Ser um empreendedor franqueado é diferente de atuar por conta própria. Por isso, preparamos esse texto para mostrar para você tudo que precisa saber sobre investir em franquias e ter sucesso.
Até porque, a quantidade de franqueados têm aumentado no Brasil nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, a quantidade de novas unidades franqueadas aumentou 9,1%.
Essa alta é resultado de uma série de fatores. Um deles é a maior segurança desse modelo de negócio. Mas há ainda uma grande variedade de opções.
Hoje, existem franquias em praticamente todos os segmentos e com vários modelos de negócio. Dessa forma, você pode escolher conforme suas preferências e sua capacidade de investimento.
O que é ser um franqueado?
O franqueador é um empresário que, por meio de sua empresa, detém os direitos de uma marca registrada e atuante no mercado. Ou seja, está inserido no sistema de franchising e comprou uma unidade franqueada.
Para realizar a expansão do seu negócio por meio do sistema de franchising, ele precisa ter desenvolvido e testado um conceito de negócio. Assim, o franqueado é a pessoa que foi aprovada, com base em seu perfil, para comprar e operar um negócio sistematizado.
Dessa forma, é preciso conhecimento, organização, disciplina, colaboração e lealdade entre as partes. A empresa com a qual o franqueado fechou o negócio é chamada de franqueadora.
O franqueado tem a função de manter a unidade em constante evolução. Portanto, é a franquia que dá força ao desenvolvimento da própria rede. O franqueador e franqueado atuam no mesmo segmento de negócios, sob uma única bandeira e sistema.
No entanto, o franqueado passa a ser responsável pelo desenvolvimento das unidades. Logo, ele é um tipo de empreendedor que precisa cuidar de sua empresa, gerenciar recursos e se tornar responsável pelos lucros.
Contudo, nenhum franqueado pode criar novos produtos ou introduzir novos serviços sem estudo e aprovação prévia da franqueadora. Afinal de contas, toda sua atuação está pautada nos padrões e métodos criados pela empresa.
O que é empreendimento de franquias?
As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e produtos. Ou seja, todas as unidades de uma mesma franquia funcionam da mesma forma.
Exemplos de franquias que você provavelmente já viu sem nem perceber são as lojas de shopping. Você notou que a maioria pode ser encontrada em outros shoppings e até mesmo em cidades?
O franchising funciona a partir de uma relação de interdependência entre a marca e o investidor. Em outras palavras, entre franqueado e franqueadora. Dessa forma, quem administra as unidades são os franqueados. Logo, eles investem e atuam efetivamente em suas lojas.
Então, a informação transmitida vai desde tarefas operacionais relacionadas com a produção até questões relacionadas com a gestão administrativa, contabilística e financeira.
Por meio da transferência dessa informação e do conhecimento acumulado pela franqueadora é que acontece a manutenção dos padrões da marca.
Hoje, existem franquias em praticamente todos os segmentos e com várias áreas de atuação. Assim, é possível trabalhar de forma presencial ou online. Mas quando falamos de valores, as nanofranquias são investimentos de até R$ 25 mil.
Por outro lado, uma opção barata são as microfranquias. Nesse caso, é possível investir até R$ 135 mil. Mas caso queira investir mais que isso, também há muitas opções.
Agora, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de ser um empreendedor franqueado. Por isso, continue lendo e saiba mais sobre esse modelo de negócio.
Vantagens e desvantagens de ser um empreendedor franqueado
Assim como todo tipo de negócio, ser um empreendedor franqueado tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, confira os principais tópicos para que você possa analisar.
Primeiramente, o sistema de franchising permite uma rápida expansão da marca no mercado. Contudo, para abrir unidades, o franqueado faz os investimentos.
Esse é um dos pontos negativos, já que o investimento na franquia é constante. Com a expansão, a marca também ganha-se destaque ao atingir novos mercados. Isso contribui para uma melhor gestão e também para a ampliação do padrão de qualidade da marca.
Além disso, o franqueador oferece uma série de suportes ao franqueado. Isso inclui suporte de marketing, suporte jurídico e, é claro, treinamento de franqueados.
Porém, alguns desses suportes podem variar dependendo da franquia escolhida. Do mesmo modo, uma franquia tem a vantagem de já ter sua marca conhecida. Logo, aumenta-se a confiança do consumidor no negócio. Ainda, ter um fornecedor homologado costuma garantir melhores preços para o franqueado.
No entanto, isso significa que não é possível escolher de quem vai comprar. Essa é outra desvantagem de ser empreendedor franqueado.
Qual a diferença entre empreendedor franqueado e o franqueador?
Os dois termos se referem a participantes do universo do franchising. Contudo, são atores diferentes. O franqueador é aquele que tem uma marca e criou um modelo de negócio que pode ser replicado na forma de uma franquia.
Ainda como franqueador, o empresário tem um plano definido e disponibiliza mais segurança no processo.
Por outro lado, o franqueado é quem vai comprar esse modelo de negócio. Assim, atuará de maneira a replicar esse sistema em sua unidade.
Por que abrir franquia é mais seguro?
A franquia é um investimento seguro, pois possui um modelo previamente definido. Ou seja, já está configurado e pronto para ser colocado em prática.
Sendo assim, para potencializar o seu conhecimento no assunto, você pode aprender com o curso Franquias Sem Ciladas. Para saber mais sobre as aulas, clique aqui.
Por último, o empresário investe em uma empresa que já atua no mercado, iniciando uma unidade de uma rede semelhante a outras que atuam em outras localidades. Ou seja, é como abrir um negócio ‘”clone”.
Números do ramo de franchising no Brasil
Ser um empreendedor franqueado é um negócio promissor atualmente. O que prova isso são os números do franchising no Brasil.
Em 2022, por exemplo, as franquias fecharam com alta de 7% na quantidade de novas unidades. Dessa forma, o franchising gerou 5% a mais de empregos em relação ao ano anterior.
Por sua vez, o faturamento do setor foi de R$ 81 bilhões para R$ 91,4 bilhões entre 2021 e 2022. Ou seja, um crescimento do mercado desde 2020.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre como ser um empreendedor franqueado e suas vantagens. Então, se organize e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!