Franquia de doces: vale a pena investir nesse tipo de negócio? Entenda o necessário

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Imagem de uma bancada de uma loja de doces. Imagem ilustrativa texto franquia de doces.
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O consumo de doces faz parte do dia a dia das pessoas e, por isso, é um bom negócio investir em uma franquia de doces. Mas é preciso cuidado antes de realizar este passo.

O segmento de franquias de Alimentação é o de maior faturamento no franchising. Em 2020, ele faturou quase R$ 40 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Sendo assim, separamos este conteúdo para indicar o que é preciso saber para investir no segmento, além de algumas redes de franquias para você conhecer melhor.

Franquia de doces é uma boa opção de negócio?

É difícil encontrar alguém que não goste de um brigadeiro, chocolate, bolos e outras guloseimas. Além de saborosos, os doces alegram a vida.

Por isso, o mercado de franquias de doces é tão atrativo para empreender – é um mercado amplo, com motivos para comprar e público dos mais variados.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Euromonitor, cerca de 559 mil toneladas de doces e guloseimas foram vendidas no Brasil em 2017.

Além disso, durante a pandemia, diversos segmentos de lojas de doces viram a demanda crescer. Números do iFood mostram que as compras de doce e bolos aumentaram cerca de 61% entre fevereiro e março de 2020.

Com um mercado tão atrativo, o empreendedor deve buscar um modelo de negócio que se encaixe ao seu perfil. Assim, será mais fácil abrir uma franquia e aproveitar o setor.

Por exemplo, com o modelo de franquia, o empreendedor recebe uma empresa estruturada, de operação mais simples e eficiente.

Outro ponto fundamental para investir em uma franquia de doces são os produtos. O empreendedor recebe tudo pronto, testado e aprovado pelo público.

Isso evita uma perda de tempo tempo até achar as receitas que mais agradam os clientes, bem como fornecedores e modo de fabricação.

Da mesma forma, este formato de negócio conta com suportes da franqueadora, como apoio para as ações de marketing.

Portanto, esse é um processo bem mais fácil do que iniciar um negócio do zero, além de ser mais seguro, diminuindo as chances de insucesso.

Antes de passarmos adiante, confira abaixo um ebook com informações importantes para quem busca investir neste modelo de negócio.

E-book "Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia".

Perfil de sucesso para abrir a franquia

Empreender é uma atividade que envolve riscos, pois iniciar um negócio próprio não é uma tarefa simples. O que você pode fazer para facilitar as coisas é analisar o empreendimento e tudo que envolve o mercado.

Nesse sentido, se atente não apenas aos produtos e serviços do negócio, mas à forma de trabalho, ao dia a dia do negócio, entre outras tarefas que envolvem a empresa.

Para trabalhar com uma franquia de doces, por exemplo, o empreendedor deve ter afinidade com este mercado.

Do mesmo modo, ele precisa ter organização para que sua produção corra de acordo com o esperado, a fim de manter o padrão da marca.

Por envolver o consumo de produtos alimentícios, a qualidade fará toda a diferença para o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

Além de organizado, o empreendedor deve ter um bom trato com os clientes, saber entender críticas, elogios e usá-los para alavancar as coisas.

Outro ponto importante é seguir os comandos da franqueadora. O modelo de franchising também tem como base um know-how que deve ser replicado pelo empreendedor.

Quando mais eficiente ele for em implementar as ações indicadas pela franqueadora, maiores serão suas chances de sucesso.

Por fim, quem deseja atuar no franchising precisa estar preparado para trabalhar diretamente na unidade franqueada.

O empreendedor deve entender que, apesar de todo o suporte, investir em uma franquia exige muito empenho e dedicação para dar certo.

Opções de franquia de doces para abrir

Para quem não resiste a chocolates finos, balas de gelatina, bolos doces e salgados, o setor de Alimentação é o seu lugar.

Nele existem muitas opções de negócios para investir, voltados para diferentes nichos de mercado e um público bastante diversificado.

Contudo, é preciso encontrar aquela franquia que mais se encaixe ao seu perfil e à região onde deseja atuar. Separamos algumas destas marcas para você conhecer um pouco mais.

Vemos um muffin de gotas de chocolate (imagem ilustrativa). Texto: franquia de doces.
O mercado de doces conta com produtos dos mais variados.

1. Amor em pedaços

A rede Amor em Pedaços é uma franquia de doces com mais de 130 produtos em seu cardápio. Por exemplo, bolos, tortas, pavês, sorvetes, salgados e bebidas.

Assim, a franquia consegue atender diferentes públicos e, para isso, oferece dois modelos de negócio voltados para regiões com bastante movimento.

O empreendedor pode investir na Amor em Pedaços no modelo loja e quiosque. Cada modalidade exige um espaço adequado, além de uma quantidade de funcionários específica.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

2. Bella Gula

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Fundada no Rio Grande do Sul, a franquia Bella Gula apresenta como carro-chefe o seu cardápio de tortas doces de receita exclusiva.

Com uma experiência de mais de 10 anos no mercado, a rede possui um modelo de negócio consolidado.

A marca investe na fabricação artesanal de seus produtos para cativar clientes dos mais variados perfis. Como resultado, a Bella Gula conta com mais de 30 unidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

3. Sodiê Doces

Uma das franquias de doces mais famosa do Brasil é a Sodiê Doces, especializada em bolos caseiros, receitas exclusivas e variadas.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, e mais de 300 lojas, a rede oferece um amplo cardápio de produtos.

Nesse sentido, para se adaptar aos novos tempos, a franquia adicionou produtos com zero açúcar em suas unidades, além de milk shakes e bolos salgados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses
Vemos um pedaço de bolo de chocolate (imagem ilustrativa). Texto: franquia de doces.
Os bolos de chocolate estão entre as guloseimas mais queridas do público.

4. FÁBRICA Di CHOCOLATE

A FÁBRICA Di CHOCOLATE é uma franquia de doces especializada em fondues, gelatos, bem como açaí e outros acompanhamentos.

A rede foi criada na cidade de Joinvile, em Santa Catarina, no ano de 2003. Está presente em 23 estados e em mais de 60 cidades no Brasil – além de seis unidades na Europa.

Com um modelo de negócio voltado para o consumo rápido, a franquia investiu em dois formatos de negócios: unidade móvel e quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: até 36 meses

5. Kopenhagen

Especializada em chocolates finos, a franquia Kopenhagen conta com uma grande variedade de produtos em suas prateleiras.

A rede é reconhecida no mercado pela sofisticação e originalidade de seus itens, e é voltada para um público-alvo mais seleto.

Para os franqueados, a rede oferece diversos suportes, bem como auxílio na escolha do local para instalar a unidade. Além disso, são duas opções de unidade da franquia Kopenhagen: loja e quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: até 36 meses

6. The Cookies and Brownies

Fundada em Goiânia (GO), a franquia The Cookies and Brownies começou como uma empresa especializada na fabricação de cookies e, em seguira, adicionou os brownies ao cardápio.

Com inspiração norte-americana, a franquia trabalha com receitas exclusivas. Os franqueados passam por vários treinamentos para a produção dos itens, bem como recebem apoio para a gestão e o marketing da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 119 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Cacau Show

Vemos três bombons recheados (imagem ilustrativa). Texto: franquia de doces.
O modelo de negócio atrativo para empreender são as franquias de bombons e trufas.

Outra franquia de doces famosas no Brasil é a Cacau Show. A rede possui mais de 2.300 lojas e é uma das maiores franquias do país, de acordo com um levantamento da ABF.

A franquia é especializada em trufas, mas apresenta em suas prateleiras uma grande variedade de produtos para os mais diferentes gostos e bolsos.

Além disso, seus modelos de negócio – quiosque, loja e container – são voltados para diferentes regiões e para empreendedores dos mais variados perfis.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 7 meses

8. Mr. Cheney Cookies

A Mr. Cheney Cookies é uma franquia de doces especializada na produção desta guloseima tipicamente norte-americana que são os cookies.

São diversos tipos de cookies para diferentes gostos e clientes. Atualmente, a rede conta com mais de 75 unidades trabalhando com dois modelos de negócio: loja e o quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

9. Havanna

A franquia Havanna é uma rede especializada em doces argentinos como o alfajor e outros. A rede, fundada na Argentina, tem mais de 70 anos de atuação no mercado de doces.

Além dos tradicionais alfajores, a Havanna também oferece para seus clientes chocolates em geral, outras guloseimas argentinas, além de cafés.

Por fim, a franquia possui três modelos de negócio: Cafeteria To Go, Cafeteria Quiosque e Cafeteria Loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Franquias em outros nichos de Alimentação para abrir

Além de franquia de doces, existem outros nichos para empreender no setor de Alimentação.

São possibilidades de negócio voltados para locais com grande movimentação de pessoas e até para se ter em casa, no formato delivery.

Vemos um prato de macarrão com tomates, queijo e folhas de manjericão (imagem ilustrativa).
O setor de franquias de Alimentação conta com mercados dos mais variados.

Logo, o empreendedor deve estar atento e pesquisar bastante antes de investir em uma franquia. Além disso, é importante optar por um negócio que melhor combina com o seu perfil de atuação.

Sendo assim, confira mais algumas opções de franquia que também fazem parte do segmento de Alimentação.

Cream Berry

A Cream Berry é uma franquia de açaí com um modelo de negócio atrativo para os empreendedores. A rede apresenta uma receita exclusiva do creme de açaí fabricado de forma centralizada.

Criada em Varginha (MG), com o nome de Akasa do Açaí, a rede alterou sua identidade recentemente ao entrar para o grupo Encontre Sua Franquia.

A parceria com uma das maiores holdings do Brasil faz parte do processo de expansão da Cream Berry, que busca chegar a todos os cantos do país.

Esta parceria e a expansão da marca foram destaque no site Empreendedor.com, especializado em empreendedorismo.

Um dos diferenciais da Cream Berry é o seu amplo cardápio de acompanhamentos para o açaí. Por exemplo, creme de frutas variadas, chocolates, cereais, entre outros.

Do mesmo modo, a franquia, em um de seus modelos de negócio, trabalha com foco no self-service. Assim, os clientes podem fazer suas próprias combinações entre o creme de açaí e os acompanhamentos.

Esse formato tem atraído cada vez mais o público, por permitir montagens 100% personalizadas, já que o cliente é quem decide o que vai querer.

Além disso, é interessante para o empreendedor, que consegue um ticket médio maior por cliente.

Por fim, a franquia possui outro modelo de negócio focado para o atendimento mais clássico e combos predefinidos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Veja no vídeo abaixo um dos franqueados da marca falando um pouco mais sobre o suporte da franqueadora e suas vantagens.

Bello Pastel

A Bello Pastel conta com mais de 20 anos de experiência no mercado de alimentação, oferecendo em seu cardápio diversos tipos de pratos, entre executivos, panquecas e outros produtos.

A empresa entrou para o franchising em 2012, e tem como diferencial uma central de compras, o que diminui os custos para os franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Calzoo

Especializada em calzones, doces e salgados, a franquia Calzoon é uma das opções para investir no segmento de Alimentação do franchising.

A rede de fast-food conta também com outros produtos em seu cardápio, como açaí, sucos e vitaminas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

As marcas das quais falamos neste conteúdo são apenas uma pequena amostra das inúmeras possibilidades que o mercado oferece.

Sendo assim, caso queira expandir ainda mais o seu olhar, leia o nosso conteúdo com dicas para escolher a melhor franquia para o seu perfil. É só clicar no link!

Caso tenha optado por uma rede, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda não se decidiu, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe orientar na escolha da franquia mais indicada para você. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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