O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquias no setor automotivo que valem a pena considerar para investir

Franquias no setor automotivo que valem a pena considerar para investir

Sumário

Investir em franquias no setor automotivo pode ser uma forma de lucrar. Então, leia este texto para saber mais sobre esse modelo de negócio em alta!

Até porque, a busca por serviços automotivos cresceu 89% ao longo da pandemia. Logo, aumentou a demanda por profissionais e empresas com qualificação.

Sendo assim, ao escolher uma das franquias no setor automotivo, você consegue atuar neste segmento de forma muito mais simples. Afinal de contas, elas funcionam por meio de um plano de negócio próprio.

Outro destaque é a variedade de serviços que esta área reúne. Há, por exemplo, vistoria veicular, rastreamento, mecânica em geral e estética automotiva.

Franquias automotivas valem a pena?

Sim, valem a pena. Isso porque, o segmento de franquias automotivas no Brasil apresentou crescimento significativo. Essa é apenas uma das vantagens de investir nesse setor.

No período entre 2021 e 2022, as franquias automotivas apresentaram variação de 11,3%. Por sua vez, a receita no período cresceu 16,8%.

Como você viu, durante a pandemia, a procura por serviços automotivos cresceu 89%. Entre os serviços em alta estão: elétrica automotiva, funilaria automotiva, limpeza e polimento, mecânica geral e insulfilme.

Os franqueadores oferecem inúmeros suportes para que as unidades franqueadas tenham sucesso. Elas podem contar, por exemplo, com o apoio da franqueadora em diversos aspectos como jurídico, financeiro e até marketing.

Sem contar que, ao investir em uma franquia, você tem a oportunidade de representar uma marca já consolidada no mercado. Ou seja, um negócio que o público já conhece e respeita. Por isso, é muito mais simples prospectar e fidelizar os clientes.

O carro é um bem durável, tem custo elevado e é um dos maiores sonhos de consumo dos brasileiros. Assim, é improvável que um proprietário permita que uma empresa que ele não conhece e confia faça algum tipo de serviço no veículo. 

Além disso, o segmento de franquias automotivas é bastante diversificado no que diz respeito a valores de investimento e formatos de negócios disponíveis. Quem tem um orçamento mais limitado, por exemplo, pode optar por uma franquia de delivery. 

Nesse modelo, o franqueado trabalha em casa e só sai para prestar serviços quando o consumidor solicita.

Para quem uma franquia no setor automotivo é indicada?

O perfil ideal do franqueado automotivo vai depender do modelo de negócio de cada franquia. Contudo, existem algumas características comuns neste perfil. 

Por exemplo, o perfil empreendedor que se alinha com a tarefa. Ou seja, pessoas com competências para desenvolver as atividades necessárias para manter a franquia funcionando.

Há também a sugestão de um perfil que tenha afinidade com o setor automotivo. Afinal de contas, você vai mergulhar de cabeça neste segmento e é importante que goste dele.

Os franqueados podem contar com o apoio do franqueador, transferência de know-how e assessoria em diversas questões, como marketing e demandas jurídicas. Mas muitas franquias oferecem facilidades para quem deseja empreender na área. 

Contudo, isso não dispensa um perfil proativo e alinhado com as expectativas da marca. Além disso, é recomendado que se tenha habilidades comerciais e de negociação.

De modo geral, não são os franqueados que realizam os serviços nos carros. Por isso, você precisará de uma equipe e, neste sentido, a gestão de pessoas é outra característica essencial.

Agora você já sabe se as franquias no setor automotivo são ou não para você, certo? Então, que tal conhecer algumas opções para empreender? Continue lendo e se surpreenda com a seleção de marcas que preparamos.

Melhores franquias no setor automotivo, para você abrir

Chegou a hora de conhecer as principais franquias no setor automotivo. Elas atuam em diversos segmentos, desde mecânicas tradicionais até estética automotiva.

Dessa forma, analise conforme suas preferências. Isso porque, pode ser que você não goste de um nicho, mas outro lhe agrade.

[raio_x]

Qual a melhor franquia de carros para abrir?

A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque, existem diversos fatores que facilitam a escolha das franquias no setor automotivo. Uma delas é o segmento de mercado que você deseja atuar, como estética, mecânica ou fiscalizações. 

Há também uma avaliação dos serviços oferecidos no setor. A indicação é escolher um investimento que vá de acordo com o perfil do empreendedor.

Os empreendedores podem ter um perfil mais comunicativo, portanto, seus modos são mais adequados para vender serviços e, principalmente, produtos. Se o empresário já tiver algum conhecimento sobre carros, pode investir em franquias dos mais variados serviços. 

Porém, cabe ao candidato a franqueado analisar bem se deseja trabalhar com a marca. Logo, para selecionar uma franquia, é preciso avaliar a reputação da empresa de forma criteriosa. 

Dessa forma, suas três redes preferidas e procure-as na internet. Depois, se houver unidades na sua região, é hora de visitar os locais e conhecer o negócio de perto.

Seja realista com sua condição financeira a longo prazo. Existem franquias automotivas baratas para abrir, então, você pode economizar. 

Além disso, converse com outros franqueados da marca que pretende empreender. Descubra quanto você está disposto a investir em seu negócio e qual o retorno sobre o lucro que espera obter com esse investimento.

Passo a passo para abrir sua franquia automotiva

O primeiro passo para comprar sua franquia é entrar em contato direto com a franqueadora. Este será o momento para estabelecer esta parceria. 

Normalmente, as empresas disponibilizam um formulário em seus sites. Assim, você entra, preenche com seus dados e aguarda uma análise. Para ter ainda mais segurança na hora de comprar uma franquia, é importante conversar com outros franqueados da marca.

Certifique-se de que a franqueadora garante o que promete na COF, a Circular de Oferta de Franquia, e outros documentos. Dessa forma, você saberá tudo sobre o negócio antes de investir.

Não é possível administrar um negócio e buscar a excelência se você não confiar no que está vendendo. Por isso, pode ser interessante visitar algumas unidades da marca.

Com a análise positiva da franqueadora, você já pode abrir seu negócio. Na sequência, é hora de cuidar dos detalhes da inauguração e começar a engajar a sua rede de contatos para prospectar os clientes.

Agora é com você! Organize sua rotina e suas finanças e inicie a busca por franquias no setor automotivo. Abra seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje