Franquia de produtos de limpeza: conheça sobre esse mercado e invista

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Imagem de uma pessoa limpando o chão com um esfregão. Imagem ilustrativa texto franquia de produtos de limpeza.
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Quer investir em uma franquia de produtos de limpeza, mas não sabe por onde começar? Entenda um pouco mais sobre este mercado com o conteúdo que fizemos para você.

O modelo de franquia é um tipo de negócio mais simples para os empreendedores, pois já possui um modo de operação padrão da marca. Assim, cada unidade é uma réplica da empresa “mãe”.

Além disso, o franqueado recebe suporte pra o desenvolvimento do negócio e apoios diversos. Por isso, é uma boa opção para quem deseja empreender neste segmento, como mostraremos a seguir.

Vale a pena abrir uma franquia de produtos de limpeza?

O setor de serviços de limpeza e também de produtos sofreu um impacto positivo por conta da pandemia do novo coronavírus.

No mercado de franchising existe um segmento que engloba as franquias de limpeza, que é o setor de Limpeza e Conservação.

Este segmento apresentou bons números ultimamente. Por exemplo, entre o primeiro trimestre de 2020 para o de 2021, seu faturamento cresceu 6,6%. Bem diferente da média do franchising, que ficou negativa por conta da pandemia.

Do mesmo modo, são muitos empreendedores que buscam este mercado, pois existe um amplo público.

Segundo a consultoria Euromonitor, as vendas de produtos de limpeza no Brasil tiveram um aumento de 8,5% em 2020, chegando a mais de R$ 38 bilhões de faturamento com este itens.

São números que demonstram o quão forte é o segmento de limpeza sendo, portanto, uma boa opção para investir.

Além do amplo mercado consumidor, por ser um item básico nos lares das pessoas, a pandemia aumentou a preocupação com a higienização. Assim, a busca por estes produtos passou a fazer parte do dia a dia.

Nesse sentido, pesquisa realizada em 2020 pela consultoria Nielsen demonstrou uma mudança de hábito dos consumidores em relação aos produtos e serviços de limpeza.

Vemos que alguns produtos de limpeza estão em cima de uma mesa (imagem ilustrativa). Texto: franquia de produtos de limpeza.
O setor de produtos de limpeza movimenta grande faturamento.

Mais de 60% dos pesquisados alegam ter mudado seus hábitos de higienização em casa. Ainda, quase 70% dos que possuem filhos com menos de 18 anos buscaram aumentar as práticas de desinfecção residencial.

Do mesmo modo, a pesquisa constatou um alto crescimento na venda de alguns produtos de limpeza. Por exemplo, álcool (85%), produtos de limpeza em geral (58%), sabão líquido para lavar roupas (33%) e amaciantes (30%).

Em suma, são números que mostram a força do setor e que podem representar uma boa oportunidade para os empreendedores.

A quem uma franquia de produtos de limpeza atende?

Conforme falamos, o mercado para franquias de produtos de limpeza é amplo, com grande faturamento. Para quem se torna um empreendedor neste setor, é possível atender um público-alvo variado.

Por exemplo, seu negócio pode ser mais voltado para atendimento a pessoas físicas que sempre precisam de produtos de limpeza em sua casas.

Assim, é possível realizar a venda direta de porta em porta, bem como um pequeno estande em centros comerciais de bairro. Ou seja, é um tipo de negócio de baixo custo, pois não precisa de uma loja comercial.

Do mesmo modo, o empreendedor pode atuar voltado para atendimento a lojas, seja com a atuação em centros comerciais ou shoppings. Ainda, realizar a venda direta para comerciantes em ruas de comércio intenso.

Além disso, o empreendedor pode ser fornecedor de empresas de serviços de limpeza, realizando parcerias que podem ajudar e muito o negócio.

Como são consumidoras mais constantes, estas empresas buscam boas condições de pagamento e de preço. Logo, com um modelo de negócio mais enxuto, você pode se tornar parceiro destas empresas.

Por fim, fica fácil observar que o mercado possui muitas opções, e que uma franquia de produtos de limpeza pode atender todos eles.

Vantagens de abrir uma franquia

Vemos um homem de terno fazendo um sinal de positivo com o polegar (imagem ilustrativa). Texto: franquia de produtos de limpeza.
O modelo de franquia é uma boa opção para o empreendedor ter um negócio próprio.

Como falamos, o mercado para franquia de produtos de limpeza é grande, com diversos tipos de público para atender.

Da mesma forma, o modelo de franquia também é bastante vantajoso para o empreendedor por uma série de fatores. Você sabe algum deles? Separamos pontos fortes deste modelo de negócio para você entender melhor.

Modelo estruturado e de investimento definido

Abrir um negócio do zero é complexo, pois até organizar a operação demora e, além disso, podem surgir outros gastos ao longo do processo.

Dessa forma, uma grande vantagem do modelo de franquia é que o empreendedor já recebe uma operação organizada. Além disso, sabe antecipadamente os custos que terá para sua implementação.

Assim, ele evita surpresas ao longo do processo, bem como simplifica a montagem de uma franquia de produtos de limpeza. Isso pois já sabe como se dá o modo de operar a unidade.

Marca de credibilidade e sistema testado e aprovado

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Ao investir em uma franquia, o empreendedor já recebe uma marca de renome no mercado, com produtos testados e aprovados no mercado.

Isso porque, como a franqueadora possui experiência na abertura de outras unidades, o sistema de operação já passou por adaptações ao longo do tempo.

Nesse sentido, quando o empreendedor investir, a estrutura do negócio já terá sido melhorada em função das experiências anteriores da marca. Em outras palavras, o empresário terá um negócio mais eficiente.

Plano de negócio da franquia

O plano de negócio é um caminho pelo qual o empreendedor deve seguir para um bom desenvolvimento do negócio.

Criar um plano de negócio para uma empresa não é algo simples. São muitas situações a serem levadas em conta. Por isso, quando a franquia já vem com este plano definido, facilita muito para o empreendedor.

Nele estão alguns dos passos para o empreendimento, por exemplo, onde e a melhor forma para investir. Ainda, quais serão as formas de divulgação do negócio ao longo do tempo.

Além disso, na própria Circular de Oferta de Franquia (COF) o empreendedor consegue ter uma noção de quais serão os próximos passos para desenvolver o negócio.

Vemos que uma pessoa está listando algumas tarefas em um caderno (imagem ilustrativa).
O plano de negócio ajuda a orientar o empreendedor para as ações na franquia.

Treinamentos e suportes

Entre os pontos de maior vantagem do modelo de franquia estão estes auxílios que a franqueadora oferece aos franqueados.

Com os treinamentos e suportes, até os empreendedores menos experientes podem investir em um negócio próprio sem medo.

Os treinamentos são voltados para atividades diversas, como para entender a operação da franquia, o mercado no qual ela está inserida e até para auxiliar na captação de clientes.

Do mesmo modo, os suportes são variados. Por exemplo, há o auxilio para a gestão da unidade, bem como para a parte financeira e administrativa.

Além disso, a franqueadora oferece apoio em ações de marketing para vendas dos produtos de limpeza, produzindo materiais e direcionando a divulgação.

Uma das franquias de produtos de limpeza que oferecem todos estes suportes e vantagens é a Zaplus Car, da qual falaremos agora.

Franquia Zaplus Car: conheça essa opção de negócio

A Zaplus Car é uma franquia de produtos de limpeza voltada para automóveis com um amplo catálogo de itens para os consumidores.

A rede trabalha com uma variada linha de produtos não só para a higienização automotiva, como também para cuidados especiais, ceras, produtos para polimento, entre outros.

Dessa forma, a franquia trabalha como um verdadeiro supermercado de produtos voltado para carros, como você pode ver no vídeo abaixo:

Mesmo o empreendedor sem experiência no segmento pode tranquilamente se tornar um franqueado da Zaplus Car. A rede oferece suportes eficientes para o desenvolvimento do negócio.

Por exemplo, auxílio para a escolha do melhor local para instalação, treinamento para a operação e para a equipe inicial, entre outros suportes.

A Zaplus Car conta dois modelos de negócios, o Standard e o Prime. Neste segundo, além do espaço para a venda dos produtos, há também um local para realização de cursos e workshops.

Assim, além de fornecer produtos para lava jatos, empresas com frotas, concessionárias, autônomos, o franqueado também pode trabalhar como um parceiro. Dessa forma, ele agrega mais valor ao seu empreendimento.

Por fim, veja um conteúdo que separamos para você com dicas pra escolher um bom investimento no segmento de franquias clicando aqui.

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