Quais são as vantagens de se tornar um franqueado? Veja por que investir

Por
em
Imagem de duas pessoas conversando analisando um documento. Imagem ilustrativa texto vantagens de se tornar um franqueado.
Advertisement

O modelo de franquias tem chamado cada vez mais a atenção de empreendedores que buscam as vantagens de se tornar um franqueado, sobre as quais falaremos neste conteúdo.

Um dos pontos positivos deste mercado de franquias é a sua rápida recuperação após o momento crítico da pandemia. O segmento faturou no terceiro trimestre de 2021 0,4% a mais do que no mesmo período de 2019 segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esse e outros motivos tem impulsionado este modelo de negócio no Brasil com a busca cada vez maior pelo sonho do próprio negócio.

7 vantagens de se tornar um franqueado

No Brasil já são mais de 156 mil unidades de franquias de acordo com a ABF, com marcas dos mais variados tipos e pontos de venda por todo o território.

É um modelo de negócio que é totalmente estabelecido, com grandes marcas mas também com pequenas empresas que atuam neste setor.

Advertisement

Para o empreendedor, há uma série de vantagens de se tornar um franqueado, como explicaremos melhor neste conteúdo. Continue a leitura conosco!

1. Modelo de negócio estabelecido

Quando o empreendedor começa uma empresa do zero ele precisa pensar em todos os aspectos do negócio. Desde a concepção da marca, dos produtos ou serviços, estrutura etc.

Assim, são muitas variáveis a serem levadas em conta para organizar toda uma estrutura de trabalho e de negócio.

Por outro lado, o modelo de franquia é como investir em um negócio quase pronto, com um mapa que possui os caminhos a serem seguidos.

Nesse sentido, o empreendedor não precisa inventar a marca ou os produtos e serviços que irá trabalhar. Ainda, conta com uma operação pronta, ou seja, o modo de realizar o trabalho do dia a dia deste negócio.

Isso porque, o empreendedor recebe um know-how, que é a maneira de fazer todo o trabalho. Dessa forma, será preciso seguir um padrão da franquia, que é uma fórmula já testada pela marca no mercado.

Imagem de uma empresária sentada em frente a um computador na sala de casa. Imagem ilustrativa texto vantagens de se tornar um franqueado.
A franquia é um tipo de negócio que chega quase pronto para o empreendedor.

Além disso, o sistema de franquias entrega ao franqueado um negócio que já conta com fornecedores e um público consumidor efetivo em potencial.

Dessa forma, o empreendedor pula diversas etapas do processo de iniciar um novo negócio, e por isso, o formato de franquia atrai tantos interessados Brasil a fora.

2. Marca reconhecida

Um outro ponto bastante vantajoso para quem deseja abrir uma franquia é investir em um negócio que possui uma marca reconhecida no mercado.

Uma empresa que inicia seus trabalhos demora um tempo para se consolidar junto aos consumidores, ganhar mercado e entrar na mente do público.

Assim, mesmo com um bom produto ou serviço, sua empresa pode demorar para se expandir no imaginário das pessoas.

Contudo, um modelo de franquia pula esta etapa, seu negócio recebe uma marca que antes mesmo da inauguração da nova unidade, já chama a atenção de quem passa pela região.

Nesse sentido, por si só a marca já atrai clientes, que consumiram em outras unidades e gostaram da franquia, ou que já ouviram falar mas ainda não tiveram a oportunidade de comprar com a marca.

Advertisement

Do mesmo modo, por ser uma marca famosa, é comum os consumidores ligarem essa condição à qualidade, e isso é uma grande vantagem pra quem inicia um negócio no franchising.

Ademais, com o reconhecimento do público, a franquia também possui um retorno mais rápido e até mesmo maior do que de negócios independentes.

Por fim, facilita a divulgação, pois a marca já chama atenção em vários momentos do negócio.

3. Suportes da franqueadora

Um aspecto vantajoso do modelo de franquia são os suportes da franqueadora. Os franqueados contam com treinamentos assim que o empreendedor assina contrato.

Nesse sentido, este treinamento ensina como é a operação da franquia, de forma detalhada e direcionada para facilitar o dia a dia do empreendedor.

Imagem de uma mulher com um fone de ouvido e um microfone. Imagem ilustrativa texto vantagens de se tornar um franqueado.
Muitas franqueadoras oferecem aos franqueados suportes on-line para facilitar este contato.

Além disso, a franqueadora costuma acompanhar de perto o desenvolvimento da unidade, e ainda, disponibiliza um suporte para orientar o franqueado nas dúvidas que possam vir a surgir.

Dessa forma, evita que o franqueado cometa erros ao longo do processo, orienta para a gestão da unidade e como passar pelos problemas comuns durante a jornada.

Ainda, estes treinamentos mostram como o mercado da rede de franquia funciona, como atender os clientes da marca e fazer a divulgação.

Do mesmo modo, os treinamentos são constantes, o que torna possível que a empresa cresça cada vez mais. Outro diferencial relevante para os sistemas de franquia é quanto ao suporte jurídico e contábil.

Os franqueadores já têm conhecimento sobre esses assuntos, e quando não oferecem esses serviços, com certeza saberão direcionar as demandas para empresas que prestam o apoio necessário, o que facilita a administração do franqueado.

4. Maior chance de sucesso

Com todas estas vantagens de ser um franqueado das quais falamos, o empreendedor acaba encontrando um modelo de negócio com maiores chances de sucesso.

Primeiro, ele diminui os riscos de iniciar um negócio e errar na hora de estruturar ou investir em produtos ou serviços que não caiam no gosto do público.

Da mesma forma, o modelo de franquia permite que o empreendedor saiba quanto terá de gastar para a implantação e manutenção do negócio.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF) ele recebe uma projeção de custos como a taxa de franquia, valores necessários para uma reforma do ponto comercial, taxas ao longo do contrato, projeção de lucros etc.

Dessa forma, ele pode se planejar melhor em relação ao seu capital, investir em um negócio dentro da sua capacidade financeira e assim, evitar “dar um passo maior do que as pernas”.

Além disso, o franqueado recebe um plano de negócio feito pela franqueadora, que usou sua expertise no mercado por meio de outras unidades franqueadas para apresentar um caminho sólido a ser seguido pelo franqueado.

Tudo isso faz com que o empreendedor diminua os seus riscos ao investir em um negócio que possui uma história e uma solidez que aumenta suas chances de sucesso.

Antes de falarmos mais um pouco sobre o modelo de franquia, veja logo abaixo um vídeo didático sobre este formato de negócio!

5. Marketing personalizado

O trabalho de marketing é um cuidado cada vez mais presente nas empresas. Por meio dele, fica mais fácil se destacar em um cenário de muita concorrência em todos os mercados.

Uma das vantagens de se tornar um franqueado, é contar com este tipo de suporte da franqueadora, seja por meio de um setor centralizado ou serviços terceirizados.

Nesse sentido, é comum uma franqueadora apresentar um setor de marketing para fazer o trabalho divulgação da marca, que impacta diretamente nos negócios dos franqueados.

Da mesma forma, este setor realiza a produção de materiais que são repassados aos franqueados para que eles faça o marketing da própria unidade.

Assim, o franqueado deve ter em mente que a franqueadora apenas dá o suporte e orientação para este marketing da unidade, mas o franqueado é o principal responsável por desenvolver este trabalho.

Além disso, a divulgação da franquia como um todo feita pela franqueadora é uma forma de realizar o marketing para as unidades.

Enfim, é todo um trabalho realizado de várias partes neste negócio que resulta em um marketing assertivo e eficiente para chegar até o público-alvo.

6. Mercado em expansão

Já citamos que o mercado de franchising se recupera bem após a crise da Economia causada pelas restrições impostas pela pandemia.

Para se ter uma ideia, segundo a ABF, o setor faturou R$ 47,385 bilhões de julho a setembro de 2021, número maior do que no período de pré-pandemia.

Da mesma forma, como falamos, é cada vez maior o número de empreendedores que buscam este modelo de negócio, e isso também atrai a atenção das empresas.

Diversas marcas buscam o mercado de franchising para se expandir e ter uma maior lucratividade.

Com o mercado de franchising em ascensão, é uma boa oportunidade para empreender e aproveitar a grande visibilidade que este tipo de negócio tem ganhado.

Imagem de duas pessoas apertando as mãos. Imagem ilustrativa texto vantagens de se tornar um franqueado.
O setor de franchising tem apresentado bons resultados.

7. Variedade de modelos

Além de todas as vantagens de se tornar um franqueado das quais falamos ao longo do texto, é preciso ressaltar a variedade deste mercado de franchising.

Com várias opções de mercados para investir, o setor apresenta muitos formatos. Alguns deles ideais para empreender sozinho, outros que exigem um investimento maior como um ponto comercial.

Nesse sentido, existem franquias com modelos de loja, quiosque, bike, home based, home office, entre outros.

Dessa forma, cabe ao empreendedor avaliar que tipo de negócio melhor se encaixa melhor ao seu perfil e aos seus objetivos.

Por exemplo, um empreendedor que deseja investir no franchising mas quer manter o emprego, deve buscar modelos enxutos como por exemplo, o de home office.

Do mesmo modo, para quem tem mais dinheiro para investir, um modelo loja pode dar um retorno mais sólido, porém, exige maior dedicação.

São diversas maneiras de atuar no setor de franquias, e aqui separamos um conteúdo com diversas franquias baratas para você conhecer um pouco mais.

Advertisement
Advertisement