Quais são os negócios lucrativos em alta no momento?

Por
em
Foto de uma moça de blusa branca mexendo em um computador em uma mesa de madeira, com um celular e uma xácara ao lado. Imagem ilustrativa para texto negócios lucrativos.
Advertisement

Se você está em busca de ideias de negócios lucrativos para investir, saiba que existem várias oportunidades distintas no mercado. Dessa maneira, você pode encontrar a opção que melhor se encaixa no seu perfil. Descubra quais são os tipos de negócio a seguir. 

Para quem deseja ter um empreendimento próprio e conseguir autonomia para trabalhar, se preparar para esse momento é fundamental. Afinal, para começar qualquer tipo de negócio, é preciso ter todo um planejamento. 

O primeiro passo é se conhecer e entender qual tipo de negócio você pretende administrar. Já que, ao se tornar o responsável por uma empresa, você irá dedicar boa parte do seu tempo a ela, fora os investimentos financeiros. 

Outro detalhe importante, é que você precisa analisar a viabilidade do negócio de acordo com o público-alvo e o local onde ele ficará instalado.

Ou seja, existem pessoas para consumir o que você oferece? Além disso, você entrega algo diferente dos seus concorrentes?  

Enfim, são inúmeras perguntas e análises que precisam ser feitas para que você faça um investimento inicial seguro, e consiga desenvolver seu negócio de forma adequada. E assim, você também deve analisar quais opções possuem boas chances de sucesso e que podem ter um bom retorno. 

Por isso, separamos a seguir sete dicas de oportunidades de negócios que podem ser atrativas para você. Ao conhecê-las, você pode avaliar aquela com a qual melhor se identifica. Acompanhe a leitura conosco! 

7 negócios lucrativos para investir e lucrar em 2021

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente, e não só pelo retorno financeiro, como também pela autonomia e flexibilidade.

A opção por empreender pode ser uma alternativa para quem busca complementos de renda e até uma nova inserção no mercado de trabalho. 

Em 2020, com a pandemia do coronavírus, várias transformações sociais e econômicas ocorreram. Inclusive, muitas pessoas perderam empregos e precisaram encontrar outras formas de atuação. 

Pessoa mexendo em um tablet, ao fundo vemos um computador em uma mesa de madeira. Imagem ilustrativa para texto negócios lucrativos.
Ter seu próprio negócio pode ser uma forma de conseguir autonomia.

E para se ter uma ideia, começar a empreender foi uma dessas formas, já que o empreendedorismo cresceu e bateu recordes. Desse modo, estima-se que 30% do Produto Interno Bruto brasileiro venha dos empreendimentos. 

Ou seja, além de ser um fator importante para a economia nacional, cada negócio que surge no mercado pode trazer várias transformações para a vida de quem está envolvido.

O investidor pode conseguir uma qualidade de vida melhor, pode gerar emprego e dar oportunidade para várias pessoas no mercado, e ainda impactar positivamente a sociedade com bons produtos e serviços. 

Então, com um crescimento tão significativo do empreendedorismo em 2020, as apostas são grandes para 2021. O que não falta no mercado são opções distintas de investimento.

Portanto, independente dos seus interesses e perfil, é possível encontrar um segmento de atuação que seja interessante e prazeroso. Sendo assim, confira sete dicas de negócios lucrativos a seguir. 

1. Alimentação saudável

Você já parou para pensar como o número de pessoas em busca de uma vida mais saudável está crescendo a cada dia? E com isso não estamos falando apenas da prática de esportes e a frequência na academia, mas também de uma alimentação mais saudável. 

Para se ter uma ideia, em 2019, o Euromonitor International divulgou uma pesquisa em que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial a respeito da venda de alimentos e bebidas saudáveis. Aliás, esse mercado movimenta em torno de US$ 35 bilhões por ano no país. 

Portanto, podemos perceber como não só os hábitos estão mudando, como também temos um mercado forte em desenvolvimento. Especialmente, cheio de oportunidades para quem deseja investir na área. 

Sendo assim, é possível trabalhar com uma variedade de produtos, como as marmitas fitness e veganas. Ou mesmo realizar a venda de vitaminas, suplementos alimentares e alimentos funcionais.

Além disso, é possível oferecer lanches rápidos e que não perdem a característica saudável, como saladas prontas e pratos equilibrados. Ou até mesmo, sanduíches e demais lanches feitos com alimentos integrais. E claro, ainda bebidas, como as vitaminas e smoothies. 

Foto de um prato preto com salada, ao lado temos um vasilha com molho e outra com petiscos, tudo em uma mesa de madeira. Imagem ilustrativa para texto negócios lucrativos.
Oferecer lanches e refeições saudáveis pode ser uma boa forma de atuar no ramo de alimentação.

No entanto, a variedade não está presente apenas nos tipos de produtos ofertados, mas também nas formas de operação. Um investidor pode apostar em uma loja de rua, ou mesmo nas lojas e quiosques para shoppings. 

Uma possibilidade diferente e que já está presente no mercado são os contêineres, que também possibilitam uma forma interessante de atuação. E temos também a venda por sites e delivery, sem precisar necessariamente de um ponto físico. 

2. Mercado pet

Advertisement

Uma outra tendência de negócios lucrativos, que não podemos deixar de considerar, são os produtos e serviços para animais de estimação.

Afinal, os donos de pet estão cada vez mais preocupados em dar qualidade de vida para seus bichinhos, além de momentos cheios de mimos e cuidados especiais. 

Inclusive, o Brasil já se tornou o segundo maior mercado de produtos pet, tendo 6,4% de participação mundial. O país perde apenas para os Estados Unidos.

Com os avanços cada vez mais frequentes da medicina veterinária, e nos produtos que podem trazer ainda mais melhorias para a alimentação e vivência do dia a dia, as oportunidades de atuação são boas. 

Do mesmo modo, ao atuar com o mercado pet, é possível ganhar dinheiro de formas bem distintas. Ou seja, você pode trabalhar com serviços ou produtos. 

Por exemplo, você pode trabalhar com a chamada pet food, a comercialização de rações, bifinhos, snaks e outros petiscos.

Ou mesmo com o pet care, vendendo produtos como shampoos, equipamentos e demais acessórios que podem auxiliar nos cuidados com os bichos. 

Outra boa oportunidade é a área de serviços pet, que pode ir desde os tradicionais pet shops, até serviços diversos, como hoteizinhos, passeios programados, adestramento e afins. E claro, temos a venda de remédios e outros produtos ligados à saúde do animal. 

foto de um cachorro caramelo  cheirando a mão de uma pessoa.
O mercado pet cresce graças às preocupações dos donos de animais que buscam mais qualidade de vida para seus bichos.

3. Entregas e serviços delivery

Já para quem busca pequenos negócios lucrativos, atuar com as entregas e serviços delivery é a oportunidade ideal de aproveitar uma tendência. Isso porque, trabalhando com delivery, você não precisa necessariamente investir em uma estrutura física para receber clientes em seu estabelecimento. 

Ou seja, você precisará investir apenas no local responsável pela produção dos alimentos, e com isso, pode ter seus gastos reduzidos. Ou então, você nem precisa produzir: pode fazer parcerias e apenas realizar as entregas.

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, a forma de atuação dos restaurantes e lanchonetes foi por meio do delivery, algo que antes era apenas uma das alternativas de consumo.

No entanto, com as recomendações de segurança, essa forma de compra se estendeu para outros estabelecimentos, como padarias, farmácias, supermercados e até lojas de roupas. 

Para se ter uma ideia, o mercado de delivery no Brasil já vinha se desenvolvendo desde 2018, registrando um crescimento de 28%. Mas em 2020, com uma necessidade ainda maior, o crescimento do delivery chegou a 60%.

Assim, com mais pessoas experimentando o serviço e entendendo toda a praticidade envolvida, as chances de ele permanecer em alta são grandes. Por isso, apostar em entregas é algo positivo para quem deseja investir, e os campos de atuação são amplos. 

Então, é possível trabalhar com estabelecimentos que realizam entregas, seja com lanches e outros produtos. E também já se pode trabalhar diretamente com aplicativos e demais soluções que oferecem o serviço de entrega, ligando os estabelecimentos e clientes.  

4. Beleza e cosméticos naturais

Um outro setor interessante é o de beleza e cosméticos naturais. Principalmente, porque os cuidados com a beleza e o interesse pela estética são importantes para os brasileiros, tanto as mulheres, quanto os homens. 

Pote te vidro com um cosmético verde claro, Temos folhas e flores de plantas em cima e ao redor do pote. Imagem ilustrativa para texto negócios lucrativos.
Cosméticos naturais atraem muitos clientes que se preocupam com a composição dos produtos.

E com as pesquisas constantes do ramo, o surgimento de novos produtos e soluções, as formas de atuação podem ser diversas. Sendo assim, é possível trabalhar com os mais variados produtos e, inclusive, aproveitar as alternativas naturais, que são múltiplas. 

Ou seja, as preocupações com a saúde e a busca por formas mais naturais de se viver também são tendência nos produtos para cuidados pessoais e estéticos.

É por isso que a busca por cosméticos naturais tem aumentado, e as pessoas estão mais preocupadas em analisar os componentes de um produto para consumi-lo. 

Inclusive, 80% do público afirma que confere os componentes de produtos, e 74% dão ainda mais importância para itens naturais.  

Assim, ao empreender no ramo, você pode trabalhar com produtos para pele, para o cabelo e demais cuidados com o corpo.

Além disso, é possível atuar com lojas físicas, pelo e-commerce e até mesmo por venda direta.

5. Marketing digital

Se você utiliza a internet frequentemente no seu dia a dia, e até mesmo está presente em redes sociais, já deve ter percebido como as marcas estão utilizando várias ferramentas para divulgar seus produtos e serviços.

É por isso que o marketing digital também é uma boa oportunidade de negócio lucrativo. Isso já que a presença on-line é fundamental para o desenvolvimento de negócios atualmente. 

No entanto, não adianta apenas estar presente e ter uma conta on-line. É preciso construir conteúdos relevantes e conseguir manter um bom relacionamento com público.

Por isso sempre há a necessidade de buscar por profissionais preparados, que consigam pensar em boas estratégias e posicionamentos adequados. 

Sendo assim, ao abrir um negócio de marketing digital, você poderá trabalhar com vários canais de comunicação, como e-mail e redes sociais.

Foto de uma pessoa utilizando um computador com gráficos na tela. Ao lado temos uma xícara de café e biscoitos.
O marketing digital já é algo fundamental para o desenvolvimento de um negócio.

O marketing digital é um negócio que vem apresentando grandes crescimentos nos últimos anos, chegando a movimentar R$ 23 bilhões entre 2018 e 2019.

Desse modo, é uma boa alternativa apostar em um ramo que cresce cada vez mais, e é muito necessário para vários tipos de negócios atualmente. 

6. Lojas virtuais

Utilizar a internet para fazer compras seria algo muito estranho e até mesmo visto como perigoso há alguns anos. Mas atualmente, com toda praticidade envolvida, conferir as lojas virtuais em busca de determinado produto é algo não apenas fácil, como também automático. Afinal, você pode fazer essa busca até mesmo pelo smartphone. 

E durante o ano de 2020, com muitos comércios físicos fechados, a opção de compra on-line chegou até aos consumidores mais receosos, que precisaram apostar nessa alternativa.  Não à toa, o e-commerce no Brasil teve um crescimento de 47% em 2020, registrando a maior alta em 20 anos. 

Assim, com a necessidade crescente, o número de adeptos chegou a 40% mais usuários. Com mais pessoas experimentando e encontrando soluções em vendas on-line, a tendência é que esse mercado só cresça. 

Então, para quem busca pequenos negócios lucrativos, essa também é uma boa oportunidade. Principalmente porque, trabalhando com vendas on-line você pode expandir ainda mais sua área de atuação, entregando até em estados diferentes. 

Além disso, já existem negócios que oferecem a oportunidade do investidor trabalhar em casa, sem precisar se preocupar com estoques ou entrega. Ou seja, apenas administrando o site e as vendas, como é o caso de várias franquias que já estão na área. 

7. Franquias

Uma outra forma de atuar com negócios lucrativos e, inclusive, encontrar oportunidades em todos os segmentos que já mencionamos, é por meio das franquias.

Ao se tornar um franqueado, você poderá trabalhar com uma marca já consolidada no mercado, e que irá transmitir toda a credibilidade ao consumidor.

Apostar em uma franquia oferece uma série de vantagens, como os suportes dados pela franqueadora.

Ou seja, para começar a trabalhar, você receberá todo o treinamento que precisa para saber administrar seu negócio com tranquilidade. 

Moça de blusa preta sentada utilizando um computador, temos uma caderno ao lado e no fundo lâmpadas e uma parede de tijolos.
Ser um franqueado é uma forma segura de empreender.

Em seguida, ao conduzir o negócio, você poderá contar com a empresa para receber suporte em áreas diversas. Como é o caso do marketing, apoio jurídico, para vendas, gestão de qualidade e mais. 

E claro, você terá mais facilidade para conquistar seu público e conseguir realizar boas vendas. Isso já que você será parte de uma marca conhecida e que tem a confiança do público. 

Como dissemos, você pode aproveitar para investir no segmento que mais se identifica, porque existem várias opções entre as franquias. Afinal, existem franquias de alimentação, moda, serviços diversos, turismo e muito mais. 

Além disso, com as franquias, é possível encontrar modalidades de atuação diversas, como em lojas físicas, quiosques e até mesmo com as vendas on-line e venda direta.

Desse modo, você tem uma forma de investimento seguro e que dará muitas opções para você trabalhar com o que gosta. 

Abaixo, selecionamos um vídeo com franquias em setores que estão em alta. Acompanhe!

Como funciona uma franquia?

As franquias funcionam com uma parceria entre o investidor e a marca franqueadora. Assim, o empreendedor tem a oportunidade de ter seu negócio, de uma forma já estruturada, e a empresa consegue expandir sua atuação para mais locais. 

As franquias são consideradas investimentos seguros, porque os investidores contam com um plano de negócios já desenvolvido e que já foi testado.

Com uma franquia, você já aposta em um modelo utilizado por outros franqueados e que, realmente, possui boas chances de retorno. Para se ter uma ideia, as franquias apresentam a menor taxa de mortalidade entre os empreendimentos. 

Para que você entenda melhor como funciona uma franquia e como elas podem ser negócios lucrativos, separamos o vídeo a seguir. Confira! 

Para entender melhor as vantagens de abrir uma franquia, confira o ebook gratuito que separamos abaixo. 

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

Desempenho do setor de franchising no Brasil

Para saber se você está apostando em negócios lucrativos, é importante analisar também se você irá investir em um negócio com boas chances de crescimento, e claro, bons números de faturamento. 

E quando falamos em franquias, temos um setor que apresenta números bem positivos. Isso porque, em 2019, o franchising brasileiro teve um crescimento de 6,8%, segundo a Associação Brasileira de Franchising, ABF. O faturamento total foi em torno de R$ 186,7 bilhões. 

Ou seja, temos um mercado cheio de possibilidades de investimentos, com números positivos e que possui grandes chances de continuar crescendo. As franquias podem ser a oportunidade certa para quem quer investir com mais segurança. 

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre franquias, confira nosso post com tendências de franquias que vão fazer enorme sucesso

Advertisement
Advertisement