Como fazer a seleção de franqueados para o meu negócio?

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Imagem de um homem avaliando outro, sentados em uma mesa de escritório. Imagem ilustrativa texto seleção de franqueados.
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A etapa de seleção dos franqueados é um momento que a franqueadora não deve se precipitar para que possa garantir parceiros de qualidade.

Por ser um mercado chamativo, o franchising atrai todo tipo de empreendedor. Só em 2020, este setor teve um faturamento de mais de R$ 167 bilhões segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Dessa forma, a franqueadora deve estar atenta para esta seleção dos franqueados, conforme mostraremos neste conteúdo.

Importância de fazer uma seleção de franqueados cuidadosa

Se a sua empresa estiver inserida no franchising, você deve tentar ter ao seu lado pessoas que irão agregar valor ao seu negócio.

Por isso, é fundamental fazer uma boa seleção de franqueados, buscando empreendedores que tenham um perfil que se adeque à sua empresa.

Nesse sentido, a franqueadora deve buscar pessoas que possam ajudar a empresa a crescer, pois o sucesso de cada unidade é um atrativo a mais para a rede de franquias como um todo.

Assim, é necessário avaliar bem cada candidato a franqueado para saber se ele tem o que é preciso para o desenvolvimento da unidade.

Por exemplo, deve ser um franqueado que tenha o capital necessário para investir. Assim, ele não se desespera quando a unidade começar a realizar a captação de clientes para o fortalecimento do negócio.

Do mesmo modo, precisa ser uma pessoa que esteja realmente disposta a se dedicar ao negócio. Um empreendedor sem garra tende a desistir nos primeiros obstáculos que a empresa enfrentar.

Ainda, a franqueadora deve buscar parceiros sólidos, pois uma troca constante de franqueados em suas unidades não é bom para a reputação da marca.

Veja no vídeo abaixo um pouco sobre a transformação de uma empresa em franquia e os cuidados necessários para este processo.

Passos para fazer a seleção de franqueados

Como vimos, é importante fazer esta seleção de parceiros da franquia para evitar que a marca se enfraqueça diante dos novos empreendedores.

Dessa forma, a seleção de franqueados deve ser criteriosa, para impedir que aventureiros venham a denegrir a reputação da franquia.

Por fim, separamos algumas etapas que podem ajudar na seleção de franqueados da sua marca para que problemas como estes não venham a ocorrer e para que seus parceiros possam trazer coisas positivas para a franquia.

Defina um perfil ideal para seu franqueado

Um dos primeiros passos que uma franqueadora deve definir em relação aos seus futuros franqueados é o perfil ideal.

Nesse sentido, entender quais as características a franqueadora deve buscar em um empreendedor que será parceiro da marca nesta jornada.

Este perfil vai depender do tipo de negócio que a franquia for realizar, seja com venda diretas, comércio online, entre outros.

Assim, o franqueado ideal deve reunir qualidades que combinem com o trabalho que será feito no dia a dia da unidade.

Em geral, o franqueado ideal deve ter mais características de gestor do que investidor.

Mesmo que a franquia já tenha marca, produtos bem definidos e um modelo comprovado, é essencial que a pessoa tenha uma boa visão de negócio.

Avalie o candidato desde o primeiro contato

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As tratativas entre os empreendedores interessados em uma franquia e a franqueadora são uma forma de aproximar as partes para que elas possam se conhecer melhor.

É comum os empreendedores responderem a um questionário no site da franqueadora no primeiro contato com a empresa.

Nessa hora, a franqueadora já está avaliando o perfil dos candidatos para começar a seleção de franqueados. A todo momento a empresa observa e analisa se aquele empreendedor combina com a franquia.

Por exemplo, a franqueadora deve observar se aquele empreendedor é comprometido ou se é um empresário aventureiro.

Do mesmo modo, conhecer os objetivos dele, se possui alguma experiência. Tudo isso começa a ser visto logo nos primeiros encontros.

Imagem de duas pessoas conversando em uma mesa de escritório. Imagem ilustrativa texto seleção de franqueados.
A cada conversa com os candidatos a franqueados a empresa deve estar atenta.

Entreviste o franqueado

Assim como falamos, é importante que a franqueadora tenha um contato bem próximo dos interessados em sua marca.

É comum as empresas entrevistarem seus candidatos para avaliar se eles possuem o perfil ideal ou pelo menos algumas das características que a empresa busca em seus parceiros.

Uma boa conversa entre as partes pode esclarecer e orientar as expectativas dos empreendedores.

Do mesmo modo, a franqueadora pode explicar melhor sua operação, conhecer mais de perto o empreendedor e suas qualidades.

Enfim, esta conversa deve ser franca para que as partes possam se conhecer melhor e iniciar uma parceria de sucesso.

Entregue a COF e tire dúvidas

Para que a franqueadora selecione o melhor franqueado possível, ela deve ser bem clara ao informar sobre o negócio e o que espera do empreendedor.

Nesse sentido, ela deve apresentar a Circular de Oferta de Franquia (COF) e informar ao candidato a franqueado todos os detalhes da operação.

Do mesmo modo, tirar todas as suas dúvidas, para que ele também saiba o que terá que fazer e ainda, se possui perfil e conhecimento suficiente para realizar o trabalho.

É comum nestas primeiras tratativas surgirem dúvidas que precisam ser sanadas de forma clara, para que ambas as partes se sintam seguras em relação à parceria.

Apresente bem as regras do contrato

A COF é um documento que de acordo com a Lei de Franquias deve informar diversos detalhes sobre a franquia.

Nesse sentido, além deste documento, o Contrato de Franquia também precisa ser bem detalhado. As regras para a parceria devem ser claras para não haver dúvidas para ambas as partes.

Assim, informar bem o que se espera que o franqueado faça, os suportes que ele terá da franqueadora, e seus direitos e deveres ao longo do contrato.

Da mesma forma, informar bem sobre o tempo de contrato, renovação da parceria, cláusulas de não concorrência, além de eventuais multas.

Enfim, as regras devem ser claras e passadas durante a seleção dos franqueados para evitar qualquer mal entendido.

Faça o “Test Drive” na franquia

Um dos últimos passos para a seleção de franqueados é trazer este novo parceiro para uma experiência em uma unidade da franquia.

Este chamado “teste drive” é comum em marcas que contam com um modelo de negócio de loja física. Com isso, o empreendedor consegue vivenciar o dia a dia de uma unidade.

Imagem de uma mulher e uma equipe ao fundo trabalhando. Imagem ilustrativa texto seleção de franqueados.
O interessado deve passar um tempo em uma unidade da franquia para conhecer bem o negócio.

Dessa forma, terá uma ideia próxima da realidade e assim, poderá avaliar se é capaz de realizar o trabalho e se é aquilo que ele espera do negócio da franquia.

Além disso, é uma oportunidade para o empreendedor conversar com um franqueado e conhecer mais sobre o negócio.

Com todos estes passos, a franqueadora poderá fazer uma seleção de franqueados mais segura e eficiente. Se precisar, pode também contar com uma consultoria para isso, conforme falaremos a seguir

Consultoria pode ajudar sua franquia!

Para fazer a seleção de franqueados, a empresa deve ter cuidado para não ter como parceira alguém que possa trazer uma imagem negativa para a sua marca.

Dessa forma, contar com uma consultoria especializada será importante para evitar más escolhas, bem como facilitar este processo.

Nesse sentido, seja para montar a franquia ou para um negócio já formatado, NX Franquias é uma boa opção para este momento.

A NX Franquias é uma consultoria especializada em formatação de franquias, que também auxilia na expansão da sua marca.

Por exemplo, a consultoria vai ajudar a estabelecer o perfil do franqueado e o processo de seleção. Assim, mesmo que você tenha passado pelo processo de formatação da franquia, a NX ainda pode ser um diferencial.

A NX Franquias faz parte do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil. Ela possui mais de 1400 franqueados nas oito marcas do seu portfólio.

A Consultoria possui um departamento para auxiliar nas gestões burocráticas da nova franquia como a elaboração de toda a documentação necessária.

Além disso, conta com departamentos especializados na divulgação da nova marca, por meio de feiras de franquias e em seu canal de Youtube Henrique Mol.

Henrique Mol é empreendedor experiente. Uma das figuras mais conhecidas do segmento de franchising brasileiro e diretor da Encontre Sua Franquia.

Com toda a expertise da NX Franquias trazida pela história e suporte da Encontre Sua Franquia, a consultoria pode ser um diferencial na sua seleção de franqueados e na organização da nova marca.

Portanto, caso tenha se interessado no trabalho da NX Franquias, saiba mais como ela pode lhe ajudar clicando no link abaixo.

Por fim, se ainda restar alguma dúvida sobre o franchising, receba uma consultoria gratuita com especialistas. Acesse: henriquemol.com.br.

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