatas fritas, pasteis, entre outros. Ainda, há sucos, refrigerantes e chopp para os clientes.

A franquia oferece um modelo de negócio enxuto e de operação simplificada para facilitar o dia a dia do franqueado. Contudo, ela ainda não começou a ser comercializada.

São três modelos de negócio para investir: Bike, Quiosque e Loja. Assim, o empreendedor pode avaliar qual deles melhor se encaixa ao seu perfil, sua região de atuação e ao seu capital.

Ao se tornar um franqueado, você passará por treinamentos para a produção das bebidas, bem como para aprender sobre a gestão e operação da unidade.

Uma das vantagens da Only Mule são os ingredientes de qualidade, bem como uma espuma para drinks de receita exclusiva da marca.

O franqueado também conta com orientações da franqueadora para realização do marketing, com a produção centralizada de conteúdos de divulgação com a franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 121 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses

Veja o vídeo abaixo e conheça uma unidade da Only Mule enquanto a franquia não abre a comercialização de suas unidades.

2. Bar do Urso

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Uma forma de como abrir uma franquia de bebidas é investir em uma unidade da rede Bar do Urso. A franquia é ligada à Cevejaria Colorado, marca famosa de cerveja nascida no interior de São Paulo.

A franquia possui três modelos de negócios – quiosque, loja e container –, para os empreendedores que desejam atuar neste segmento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 20 a 36 meses

3. Chopp Time

A Chopo Time é uma das franquias de bares que atua em oito estados brasileiros com 23 unidades em operação. A empresa foi criada na cidade de Ribeirão Preto (SP), em 1999.

A rede possui um modelo de negócio variado, dependendo da capacidade de investimento e região de atuação do empreendedor.

Nesse sentido, ela oferece um modelo mais enxuto, de quiosque, voltado para locais mais movimentados. Há ainda o formado restaurante, com um espaço maior para atendimento ao público.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

4. Mestre Cervejeiro

A franquia Mestre Cervejeiro é uma empresa que possui um amplo cardápio de cervejas voltadas para diferentes perfis de consumidores.

Com isso, ela se apresenta sólida em um mercado em que os clientes têm gostos variados e, logo, exige das franquias de bares certa atenção para atender este amplo leque de consumidores.

Por fim, a franquia conta com mais de 60 lojas pelo Brasil em três modelos de negócios: quiosque, loja e container.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 138 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses

5. Janela Bar

Vemos duas mulheres sorrindo enquanto seguram seus copos de cerveja (imagem ilustrativa). Texto: franquias de bares.
Os bares fazem parte do lazer do brasileiro.

A franquia Janela Bar é uma rede especializada em drinks dos mais variados, além de oferecer uma grande variedade de hambúrgueres em seu cardápio.

Além disso, a Janela Bar trabalha com chopps voltados para diferentes paladares e que combinam com os petiscos oferecidos pela franquia.

Por último, o franqueado recebe treinamento e passa por um constante aprendizado junto à franqueadora por meio do ensino a distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

6. Chopp Brahma

A franquia Chopp Brahma é uma rede que trabalha com a venda de chopps, cervejas diferenciadas e tira gosto para acompanhar.

A rede foi lançada pela AmBev no ano de 2003 para facilitar a venda de seus produtos, capilarizando o comércio de chopp e cervejas.

O franqueado conta com um suporte sólido da franqueadora, além de uma marca reconhecida pelo público consumidor das franquias de bares.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

7. Confraria Paulistânia

A Franquia Confraria Paulistânia é uma distribuidora de cervejas especiais, criada pela Bier & Wein, empresa familiar fundada há mais de 28 anos e que, desde 1993, atua no mercado de cervejas especiais.

A rede conta com diversas marcas de cervejas voltadas para todos os tipos de paladar e público. Ainda, possui uma loja on-line para facilitar as vendas dos franqueados.

Por fim, o franqueado recebe treinamentos para conhecer este mercado cervejeiro e, assim, conseguir atender melhor este tipo de cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 175 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 13 a 20 meses

8. Santo Kanto Restobar

Vemos várias torneiras de chopp (imagem ilustrativa). Texto: franquias de bares.
As franquias de bebidas costumam trabalhar com um amplo cardápio de chopps.

A Santo Kanto Restobar é uma das franquias de bares do mercado com um amplo cardápio de cervejas e chopps para seus clientes.

Ademais, ela conta também com um cardápio variado e muitas opções de petiscos, como batatas fritas, mini pasteis de diferentes sabores, entre outros pratos.

A franquia centraliza a compra de produtos e os fornece para as unidades, mantendo um padrão de qualidade em todas as lojas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

9. Folks Pub Sertanejo

Uma das marcas no mercado de franquias de bares é a Folks Pub Sertanejo. Ela trabalha com um negócio de bebidas aliado ao de entretenimento.

Por fim, o empreendedor pode optar por dois modelos de negócios: o container e o premium.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 440 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 28 meses

Citamos aqui apenas algumas das franquias de bares presentes neste atrativo mercado. Cabe ao empreendedor pesquisas bem, estudar a COF das marcas e avaliar qual delas é a melhor para sua região e o seu perfil.

Nesse sentido, separamos um conteúdo com dicas para lhe ajudar neste processo de escolha da franquia mais indicada para você clicando aqui.

Caso escolha uma rede, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda está indeciso, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar a escolher a franquia mais adequada para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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