Saiba quais são as qualidades de um empreendedor de sucesso!

Por
em
Imagem de um homem negro em frente um computador sorrindo. Imagem ilustrativa texto qualidades de um empreendedor.
Advertisement

Está pensando em abrir um negócio, mas ainda não sabe se tem as qualidades de um empreendedor? Pois neste conteúdo separamos algumas características essenciais para lhe ajudar neste processo. Acompanhe!

Para empreender são necessárias algumas qualidades, sejam elas naturais de cada pessoa ou aquelas aprendidas com o tempo. Assim, é possível ampliar as suas chances de ter sucesso com um negócio próprio.

Mesmo sendo tarefa simples para alguns, tais qualidades farão de você um empreendedor muito mais preparado.

13 qualidades de um empreendedor que você precisa ter

O perfil para um empreendedor pode variar bastante de acordo com o mercado no qual ele deseja atuar. Da mesma forma, depende do modelo de negócio e até da região de atuação.

Contudo, algumas qualidades de um empreendedor são mais gerais, e fazem parte de uma base dos perfis de quem deseja ser dono do próprio negócio. Vejamos algumas delas.

1. Autoconfiança

Um dos primeiros passos para iniciar um novo negócio é ter confiança em você mesmo. Isso porque caberá a você fazer o empreendimento dar certo.

Pois você será o responsável por tomar as decisões e confiar que elas foram as melhores possíveis. Portanto, buscar uma base de conhecimento ajuda neste processo de autoconfiança.

Tal processo diz respeito a acreditar na sua capacidade de realizar ou conquistar algo. Ela é inerente a um empreendedor, pois dedicar tempo e dinheiro em um negócio é acreditar que ele dará certo.

2. Inteligência emocional

Advertisement

Inteligência emocional é um conceito que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Além disso, é saber administrar os mais diferentes sentimentos e, sim, isso faz parte das qualidades de um empreendedor.

Lidar com um negócio próprio pode ser uma montanha russa de emoções. Um mês bom de faturamento pode vir acompanhado de vários meses de baixa, por exemplo.

Dessa forma, o empreendedor terá que ter força para não se deixar levar pelos momentos bons e ser jogado ao fundo do poço em momentos ruins.

Vemos um empresário em frente a um computador em um café business (imagem ilustrativa). Texto: qualidades de um empreendedor.
O empreendedor deve ter calma para entender suas emoções e seguir em frente.

3. Habilidade vendedora

Uma das qualidades de um empreendedor é saber vender. A captação de clientes é uma etapa importante para um negócio que está no começo.

As pessoas são inseguras em apostar em novas marcas, novos produtos, e cabe ao empreendedor convencê-las a aportar na sua empresa.

Quem nunca viu aqueles vendedores ambulantes da praia que conseguem chamar a atenção pelo carisma, inovação e criatividade? É sobre isso que estamos falando.

Pois esta habilidade vendedora se materializa não apenas em chamar a atenção, mas de passar confiança ao cliente e expor bem as ideias.

4. Liderança

O empreendedor deve saber liderar para desenvolver o seu negócio. Faz parte das tarefas de um empresário delegar funções e atividades.

Um componente que faz parte de um empreendimento é o fator humano. Os colaboradores são uma importante peça para uma empresa.

O empreendedor deve saber liderar estas pessoas, mostrar a melhor forma de realizar o trabalho, incentivar, e dar orientações no dia a dia.

Porém, não é simplesmente mandar. É indicar o melhor caminho, crescer junto e aprender com os colaboradores. Esta sinergia faz toda a diferença em uma empresa.

5. Proatividade

Uma das mais importantes qualidades de um empreendedor é a proatividade. É o fazer sem esperar, realizar e buscar soluções o quanto antes.

A proatividade se traduz em antecipar problemas e soluções para eles, além de analisar quais serão os próximos passos do empreendimento. Tudo isso sem que ninguém precise lhe dizer o que fazer.

Essa é uma característica básica para os empreendedores, pois ter o negócio próprio significa buscar construir algo, achar soluções para problemas que podem surgir, se antecipando a eles.

6. Independência

Um empreendedor é uma pessoa independente por natureza. Não gosta de depender de ninguém e quer construir sua própria história.

Sendo assim, ele age de forma livre, de acordo com o seu pensamento, se orientando por seus conhecimentos.

Imagina iniciar a sua empresa e precisar pedir permissão para uma mudança, esperando orientação para o trabalho? Tudo isso é algo que o empreendedor não quer.

Vemos um homem olhando um computador enquanto faz anotações em um caderno (imagem ilustrativa). Texto: qualidades de um empreendedor.
A independência do empreendedor é uma forma de ele buscar sempre o melhor para o seu negócio, de acordo com suas convicções.

7. Curiosidade por novos conhecimentos

Assim como a proatividade para agir, uma das qualidades de um empreendedor a busca incansável por conhecimento.

Do mesmo modo, para cada etapa do nascimento de sua empresa, o empreendedor deve estar munido de conhecimento para que este processo seja eficiente.

Ou seja, o empreendedor não se contenta com poucas informações, gosta de conhecer a fundo sobre tudo que envolve o seu negócio.

Esse é um dos pilares para o bom desenvolvimento do empreendimento. E com a internet, expandir nosso conhecimentos ficou ainda mais fácil.

Existe um amplo espaço de conhecimento para lhe orientar. Ainda assim, você deve ser capaz de identificar os assuntos que exijam mais conhecimento para a construção do empreendimento.

8. Networking

Não perca a conta: quantas são suas qualidade de um empreendedor? Quantas podem ser melhoradas? Quantas estão em falta?

Falamos da autoconfiança, inteligência emocional, habilidade vendedora, liderança, proatividade, independência e curiosidade.

Como explicamos, algumas delas podem ser desenvolvidas, outras já podem fazer parte da personalidade de uma pessoa.

Outra destas qualidades de um empreendedor é a capacidade de fazer um bom network. Ou seja, conhecer pessoas, fazer amizades e contados profissionais.

Essa é uma forma de fazer uma rede de influência, pessoas que podem lhe ajudar em algum momento, que podem divulgar seu empreendimento etc.

Da mesma forma, essas pessoas podem virar parceiros de negócio e lhe ajudar de várias maneiras.

9. Bom marketing pessoal

Assim como o network, o empreendedor deve saber fazer uma boa propaganda de si mesmo, mostrar confiança em si e no seu negócio.

Além disso, saber instigar as pessoas a conhecerem os seus produtos ou serviços, saber como funciona o seu trabalho e a sua empresa.

Lembre-se que um bom marketing não precisa exagerar e muito menos mentir, mas sim deixar as pessoas curiosas pelo seu empreendimento.

10. Persistência

Assim como tudo na vida, empreender exige muita persistência, já que o sucesso não costuma vir com facilidade para a maioria das pessoas.

O empreender é antes de tudo um batalhador, que muitas vezes vai “apanhar” e no dia seguinte estará de pé para um novo round.

Vemos uma mulher em uma mesa de escritório, concentrada, enquanto trabalhando sozinha (imagem ilustrativa).
A empresa pode demorar a prosperar, mas o empreendedor deve ter persistência.

Persistir para captar clientes, apresentar soluções, melhorar o negócio. Lembrar que nem tudo dá certo o tempo todo, que é preciso levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima!

11. Comprometimento

Além da persistência, uma das qualidades de um empreendedor é ter comprometimento. Comprometer-se com o seu negócio, com seus colaboradores e clientes.

Ter o próprio negócio é saber que muitas pessoas dependem de você, como funcionários e suas respectivas famílias.

Por fim, ser uma pessoa que cumpre a palavra, na qual as pessoas podem confiar. Esse é um bom motivo para que seus clientes voltem.

12. Perfil analítico

Um empreendedor deve ter um perfil analítico, saber ler o mercado, analisar as pessoas e os movimentos da Economia.

Em muitos caso, o empreendedor mais observa do que fala, buscando aprender erros e acertos. É estar sempre atento a críticas e elogios para saber onde e em que precisa melhorar.

13. Capacidade de dizer não

Por fim, uma qualidade que o empreendedor deve ter é a capacidade de saber dizer não. Em outras palavras, é analisar a situação e saber recuar, evitando desgastes desnecessários.

Ele deve saber dizer não e se orientar por escolhas bem pensadas, que reflitam os seus conhecimentos e os seus gostos.

Qual a melhor opção para abrir um negócio?

Diante de todas estas qualidades de um empreendedor, o melhor caminho para você é abrir uma franquia.

Este modelo de negócio é mais prático, pois já conta com uma estrutura e uma operação definidas. É uma empresa em um estágio mais avançado, o que facilita a vida do empreendedor.

Da mesma forma, você conta com um plano de negócios e já sabe, assim que inicia o empreendimento, quanto será necessário investir.

Em outras palavras, o modelo permite uma melhor preparação para os primeiros passo do empreendimento, e ainda conta com diversos suportes da franqueadora.

Por exemplo, o franqueado conta com treinamentos para conhecer a operação da marca e auxílio para captação de clientes por meio do marketing. Tudo isso deve constar na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

A COF é um documento importante nas tratativas entre empreendedor e franqueadora, informando detalhes da operação e do modelo de negócio.

Ademais, para um ponto comercial, a franqueadora ajuda na escolha do melhor local de instalação da unidade.

Com todos essas facilidades do modelo de franquia, as qualidades do empreendedor podem ser melhor trabalhadas. Ainda, fazer mais diferença para o sucesso do negócio.

Em suma, o empreendedor poderá até desenvolver algumas delas sabendo que possui uma base sólida de um empreendimento estruturado.

Por fim, existem franquias para todos os perfis e bolsos, com diversos modelos. Cabe ao empreendedor pesquisar bem sobre as redes de franquias e qual delas é a ideal.

Saiba mais como funciona o modelo de franquia no vídeo abaixo.

Depois de decidir em qual franquia investir, cabe a você entrar em contato com a franqueadora. Porém, se ainda não se decidiu, pode contar com uma consultoria junto a especialistas que podem lhe orientar nesta escolha. Basta acessar: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement