Como tornar minha empresa uma franquia? Veja o passo a passo

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Homem sentado em uma mesa em frente a um computador e um quadro cheio de palavras em inglês atrás dele. Ilustração do texto sobre torna uma franquia.
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Para uma empresa se tornar uma franquia ela deve passar por um processo de formatação para adequar seu negócio a este modelo.

Este processo exige um cuidado da empresa, pois ele será a base de sustentação do negócio daqui para frente. Assim, se houver falhas, elas gerarão prejuízos no futuro, ou até inviabilizando o negócio.

Por isso, se sua empresa quer se tornar uma franquia, fique ligado nesses passos que separamos aqui para você entender o processo. E com isso, fazer esta transformação de maneira eficiente.

5 passos para tornar a empresa uma franquia

O processo de formatação de franquias é complexo, dependendo do tipo de negócio e também do tamanho da empresa.

Alguns tipos de empresas são mais fáceis de franquear, pois possuem o modelo de negócio mais simples ou de fácil replicação.

Por outro lado, alguns processos mais complexos exigem um cuidado maior na hora de transformar em um modelo de franquias.

Abaixo estão dicas resumidas, para Formatação de Franquias e as várias etapas deste processo. Continue a leitura!

Análise de franqueabilidade

A etapa de análise de franqueabilidade, como o próprio nome já diz, refere-se a estudar se é possível transformar a empresa em um modelo de franquia.

Assim, este estudo visa observar se os processos internos da empresa podem ser replicados de maneira simples e para unidades longe da sede.

Da mesma forma, esta análise é fundamental para entender o potencial que o negócio da empresa possui de ser uma franquia de sucesso.

Nesta etapa também são identificados os problemas no processo e adequações necessárias para ser replicado em franquias.

Assim, operações mais complexas precisam ser simplificadas, ou então, terão que ser mantidas apenas na sede da empresa.

Imagem de um desenho de escada com dinheiro em alguns degraus. Imagem ilustrativa de texto tornar uma franquia.
O estudo de franqueabilidade leva em conta os impactos financeiros da mudança na empresa.

Nesse sentido, a empresa também deve analisar se seus produtos e/ou serviços são comercializáveis para diferentes mercados.

Algumas empresas são tão regionalizadas que podem ser inviáveis para a expansão.

Logo, a empresa deve se conhecer para repassar aos franqueados o modelo de negócio ideal.

Deve assim formatar um modo de gestão que seja compatível com a franquia. Assim, por exemplo, quantos funcionários são necessários, os gastos básicos, o público-alvo, etc.

Análise de viabilidade financeira

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Para a empresa tornar uma franquia ela deve organizar bem as suas finanças para poder investir nesta transformação.

A formatação de franquias exige do franqueador uma série de investimentos, que muitas vezes demoram a retornar para o caixa.

Como falamos anteriormente, a empresa deve analisar seus processos e produtos para adequar ao modelo de franquia.

E isso pode custar muito, como uma adaptação de métodos, ou investimentos em novas matérias primas.

Ademais, a empresa investe no marketing, e às vezes, ela mesma deve abrir uma unidade da franquia para incentivar novos empreendedores e fortalecer a marca na região.

Ainda, a empresa deve entender se o seu modelo de negócio transformado em franquia pode ser rentável. E para isso, precisa analisar os custos de produção e outros fatores que afetam a lucratividade do negócio.

Se a franquia não se sustentar financeiramente, ou não tiver uma lucratividade atrativa, ficará mais difícil vender a marca para os empreendedores.

Elaboração de documentos legais

O sistema de franchising é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19). Nesta norma existem algumas orientações para quem quer se tornar uma franquia.

A empresa deve se regularizar, de forma a proteger o seu know-how do uso ilegal por outras pessoas.

Isso porque a marca irá repassar várias informações importantes para os franqueados que podem ser copiadas sem essa proteção.

Além disso, a marca deve ser registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), que normalmente dá exclusividade de uso de 10 anos, renovável por tempo indeterminado.

Imagem da ponta de uma caneta escrevendo em um papel.
O empreendedor deve ficar atento a toda a documentação da franquia.

Da mesma forma, o processo de negociação entre franqueadora e interessados exigem clareza nas informações.

E por isso, a Lei de Franquias regulamenta detalhadamente a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Este documento, segundo a Lei, deve conter informações sobre as finanças da empresa, como o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Ainda, deve conter uma projeção dos investimentos e taxas necessárias para abrir uma unidade, bem como os suportes da franqueadora.

Esta COF ainda funciona como um pré-contrato, e nela também há uma minuta do contrato de franquia para o empreendedor analisar.  

Assim, todos os direitos e deveres das partes devem ser claros antes de fechar a parceria.

Padronização e formalização de processos

No processo de tornar uma franquia, a empresa deve definir os seus processos internos e padronizá-los. Dessa maneira, pode-se replicar nas unidades que serão comercializadas pela rede de franquias.

Todos estes processos precisam ser formalizados por meio de manuais, que possam ser seguidos pelos franqueados no dia a dia da franquia. Além de um plano de negócios para as unidades seguirem.

Sendo assim, repassa estes processos também por meio de treinamentos, que normalmente estão disponíveis no portal do franqueado.

Seja como for, a base de um modelo de franquia é a homogeneidade das unidades. Por isso, todos os processos deve estar claros para os franqueados.

Ainda, a empresa deve ter capacidade de fornecer matéria-prima e insumos para todas as unidades, para padronizar os serviços ou produtos.

Separamos abaixo um vídeo com mais algumas informações para você entender um pouco mais sobre o passo a passo para franquear o seu negócio.

Marketing para expansão

Depois de bem formatado o negócio, é a hora de vender o modelo, e o marketing precisa ser bem feito neste momento.

A expansão do novo negócio passa por mostrar para os clientes antigos que a marca continua a mesma, ou até com melhorias.

A ideia é que eles entendam que agora ficará ainda mais fácil estar perto da empresa.

Além disso, a empresa que se torna uma franquia deve buscar investidores para as novas unidades. Assim, atrair empreendedores que desejam ser donos do próprio negócio.

O marketing deve ser feito por meios mais eficientes possíveis para atingir o público-alvo.

Assim, neste momento, se a empresa ainda não tem um departamento pra este trabalho, pode buscar a ajuda de empresas especializadas na expansão de marcas.

Consultoria para tornar empresa uma franquia: vale a pena?

Como podemos ver, o processo de formatação de uma franquia exige muitos cuidados com cada etapa. E para este trabalho ficar um pouco mais simples, a empresa pode contar com uma consultoria.

A NX Franquias, por exemplo, é uma consultoria especializada na formatação de franquias e na expansão de marcas.

O trabalho desenvolvido por esta empresa é mais eficiente para transformar a empresa em franquia.

Da mesma maneira, a expertise da empresa facilita na detecção de problemas que podem impactar no novo modelo de negócios.

Ainda, a NX Franquias, além do setor de formatação de franquias, conta também com projetos que ajudam na expansão da marca.

A empresa organiza a Feira de Franquias Virtuais, que é um projeto que adequa as feiras presenciais ao momento de pandemia do novo coronavírus.

Portanto, mesmo sem contato direto, as franqueadoras ainda podem apresentar suas marcas para os empreendedores.

Ainda, a NX Franquias promove a B2B, feira presencial com encontros pré-marcados entre as marcas e os interessados em conhecer a franquia. Assim, evita-se contatos entre as pessoas.

Ainda, o marketing das marcas é feito pelo portal Top Franquias, que faz parte da NX Franquias, e também pelo canal de Youtube Henrique Mol.

Imagem do presidente da Encontre Sua Franquia, Henrique Mol. Ilustração do texto tornar uma franquia.
Henrique Mol, presidente da Encontre Sua Franquia e referência em empreendedorismo.

Henrique Mol é presidente do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil, com mais de 100 franqueados.

Como referência no assunto, o empreendedor oferece vídeos com dicas para quem deseja se tornar um franqueado.

Caso esteja pensando em tornar sua empresa em uma franquia, entre em contato com a NX Franquias pelo link abaixo. Conheça um pouco mais sobre o trabalho da empresa e como ele pode te ajudar.

Vantagens de transformar a empresa em franquia

O mercado de franchising movimentou mais de R$ 170 bilhões em 2020 segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mesmo impactado pela pandemia e as restrições do comércio, o segmento se mostra cada vez mais sólido e atrativo.

E não é somente pelo faturamento, existem outras vantagens para a empresa que se torna uma franquia, como veremos.

Expansão do negócio

O modelo de franquia favorece uma expansão do negócio da empresa. Fica mais barato conseguir novas unidades com este tipo de negócio.

Na franquia, o franqueado é quem investe a maior parte em cada unidade, e a franqueadora oferece os suportes e planos de negócios. Assim, para a empresa, a expansão se torna mais barata.

Ainda, ela consegue competir em mais regiões, e com isso atrair novos clientes para a marca.

E quando o negócio expande, ganha a franqueadora e também o franqueado com uma marca ainda mais conhecida.

Difusão da marca

O modelo de franquias tem conquistado cada vez mais adeptos, pois muitos trabalhadores estão em busca de ter o seu próprio negócio.

E a cada nova unidade que surge da empresa, sua marca também ganha espaço perante as pessoas. Quem não conhece as grandes marcas de franquias, como McDonald’s e Subway.

Estas marcas começam pequenas, e com a expansão de novas unidades se fortalecem no imaginário dos consumidores.

Esta descentralização também permite que a marca adentre no território, que chegue em cidades menores ou mais distantes dos grandes centros do país.

Temos um ebook que separamos para você com um guia definitivo das vantagens de abrir uma franquia.

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Aumento do poder de compra

Quando a empresa negocia com fornecedores, quanto mais ela compra maior será o seu poder de barganhar preços e condições.

Ao tornar-se uma franquia, a empresa expande suas vendas, e com isso, necessita cada vez mais de insumos e matérias-primas.

Com este aumento, consegue negociar melhor o preço com os fornecedores. Portanto, em alguns casos, pode propor até exclusividade no fornecimento.

Assim, a parceria com os fornecedores fica ainda mais estreita, e o negócio tende a se tornar mais rentável para as partes.

Nesse sentido, se os fornecedores estão espalhados, eles podem fornecer para as unidades da franquia na sua região. Isso facilita a logística da franqueadora e melhora as vendas do fornecedor.

Rentabilidade do negócio

Um movimento natural que ocorre com o crescimento da franquia é o aumento da sua rentabilidade. Com mais pessoas vendendo seus produtos ou serviços, a empresa passa a lucrar cada vez mais.

Isso também se deve ao fato de que para se tornar uma franquia, a empresa precisou adequar alguns de seus processos e barateá-los. Logo, é possível aumentar a lucratividade, pois diminui os custos.

Então, com um maior poder de negociação com fornecedores, a empresa também diminui os custos dos insumos e matérias-primas. Assim, sua margem de lucro tende a aumentar.

Tudo isso resulta em um negócio mais rentável para a empresa franqueadora, e sem contar as taxas de royalties que costuma-se cobrar mensalmente de cada unidade.

Por fim, como vimos, franquear a empresa é um caminho bastante vantajoso. E com a expansão da marca ao longo do tempo, o negócio melhora ainda mais.

Por conta disso, a empresa deve fazer esta formatação de maneira séria e se possível com a ajuda de uma consultoria. Assim, inicia o novo modelo de maneira atrativa e organizada para os empreendedores.

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