7 segmentos que estão bombando no mundo do franchising, para você investir

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Imagem de um homem de óculos e terno olhando para um computador fazendo cara de espanto. Imagem ilustrativa texto segmentos que estão bombando.
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O empreendedor deve estar sempre atento aos segmentos que estão bombando para investir de forma certeira. Assim, consegue aproveitar o momento para abrir o próprio negócio.

O franchising vem se recuperando rapidamente após a pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou mais de R$ 41 bilhões no segundo trimestre de 2021. Números um pouco abaixo do faturamento do mesmo período em 2019.

Dentro do mercado de franquias existem muitos nichos para atuar. Separamos aqui alguns dos segmentos que estão bombando para você conhecer mais.

Segmentos que estão bombando no ramo de franquias

Mesmo com a queda na Economia causada pela pandemia do novo coronavírus, diversos segmentos do mercado tiveram bons números.

Alguns deles conseguiram se adaptar rapidamente às restrições impostas quanto a circulação de pessoas, outros, já estão atuando no mercado normalmente.

Aqui apresentamos alguns dos segmentos que estão bombando e que apresentam oportunidades e negócios lucrativos para o empreendedor ficar de olho.

1. Mercado delivery

Com as restrições de circulação, o comércio foi bastante impactado no ano de 2020. Por conta disso, muitas empresas que antes só atendiam presencialmente passaram a atuar por delivery.

Da mesma forma, quem já oferecia este tipo de atendimento ao cliente saiu na frente. Precisaram apenas reforçar suas entregas e contratar mais funcionários para atender a demanda.

O mercado de delivery se tornou uma necessidade com a chegada da pandemia em 2020, estimulou o consumo e influenciou novos hábitos da população.

O aumento de pedidos de um mesmo usuário ou a adesão de novos clientes às plataformas de entrega de comida, foi o que proporcionou um impulso significativo no mercado.

Levantamento da Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores –  mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. O País foi responsável por quase metade dos números do delivery, o que corresponde a 48,77%.

Imagem de um entregador pegando entregas com um comerciante. Imagem ilustrativa texto segmentos que estão bombando.
O mercado delivery teve grande crescimento no ano de 2020.

E o mercado de delivery não se resume apenas a entrega de comidas. Diversas empresas tiveram que se adaptar para levar até os seus clientes seus produtos ou serviços.

Nesse sentido, o que era um diferencial para algumas empresas, agora é quase uma obrigação. Os hábitos dos consumidores mudaram e agora o delivery é uma forte tendência.

Por exemplo, uma franquia que atua com delivery é a Acquazero. A franquia oferece serviços de limpeza e outros cuidados automotivos. Entre seus seis modelos de negócios, três deles são em home based. Assim, o franqueado leva os serviços até os cliente.

2. Farmácias

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Um dos segmentos que estão bombando é o de Farmácias. E isso é impulsionado pela evolução destes tipos de estabelecimentos.

Antigamente, as farmácias eram visitadas para comprar remédios ou no máximo cosméticos. Contudo, hoje em dia, é possível encontrar um grande catálogo de produtos nestes locais.

Além disso, muitas contam com a opção de compra online, para facilitar a vida dos clientes. Sendo assim, muitas delas nem precisam de um grande espaço para instalação.

Para se ter ideia, o aumento das vendas online foram de 120,75% em faturamento no ano de 2020, segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Nesse sentido, o empreendedor consegue aproveitar o crescimento do mercado buscando negócios com grande variedade de produtos.

Da mesma forma, contar com uma marca reconhecida no mercado facilita o desenvolvimento do negócio, e por isso, uma franquia é uma boa opção para investir.

Por exemplo, a rede de farmácias São Rafael atua no mercado desde 1997, e já se adaptou aos novos tempos com entregas delivery e vendas online. Assim, o franqueado recebe um negócio sólido para se destacar no mercado de farmácias.

3. Lojas virtuais

Para quem busca um negócio em home office de baixo custo com um mercado atrativo, o setor de lojas virtuais é um dos segmentos que estão bombando.

Com os hábitos de consumo cada vez mais voltados para a internet e as interações pelas redes sociais, o comércio online tem se destacado.

Imagem de um celular com uma página de comprar online na tela. Imagem ilustrativa texto segmentos que estão bombando.
As comprar online são um mercado atrativo e que não exige grandes investimentos do empreendedor.

Nesse sentido, são diversas alternativas para investir neste mercado, com vendas de produtos dos mais variados. Além disso, é um tipo de negócio que pode ser bem barato para implementar.

Portanto, apenas com um computador ligado a internet e uma estrutura online é possível atuar. E esta facilidade tem se mostrado em números.

Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses de 2021. Um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado segundo pesquisa da Neotrust.

Estas compras resultaram em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, um aumento de 72,2% em comparação com 2020.

Uma grande vantagem deste mercado é que o empreendedor consegue atuar em uma grande região. Sendo assim, ele não fica restrito apenas a uma cidade ou estado e pode chegar até outros países.

Alguns modelos de negócios não exigem que o franqueado tenha estoque em casa. Ele realiza a venda e os produtos saem direto da franqueadora para serem entregues aos consumidores.

Uma forma de aproveitar este segmento é a franquia Brasil Nutri Shop. A rede é especializada na venda de suplementos alimentares e outros produtos fitness. Além disso, possui um modelo enxuto de negócio, onde o franqueado realiza as vendas pela internet, sem estoques.

4. Ramo de bebidas

O ramo de bebidas conta com boas ideias de negócios para investir, pois estes produtos fazem parte do dia a dia da população brasileira.

Seja aquela cervejinha no happy hour ou os drinks voltados para os clientes noturnos. E ainda, as bebidas não alcoólicas, como sucos dos mais variados.

Este segmento teve uma crescente durante a pandemia e deve se manter assim por um longo período e por isso, é um bom mercado para empreender.

Segundo a Euromonitor, o volume de vendas de cerveja no país teve um crescimento anual de 5,3% em 2020, vindo de um avanço de 3,5% em 2019.

Imagem de uma mulher com um copo de cerveja na mão. Imagem ilustrativa texto segmentos que estão bombando.
O consumo de bebidas é um segmento atrativo para empreender em diversos tipos de negócios.

Além disso, dentro do setor existem nichos de atuação variados, com pequenos negócios ou então voltados para atendimentos diferenciados aos clientes.

Isso vai depender do seu público-alvo e da sua capacidade financeira, sem contar que deve ser um negócio interessante para o mercado local.

Nesse sentido, é preciso avaliar as melhores regiões para investir, aproveitar lacunas de mercado e garantir um bom público consumidor.

Um negócio neste segmento é a franquia Pit Stop. A rede atua com a venda de bebidas da marca Ambev e itens complementares para o consumo de cerveja. E tudo isso, com uma estrutura bem enxuta.

5. Setor pet

A maioria da população possui um animalzinho de estimação em casa. Contudo, os pets estão cada vez mais variados.

Se antigamente prevaleciam os cachorros e gatos, agora é comum as pessoas terem coelhos, cobras, pássaros variados, e até mesmo animais exóticos.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, são 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais no país.

Assim, o total é de 139,3 milhões de pets, o que demonstra a força potencial do setor na economia brasileira.

Como podemos ver, este mercado é um dos segmentos que estão bombando e conta com diversos tipos de negócios para atuar.

O empreendedor pode investir em uma clínica veterinária, para oferecer cuidados a determinados tipos de animais.

Da mesma forma, pode atuar com a venda de alimentação para estes pets, o que é um mercado bem sólido e que tende a crescer cada vez mais.

Outro nicho é o de acessórios, como brinquedos e roupas, que pode ser uma boa oportunidade para empreender no segmento.

Por fim, uma franquia que atua neste setor é a Pet Free, rede que oferece serviços de Banho & Tosa, Consultório Veterinário, Farmácia Veterinária, a venda de Rações e Alimentações Especiais, entre outros.

Imagem de uma menina segurando um coelho. Imagem ilustrativa texto segmento que estão bombando.
Os coelhos estão entre os pets favoritos da criançada.

6. Ramo de seguros

Se o empreendedor está em busca de segmentos que estão bombando, o setor de seguros é um deles.

Este mercado conta com cifras bilionárias e ainda é um grande potencial de crescimento. Por isso, o empreendedor deve estar atento aos movimentos deste segmento.

Por exemplo, em 2020, o faturamento dos mercados supervisionados pela Superintendência De Seguros Privados (SUSEP) atingiu R$ 274 bilhões, valor ligeiramente superior ao faturamento em 2019.

Além disso, em julho de 2021 o segmento faturou R$ 12,7 bilhões, melhor resultado desde 2014, de acordo com o Boletim IRB+Mercado, elaborado pelo IRB Brasil Re.

Mesmo assim, o setor ainda tem muito para crescer. Para se ter uma ideia, segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), apenas 30% dos carros possuem algum tipo de seguro.

Assim como os seguros para carros, o empreendedor também pode atuar com seguro de vida, de residências, empresas, equipamentos, entre outras possibilidades.

Uma vantagem deste mercado é que o empreendedor consegue investir em negócios menores, que podem ser feitos em home office.

Dessa forma, mesmo sem muito capital pra investir é possível iniciar um empreendimento. Melhor ainda se for por meio de franquia, já que o empreendedor poderá contar com os suportes da franqueadora e a sua marca reconhecida.

Enfim, cabe ao empresário analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa para conhecer a política de comissionamento e os produtos com os quais irá trabalhar.

Uma das opções neste segmento é a franquia Quisto. A rede atua com mais de 100 opções de contratos de seguros e outros tipos de soluções. Possui dois modelos de negócio, sendo um deles em home office.

Imagem de uma mão assinando um contrato. Imagem ilustrativa texto segmentos que estão bombando.
O setor de seguros possui variedade de contratos para o empreendedor trabalhar.

7. Alimentação

Nesta lista de segmentos que estão bombando não podia faltar o setor de alimentação. Este mercado é sólido, pois conta com um amplo público consumidor.

Assim, o empreendedor pode atuar com diferentes tipos de alimentos e diversas formas de atendimento. Uma delas é por delivery, sobre a qual falamos.

Uma franquia de alimentação com o atendimento exclusivo por delivery diminui os custos de implantação do negócio.

Além disso, o mercado conta com variados nichos de atuação como pizzas, chocolates, bolos, salgados, comidas típicas, alimentação fitness e saudável, entre outros.

O segmento de franquias de Alimentação é o setor de maior faturamento do franchising brasileiro. Só em 2020 faturou mais de R$ 40 bilhões.

Este faturamento foi bastante impactado pela pandemia, e por isso, com a volta da circulação normal de pessoas e a abertura do comércio, a tendência é de crescimento.

Dessa forma, o empreendedor deve avaliar que tipo de negócio se encaixa melhor ao seu perfil e a região onde deseja atuar.

Enfim, por ser um setor bastante amplo, é preciso analisar bem antes de decidir que tipo franquia de alimentação abrir.

Uma boa opção é a Cream Berry, franquia de açaí. A marca atua com um modelo de negócio enxuto, com possibilidade de atendimento por self-service. E ainda, conta com o delivery.

Aqui apresentamos alguns dos segmentos que estão bombando. Por fim, veja no link abaixo um conteúdo com diversas opções de franquias baratas, nos mais variados nichos de mercado.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Se ainda está com dúvida, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que podem lhe ajudar na escolha da franquia ideal para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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