Franquia de turismo: é uma boa investir? Saiba tudo aqui

Por
em
moça tirando foto com o celular de ponto turístico ilustrativo franquia de turismo é boa investir
Advertisement

Na hora de abrir o próprio negócio, são muitas as dúvidas. Em qual tipo de empresa investir? Quanto é necessário para atuar? Uma franquia de turismo é boa para investir?

Sem dúvida, um dos setores mais atrativos do mercado é o de Turismo. Primeiro, porque ele costuma ser um ramo prazeroso de trabalhar. Ao mesmo tempo, o segmento tem alto faturamento — segundo estimativas, o Turismo responde por 8,1% do PIB do Brasil. 

Já no mundo, o ramo cresceu 3,9% em 2018, com rendimento de 8,8 trilhões de dólares. No mesmo ano, foram 319 milhões postos de emprego gerados pela atividade, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês).

Claro que, por causa da pandemia do coronavírus, o turismo sofreu um grande baque. Mas, com a vacinação avançando, o ramo vem apresentando uma retomada acentuada.

Também há a possibilidade de atuação variada, com soluções como passagens, hospedagem, passeios e mais. Cerca de 88% das viagens realizadas são a lazer, e 12% a negócios. O público atendido é igualmente variado, proporcionando ótimo ticket médio às empresas. Continue acompanhando para saber mais!

Vantagens de abrir uma agência de viagens

Os números do ramo de viagens são interessantes, e alguns dos principais atrativos para o investimento no setor. Porém, existem outros aspectos que chamam a atenção no ramo, destacando que uma franquia de turismo é boa para investir.

Foi para apresentar estes aspectos que produzimos este artigo. A seguir, também falamos sobre como optar por uma franquia de turismo.

1. Atração do consumidor 

Viagens têm a ver com a realização de um sonho ou um objetivo específico, como fechar negócios ou visitar parentes.

Por isso, grande parte dos consumidores prefere contratar uma agência de turismo. Com uma empresa planejando o roteiro completo, é mais simples que o resultado seja satisfatório.

2. Trabalho simplificado

Advertisement

Muitas das agências de viagem trabalham apenas pela internet. Esse diferencial permite o acesso simples pelo consumidor, e também economia ao empresário. Afinal, basta que a franquia possua acesso à internet, sem a necessidade de um espaço físico.

3. Valor de investimento

Exatamente pela possibilidade de home office, não é preciso investir muito em uma agência de viagens. E, mesmo quando o empresário opta por um espaço físico, os custos não são altos.

O espaço pode ser pequeno e não requer tantos equipamentos. Um computador e impressora são suficientes para este tipo de trabalho. É outro aspecto que destaca como uma franquia de turismo é boa para investir.

4. Não é preciso entender de turismo

O responsável pela empresa não precisa ter experiência na área. Porém, será preciso se dedicar aos estudos sobre o ramo, a aquisição de clientes e a gestão do negócio. A franqueadora vai oferecer todo o treinamento e suporte necessário para isso.

Por que franquia de turismo é boa para investir?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 as franquias do setor de Turismo tiveram faturamento de mais de R$ 13 bilhões.

Números deste tipo chamam a atenção para o ramo, assim como outras vantagens de uma franquia. Aqui, podemos citar, por exemplo, a flexibilidade da empresa e o suporte da franqueadora. Mas os benefícios do modelo de negócio vão bem além, como citaremos logo mais.

Antes de tudo, porém, é importante explicar o que é uma franquia. Uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe, uma “cópia” dessa empresa. Ela utiliza o mesmo modo de fazer e entrega produtos e serviços iguais aos da marca principal. 

Marcas como a McDonald’s e a Subway são algumas das mais bem-sucedidas do franchising no mundo.

Ao optar por uma franquia de turismo, o empreendedor concorda em manter o atendimento padronizado da franqueadora. Então, pode aproveitar de todas as vantagens desse tipo de investimento. Veja, a seguir, quais são essas vantagens.

Suporte da marca franqueadora

Abrir o próprio negócio é um processo trabalhoso e cheio de burocracia. Mas, ao optar por uma franquia, o empreendedor encontra um passo a passo mais simples. 

Primeiro, porque a empresa franqueadora, dona da marca, oferece suporte jurídico completo. Ela orienta quanto aos investimentos e registros necessários, e ainda estuda o local mais adequado para a instalação do negócio.

Outro benefício deste tipo de investimento é o plano de negócio da empresa. O plano de negócio é o planejamento do passo a passo de uma companhia, do seu início até a execução das atividades no dia a dia. 

O plano de uma franquia já foi testado e adaptado para ser o mais eficiente possível. Ele é entregue ao novo franqueado e ajuda a manter a padronização do que será oferecido.

Enquanto isso, um negócio iniciado do zero requer um plano novo, que vai passar por erros e acertos enquanto estiver em execução. Ou seja, uma franquia de turismo é boa para investir porque é mais segura, e menos sujeita a erros do que um negócio todo novo.

Retorno rápido de investimento

Segundo a ABF, as franquias no Brasil têm prazo médio de retorno de 36 meses. Comparado a um empreendimento novo, esse tempo de retorno é curto. Isso ocorre, especialmente, porque já existe um modo eficaz de obter resultados, descrito no plano de negócios da marca.

Mix de produtos

Para muita gente, o Turismo é um setor sazonal, que rende lucro apenas em um momento do ano. Como os meses de férias escolares. Porém, essa percepção está bem longe da realidade. 

O turismo se destaca em certos meses, mas tem rendimentos igualmente bons em outros momentos do ano.

Tudo isso acontece porque são vários os produtos e serviços que uma agência de viagens pode oferecer. Há a venda de passagens aéreas e viárias, pacotes de viagens e hospedagem. Assim como o aluguel de carros, ingressos para passeios, intercâmbios, consultorias na solicitação de vistos e mais. 

avião voando ilustrativo franquia de turismo é boa investir
As passagens aéreas disponíveis na franquia são de companhias variadas.

Com um mix tão grande, é difícil não vender sempre. Sem contar que tantas possibilidades aumentam o ticket médio por consumidor, garantindo um lucro continuado.

Amplitude do mercado consumidor

A variedade de produtos e serviços oferecidos dá ao setor de Turismo um amplo mercado consumidor. Ele pode atender as pessoas que viajam a negócios, nas férias, para “escapadas” de fim de semana e mais. As faixas etárias destes clientes também são variadas.

Reconhecimento da marca

Um dos principais desafios ao abrir um negócio é fazer a sua marca ser conhecida pelo público. Abrir uma franquia elimina este problema. Afinal de contas, a franquia é uma unidade de uma empresa que já existe. Por isso, tem o mesmo nome fantasia da empresa principal. Assim como o mesmo reconhecimento pelo consumidor.

Quando os usuários já conhecem os produtos da marca, mesmo que apenas pela publicidade, eles têm maior segurança em adquirir com ela. Assim, o franqueado recebe a mesma confiança que a companhia-matriz, sendo mais simples atrair clientes. 

Agência presencial ou virtual?

O turismo online movimenta, por ano, R$ 30 bilhões no Brasil. O levantamento é da consultoria Ebit e destaca o quanto esse tipo de negócio pode ser atraente, para consumidores e empreendedores. Mas, antes de investir nessa opção, é importante se decidir pelo modelo home office ou loja física.

Franquia home office

Trabalhar por conta própria e em casa requer muito mais dedicação do que trabalhar em uma empresa. Isso porque, em casa existem várias distrações e a facilidade de flexibilizar o horário de atuação conforme a sua disponibilidade. 

Mas o lucro do negócio está diretamente relacionado ao tempo dedicado a ele. Manter a disciplina é fundamental para manter o crescimento à toda.

Negócio em ponto comercial

Uma agência física requer uma dedicação ainda mais intensa do franqueado. Afinal, é preciso ir à empresa todos os dias.

Porém, independentemente do tipo de negócio, será necessário registrar o seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Inclusive quando falamos de uma franquia, pois o Cadastro da empresa será diferente da empresa-matriz. 

A nova unidade utiliza o nome-fantasia e modo de fazer da marca, mas não o seu CNPJ. Isso mantém a independência jurídica entre os negócios.

Uma opção de franquia para investir e lucrar é a Encontre Sua Viagem. Criada em 2011, a empresa já tem mais de 500 franqueados no Brasil. Ela oferece as mais diversas soluções em Turismo, das passagens ao aluguel de um veículo.

São dois os modelos de franquia da marca: o home based e o loja física. Para saber mais sobre a empresa, você pode clicar no botão a seguir.

Você pode assistir ao vídeo abaixo para saber mais sobre a franquia Encontre Sua Viagem!

Viu só como uma franquia de turismo pode ser uma boa opção? Para o sucesso do investimento, apenas tenha certeza de que você se interessa pela área. Gostar do seu trabalho é essencial ao abrir um negócio.

Uma franquia de turismo é boa para investir quanto você quer mesmo trabalhar com o negócio. Mas se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, pode continuar sua leitura no texto: Saiba como escolher a franquia perfeita para o seu perfil!

Se preferir, você também pode contar com uma consultoria gratuita para abrir seu negócio. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement