O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquias confiáveis para você investir agora mesmo!

Franquias confiáveis para você investir agora mesmo!

Sumário

Encontrar franquias confiáveis no mercado pode ser uma tarefa árdua para quem não conhece seus segredos. Aqui, preparamos o texto a seguir para ajudar você nesse cuidado. Ao final, listamos alguns empreendimentos confiáveis e de baixo risco de investimentos em franquias.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias registrou um crescimento notável de 14,3% em 2022, impulsionando o faturamento do setor para R$ 211,4 bilhões. Essa expansão cria um cenário altamente promissor para empreendedores que vislumbram investir em franquias.

Por outro lado, empreender é uma jogada de risco para qualquer empresário, ou seja, não importa o tamanho da sua experiência, nada garante o sucesso. No caso das franquias, a situação pode ser semelhante.

Mesmo sendo considerado o modelo de negócio mais seguro no Brasil, existem certas movimentações que podem atrapalhar sua gestão. Desse modo, alguns pontos precisam ser levados em consideração na tentativa de evitar que situações ruins aconteçam. Continue a leitura e saiba mais!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Como avaliar se uma franquia é confiável?

Siga algumas orientações! Graças a essas dicas que vamos passar, o futuro franqueado terá condições de escolher a melhor franqueadora, reduzindo, assim, os riscos de investimento.

Mas é importante destacar que todo negócio oferece riscos. Porém, no caso das franquias, a situação tende a ser outra.

Isso devido a todo o suporte e treinamento que faz com que as chances de algo dar errado, no caso das franquias, sejam bem menores do que, digamos, a de um empreendimento aberto do zero.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecharam as portas nos últimos dez anos. Por outro lado, 75% dos negócios abertos do zero encerraram suas atividades neste mesmo período. Para saber mais sobre o assunto, veja nossas dicas abaixo.

Confira a COF e seguimento das regras

Se você deseja conhecer um empreendimento de qualidade e atestar sua confiabilidade, o primeiro passo a ser dado deve ser a realização de um estudo mais detalhado da Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse documento é responsável por reunir diversas informações importantes sobre o negócio em questão. Dentre elas, estão:

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!
  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Com base nesses dados, é possível compreender de forma clara o negócio, suas diretrizes e orientações para que seu projeto saia do papel. Lembrando, entre o recebimento da COF e a assinatura do contrato, é obrigatório um intervalo de dez dias. Esse prazo consta na Lei de Franquias.

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de consultar um advogado ou converse diretamente com um representante comercial da marca. Contudo, o mais importante nesse momento é conseguir esclarecer todas as dúvidas sobre a franqueadora.

Para isso, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso. Conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Converse com outros franqueados

Pela COF, é possível conferir a relação dos franqueados atuais e ex-franqueados dos últimos 24 meses. Dessa forma, para que você tenha mais confiança na marca em que está prestes a investir, converse com eles para entender suas visões sobre o empreendimento.

Faça um comparativo entre as informações solicitadas e recebidas, pesquise sobre a estrutura do negócio, as facilidades e desafios, o mercado, as parcerias, os treinamentos, a relação com o suporte etc. Em suma, seja cauteloso.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Para que a sua conversa seja proveitosa, ouça bem e atentamente o que o franqueado tem a dizer. Por fim, tenha calma e paciência no processo.

Avalie a opinião dos consumidores

Outro ponto que você deve dar atenção está relacionado a opinião das pessoas, ou seja, do público-alvo da franquia. Um dos principais motivos que fazem das franquias empreendimentos tão seguros, é a possibilidade de entrar em um mercado cuja clientela já está consolidada.

Caso essa relação com o público seja conturbada, é sinal que o empreendimento, provavelmente, não deve constar no hall das franquias confiáveis. Uma maneira de diagnosticar esse cenário é observar as redes sociais da empresa e possíveis reclamações em sites especializados no assunto.

Verifique também a existência dos famosos “advogados da marca”, aquelas pessoas que defendem (ou criticam) a empresa nas mais variadas circunstâncias.

Franquias confiáveis para você iniciar seu negócio

Agora que você sabe como identificar e chegar até as franquias confiáveis do mercado, separamos uma lista com algumas marcas que têm se destacado nesse sentido. São empresas de diferentes segmentos e valores, mas que contam com boas previsões de rentabilidade.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Então, para que você consiga encontrar um empreendimento que traga bons resultados e atenda seus objetivos.

Ainda, é necessário fazer uma pesquisa detalhada para conhecer toda a composição do negócio, como os outros franqueados enxergam a marca e sua relação com os públicos. Só assim, você terá confiança suficiente para dar continuidade às negociações. Acompanhe!

[raio_x]

Passo a passo para abrir sua franquia de sucesso

Primeiro, entre em contato com a marca que mais lhe interessa, buscando informações detalhadas sobre o negócio que desejam oferecer aos franqueados.

Em seguida, é hora de analisar o negócio minuciosamente. Avalie o histórico da franquia, a concorrência local e o suporte que a franqueadora oferece. Essa etapa é crucial para determinar se a marca é a escolha certa para você e se está alinhada aos seus objetivos.

Após a análise, é importante avaliar a COF com atenção. Nela, encontram-se informações essenciais sobre a franquia, como investimento necessário, taxas, direitos e deveres do franqueado. A COF é um documento legal e precisa ser bem compreendida antes de prosseguir.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Com a COF devidamente analisada, é hora de planejar suas finanças. Verifique sua capacidade financeira para investir na franquia e considere a possibilidade de obter financiamento, se necessário. Um planejamento financeiro sólido é fundamental para o sucesso do negócio.

Ao entrar em uma negociação com a franqueadora, seja claro sobre suas expectativas e necessidades. Discuta os termos do contrato e esclareça quaisquer dúvidas antes de assinar. A comunicação transparente é a base de uma parceria sólida e duradoura.

Finalmente, após todas as etapas anteriores, chegou o momento de investir na franquia. Certifique-se de estar preparado para iniciar suas operações e siga todas as orientações da franqueadora.

Com dedicação, esforço e comprometimento, você estará no caminho certo para construir uma franquia de sucesso. Gostou de entender como identificar franquias confiáveis e as dicas que passamos para você? Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje