Como é feita a implantação de uma franquia depois da compra? Saiba se preparar

Por
em
Imagem de uma porta de loja com uma placa escrito OPEN. Imagem ilustrativa texto implantação de uma franquia.
Advertisement

A forma como é feita a implantação de uma franquia irá refletir no sucesso ou fracasso do negócio. Para não acabar em prejuízo, o empreendedor deve se preparar para este processo.

É o sonho de muitos brasileiros ser dono do próprio negócio. Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Onepoll, 77% dos brasileiros querem empreender. Contudo, para que este sonho não se torne um pesadelo, é preciso planejar.

Dessa forma, apresentamos aqui algumas dicas de como é feita a implantação de uma franquia de forma segura, direcionando seu empreendimento para o sucesso.

Passo a passo para implantação de uma franquia

O processo de implantação de uma franquia exige do empreendedor muito cuidado para não pular etapas e estruturar o seu negócio de forma equivocada.

Nesse sentido, é preciso estar atento a cada passo deste processo, para fazer as escolhas mais adequadas.

Dessa forma, veja o passo a passo que separamos para você empreender e escolher bem uma rede de franquias.

Estudo do ponto comercial

Um dos primeiros passos para implementação de uma franquia é escolher bem o ponto comercial para iniciar os negócios.

Uma boa localização é fundamental para o desenvolvimento da unidade. Ela deve estar próxima do seu público-alvo e ter uma boa visibilidade.

Nesse sentido, a franqueadora costuma apresentar um estudo de geomarketing para analisar o melhor local para instalar a unidade.

Este estudo facilita a processo de divulgação da loja antes mesmo que ela esteja pronta para a inauguração.

Do mesmo modo, o empreendedor deve levar em consideração o estado do imóvel, para evitar maiores gastos com reformas necessárias.

Enfim, é um passo que exige cuidado do empreendedor, e por isso, contar com a ajuda da franqueadora é um grande diferencial.

Contrato de aluguel ou compra

Advertisement
Imagem de uma atendente em uma cafeteria e uma cliente. Imagem ilustrativa texto implantação de uma franquia.
Um ponto comercial atrativo impulsiona o seu negócio.

Enquanto avalia os pontos comercias que melhor se encaixam ao seu objetivo e o seu modelo de negócio, o empreendedor deve avaliar também outro detalhe importante.

O imóvel onde irá se instalar a unidade pode ser de aluguel ou então adquirido pelo empreendedor.

Neste momento, ele deve estudar o tipo de contrato que será melhor para o momento de instalação da nova unidade franqueada.

Caso seja uma boa oportunidade comprar o imóvel, seja por um valor abaixo do mercado ou com grande valorização, pode ser interessante. Contudo, o empreendedor deve avaliar os custos desta transação.

Não seria uma boa escolha se descapitalizar o empreendedor que está iniciando um negócio e precisa estar com as contas equilibradas.

Treinamento do franqueado

O modelo de negócio de franquia possui uma vantagem que são os treinamentos que os novos franqueados recebem.

No processo de implantação de uma franquia, o empreendedor deve aproveitar bem os treinamentos para conhecer bem o mercado no qual irá atuar e a operação da franquia.

Fazendo os treinamentos de forma eficiente o dia a dia do negócio será mais fácil, pois o franqueado se sentirá mais familiarizado e seguro com o empreendimento.

Este treinamento elaborado pela franqueadora será a sua porta de entrada para o negócio. Nele, o franqueado terá um contato mais próximo com a franqueadora. Por isso, aproveite para tirar todas as dúvidas que surgirem.

Projeto arquitetônico do espaço

O sistema de franquia exige que cada unidade seja parecida uma com a outra. Isso fortalece a identidade da marca e será um atrativo a mais para a unidade franqueada.

Para a instalação de uma nova unidade, a franqueadora oferece um projeto arquitetônico para o estabelecimento.

Este projeto é pensando para dar a identidade à franquia e também para facilitar o trabalho do franqueado. Isso porque a franqueadora também orienta para a instalação do maquinário e a forma de atendimento.

Esta identidade visual favorece a captação de clientes que identificam a marca, impulsionando o processo de vendas da unidade.

Imagem de uma atendente em uma padaria e vários clientes. Imagem ilustrativa texto implantação de uma franquia.
O espaço deve ser eficiente para abrir a estrutura da franquia de forma adequada.

Reforma do ambiente

Para instalar a nova unidade, é comum que o ponto comercial tenha que passar por reformas para se adequar à estrutura necessária da franquia.

Nesse sentido, as franqueadoras já apresentam aos empreendedores um levantamento de custos para esta reforma, que é informado na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Assim, pode ser necessário a reforma da estrutura do ponto, para a instalação de maquinário e a realização do processo da franquia.

Contudo, estes custos variam muito de acordo com o tipo de negócio da franquia, sendo que alguns são mais simples, demandando poucas alterações, e outros são mais complexos.

Por isso, é recomendável que o franqueado siga as orientações da franqueadora, para evitar que ele faça uma reforma que não se adeque à operação da franquia.

Além disso, a franqueadora orienta as reformas para que elas sejam feitas de acordo com a legislação. Por exemplo, quanto a localização de extintores, forma de fazer a fachada, entre outros detalhes.

Com isso, o franqueado não terá dificuldades para conseguir as licenças e alvarás necessários para o funcionamento de sua empresa.

Estoque para loja

Quando negócio já está praticamente pronto para iniciar, o franqueado deve avaliar a quantidade de estoque necessária para a sua loja.

Para isso, a franqueadora, baseado em sua experiência com as outras unidades, orienta o franqueado para ter em sua unidade uma determinada quantidade de produtos.

Nesse sentido, é comum que esta quantidade inicial seja definida pela franqueadora, e quando o franqueado assina o contrato de franquia e faz o investimento inicial, o primeiro estoque já vem incluso.

Dessa forma, com a orientação da franqueadora, o empreendedor evita manter um estoque grande demais correndo o risco de estragar produtos (caso sejam perecíveis) e ficar com dinheiro parado.

Marketing inicial

No fim do processo de implantação de uma franquia o trabalho de marketing começa a ser feito de maneira mais sólida.

Com isso, a franqueadora orienta para as ações de divulgação na sua região e também nas redes sociais.

Imagem de várias roupas penduradas em uma barra de metal com uma imagem de 50%. Imagem ilustrativa texto implantação de uma franquia.
O marketing de inauguração e para os primeiros passos da unidade é muito importante.

A experiência da franqueadora faz a diferença nesta hora. Além disso, é comum ela ter um setor exclusivo para este trabalho ou contratar uma empresa especializada.

Nesse sentido, a estratégia de marketing precisa ser bem direcionada para chegar ao seu público-alvo e ser eficiente em atraí-los.

Enfim, é uma etapa importante que fortalece sua unidade para as próximas etapas, principalmente para a inauguração.

Inauguração do negócio

A inauguração da loja é uma excelente oportunidade de divulgação, não apenas quanto ao estabelecimento físico como também para o negócio que ele opera.

Nesse sentido, ao anunciar a data de inauguração você já aquece a expectativa do público e espalha a novidade sobre o novo empreendimento na região.

Atrações especiais sempre chamam a atenção do público. Por isso, planejar um evento marcante ajuda na divulgação do negócio e atrai a movimentação para a loja.

Por fim, para apresentar seu empreendimento, marque um evento de lançamento. Essa é uma forma especial de conhecer e agradar seus clientes e claro mostrar para eles que a sua unidade está naquele ponto.

Como é a implantação de uma franquia em home office?

Falamos muito sobre as etapas para implantação de uma franquia de loja física, que exige mais cuidado e detalhes como reformas, aluguel de imóvel, entre outros.

Contudo, se o empreendedor investir em uma franquia home office, esta implementação será bem mais simples e rápida.

Nesse sentido, o home office se resume a treinamentos para conhecer a operação da franquia e as formas de atendimento, bem como orientação para as ações de marketing.

Além disso, o franqueado pode precisar investir em um pouco de estrutura na sua casa, como um computador, uma mesa e cadeiras confortáveis para o dia a dia de trabalho.

Caso o computador já esteja mais antigo pode ser necessário investir em uma nova máquina para possibilitar o uso dos softwares da franquia.

Porém, como você pode ver, é bem mais simples esta implementação da franquia, com grande parte do trabalho inicial feito pelo franqueado.

Agora que você já sabe mais sobre os passos para implantação de uma franquia, veja algumas opções de franquias baratas no link abaixo.

Caso escolha uma franquia, entre em contato com a franqueadora. Se ainda está com dúvida, conte com uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da franquia ideal para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement