Conheça a ABF franquias e saiba o seu papel no mundo do franchising

Por
em
Foto de um homem com roupa social segurando um jornal sobre negócios, ao fundo vemos um vaso com plantas. Imagem ilustrativa para texto abf franquias.
Advertisement

Se você já está por dentro do mercado e em busca de investimentos em negócios estáveis, provavelmente já deve ter se deparado com a ABF franquias e as várias informações que essa entidade reúne. 

Seja para entender o mercado de franquias do país, ou até mesmo para conhecer as empresas que estão atuando nos mais diferentes ramos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma fonte segura de informações. 

Isso porque, além de reunir dados, listar franquias e promover feiras de franquias, a ABF tem fácil acesso, sendo um canal seguro para quem já investe ou pensa em investir. 

Por isso, se você quer entender o que é a ABF e como ela funciona, acompanhe todas as informações que reunimos a seguir.

O que a ABF franquias faz?

Antes de começar explicando o papel da ABF franquias, precisamos situar o cenário na qual ela atua, ou seja, o das franquias.

O franchising é uma forma de parceria entre investidores e empresas. Desse modo, os investidores passam a contar com um negócio próprio, já desenvolvido e planejado, enquanto as marcas encontram uma forma de expansão dos seus serviços, mantendo o padrão de qualidade. 

É justamente aí que entra a Associação Brasileira de Franchising, uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o franchising.

A ABF contribui diretamente para o desenvolvimento do mercado de franquias no país, ajudando tanto empresas, como investidores. 

Ela é considerada, inclusive, a segunda maior entidade de franquias no mundo, ficando atrás somente da International Franchising Association (IFA), dos Estados Unidos. 

Portanto, a entidade possui uma participação ativa no cenário, organizando vários eventos anuais, reunindo franqueadores, possíveis franqueados, fornecedores e investidores que buscam informações sobre o mercado. 

Então, com cursos de capacitação, eventos, divulgação de dados, Selos de Excelência, entre outras ações e serviços adicionais, a ABF contribui para a promoção da cultura das franquias. 

Para entender melhor o que é o franchising e como ele funciona, acompanhe o vídeo que separamos abaixo!

História da ABF no franchising brasileiro

A ABF foi criada em 1987, em um momento em que o país ainda enfrentava uma ressaca econômica, contando com taxas altíssimas de inflação.

Esse cenário era resultado do Plano Cruzado. Nesta época, existiam apenas 11 empresas que atuavam no modelo de franquias. 

Então, alguns empresários se reuniram com o objetivo de criar regras para o franchising e, assim, estabeleceram uma entidade. Eles buscaram criar normas que poderiam evitar vários tipos de problemas, como pessoas mal-intencionadas que poderiam prejudicar todo o sistema.

Desse modo, mesmo com todo cenário de instabilidade econômica, o setor de franquias começou a crescer. Para se ter uma ideia, no final de 1991, menos de cinco anos depois da criação da ABF, já existiam mais de 430 empresas franqueadoras no país. 

Além disso, ao longo do caminho, a ABF se uniu à Afab, uma outra associação destinada ao franchising, que existia no Rio de Janeiro. Com essa junção, a ABF se tornou a única associação de franquias no país. 

Assim, em 1992, a ABF que antes aceitava apenas a associação de franqueadoras, começou a aceitar também franqueados. Essa iniciativa rendeu bons frutos, já que foi percebido um crescimento notável de expositores nas feiras promovidas no ano seguinte. 

Logo em seguida, em 1994, além do Plano Real e das melhorias que trouxeram estabilidade econômica, o setor de franquia ganhou a Lei de Franquia, nº 8955/94. Assim, foi possível ter ainda mais regulamentação na área, ajudando tanto franqueados, quanto franqueadoras.  

Vale dizer que a Lei de Franquias foi atualizada em 2019. Você pode acompanhar tudo sobre as novas regras no texto: Lei de Franquias: entenda todas as mudanças em 2020.

A internacionalização das franquias nacionais

Foi a partir de um cenário econômico estável, com o crescimento das franquias e com o número de investidores cada vez maior, que foi possível a internacionalização das franquias do Brasil. 

Então, em 1996, a Associação Brasileira de Franchising realizou a primeira feira internacional, que além de reunir mais de 200 marcas, contou também com 20 marcas estrangeiras.

Foi assim que o mercado passou a apresentar um crescimento ainda mais significativo.

Foto do mapa do mundo todo azul escuro com pontos brilhantes interligados. Imagem ilustrativa para texto abf franquias.
A partir de 2000, as franquias brasileiras passaram a atuar fora do país.

Inclusive, a partir dos anos 2000, várias marcas brasileiras começaram a operar em terras estrangeiras, provendo ainda mais a internacionalização do franchising nacional. 

Portanto, com números cada vez mais favoráveis, o setor conta hoje com resultados de sucesso. Em 2019, por exemplo, ele movimentou cerca de R$ 186 bilhões. Seu crescimento no período foi de de 6,8% em relação a 2018.

Quais os objetivos da ABF no mundo do franchising?

Agora você já conhece melhor a história da ABF com as franquias. Também entendeu como a atuação dela foi fundamental para o crescimento do setor no país. Então, é hora de saber quais são os seus objetivos. 

Afinal, contando com tantas ações e realizações, a ABF tem metas que até hoje colaboram para otimizar ainda mais a experiência de franqueadores e franqueados. 

Além disso, como foi possível perceber, a Associação começou com o intuito de organizar e criar normas para o mercado de franchising. Mas atualmente, sua ação vai muito além e contribui para vários detalhes que englobam as franquias. Entenda mais a seguir. 

Defesa do sistema de franchising 

Advertisement

Um dos primeiros objetivos da ABF é ser uma forma de representação das franquias. Ou seja, uma unidade capaz de procurar melhorias e responder pelo mercado como um todo. 

Sendo assim, ela atua em defesa do sistema de franchising, falando diretamente com órgãos públicos e autoridades constituídas em nome de todo franchising. 

Da mesma forma, a ABF lida com demais associações de classe e entidades, criando um diálogo efetivo e capaz de abarcar os interesses e necessidades de todo o setor. 

Incentivar o aprimoramento do segmento

Outro papel muito importante feito pela ABF são suas ações planejadas especialmente para o aprimoramento do setor e o incentivo de práticas de qualidade. 

Isso porque, a ABF trabalha com vários cursos, palestras, feiras, seminários, demais eventos e pesquisas que colaboram para difundir informações úteis.

Sejam com dados ou com ações práticas, vários processos realizados pela ABF tem como intuito incentivar boas práticas entre os associados. Além de divulgar formas de melhorias. 

Foto de um homem na frente do computador apertando a mão de um braço que está saindo de dentro do computador. Temos uma mesa de madeira, um celular e xícara branca. Imagem ilustrativa para texto abf franquias.
A ABF realiza práticas que trazem melhorias para as franquias brasileiras.

Da mesma forma, são feitas divulgações de informações e conteúdos, sempre trazendo atualizações e inovações que podem contribuir para diversas melhorias no cenário do franchising brasileiro. 

Além disso, os associados podem contar com diversos serviços e suportes que não só facilitam seus trabalhos no dia a dia, como também ajudam no crescimento de franquias com um todo. 

Estabelecer padrões para o melhor franchising 

Com tantas empresas espalhadas pelo mercado, e com tantas pessoas envolvidas nos processos, ter um padrão para prática do franchising é uma forma de promover organização no setor. 

É por isso que um dos trabalhos feitos pela ABF com as franquias é criar padrões. Eles devem ser seguidos independente do tipo de empresa e setor.

Ou seja, são normas gerais que buscam trazer harmonia para o franchising como um todo. 

Imagine como seria confuso, até mesmo caótico, se cada empresa decidisse agir por suas próprias formas. As diferenças seriam gritantes, e isso poderia causar muitos problemas entre empresas e franqueados. 

Porém, como a ABF estabelece padrões, é possível confiar em um sistema muito mais justo e ordenado. Isso já que temos uma entidade específica regulamentando e vigilando ações que poderiam ser prejudiciais para o sistema como um todo. 

Dados sobre o franchising no Brasil

Uma das ações mais conhecidas e importantes da ABF com as franquias é a realização de estudos e pesquisas sobre o setor brasileiro.

Assim, muitos dados são coletados e analisados para depois comporem as pesquisas de desempenho.

Desse modo, a entidade costuma promover balanços trimestrais e anuais, que reúnem números de todos os setores.

Com isso, é possível perceber não só informações sobre faturamento, como o crescimento de unidades, empregabilidade e outros. 

Dados como esses são fundamentais não só para compreender o mercado, mas para atrair novos investidores. Afinal, eles podem consultar esses números para decidir se querem ou não investir. Com dados precisos, a segurança do processo é ainda maior. 

Além disso, as pesquisas trazem projeções, outro detalhe que pode contribuir para a estabilidade e promoção do setor, atraindo novos investidores e mantendo os que já estão em ação. 

Maiores franquias do País segundo a ABF

Foto de um tablet com gráficos em uma mesa de madeira. Ao lado temos uma xícara branca.
A ABF também registra quais são as maiores franquias nacionais.

Além de entender a história e atuação da ABF com as franquias, é necessário saber também que, entre os seus estudos constantes, a entidade também costuma divulgar uma lista com as maiores franquias do país. 

Portanto, a entidade faz uma listagem com as maiores marcas. O estudo apresenta o perfil das maiores franquias do Brasil. Também mostra o número de unidades, regiões de atuação e tempo de atuação dos franqueados.

Ou seja, a pesquisa é bem completa. Por isso, é possível descobrir quais são as maiores franquias de acordo com o segmento, e até mesmo por regiões de atuação.

Mas, de modo geral, a lista mais chamativa diz respeito sobre as maiores franquias de acordo com a quantidade de unidades. 

Sendo assim, confira abaixo o top 10 com as maiores franquias do país, de acordo com o número de unidades.  

Posição        Marca                                  Segmento                      Unidades

O BOTICÁRIOSaúde, Beleza e Bem-Estar3806
MCDONALD´SAlimentação2459
AM/PMAlimentação2377
CACAU SHOWAlimentação2322
SUBWAYAlimentação1864
ACQIOComunicação, Informática e Eletrônicos1703
LUBRAX+Serviços Automotivos1643
KUMONServiços educacionais1563
JET OILServiços automotivos1491
10ºCVC BRASILHotelaria e Turismo1414
Tabela divulgada pela ABF no Perfil das Maiores Franquias do Brasil 2020.

Gostou deste conteúdo? Então você também pode se interessar por Franquias ABF: 11 opções aprovadas pelo órgão. Acesse e conheça algumas marcas interessantes para investir!

Para entender melhor as vantagens de abrir uma franquia, confira nosso ebook gratuito abaixo: 

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia
Advertisement
Advertisement