15 franquias para cidades pequenas que valem a pena você considerar

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Pequena cidade com ruas de ladeira. Imagem ilustrativa do texto franquias para cidades pequenas.
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Investir em franquias para cidades pequenas é uma boa oportunidade para empreendedores visionários, que conseguem enxergar no interior do Brasil um mercado a ser explorado. Então, confira algumas opções que separamos.

Entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades do Brasil subiu para cerca de 15%. Já nos outros 5.520 municípios, o crescimento foi mais acelerado, de 23%, mostram os dados.

Assim, cidades com menos habitantes podem se mostrar propícias para investir em um novo negócio que apresente algo inovador ou atrativo para a região, como mostraremos. Continue a leitura e saiba mais!

Vale a pena abrir negócio em cidades pequenas?

O Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), classifica cidades pequenas como sendo aglomerados urbanos com contingente populacional de até 50 mil habitantes.

Como dito, o consumo nestas cidades menores tem aumentado mais do que a média das maiores cidades. Isso mostra um deslocamento do poder aquisitivo para fora dos centros urbanos.

Ainda, é cada vez maior o número de pessoas que deixam as cidades grandes por conta dos problemas que estas regiões possuem. Por exemplo, excesso de trânsito, stress, diminuição de oportunidades de trabalho em algumas áreas e aumento do custo de vida.

Nesse sentido, o crescimento do modelo de trabalho em home office por conta da pandemia pode influenciar no maior deslocamento das pessoas para estas cidades menores.

Assim, a pessoa trabalha de casa, para uma empresa sediada nos grandes centro urbanos e capitais, mas pode morar no interior, e com isso, ter maior qualidade de vida.

Mas além disso, alguns mercados estão saturados nas grandes cidades, com muita concorrência, e por isso, muitas marcas buscam expansão para as cidades menores.

Então, esta pode ser a oportunidade de investir em franquias para cidades pequenas, voltadas para os mais variados nichos de mercado que se expandem ou se consolidam nestes locais.

Rua de cidade pequena. Imagem ilustrativa do texto franquias para cidades pequenas.
As cidades menores estão atraindo cada vez mais os empreendedores.

Melhores franquias para cidades pequenas para você abrir

Existem oportunidades de variados modelos de franquias para cidades pequenas, com investimentos que permitem empreendedores de diversos perfis investirem em um negócio.

Sendo assim, o empreendedor deve atentar-se ao modelo de negócio de cada franquia, para analisar se a marca se encaixa ao mercado local bem como a sua capacidade de investimento.

Da mesma forma, ficar atento às redes de franquias que oferecem um apoio sólido e que tenham uma boa logística para entregar produtos mesmo nas cidades do interior.

A franquia pode ser uma marca forte nas capitais, mas para atuar no interior ela precisa se adequar, e nem sempre a franqueadora consegue. Por isso, o empreendedor deve ficar atento e analisar bem o histórico do negócio.

Do mesmo modo, o empreendedor precisa analisar bem a Circular de Oferta de Franquia (COF) e ver como é o trabalho no dia a dia da marca. Com isso ele avalia se este negócio se encaixa ao seu perfil.

Outra informação importante na COF é o contato dos franqueados e ex-franqueados da empresa. Você pode buscar mais detalhes sobre o negócio junto a estes parceiros. Em seguida, ficar mais seguro antes de investir na franquia.

Enfim, como o mercado de franquias é bem amplo, o empreendedor deve pesquisar bem, entender quais são as lacunas das cidades, nichos de negócios que possam prosperar com mais consistência.

Agora apresentamos para você algumas dessas franquias para cidades pequenas, para atuar nos mais variados nichos de mercado e com investimentos que cabem no seu bolso. Confira!

1. Cream Berry

Uma das franquias para cidades pequenas é a Cream Berry, que trabalha com a venda do creme de açaí e seus acompanhamentos.

A empresa iniciou seus trabalhos como Akasa do Açaí e recentemente alterou seu nome para Cream Berry, após entrar para o grupo Encontre Sua Franquia. Esta nova parceria foi destaque no Diário do Comércio.

Logo, a franquia atua com um modelo simples de negócio, e não precisa de muito espaço nem grande quantidade de funcionários. Assim, facilita a gestão e diminui custos para o franqueado.

Mas além disso, a rede trabalha com a fabricação centralizada do creme de açaí, mantendo a padronização do produto em todas suas unidades.

Enfim, são três modelos de negócios: Express e Container, ambos voltados para o self service, e o modelo To Go, montado em um pequeno espaço, com atendimento convencional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Veja mais sobre a franquia Cream Berry no vídeo abaixo.

2. Jin Jin

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A franquia Jin Jin é uma das marcas mais conhecidas no segmento de franchising de Alimentação. A rede é especializada em comidas asiáticas, como japonesa e chinesa.

A marca possui um cardápio amplo, com sushis, yakisobas, temakis, bentôs, rolinhos, entre outros. Além disso, possui um modelo de negócio voltado para shoppings e praças de alimentação de centros comerciais.

E ainda, o franqueado recebe todo o treinamento para a gestão da unidade e orientações para a contratação de colaboradores.

Por fim, a rede possui bastante experiência no setor, com uma atuação de destaque há mais de 20 anos e atualmente com mais de 70 unidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

3. Acesso Saúde

A franquia Acesso Saúde é uma rede especializada em consultas e exames médicos dos mais variados, em um formato de negócio enxuto e atrativo para os empreendedores.

Sendo assim, a marca trabalha com consultas, exames, odontologia, vacinação, programas de saúde preventiva, medicina ocupacional e terapias complementares.

A rede oferece um programa de apoio financeiro ao franqueado durante o 1º ano após a abertura da clínica médica e um estudo de mercado personalizado para sua região.

Dessa forma, o empreendedor tem a segurança de investir em uma localidade atrativa, e ainda, com um amplo catálogo de serviços para disponibilizar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 285,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 15 a 24 meses

4. Não+Pelo

A franquia Não+Pelo é uma rede de fotodepilação e outros serviços ligados à beleza, que atua desde 2012. Ainda, a rede possui unidades em 14 países e é uma das franquias para cidades pequenas.

Nesse sentido, a marca oferece o suporte necessário para a abertura do seu negócio. Assim, auxiliando quanto ao ponto comercial, treinamento de gestão, treinamento técnico e acompanhamento do desempenho.

Mão com luva aplicando laser de depilação na perna de uma mulher. Imagem ilustrativa do texto franquias para cidades pequenas.
O mercado de beleza oferece diversos tipos de serviços que possuem grande público nas cidades menores.

Depois, os franqueados contam com treinamentos, capacitações continuadas e assistidas por profissionais qualificados, vindos, inclusive do exterior, e experientes nas áreas de estética, beleza e bem-estar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 285,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 15 a 24 meses

5. Lug’s

Uma das franquias para cidades pequenas é a rede Lug´s, especializada em frango frito no balde e também oferece outros tipos de produtos em seu amplo cardápio.

Por exemplo, a franquia trabalha com batatas fritas, chopps, pratos executivos, saladas, entre outros. Mas atualmente, a franquia conta com mais de 160 unidades comercializadas no Brasil e Europa.

Logo, isso mostra a solidez do negócio, o que é algo importante para o empreendedor avaliar as franquias que valem a pena. Assim, para a instalação da unidade, o empreendedor recebe todo o auxílio da franqueadora, seja para aquisição de maquinário, treinamentos e layout da loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 17 a 24 meses

6. Lady & Lord

A Lady & Lord foi inaugurada em 1983 como um salão de cabeleireiros e hoje conta com 18 unidades espalhadas por cinco estados do Brasil.

Então, atualmente a franquia oferece diversos serviços de beleza em suas unidades, tanto para homens quanto para mulheres, como: tratamento para cabelo, para a pele e maquiagem.

Do mesmo modo, a franquia conta com quatro modelos de negócios, sendo o mais barato, o tipo franquia de conversão, que busca expandir a marca.

Dessa forma, caso você tenha um pequeno negócio em uma cidade pequena e queira contar com o know-how da franquia, pode investir menos e se tornar um franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 a 36 meses

7. Drogavet

Mulher brincando com um cachorro.
As franquias voltadas para os animais domésticos são uma boa oportunidade para empreender.

Uma das franquias para cidades pequenas é a Drogavet, rede especializada em remédios manipulados para animais.

A franquia possui mais de 16 anos de experiência no setor, e oferece um amplo catálogo de produtos para animais de várias espécies.

Mas além disso, a franquia trabalha com dois modelos de negócio, um voltado para cidades com mais de 150 mil habitantes e outro para cidades acima de 500 mil habitantes.

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Enfim, o franqueado recebe todo o suporte da franqueadora, que orienta para  montagem do negócio, contratação de funcionários, entre outros detalhes da gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 30 meses

8. Clínica da Cidade

A Clínica da Cidade criou o conceito de medicina acessível no Brasil, oferecendo atendimento médico, de modo pontual, conveniente e personalizado, em clínicas particulares completas, com excelente estrutura e conforto.

Desse modo, a marca possui mais de 20 anos de experiência no mercado e são atualmente sete unidades em operação pelo Brasil.

Assim, o empreendedor investe em um know-how sólido e ainda, em um mercado crescente em cidades menores, onde há um número pequeno de pessoas com planos de saúde.

Então, o franqueado recebe treinamento e suporte variado para a montagem e desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 490 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 a 36 meses

9. Chiquinho Sorvetes

A Chiquinho Sorvetes é uma franquia renomada no mercado de alimentação. Isso porque, a rede conta com um cardápio que oferece mais de 80 opções entre casquinhas, sundae, cascão, petit gateau, milk shakes e mix de sorvetes com complementos.

Mas atualmente, a rede conta com mais de 500 unidades no país, espalhadas por 25 estados, além de unidades no exterior.

Sendo assim, a franquia trabalha com um modelo de quiosque, loja comum, shopping e loja básica. Por fim, o empreendedor pode optar por investir no formato mais adequado para o seu bolso e para a sua região.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 280 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Casquinhas de sorvetes com granulados coloridos.
A franquia Chiquinho trabalha com um amplo cardápio de sorvetes.

10. Instituto Embelleze

Esta franquia atua no ramo de beleza do franchising desde 2003, e oferece cursos para quem deseja prestar serviços nessa área. Além disso, a marca possui produtos próprios que podem ser comercializados pelos franqueados.

Atualmente a rede conta com mais de 300 unidades e possui três modelos de negócio: um para cidade pequena de até 100 mil habitantes, um modelo para cidade média e outro para capitais.

Então, com isso, o franqueado consegue atuar neste amplo mercado de cosméticos e que muitas vezes encontra um público-alvo em potencial grande em cidades pelo interior do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 119 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

11. Super Ótica São José

A franquia Super Ótica São José é uma rede que nasceu na cidade de São José dos Pinhais, no interior do estado do Paraná.

Vinda de onde veio, é uma das franquias para cidades pequenas, que nasceu no interior e é ideal para empreender em regiões menores em todo o Brasil.

Desse modo, a franquia oferece aos empreendedores uma série de suporte, como o auxílio para a escolha do melhor ponto para a unidade, treinamentos para conhecer a operação e o mercado.

E ainda, é um negócio de alta rentabilidade, possibilitando bons ganhos para os empreendedores e segurança em relação ao retorno do investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 15 a 36 meses

12. Supera

A franquia Supera é um instituto de educação que oferece ensino e treinamento individualizado que visa o desenvolvimento pessoal e profissional, potencializando a criatividade, a concentração, o raciocínio lógico, a autoconfiança e a autoestima.

Sendo assim, é uma das franquias para cidades pequenas, tendo em vista que muitas dessas cidades não possuem grandes faculdades ou oportunidades de qualificação por meio de cursos.

Homem de camisa amarela sentado em frente um computador. Imagem ilustrativa do texto franquias para cidades pequenas.
A Supera permite ao empreendedor captar diferentes perfis de clientes.

Atualmente, a rede conta com 314 unidades espalhadas pelo Brasil e tem um modelo de negócio voltado para cidades com até 85 mil habitantes.

Enfim, o franqueado recebe todo o treinamento para conhecer a operação da franquia, bem como para realizar o trabalho de gestão e marketing da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 119 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

13. Casa do Construtor

A franquia Casa do Construtor trabalha com aluguel de equipamentos para construção civil e conta atualmente com 323 unidades.

Portanto, é uma franquia consolidada no mercado e uma oportunidade para o empreendedor investir em cidades do interior, principalmente aquelas que passam por um processo de expansão imobiliária.

Logo, para a atuação, o franqueado recebe auxílio na gestão do negócio, montagem da loja, captação de clientes por meio de um trabalho de marketing. Em seguida, conta com treinamentos para conhecer a operação do negócio.

Assim, é uma forma de investir em um negócio com menos riscos e uma possibilidade de grandes ganhos ao longo dos anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 370 mil
  • Faturamento médio bruto mensal: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

14. Fábrica de Bolo Vó Alzira

A Fábrica de Bolo Vó Alzira surgiu em 2008 com a ideia de fazer bolos caseiros para vender. Atualmente conta com mais de 200 unidades em todo o Brasil.

Sendo assim, em seu cardápio, a franquia oferece mais de 50 sabores de bolos que possuem uma produção padronizada pela marca, o que facilita o dia a dia do franqueado.

Pessoa segurando um bolo em uma tábua. Imagem ilustrativa do texto franquias para cidades pequenas.
São diversos tipos de bolos com os quais a franquia trabalha.

Por fim, a marca conta com três modelos de negócio, express, padrão full e mall. E ainda, o franqueado pode optar por instalar uma unidade em diversos locais diferentes. 

Dessa forma, o franqueado consegue analisar que tipo de negócio melhor se encaixa à sua região de atuação e sua capacidade de investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: até 24 meses

15. Água de Cheiro

A Água de Cheiro é uma das franquias para cidades pequenas, pois possui um renome no mercado e anos de atuação. A rede conta com um amplo catálogo de produtos, entre perfumes e cosméticos.

Desse modo, para os investidores, a marca disponibiliza dois modelos de franquia sendo: de loja e quiosque. Assim, o empreendedor pode escolher aquele que melhor se ajusta ao seu bolso e sua região de atuação.

E ainda, o franqueado recebe orientação para o trabalho de marketing e para a gestão administrativa do negócio. Isso permite que empreendedores sem experiência possam investir sem medo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Falamos de algumas das franquias para cidades pequenas presentes neste amplo mercado do franchising. Isso porque, são oportunidades para o empreendedor aproveitar o crescimento do consumo nas regiões interioranas.

Ainda, algumas destas franquias são mais baratas, são ideais para empreendedores com menos recursos, mas que mesmo assim não desistem do sonho de ter o próprio negócio.

Por fim, separamos um conteúdo com diversas dicas para escolher a franquia ideal para o seu perfil. Lembre-se que essa seleção deve ser bem feita para que o empreendedor possa investir com segurança.

*Informações publicadas em MARÇO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

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