Mesmo diante de desafios e instabilidades econômicas, o investimento em franchising pode ser uma boa alternativa para os empreendedores brasileiros! Neste conteúdo, apresentamos a você quais os tipos de franquias que estão apontando desempenho positivo na crise do novo coronavírus.
Historicamente, a atuação junto de uma rede de franquias é mais segura do que o empreendedorismo tradicional: o empreendedor investe em um modelo de negócio já testado e com maturidade do mercado.
Treinamentos e suporte garantidos pela franqueadora também são outros dois pontos que somam na segurança do investimento.
O que também garante maior segurança no investimento é a existência da Circular de Oferta de Franquia (COF) e do contrato de franquia
, documentos que explicitam informações sobre a franquia, direitos e deveres de ambas as partes.Desse modo, gerenciar uma unidade com apoio completo, seguindo o que foi ensinado nas capacitações, apoiando-se na transferência de know-how as chances de sucesso aumentam bastante.
E saiba que todos os processos devem estar regulamentos e de acordo com a Lei de Franquias, mais uma garantia para investir mesmo em momentos de crise!
Além disso, muitas marcas oferecem modelos de baixo investimento, com possibilidade de atuação home office ou atendimento dos clientes via delivery.
Modelos de negócio que necessitam de um capital menor, tanto para investimento quanto para operação, permitem a entrada de diferentes perfis de empreendedores – existem modelos de franquias para todos os bolsos!
Mas, e diante da crise do novo coronavírus? Quais são as estratégias adotadas pelas marcas e quais são os tipos de franquias que estão em destaque no país? Continue lendo o conteúdo para descobrir!
O cenário das franquias na crise

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias do país é um dos setores que continuam registrando desempenho positivo. No terceiro trimestre de 2019, o setor registrou aumento no faturamento em 6,1%.
Já no mesmo período, no terceiro trimestre de 2018, o total do faturamento registrado foi de R$ 44,47 bilhões. No ano seguinte, o faturamento saltou para R$ 47,20 bilhões.
Agora, em um cenário de crise provocado pela pandemia mundial do novo coronavírus, muitas marcas precisaram se reinventar.
Independente de quais são os tipos de franquias afetadas pela crise, todas foram forçadas a adotar novas ideias, novos produtos e canais de venda, para atender às novas demandas dos consumidores.
Facilidades para novos investidores
Algumas redes estão investindo em novas estratégias para atrair quem pretende seguir o sonho de empreender e enxerga no franchising uma boa alternativa.
Para isso, algumas das apostas são os descontos no investimento inicial, isenção de algumas taxas, descontos na aquisição de produtos para estoque, parcelamento de taxa de franquia, entre outras facilidades.
Além das facilidades, as marcas estão adotando reuniões e treinamentos online para não deixar os processos das unidades parados. A adoção dos processos virtuais também possibilitam que alguns custos sejam economizados e o tempo seja otimizado.
Como consequência da crise, muitos pontos comerciais estão baixando os valores de alugueis de lojas e escritórios. Dessa forma, é permitida uma maior entrada de novos franqueados a partir da oportunidade de imóveis por preços mais atrativos.
Quer saber mais sobre oportunidades de mercado e quais são os tipos de franquias que possibilitam trabalhar de casa? Assista o vídeo a seguir!
Serviços de alimentação
O segmento de alimentação é o mais tradicional do mercado que, ao longo dos anos, também registra desempenho positivo.
No levantamento organizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de alimentação registrou 5,3% de crescimento entre o terceiro trimestre de 2018 e o terceiro trimestre de 2019. O setor também teve aumento no número de unidades franqueadas entre um ano ao outro: 6,7%.
Com a população precisando ficar em casa para frear o avanço da pandemia pelo país, as franquias de alimentação vêm investindo, cada vez mais, nas entregas delivery.
Ou seja, mesmo não abrindo as portas para atendimentos dos clientes nos salões, restaurantes e lanchonetes investem nas entregas via aplicativo ou por entregadores próprios.
Até o momento, os aplicativos de delivery registraram um aumento de até 30% nos pedidos.
Comunicação e Marketing
O segmento de Comunicação e Marketing também vem registrando aumento na demanda dos serviços. De acordo com a ABF, o setor segmento identificou crescimento de 8,3% na variação do faturamento entre o terceiro trimestre de 2018 e o mesmo período em 2019.
Em 2018, o faturamento foi de R$ 1,35 milhões. No ano seguinte, em 2019, o total foi de R$ 1,46 milhões. O número de unidades entre um ano e outro teve um aumento bem expressivo, de 7,1%.
Com muitos empreendimentos precisando se reinventar, adotar novas estratégias de atendimento, atrair novos públicos e até investir em novos produtos, as estratégias de marketing precisam ser impulsionadas.
Desse modo, muitas redes de franquias que trabalham com este tipo de serviço são procuradas para propor novos tipos de estratégias de comunicação para os clientes. Tudo com foco nas orientações de cuidados da Organização Mundial de Saúde: obedecendo as regras de higiene e isolamento social.
Corretora de seguros
O mercado de seguros do país vem registrando desempenho positivo ao longo dos anos. Em 2019, as seguradoras registraram, juntas, um faturamento de aproximadamente R$ 200 bilhões. Cerca de 12% a mais que a quantia levantada em 2018.
Inclusive, estudos da área indicam que o crescimento do ramo continuará exponencial. A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), por exemplo, detectou que, atualmente, a contratação de seguros em geral cresceu 14%.

Uma boa opção para investimento no segmento de seguros é a Quisto. Fundada em 2012, a marca começou a expandir por franchising em 2017 desde então, conta com mais de 100 unidades franqueadas.
Com diferencial no mercado, a marca permite que os franqueados comercializem seguros de seguradoras parceiras. A função facilita a operação da unidade, uma vez que os empreendedores não precisam ser responsáveis pela operação dos serviços.
Ou seja, o franqueado é responsável apenas pela relação comercial do negócio. Assim, para facilitar a atuação dos empreendedores, a franqueadora Quisto oferece uma série de suportes aos franqueado:
- Apoio na escolha do ponto, em caso de uma unidade loja física;
- Suporte de marketing;
- Acesso ao sistema para Gestão Comercial;
- Acesso a um sistema Multi Cálculos, para a cotação facilitada e simultânea em mais de 20 seguradoras;
- Central de Atendimento;
- Treinamento on-line para capacitação do franqueado e seus funcionários;
- Apoio Jurídico
Serviços educacionais
Além de ser utilizada para comunicar com novos clientes e realizar pedidos de comidas, a internet também está sendo bastante adotada para a promoção de cursos online.
Assim, as redes de que trabalhavam exclusivamente com o ensino presencial, vêm oferecendo cursos via plataformas de vídeo chamadas para diferentes segmentos da educação: ensino de idiomas, programação, administração, marketing digital são apenas algumas das opções em que é possível estudar pelo computador.
A nova proposta permite, ainda, que muitos estudantes que não conseguiam conciliar os horários de trabalho com uma nova rotina de estudos, agora, podem investir no conhecimento. Dessa forma, há a atração de novos perfis de clientes para as redes de franquias.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Serviços automotivos
No mercado de serviços automotivos, entre o período do terceiro trimestre de 2018 e o terceiro de trimestre de 2019, a variação do faturamento foi de 4,8%. O número de unidades também aumentou, cerca de 1,35%.
De olho na tendência do mercado, e com foco no aumento da busca por serviços oferecidos via delivery, a Acquazero se destaca no mercado de serviços automotivos ao trabalhar com atendimento na casa dos clientes.
Por meio de um aplicativo de celular, os clientes acessam os atendimentos da Acquazero e podem solicitar a realização do atendimento em dia e hora que preferirem.
Com estas estratégias, a marca se destaca no mercado por oferecer lavagem ecológica de automóveis, utilizando apenas 300 ml de água. Além deste tipo de lavagem, a rede também trabalha com amplos serviços de estética automotiva.
A marca trabalha com três modelos de franquia delivery, com operação home office; e outros três modelos de franquia de loja física. Os valores de investimento no modelo home office gira em torno de R$ 22.820 mil.
Depois de saber quais são os tipos de franquias estão se destacando no mercado com boas estratégias de atendimento, saiba quais são os cuidados que todo franqueado deve tomar, independente do cenário de investimento.
Neste ebook, te ajudamos a decidir em qual segmento investir, a identificar o segmento ideal para o seu perfil e entender, de fato, como uma franquia funciona.