Franquia de vendas on-line: fature trabalhando em casa

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Franquia de vendas on-line nunca estiveram tão em alta. O e-commerce sempre foi uma tendência no país, entretanto, em um cenário em que as pessoas estão ficando mais tempo em casa, as vendas on-line dispararam. Ao mesmo tempo, novos modelos de consumo foram identificados.

Dentro do universo das vendas on-line, o modelo de negócio de loja virtual se apresenta como boa oportunidade de investimento. Nesse formato de investimento, os empreendedores costumam não precisar de instalar a franquia em um ponto comercial, como acontece nas franquias tradicionais.

Assim, a operação de uma franquia online acontece em dinâmica home-office, no qual o franqueado fica livre para trabalhar em casa ou em ambientes de coworking, por exemplo. Para operação da unidade, as redes costumam exigir que o franqueado invista, apenas, em um bom computador e materiais de escritório.

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A facilidade de operação e os baixos custos de investimento e instalação das franquia de vendas on-line proporcionam destaque a esse modelo de negócio que só tem a crescer no mercado de franchising. Mas esses não são as únicas vantagens do investimento.

Nesse artigo, apresentamos a você o cenário do franchising e do e-commerce no Brasil. Você também vai conhecer todas vantagens das franquia de vendas on-line e uma lista de 11 boas op ortunidades para investir.

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Existem modelos de franquias que atuam em diferentes segmentos do mercado, vendendo produtos e serviços bem diferenciados. Certamente existe um modelo de franquia de vendas on-line indicada para o seu perfil! Quer descobrir? Continue a leitura!

O mercado de franquias no Brasil

O franchising brasileiro é um dos setores da economia que registra crescimento e desempenho positivo, mesmo em contextos de instabilidades e desafios econômicos.

Um exemplo são os resultados registrados em 2019. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), todo o mercado de franquias brasileiras registrou um faturamento 6,9% superior ao identificado em 2018.

O crescimento também foi identificado no número de unidades: em 2019, existia um total 5,1% superior ao registrado em 2018. O número de redes em operação foi 1,4% maior em 2019.

Além dos resultados de crescimento, sempre surpreendentes, o mercado de franquias no país também se posiciona como setor propício para a geração de empregos. Em 2019, o total de empregos diretos proporcionados pelo franchising foi 4,8% se comparado com o total em 2018, o que gerou 1,34 milhão de novos postos de trabalho.

A estimativa da ABF é de, a cada nova unidade de franquia inaugurada, ser gerados, em média, nove postos de trabalho.

Vantagens do franchising

Além dos resultados positivos do mercado de franquias mesmo em contextos de instabilidades econômicas, outra vantagem do investimento em franchising é a segurança proporcionada aos franqueados.

Ao investir em um formato de franquia, o franqueado aposta em um modelo de negócio testado e com maturidade no mercado. O que isso significa? Significa que a rede de franquias já enfrentou desafios para se manter no mercado.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Todas as dificuldades, serviram como impulsionamento para melhorias em processos operacionais e no desenvolvimento de serviços e produtos vendidos aos clientes.

Ou seja, mesmo o empreendedor de primeira viagem, consegue administrar um modelo de franquia ao receber todo o know-how da rede, treinamentos e suportes.

As garantias de capacitação de franqueados, consultorias e suporte oferecidos pelas franqueadoras são determinados pela Lei de Franquias, outro ponto que conta para a segurança do investimento.

A legislação determina documentações, treinamentos e apoio ao franqueado que devem ser entregues a todo novo investidor.

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A baixa taxa de mortalidade é outro ponto de destaque no investimento em franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada cem franquias, apenas 5 fecham até o segundo ano de operação.

Se compararmos com empreendimentos convencionais, a taxa de mortalidade é bem menor. A cada cem empresas que são abertas, 23 fecham as portas em até dois anos, o que indica um índice de mortalidade de 23%. Os dados são do Sebrae.

Como detalhamos anteriormente, o que contribui para a baixa taxa de mortalidade é o investimento em um modelo de negócio testado no mercado, junto de uma atuação com o suporte de documentações, treinamentos e suportes constantes oferecidos pelas marcas.

Documentação

Independente do formato de franquia escolhido, seja modelo de loja tradicional ou franquia on-line, todas devem apresentar aos franqueados algumas documentações que asseguram o investimento, determinadas pela Lei de Franquias.

O principal documento que todo candidato a franqueado deve receber é a Circular de Oferta de Franquia (COF), entregue antes mesmo do empreendedor fechar o negócio.

Esse documento deve informar tudo que envolve o investimento na franquia, com detalhamento de valores: capital inicial, taxas de franquia, royalties, propaganda, faturamento médio, lucratividade, prazo de retorno.

Além disso, também devem constar na COF todas as informações referentes a obrigações do franqueado e seus direitos. O documento também explicita todas as obrigações da franqueadora junto ao empreendedor.

Assim, o candidato a franqueado fica sabendo como será a relação com a franqueadora e como deve ser sua postura de franqueado no cotidiano de operação da unidade.

Outro documento essencial é o contrato de franquias, que também detalha todos os processos que envolvem o investimento. O contrato só deve ser assinado se o candidato a franqueado estiver de acordo com tudo que está descrito na COF.

Ambos documentos são bem extensos e, por isso, é aconselhável estudá-los com o auxílio de um advogado. A assinatura do contrato de franquia só deve ser feita se o empreendedor estiver de acordo com todas as cláusulas.

Franquia de vendas on-line: o e-commerce no país

O mercado de e-commerce no Brasil vem registrando números surpreendentes, principalmente em um contexto em que a população está ficando mais em casa.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em 2019 o comércio eletrônico registrou um aumento de 23% no faturamento, comparado com os resultados de 2018. O total faturado em 2019 foi de R$ 89 bilhões.

Antes do cenário de pandemia mundial, a Abcomm estimava um faturamento anual da casa dos R$ 105,99 bilhões, com aumento de 18% em relação ao faturado em 2019. Entretanto, com as mudanças no comportamento de consumo dos brasileiros nesse período de quarentena, as projeções são de um aumento ainda maior.

Somente no mês de abril, o e-commerce brasileiro cresceu 81% em comparação com o mesmo período em 2019, com faturamento registrado, em um único mês, de R$ 9,4 bilhões.

De acordo com a plataforma Ecommerce Brasil, foram registradas no mês de abril 24,5 milhões de compras online. Os setores que mais venderam foram os de alimentos e bebidas, com aumento de 294,8% em comparação a abril de 2019; Instrumentos musicais (+252,4%); Brinquedos (+241,6%); Eletrônicos (+161,5%); e Cama, Mesa e Banho (+165,95).

Nesse cenário de alta, estão inclusos os empreendimentos convencionais com foco em e-commerce e, também, as franquias on-line que se dedicam a venda de produtos diferenciados.

Os resultados demonstram que a tendência já era positiva e alguns comportamentos de consumo vivenciados na pandemia devem se manter quando o cenário se normalizar. Os números demonstram, portanto, um bom momento para se investir em franquias com atuação virtual.

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No vídeo a seguir, damos três dicas de franquias de vendas on-line para você ser dono do próprio negócio! Confira!

Franquia de vendas on-line: cuidados

Não é porque o investimento será em uma franquia on-line, que os cuidados no processo de escolha de uma rede devem ser subestimados. A atuação do franqueado será como em qualquer modelo de negócio, sendo exigidas posturas de compromisso e seriedade com o negócio.

Por isso, prestar atenção em alguns detalhes das redes são essenciais para a segurança do empreendedor e sucesso do negócio.

O primeiro passo a ser dado é estudar a reputação da rede e saber há quanto tempo o negócio atua no mercado. Nesse ponto, você consegue entender as formas que a rede se posiciona no segmento de atuação, junto das propostas dos serviços e produtos.

Essa pesquisa auxilia você a identificar as redes em que há maior identificação. Ter harmonia com o segmento de atuação, formato de franquia e o que é vendido aos consumidores é essencial para tornar a rotina de trabalho mais satisfatória.

Por isso, estude o mercado, conheça a fundo as marcas e os modelos de franquia disponíveis para investimento.

Ao mesmo tempo, também é aconselhável participar de eventos e feiras de franquias. Nesses ambientes, você tem a oportunidade de conhecer melhor as redes, conversar com os representantes, tirar dúvidas e entrar em contato com franqueados.

A conversa com franqueados também é importante: é a hora de saber como é a rotina de trabalho e perguntar sobre os suportes e treinamentos oferecidos pela rede.

Franquia de vendas on-line: opções para ser dono do próprio negócio

Depois de todas as informações sobre os cenários de atuação e dicas para atuar como franqueado de uma franquia on-line, é hora de conhecer 10 oportunidades de investimento!

Existem modelos em diferentes segmentos do mercado, com valores de investimento atrativos e prazos de retorno mais rápidos, se comparado com as franquias tradicionais.

Quisto Corretora de Seguros

Fundada em 2012, a Quisto Corretora de Seguros trabalha com produtos das principais seguradoras do Brasil, sendo boa opção para quem deseja investir em formato de franquia de vendas on-line.

Entre os serviços oferecidos aos clientes estão mais de 90 opções de seguros, são opções como seguros de vida, de veículos, de viagem, saúde, empresarial, entre outros.

pessoas sentadas em reunião. quisto opção de franquia on-line
Os segmentos para atuação em franquia on-line são variados, o que possibilita maior entrada de diferentes perfis de franqueados.

Com aproximadamente 100 unidades em todo o país, a marca possui boas taxas de comissão aos franqueados. As taxas podem variar entre 10% e 45%, dependendo do serviço comercializado.

  • Investimento: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Brasil Nutri Shop

Inserida no segmento de alimentação, a Brasil Nutri Shop trabalha com venda de suplementos alimentares e produtos fitness.

As unidades de franquia atuam, exclusivamente, em formato de franquia on-line. Assim, os empreendedores administram plataforma online, ficando responsáveis pela divulgação do site e produtos.

A franqueadora fica encarregada da logística das vendas finais e da entrega dos produtos nas casas dos clientes.

  • Investimento: a partir de 10.900,00
  • Faturamento: R$ 5 mil
  • Prazo de Retorno: 12 a 24 meses

Prospecta Obras

A Prospecta Obras funciona como uma plataforma virtual que mapeia obras em andamento em todo o Brasil. Assim, a proposta é conectar empresas a pessoas que estão precisando construir ou reformar a casa, e precisam de produtos e serviços para construção.

O modelo de franquia é, exclusivamente, em formato home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

Acqio

Fundada em 2014, a Acqio atua no mercado de pagamento eletrônico, trabalhando principalmente com a comercialização de máquinas de cartão de débito e crédito.

Além das maquininhas, a empresa oferece um sistema de gestão próprio aos lojistas, com soluções práticas e seguras de pagamento.

  • Investimento: R$ 6,99 mil
  • Faturamento: variável
  • Prazo de Retorno: 6 a 12 meses

Ceofood

Com foco em cidades pequenas e zonas periféricas, a proposta do Ceofood é reunir restaurantes que trabalham com tipos de alimentos variados, oferecendo aos consumidores a possibilidade de fazerem pedidos de diferentes locais na mesma plataforma. A principal tarefa do franqueado Ceofood é prospectar novos restaurantes para aderirem ao aplicativo.

  • Investimento: R$ 23,99 mil
  • Faturamento: R$ 7,45 mil
  • Prazo de Retorno: 12 a 18 meses

Siga Cidades

A Siga Cidades é uma rede de franquias de aplicativos. Os empreendedores atuam inicialmente em formato home based, gerenciando a unidade através de plataforma online.

Assim, via aplicativo, os usuários encontram mapeamento de empresas, serviços e produtos, de acordo com a geolocalização. Atualmente, a franqueadora oferece aos franqueados oportunidade de franquia de baixo custo.

  • Investimento: R$ 5 mil
  • Faturamento: R$ 6 mil
  • Prazo de Retorno: 2 a 3 meses

Delivery Much

Fundada em 2011, a Delivery Much se estrutura no segmento de alimentação como franquia de aplicativo de delivery de comida.

A rede tem como foco de atuação as cidades do interior do país, e possibilita que os franqueados atuem no modelo de negócio home office. As franquias Delivery Much têm lucratividade média de 40%.

  • Investimento: R$ 23 mil a R$ 90 mil
  • Faturamento: R$ 10 mil
  • Prazo de Retorno: 12 a 18 meses

Revenda Softwares

A Revenda Software oferece aos franqueados um modelo de negócio para revenda de softwares em nuvem para empresas.

Portanto, os franqueados podem personalizar o negócio com sua própria marca e configurar os planos. A rede oferece estrutura, treinamento e materiais de marketing.

  • Investimento: R$ 5,42 mil
  • Faturamento: R$ 10 mil
  • Prazo de Retorno: 3 meses

Tributarie

Especializada em compliance e gestão fiscal, a Tributarie é uma rede de franquias voltada especialmente para análises de tributação de impostos. A Tributarie não exige que o franqueado possua conhecimentos no setor tributário e fiscal, uma vez que garante treinamentos e suporte completos.

  • Investimento: R$ 5 mil a R$ 50 mil
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de Retorno: 3 a 6 meses

Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias de produtos naturais que oferece um amplo mix de produtos: vitaminas, suplementos, óleos, emagrecedores, bebidas funcionais, entre outros.

A rede trabalha com modelo de franquia on-line, permitindo que o franqueado atue em dinâmica home office.

  • Investimento: R$ 9,99 mil a R$ 19,99 mil
  • Faturamento: R$ 8 mil
  • Prazo de Retorno: 4 a 6 meses

Então, gostou das opções de franquias de vendas on-line? Para você se tornar um empreendedor de sucesso, preparamos um ebook gratuito com dicas que todo franqueado precisa saber para gerenciar uma franquia home office. Baixe agora.

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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