Para quem quer em abrir um negócio, pode ser uma boa opção ser empreendedor digital. Então, pensando nisso, preparamos esse texto com dicas e vantagens para ter sucesso.
Mas antes, saiba que o Brasil tem atraído cada vez mais pessoas para o mundo dos negócios. Em 2025, o número de empreendedores no país chegou a aproximadamente 47 milhões, o que representa cerca de 33,4% da população adulta, de acordo com um estudo divulgado.
Por outro lado, o empreendedorismo é um assunto que gera várias dúvidas. Apesar disso, muitos sonham em conquistar sua liberdade financeira por meio desse modelo. Um dos maiores empecilhos para empreender é o medo de tudo dar errado, principalmente na área financeira. O que torna o empreendedorismo digital uma opção interessante para quem é tão receoso na hora de investir. Continue a leitura!
O que é o empreendedorismo digital?
O empreendedorismo digital nada mais é que uma forma de negócio online. Assim, usa recursos virtuais para comercializar serviços ou produtos sem necessidade de um espaço físico. Logo, pode ser cursos online, vendas de produtos, aplicativos, jogos, e-books, softwares, entre muitos outros. Vamos voltar a falar das opções de negócios mais a frente.
Com o mundo digital mais aflorado, hoje em dia temos a oportunidade de fazer tudo pelo celular ou computador. Nesse sentido, até mesmo administrar um pequeno negócio. Dessa forma, o risco é até mais baixo por não precisar de investimentos altos. Sendo assim, para você que deseja empreender, reunimos algumas dicas de como ser um empreendedor digital. Acompanhe!
Entenda como empreender no digital
Como explicado, o empreendedorismo é um modelo que se usa a internet para oferecer serviços e/ou produtos. Portanto, podemos usar o e-commerce como exemplo para explicar um pouco mais como funciona.
Nesse sentido, para vender um produto pela internet, por exemplo, é necessário abrir uma loja online. Assim, o cliente tem acesso a um sistema de compra e pagamento. Além da loja é preciso de um sistema para gerenciar as vendas e o estoque. Então, é viável citar que, dependendo da estrutura do e-commerce, pode não ser preciso um local para armazenamento dos itens.
Desse modo, você pode, inclusive, ter uma plataforma interligada ao seu fornecedor. Afinal, ele terá acesso à venda concluída e iniciará a produção. Após, entrega o produto para que você possa encaminhar ao cliente. Esse exemplo mostra como os meios digitais facilitam bastante o trabalho do empreendedor. A seguir, você pode conferir ideias de quais modelos seguir para empreender online, assim como suas vantagens.
Abra uma franquia online
Você que tem receio do seu investimento dar errado, pode optar por um modelo de franquia online. Dessa forma, você terá uma maior segurança por contar com um modelo de negócio já testado e consolidado no mercado. Além de todo suporte que vai receber da franqueadora em todos os processos da instalação da unidade.
Esse novo modelo de negócio disponibiliza mais oportunidades para pequenos empreendedores investirem seu dinheiro com um custo inicial baixo. Os negócios dentro desse formato não precisam de um espaço físico. Logo, isso diminui ainda mais os custos do empreendedor. Além disso, existem muitos tipos de empreendimento para se consolidar no mercado. Abaixo, clique no botão e confira algumas opções de franquias baratas e lucrativas online para abrir e ganhar dinheiro.
Venda algo que você produz
Outra dica do que pode realmente funcionar e gerar lucro, é vender um produto que você mesmo produz. Dessa forma, pode pegar um hobby, por exemplo, e passar a lucrar com ele. Em outras palavras, se você produz algum produto em sua casa, gosta do que faz, pode ser uma boa opção para um investimento. Até porque, trabalhar com aquilo que temos familiaridade e gostamos torna tudo ainda mais fácil e prazeroso. Assim, você pode ter mais sucesso em sua venda por juntar o útil ao agradável.
Revenda produtos pela internet
Outro meio para ser um empreendedor digital é um modelo que é muito visto na internet: a revenda de produtos. Nesse caso, você não precisa produzir, afinal, é necessário ter um espaço para o estoque e revender os produtos nas redes sociais ou pelo site. Funciona da seguinte maneira: você compra um produto de uma ou até mesmo várias empresas ou marcas que já estão consolidadas no mercado.
Depois, você disponibilizará como revenda na sua loja online. Lembrando que é bom se certificar que é uma mercadoria que está disponível para esse tipo de atividade. Nesse caso, é possível comprar como atacado e revender como varejista.
Vantagens de ser um empreendedor digital
Uma boa vantagem de ser um empreendedor digital é que não há necessidade de uma experiência na área para dar início a um negócio online. Então, ao ter certeza do segmento que irá atuar, invista em seu aprendizado e estude mais sobre o produto de interesse.
Isso porque, quanto mais conhecimento você obtiver, mais facilidade terá para resolver possíveis problemas e até mesmo colocar em ação algumas ideias. Além de toda a comodidade de poder trabalhar de casa. Agora, confira outras vantagens!
Flexibilidade de horários
Uma das coisas mais faladas sobre ter seu próprio negócio é o controle que você pode ter no seu horário. Desse modo, se gosta de planejar sua rotina, ao ter um negócio online você terá flexibilidade. Isso já que há uma certa comodidade em trabalhar de casa ou em algum ambiente com acesso à internet.
A internet é um local acessível 24 horas por dia. Além disso, nem sempre os clientes precisam de um atendimento direto, onde você está sempre disponível. Sendo assim, o que lhe garante mais tempo para passar em família, se dedicar a hobbies e cuidar da saúde. Inclusive, é possível adaptar sua rotina de forma que ganhe dinheiro até quando está dormindo.
É claro que é necessário ter disciplina, para não acabar se acomodando demais e isso atrapalhar os negócios. Então, reservar um tempo apenas para o trabalho é importante. Dessa forma, você terá um controle do seu horário e poderá desfrutar das horas livres, o que nos leva a vantagem a seguir.
Qualidade de vida
Um grande benefício de ter uma flexibilidade de horário é poder garantir tempo para que você cuide de si mesmo e da sua família. Isso lhe assegura uma qualidade de vida melhor, pois não fica completamente focado no trabalho, deixando o lazer e o bem-estar de lado.
Gerar dinheiro é bom, mas também é preciso cuidar da sua saúde física e mental. Nesse sentido, se a sua mente não funciona bem, o negócio também não irá funcionar. Então, além de separar um horário para o trabalho, reserve tempo para descansar e investir em si.
Baixo custo
O baixo custo é outra das grandes vantagens de se tornar um empreendedor digital. Afinal, você não vai precisar de um espaço físico para atendimento e estoque ou de colaboradores para iniciar seu negócio. Além de poder trabalhar de qualquer lugar com acesso à internet usando o seu próprio computador ou celular. Você também fica isento de alguns impostos relacionados ao negócio.
Os custos basicamente estão ligados à compra da matéria-prima, se for o caso de produção de peças ou produtos para revenda. Até mesmo um investimento em uma franquia. Além disso, é preciso apenas investir em uma boa plataforma de e-commerce.
Escalabilidade do negócio
Já podemos perceber que são muitas as vantagens de ser um empreendedor digital, por exemplo, por causa da escalabilidade do negócio, que nada mais é do que a capacidade que uma empresa tem para se sustentar. Isso porque, trabalhar online pode garantir uma escalabilidade bem alta. Afinal, você pode contar com o baixo custo de investimento inicial e um amplo alcance de consumidores pela internet.
E não só já tem essa capacidade como também tem uma possibilidade ainda maior de ampliar a sua presença no mercado. Inclusive, vale lembrar que você pode usar dessa vantagem sem aumentar o custo e perder a qualidade, por se tratar de um negócio online.
Vendas para uma grande área
Com o mundo digital em alta, cada vez mais pessoas têm acesso à internet. Dessa forma, você consegue atingir uma grande quantidade de clientes mesmo que eles não estejam na mesma área que você. Logo, é possível alcançar pessoas em todo o país e até mesmo clientes no exterior. Então, com um bom planejamento de marketing, mais pessoas irão acessar sua marca, e ela será reconhecida no mercado. Essa divulgação aumenta ainda mais por meio de indicações de clientes satisfeitos.
Por que o empreendedorismo digital cresce tanto no Brasil?
O empreendedorismo digital no Brasil segue em ritmo acelerado e já se tornou uma das áreas mais promissoras do mercado. As projeções são animadoras: segundo dados, até 2027 o país deve liderar o ranking de desenvolvimento do comércio eletrônico, com uma taxa média de crescimento anual de 14,6%.
Outro ponto interessante é a forma como muitas pessoas entram nesse universo. Em grande parte dos casos, o negócio digital começa como uma alternativa para aumentar a renda, sem substituir totalmente a atividade principal. Uma pesquisa feita em 2020 mostrou bem esse comportamento, pois 62% dos empreendedores digitais buscavam no online uma fonte de renda extra, e não a principal. Vale lembrar que essa flexibilidade tem estimulado cada vez mais brasileiros a explorar esse modelo.
É como plantar uma horta no quintal enquanto mantém o mercado como fornecedor. Você garante o básico, mas experimenta novos frutos que podem render muito no futuro. O digital funciona como esse espaço de teste, que pode se transformar em algo maior. Graças a essa postura aberta à inovação, o empreendedorismo digital se fortalece no Brasil e promete continuar crescendo nos próximos anos.
Qual o perfil do empreendedor digital?
O empreendedor digital não segue um molde único, mas algumas características aparecem com frequência entre aqueles que se destacam nesse universo. Normalmente, são pessoas apaixonadas pelo que fazem e que enxergam o futuro com clareza, sempre de olho nas oportunidades que podem surgir.
A persistência também é um traço marcante do empreendedor digital. Isso porque, esses profissionais não desanimam diante de desafios e encontram força para aprender com os erros e seguir em frente. Além disso, são proativos, criam caminhos onde muitos veem barreiras e não esperam que as soluções caiam do céu.
Outro ponto importante é a flexibilidade. O mercado digital muda rápido e quem empreende precisa se adaptar com agilidade para não ficar para trás. Somado a isso, destacam-se as habilidades de liderança e gestão, que ajudam a organizar processos e manter a equipe motivada.
Criatividade e inovação também fazem parte desse perfil do empreendedor digital, já que novos negócios exigem ideias originais para conquistar espaço. Porém, não basta apenas sonhar: o empreendedor digital sabe calcular riscos e tomar decisões estratégicas com segurança. Por fim, a comunicação se mostra essencial. Afinal, saber se relacionar com clientes, parceiros e até mesmo com a equipe garante conexões mais sólidas e contribui para o crescimento do negócio.
Ao longo do texto, você aprendeu como ser um empreendedor digital. Agora que está por dentro do assunto, inicie o processo de pesquisa e busque um segmento que combine com você. Clique no botão e descubra qual franquia de sucesso combina com os seus objetivos.