Pensa em montar um negócio online? Veja aqui algumas dicas de como fazer

Por
em
Vista aérea de mulher usando computador e tablet em mesa com livros. Ilutração do texto sobre montar um negócio online.
Advertisement

Montar um negócio online é uma boa opção para quem quer empreender com baixo investimento. Neste texto, você confere dicas para começar seu empreendimento na internet.

Com a pandemia, os negócios online, que já eram uma tendência, cresceram ainda mais. Segundo pesquisa, o e-commerce brasileiro faturou 48,4% a mais em 2021. Além disso, as vendas online cresceram 35,3%.

Mas uma das explicações para o bom desenvolvimento do setor é a praticidade e facilidade em oferecer produtos e serviços. Sendo assim, montar um negócio online pode ser uma alternativa para a instabilidade da economia.

Como funciona um negócio online?

Os modelos de negócio online estão ganhando cada vez mais espaço no faturamento das empresas. Isso porque, as áreas de atuação para esse modelo são diversas, englobando produtos e serviços para quase todo tipo de necessidade.

Assim, o diferencial é que essas empresas não precisam possuir um ponto de venda fixo. Dessa forma, o trabalho é realizado completamente online, sem a necessidade do consumidor se deslocar até um local específico. 

Mas além disso, esses modelos costumam não exigir muitos funcionários. Logo, os gastos internos com custos operacionais costumam diminuir de forma considerável.

Ou seja, os negócios online têm o mesmo objetivo que as lojas físicas. Contudo, têm mais flexibilidade, já que o empreendedor determina seu horário de trabalho.

Porém, montar um negócio online demanda uma plataforma que conecte o empreendedor e o cliente.  Assim, você pode escolher um site, aplicativo ou mesmo as redes sociais para fechar os negócios.

Também vale destacar que, embora sejam mais baratos, os negócios online possuem gastos específicos. Por exemplo, investimento em anúncios digitais, hospedagem do site ou aplicativo e demais valores de manutenção.

7 passos para montar um negócio online de sucesso

A seguir, você confere dicas valiosas para montar um negócio online e ter lucro por meio da internet. Por isso, continue a leitura e saiba mais!

1. Entenda o que você quer vender

Mulher sentada em sofá com notebook no colo e xícara na mão. Ilutração do texto sobre montar um negócio online.
Encontrar um segmento que te agrade é o primeiro passo para montar um negócio online.

Em primeiro lugar, tanto para negócios online, como físicos, é essencial conhecer bem o mercado que deseja se inserir. Dessa forma, o empreendedor irá saber exatamente em qual parte esse mercado tem falhas e poderá criar soluções para elas.

Dessa forma, é possível se destacar no mercado oferecendo um serviço inovador. Porém, para enxergar essas lacunas no mercado é essencial conhecê-lo. E não apenas o produto ou serviço, mas também o público que consome.

Então, além disso, faz toda diferença atuar em um segmento que te agrade. Afinal, você vai investir tempo e dinheiro no negócio e ele precisa te manter motivado.

Portanto, vale a pena pesquisar sobre os segmentos. Isso porque, cada área tem seu perfil de empreendedor específico. Então, ao conhecer essas características, você pode perceber qual empreendimento tem mais envolvimento com seu perfil.

2. Conheça seu público-alvo

Advertisement

Como citado anteriormente, conhecer o mercado também significa conhecer o público-alvo que o empreendedor quer atingir. Além de muita pesquisa para analisar esses dados de forma efetiva.

De modo geral, existem diversas características que auxiliam a entender melhor o seu público-alvo, com especificações úteis para essa análise. Como critérios demográficos, que englobam gênero, idade, estado civil, nível de escolaridade e renda. 

Mas é importante saber a localização geográfica dos consumidores. Neste sentido, os negócios online possuem uma grande vantagem, pois tem a capacidade de atender para além dessas barreiras.

É necessário saber também se o produto ou serviço será oferecido para pessoas físicas ou jurídicas. Já outras informações importantes são: gerações que vão consumir, seus hábitos e exigências. 

Por fim, até mesmo as características psicológicas em relação ao comportamento de quem compra podem te ajudar. Então, para ter acesso a essas informações, é você pode contratar uma empresa de pesquisas de compra ou analisar dados de pesquisas.

3. Planeje o negócio

Mulheres planejando negócio usando post its colados em parede. Ilutração do texto sobre montar um negócio online.
O planejamento é umas das etapas mais importantes de qualquer negócio.

O planejamento é um ponto-chave para montar um negócio online de sucesso. Isso porque, um plano de negócio efetivo vai responder perguntas sobre a organização da empresa, seus clientes, fornecedores e muito mais. 

Dessa forma, o empreendedor vai ter uma visão ampla da empresa e saber exatamente como será aplicada. O planejamento do negócio, embora não evite que imprevistos aconteçam, oferece ações efetivas de como resolvê-los. 

Mas de modo geral, os negócios online costumam ser mais simples. Porém, isso não dispensa um bom planejamento. Afinal, você vai precisar seguir uma série de procedimentos até atingir seu público-alvo.

Portanto, um bom planejamento inclui todos os passos para que o negócio caminhe. Isso é importante, inclusive, para que o empreendedor tenha tempo para se dedicar a sua vida pessoal. 

4. Considere abrir uma franquia

Muitos dos desafios de abrir um negócio podem ser superados por meio da aquisição de uma franquia. Dessa forma, as franqueadoras já possuem uma vasta experiência no mercado que ajudam quem está começando.

Isso porque, no mercado de franquias, os investidores recebem um plano de negócio pronto. Assim, os franqueados podem ter a tranquilidade de atuarem com a parte “boa” do negócio. Ou seja, atendimento ao cliente, gerenciamento e divulgação da unidade.

Logo, o investidor também precisa se dedicar e se esforçar para o sucesso do negócio. Mas vai contar com o apoio da franqueadora em todas as fases da empresa. Além de assessorias, treinamentos, entre outros. 

Sendo assim, muitas dessas franquias oferecem negócios que permitem o franqueado vender sem a necessidade de pontos físicos, ou se preocupar com o envio e estoque dos produtos. Em seguida, o empreendedor chega com mais facilidade aos clientes.

Além disso, as franquias online costumam ser opções mais baratas de investimento. Dessa maneira, elas estão nas mais diversas áreas, de modo que o investidor pode escolher aquela que mais se ajuste ao seu perfil.

Mulher sorrindo de braços cruzados em primeiro plano e grupo de pessoas ao fundo. Ilutração do texto sobre montar um negócio online.
O mercado de franchising pode ser vantajoso pelos suportes oferecidos pela franqueadora.

Por isso, as franquias são formas mais simples e seguras de investimento. Além do mais, o setor apresentou bom faturamento, mesmo na pandemia.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$ 56,6 milhões no quarto trimestre de 2021. Então, o número significa um crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2019.

Ou seja, o franchising está se recuperando economicamente. Dessa forma, há muitas franquias em que vale a pena investir para montar um negócio online.

Clique no botão abaixo para conferir opções de franquias para investir.

5. Organize a logística de entrega

A logística de entrega corresponde aos processos envolvendo preparo, separação, identificação, rastreamento e entrega do produto para o cliente final. Dessa forma,  esse aspecto irá interferir diretamente no prazo de entrega, segurança do produto e experiência do cliente. 

Advertisement

Por isso, organizar a logística é de extrema importância para o sucesso do negócio. Por sua vez, no caso dos negócios online é necessário planejar como a entrega vai funcionar, como delivery, transportadoras, correios etc.

Assim, é importante também delimitar os canais de comunicação com o cliente. Afinal, você precisa informar sobre detalhes da entrega e tirar dúvidas se necessário.

Mas além disso, você precisa escolher uma plataforma que proporcione agilidade para os clientes e empresas. Já outro ponto importante é como vai funcionar o monitoramento dessa entrega, para proporcionar transparência e segurança ao processo.

A taxa de entrega precisa ser calculada, para a empresa não sair no prejuízo e os clientes não terem nenhuma surpresa com o valor cobrado. Assim, é necessário informar e cumprir o prazo de entrega. 

Em negócios online essa parte costuma ser responsabilidade da franquia, que custeia a logística desde o seu armazenamento até a entrega diretamente para o cliente. Logo, o processo é mais simples para o franqueado.

Entregador entregando caixas a cliente.
Pensar na logística é uma etapa fundamental do planejamento de um negócio online.

Mas, em todo caso, a logística demanda atenção e planejamento. Sem contar que este é um dos setores que mais muda com a evolução da tecnologia, o que demanda que o empreendedor esteja sempre atualizado.

6. Saiba o quanto você vai gastar

Para abrir uma empresa é preciso de um investimento inicial. Isso porque, esse gasto inclui infraestrutura, custos operacionais e capital de giro, por exemplo. 

Porém, para montar um negócio online esses custos podem ser diminuídos de forma considerável. Além disso, se o empreendedor escolher uma franquia, pode economizar ainda mais.

Os gastos de uma empresa são proporcionais ao porte do negócio. Dessa forma, o ideal é criar uma planilha detalhando os custos estimados e custos fixos.

Mas no caso das franquias todos esses custos estão especificados e detalhados na Circular de Oferta de Franquia (COF). Assim, o franqueado pode saber o valor exato para o investimento inicial e manutenção da sua unidade.

De modo geral, esse planejamento é muito importante para que o investidor saiba o valor que precisa ser gasto. E assim, evitar prejuízos até que o negócio alcance o ponto de equilíbrio e comece a gerar lucros a partir do seu faturamento.

Contudo, é preciso ter em mente que os custos do negócio não se resumem à abertura. Mesmo no caso dos negócios online, há valores de manutenção, impostos e outras taxas que podem surgir de acordo com a área.

7. Planeje o marketing da sua empresa

O planejamento de marketing detalha toda a estratégia de marketing durante um período pré-determinado. Desse modo, o documento contém os objetivos, indicadores, análises, estratégias e outras informações importantes. 

Então, para as empresas online, o marketing digital efetivo é essencial para o sucesso do negócio. Afinal, com boas estratégias, as chances de mais pessoas conhecerem seu negócio são maiores.

Celular com tela escrito online marketing ao lado de óculos e xícara de café.
O marketing digital pode ser o diferencial entre o seu negócio e o concorrente.

Além disso, o planejamento de marketing é uma forma de posicionamento. Ou seja, mais que vendas, o marketing ajuda a construir a reputação e o modo como uma marca é vista pelo mercado e pelos clientes.

Vale a pena montar um negócio online?

Os negócios online já estão consolidados no mercado. Mas sem dúvida essa é uma tendência duradoura e acelerada ainda mais pela pandemia. Atualmente, as vendas online podem ser mais da metade do faturamento de um negócio.

Sendo assim, gera facilidade e agilidade, tanto para o consumidor, quanto para o empreendedor. E ainda, uma das principais e mais aparentes vantagens do negócio virtual é o seu amplo alcance sem limitações geográficas. 

Dessa forma, o empreendedor pode vender para todo o país e até para o mundo. Já outra grande vantagem é que muitas vezes os negócios online são 24 horas. Ou seja, o cliente pode comprar os produtos em qualquer hora do dia, sem se preocupar se está aberto ou precisar se deslocar.

Logo, também facilita e flexibiliza a gestão. Além do mais, esses negócios são ideais para renda extra. Isso porque, permitem trabalhar em horários convenientes para o investidor.

Portanto, um negócio virtual costuma ser muito mais fácil de se abrir. Assim, muitas vezes não é necessário contratação de funcionários, aluguel de espaço ou alvará de funcionamento. O investidor precisa apenas de um CNPJ.

Por fim, montar um negócio online pode ser o primeiro passo para empreendimentos maiores. Depois, com o sucesso da marca, é possível se expandir ou visar novos mercados.

Agora que você está por dentro do assunto, confira também algumas opções de franquias que cabem no seu bolso: Franquias baratas 2021/2022: 240 melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro.

Advertisement
Advertisement