Quais as características essenciais para um franqueado de sucesso?

Por
em
mulher falando ao telefone e sorrindo ilustrativa artigo características franqueado
Advertisement

Está pensando em abrir uma franquia, mas não tem certeza se tem as características de um franqueado? Pois essa preocupação é bem comum, e necessária.

Afinal de contas, é importante trabalhar com algo que se encaixe no seu perfil. Isso é o que ajuda a manter o entusiasmo e dedicação ao negócio, para evitar que ele feche as portas. Apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos, e isso é reflexo da escolha correta dos franqueados. Além, é claro, de todo o modelo e suporte do franchising.

Para você abrir uma franquia com segurança, produzimos este conteúdo. Continue lendo para saber que características você precisa ter para ser um franqueado.

9 características importantes em qualquer franqueado

Ter algumas habilidades é essencial para que o empreendedor tenha sucesso no seu negócio. Porém, vale dizer que você também pode desenvolver essas habilidades.

Ou seja, se alguma característica a seguir ainda não faz parte do seu perfil, você pode trabalhar para obtê-la. Assim, terá mais facilidade na hora de cuidar da sua franquia. Acompanhe.

1. Bom networking

O networking nada mais é do que a capacidade de estabelecer uma rede de contatos. Por meio dessa rede de contatos, o empreendedor pode conquistar mais e mais clientes, por meio de indicações e uma boa propaganda boca a boca.

Por isso, é muito importante manter uma boa relação interpessoal com todos, estabelecendo sempre novos contatos. 

Um modo de criar relações vantajosas para o negócio é participar de fóruns e encontros do seu setor de atuação. Afinal, o público de cada um já possui interesse na área.

2. Competência para gerir pessoas

Advertisement

Existem franquias em que o único a trabalhar no negócio é o franqueado, pois não há a necessidade de outros colaboradores. Isso é muito comum, por exemplo, em empresas home office.

Ainda assim, é muito mais comum que as empresas contem com vários funcionários. Então, é essencial que o empreendedor sejam um bom gestor de pessoas. 

As características básicas de um bom gestor são: liderança, boa comunicação, facilidade em distribuir tarefas e proatividade.

Ainda é essencial que o empresário saiba dar feedbacks aos seus funcionários. Eles vão ajudar o indivíduo a trabalhar melhor.

3. Capacidade de liderança

Liderar é a capacidade de guiar as pessoas para a geração de resultados. Apesar de parecer simples, a liderança é algo que precisa ser trabalhada todos os dias. 

Uma gestão extremamente vertical pode dificultar a relação com os colaboradores. Enquanto isso, a gestão muito horizontal pode dificultar a tomada de decisões unilaterais.

Grandes empreendedores encontram o equilíbrio entre esses dois modos de liderança. Então, conseguem direcionar toda a equipe aos objetivos da empresa.

4. Habilidade para motivar

Motivar a equipe também não é tarefa fácil. Os colaboradores precisam se sentir parte fundamental da empresa, e não como funcionários substituíveis.

Motivar as pessoas requer dicas para o seu crescimento, o feedback do trabalho realizado, cuidado para apontar falhas e entusiasmo para valorizar os bons trabalhos.

5. Comprometimento com a franquia

Apenas um empreendedor comprometido com a proposta da franquia adere completamente ao seu método de trabalho. Só então ele alcança o resultado esperado.

É importante que o empresário tenha a mesma visão da empresa e respeite o que ficou estabelecido no contrato de franquia.

6. Controle administrativo-financeiro

O bom empreendedor não precisa, necessariamente, conhecer tudo sobre gestão administrativa e financeira. Ainda assim, é essencial que ele conte com conhecimentos básicos e tenha controle sobre os dados da sua empresa.

Também é importante contar com especialistas nos assuntos, dentro da franquia (os suportes da franqueadora) ou com uma consultoria externa. 

7. Disciplina e boa gestão de tempo

Outra característica fundamental para administrar a franquia é ter disciplina em suas atividades. “Deixar para depois” é um risco para o sucesso da sua empresa. Além disso, afeta diretamente o lucro do negócio. Vale a pena listar todas as tarefas necessárias e realizá-las de modo ordenado.

Além disso, o empreendedor precisa trabalhar a gestão do tempo. Definir prazos para a execução das tarefas facilita muito a organização do dia a dia.

8. Capacidade de tomar decisões

Se você é uma pessoa indecisa, é hora de mudar essa característica. À frente de um negócio, você deverá tomar decisões o tempo todo, e ninguém poderá fazê-lo por você. 

9. Otimismo

Há momentos que empreender vai parecer algo impossível, que a sua empresa não tem mais jeito. Mas, com planejamento e adaptações, muitos negócios já se reergueram.

Por isso, mais do que todas as outras características, um bom empreendedor é um grande otimista. Você precisa acreditar que, com o seu trabalho, os resultados virão. Mesmo que os problemas indiquem o contrário.

Além disso, lembre-se que a franqueadora estará ali para você. Sempre que sentir necessidade, entre em contato com a empresa e peça por orientações. Ela saberá o que fazer para melhorar a performance do seu negócio.

Agora que você já conhece todas essas características importantes em um franqueado, pode abrir sua franquia com mais segurança, não é mesmo?

Na hora de iniciar seu negócio, escolha uma franquia que combine com seu perfil. Isso é fundamental para que você mantenha o entusiasmo para trabalhar. Para conhecer a franquia ideal para você, clique no botão abaixo!

Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para investir. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement