Vantagens de franquear: faça a expansão da sua empresa!

Por
em
Pessoas em uma sala de reunião usando notebooks sobre a mesa. Ilustração do texto sobre vantagens de franquear.
Advertisement

Existem inúmeras vantagens de franquear a marca da empresa para que ela entre no mercado de franchising.

Este segmento tem se mostrado sólido ao longo dos últimos anos no Brasil, com faturamentos acima de R$ 160 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Porém, se você ainda está em dúvida sobre este modelo de negócio e suas vantagens, fique ligado neste conteúdo.

7 vantagens de franquear e iniciar uma rede de franquias

Como falamos, o sistema de franquias é um modelo que tem atraído muitos empreendedores. Seja pela organização ou facilidade para ter o próprio negócio.

Para as empresas, as vantagens de franquear podem mudar a marca de patamar, atrair investimentos e expandir muito o negócio.

Por conta disso, o empresário deve fazer esta mudança de modelo de negócio de forma sólida e profissional.

Assim, poderá usufruir do potencial que este tipo de empreendimento oferece, como mostraremos a seguir.

1. Expansão da marca

Uma das vantagens de franquear mais evidente que salta aos olhos rapidamente é a expansão da marca por meio das novas unidades.

A cada nova franquia aberta, a marca se expande territorialmente, bem como a sua reputação perante os clientes.

Nesse sentido, se antes a empresa atuava em uma determinada área, limitada a um bairro, cidade ou estado, agora pode expandir os seus horizontes.

Por meio do modelo de franquia, torna-se mais simples que a marca chegue às regiões distantes da sua sede. Por exemplo, se instalar em outro país e até em outro continente.

Dessa forma, ao expandir a marca em franquias, a empresa passa também a alcançar novos clientes. Assim, chega aos lares que antes eram difíceis de serem alcançados.

Com o tempo, a marca passa a ser reconhecida por seus produtos e serviços, bem como pela sua identidade, como cores, logotipo, etc.

Foto de uma pessoa desenhando uma seta de crescimento com uma equipe ao fundo. Imagem ilustrativa para texto vantagens de franquear.
A marca cresce mais rápido por meio de modelos de franquias.

2. Rentabilidade vinda dos franqueados

Advertisement

A empresa que se torna uma franqueadora passa a lucrar com a abertura de unidades franqueadas. Cada empreendedor que compra uma unidade paga uma taxa de franquia inicialmente.

Esta taxa corresponde basicamente ao licenciamento da marca, bem como o know-how da franqueadora que será usado pelo franqueado.

Da mesma maneira, este pagamento inicial cobre custos de treinamentos, e em alguns tipos de negócios está incluso o estoque inicial de produtos.

Logo, a franqueadora lucra com este pagamento feito no primeiro momento, mas também melhora a lucratividade ao longo do tempo.

Por exemplo, cada franqueado pode ter que pagar uma taxa de propaganda e de royalties para a franqueadora.

A taxa de propaganda é para o custeio das ações de marketing, mas com o bom uso da verba pela franqueadora, também representa lucro para o negócio.

Sendo assim, cada unidade paga royalties que é uma remuneração pelo uso dos métodos e know-how da marca.

Estes valores podem ser fixos e pagos todos os meses, ou então um percentual sobre o faturamento bruto da unidade. E também pode ter uma periodicidade diferente da mensal.

Porém, vale lembrar que algumas franquias dispensam os franqueados do pagamento destas taxas. Isso costuma ser uma estratégia para captar novos empreendedores para abrir uma franquia.

Dependendo também do tipo de negócio, a franqueadora lucra com a venda de insumos para a prestação dos serviços por cada unidade.

Por exemplo, uma franquia de alimentação que vende insumos para a fabricação de cada produto pelas unidades.

3. Feedback sobre o negócio

Quando a empresa franqueia o negócio é comum que tenha um retorno maior sobre a qualidade dos seus produtos e serviços.

Portanto, uma rede de franquias passa a atuar com diferentes empreendedores, e muitos deles dão um feedback para a franqueadora.

Nesse sentido, pode ser uma ideia para melhorar a produção de determinado produto.

Além disso, inovações para os novos produtos ou serviços, principalmente quando a franqueadora está sempre em diálogo com seus franqueados.

Imagem de uma mulher feliz segurando uma sacola de compras. Imagem ilustrativa texto vantagens de franquear.
A franqueadora terá um retorno positivo ou negativo de clientes e franqueados ao longo do tempo.

Esta é uma das vantagens de franquear, pois é uma maneira da marca evoluir, buscar inovações e novos rumos.

Esse feedback deve ser bem aproveitado pela franqueadora, como uma forma de adaptar suas operações para melhorar o resultado final.

Nesse sentido, é necessário que este diálogo faça parte do dia a dia entre as unidades franqueadas e a franqueadora. É um diferencial entre uma marca inovadora e uma que fica estagnada.

4. Inteligência de mercado

Quando a empresa decide por alterar o seu modelo de negócio e entrar para o franchising, ela deve estar ciente das peculiaridades deste segmento.

Assim, toda marca para expandir deve saber bem sobre o mercado onde atua e o seu público-alvo. Ademais, neste momento de franquear, deve estar atenta também para o perfil de franqueado ideal.

Por conta disso, a empresa que se transforma em uma franqueadora deve analisar os seus concorrentes nesta etapa.

Este processo, conhecido por inteligência de mercado, não deve ficar de lado na hora de franquear a marca.

Então, conhecer bem os pontos fortes das marcas com as quais passará a concorrer diretamente.

Do mesmo modo, estudar detalhes que podem ser implementados em seu modelo de negócio, para reduzir custos ou melhorar a qualidade.

Portanto, esta inteligência de mercado estuda o comportamento do consumidor. Por isso, a empresa deve estar atenta aos detalhes que possam impactar nesta mudança de modelo de negócio.

A empresa poderá se adaptar melhor para franquear de maneira sólida e atrativa para empreendedores. Isso porque já terá um negócio formatado pensando no que os clientes querem.

Por fim, separamos um ebook para lhe ajudar com algumas dicas nesta tarefa de entender os seus clientes.

Ebook conquistar e manter os clientes.

5. Entrada e atuação em novos mercados

Uma das vantagens de franquear, como já falamos anteriormente, é a capacidade da empresa expandir territorialmente.

Por isso, com o modelo de franquia, cada empreendedor que abre um negócio próprio com a unidade da marca, mostra a franquia para novos públicos.

Nesse sentido, com a expansão da marca para fora do país, é uma forma de explorar mercados novos.

Outro exemplo, é vender produtos e serviços tipicamente brasileiros para estrangeiros, o que acontece com diversas franquias bem sucedidas.

Da mesma maneira, esta expansão é cada vez mais rápida por meio da globalização de mercados, bem como a possibilidade de vendas pela internet.

No Brasil esta atuação em novos mercados também acontece, devido ao tamanho do país. Os consumidores possuem hábitos diferentes nas diversas regiões brasileiras.

Assim, por meio de franquias, abre-se uma possibilidade mais concreta de atuar nesses novos mercados.

6. Fortalecimento da marca

O modelo de franquias permite que a empresa franqueadora fortaleça a sua marca com a expansão do número de unidades franqueadas.

À medida que as franquias da marca se espalham, são cada vez mais vistas pelas pessoas. Consequentemente, passa a ser mais lembrada pelos consumidores quando estes pensam em adquirir um produto ou serviço.

E a vantagem de franquear é que esta expansão se dá com menos riscos, pois é o franqueado que investe na unidade. Então, é ele quem assume o risco maior do empreendimento.

7. Eficiência dos processos

Para a empresa se tornar uma franqueadora, ela deve rever os seus processos internos e externos. É necessário adaptar e torná-los mais eficientes para diminuir custos e ter uma franquia atrativa.

Sendo assim, tornar os processos mais simples, para que possam ser replicados em unidades distantes da sede da empresa.

Este trabalho é um dos passos primordiais no processo de mudança para o modelo de negócio de franquias.

Quando bem feito, diminui os custos, tornando o negócio atrativo, bem como impacta no preço final, e assim, melhorar a competitividade da marca.

Mas nem todo empreendedor sabe como franquear o seu negócio. Por isso, trazemos um vídeo falando um pouco mais sobre esta transformação. Confira!

Como franquear um negócio?

Como falamos, possui muitas vantagens de franquear o negócio. Porém, este processo deve ser bem conduzido para ter uma franquia sólida e atrativa.

Um dos primeiros passos é a análise de franqueabilidade. Nesta etapa, a empresa estuda se os seus produtos e serviços se adaptam a este modelo de negócio.

Deve-se também passar por uma etapa de proteção de know-how e da marca. Esta parte é burocrática, por isso, conhecer a Circular de Oferta de Franquias (COF), é importante para evitar problemas futuros.

A empresa também deve adaptar as suas operações, seja a produção, ou a comercialização. Ainda, pode ser necessário adequar-se às matérias-primas do negócio.

São diversas etapas e detalhes para franquear uma empresa, e uma boa opção é contar com a ajuda de uma consultoria para o processo.

Uma empresa que atua neste trabalho é a NX Franquias. Ela é especializada na formatação de franquias e na expansão de marcas.

A NX Franquias é uma ramificação do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil.

O grupo conta com mais de 10 anos de experiência no mercado de franchising, e atualmente possui sete marcas em seu portfólio.

Esta consultoria é um diferencial para esta transformação da empresa em franquia, que contará com a expertise de quem entende do assunto.

Nesse sentido, além da formatação da franquia, com os cuidados burocráticos que isso exige, a NX Franquias também auxilia na captação de empreendedores.

Ela possui projetos de Feira Virtual de Franquia bem como feiras presenciais. Assim, a franqueadora pode conseguir novos franqueados para expandir o negócio.

Logo, é um tipo de trabalho que é bom para a empresa que quer franquear. Portanto, acesse o link abaixo e conheça um pouco mais sobre o trabalho da NX Franquias.

Advertisement
Advertisement