As franquias podem ser mais baratas e rentáveis do que você imagina. Por isso, leia este texto até o final para conhecer detalhes deste tipo de negócio e opções para investir.
Isso porque, as franquias têm se mostrado como uma alternativa interessante de investimento. Afinal de contas, no primeiro semestre de 2022, o franchising cresceu 12,9%.
Dessa forma, buscar pelas franquias mais baratas e rentáveis pode ser uma maneira de apostar em um setor em alta. Além disso, as franquias são um tipo de investimento mais seguro.
Vantagens de abrir uma franquia barata
As vantagens de abrir franquias mais baratas e rentáveis são obviamente o preço a ser pago. Do mesmo modo, em um modelo de franquias é possível ter um negócio sem correr muitos riscos.
Afinal, nesse formato, o negócio já foi testado e aprovado no mercado para conseguir se expandir.
Ou seja, é a franqueadora quem monta todo o negócio do zero. Assim, oferece aos franqueados a oportunidade de replicar o modelo e seus padrões.
Além disso, os franqueados contam com a transferência de know-how da franqueadora. Desse modo, o investidor começa o seu negócio já com toda a expertise acumulada pela franqueadora.
Ou seja, o franqueado irá economizar tempo e dinheiro para montar o seu negócio. Outra vantagem é que o empreendedor já começa o seu negócio com uma marca reconhecida no mercado.
As franquias também oferecem a grande vantagem para o franqueado de receber suporte de profissionais da área. Bem como, passar por treinamentos e contar com manuais para atuar nas operações do negócio.
Isso permite ao franqueado conhecer mais sobre o mercado, detalhes da marca e dicas para a sua atuação.
Outra vantagem é a previsão do investimento. Ou seja, ele irá saber o valor necessário que vai investir no negócio.
Quais são as melhores franquias para investir?
Existem alguns passos para escolher a melhor franquia para investir. O primeiro deles é a pesquisa das franquias.
Então, tenha alguns pontos em mente. Considere a capacidade de investimento, qual o perfil de franqueado ideal, tempo de dedicação etc.
Outro ponto para ser avaliado é a experiência da franqueadora e qual o suporte oferecido. Afinal, essa questão é um fator chave para minimizar os riscos do negócio.
Além disso, o suporte é um fator que faz toda a diferença para os franqueados.
Há também a necessidade de conferir a saúde financeira da franquia e o cumprimento das exigências legais.
O franqueado também pode avaliar a situação do mercado em que o empreendedor deseja atuar. Ou seja, entender qual a situação do setor e como está o seu desempenho nos mercados geral e local.
A proposta da franqueadora é outro ponto para o investidor prestar atenção. Como quais as taxas a serem cobradas, como funciona a transferência de know-how e os treinamentos oferecidos.
Bem como as questões explicadas na Circular Oferta de Franquias (COF) e o tempo de duração do contrato.
Além disso, o empreendedor tem a possibilidade de conversas com outros franqueados e ex-franqueados.
Em seguida, vamos apresentar uma lista com as franquias mais rentáveis e baratas.
Lista de franquias mais baratas e rentáveis do que o esperado
Agora, vamos apresentar franquias mais baratas e rentáveis do que o normal para negócios abertos do zero. Dessa forma, você pode comparar e escolher aquela que mais combinar com seus objetivos.
Posso abrir franquia em cidade pequena?
Sim. Atualmente, existem diversas opções de franquias, inclusive aquelas que se adequam a cidades pequenas. Desse modo, o empreendedor pode encontrar diversas opções de negócios para atuar.
É possível selecionar as franquias que expõem a quantidade de habitantes necessária para abrir uma unidade. Além disso, muitas franquias têm o negócio direcionado principalmente para cidades menores e do interior.
Assim, é possível abrir uma franquia em uma cidade pequena. Inclusive, atualmente, muitas têm o modelo de negócio online.
Dessa forma, oferecem a oportunidade de um investimento menor. Sem contar na possibilidade de vender os produtos ou serviços para todo o Brasil atuando de casa.
Cuidados para investir em um negócio
Na hora de abrir um negócio, o empreendedor precisa estar atento e ter certos cuidados. Como analisar qual o perfil de empreendedor, contando os conhecimentos e habilidades que são exigidos no negócio.
Assim, o empreendedor pode se preparar e se capacitar para ter uma boa atuação no negócio.
Outro cuidado é a análise do mercado, ganhos do setor, as empresas que atuam no ramo e quais os fornecedores. Bem como qual o comportamento dos consumidores e seus hábitos de consumo.
Há também os cuidados envolvendo a parte financeira. Ou seja, a previsão do investimento bem como outros gastos, como manutenção, taxas e capital de giro.
Assim, o empreendedor pode se organizar financeiramente para não gerar dívidas desnecessárias ou um descontrole financeiro.
Desse modo, ele pode iniciar o seu negócio com mais segurança e planejamento. Garantindo uma boa atuação do negócio e maior segurança para o investimento.
Outro ponto de extrema importância para se investir em um negócio é o planejamento. Ou seja, o empreendedor deve se organizar em diversas questões antes e durante a sua atuação.
Assim, ele deve desenvolver metas e objetivos e estruturar o funcionamento do negócio. Bem como, planejar todos os aspectos importantes, como financeiro e jurídico.
Além de pensar na equipe que irá trabalhar no negócio, quais serão os processos e como atingir os objetivos.
Passos para abrir franquias baratas
O primeiro passo é fazer uma autoanálise criteriosa, entender o perfil de empreendedor, bem como as habilidades e pontos fortes.
Assim, é possível escolher o modelo de negócio. Ou seja, aquele que mais combina com o seu perfil de empreendedor e em um segmento em que se tenha afinidade.
Depois, é a hora de verificar a capacidade de investimento. Desse modo, o empreendedor analisa quanto pode gastar com o empreendimento.
Isso serve para que o investidor não gere dívidas para ter um negócio.
A próxima etapa é a pesquisa das franqueadoras. Assim, o empreendedor irá analisar diversos fatores. Como a quantidade de unidades, quantas são próprias e quantas são franqueadas.
A partir do contato com a franqueadora é possível analisar a Circular de Oferta de Franquias. Esse documento apresenta todas as condições principais envolvendo o negócio.
Na COF o empreendedor também poderá entrar em contato com franqueados e ex-franqueados. Assim, pode entender melhor como a franquia funciona e se realmente entrega o que promete.
Outro ponto importante é entender qual o papel do franqueado na unidade. Ou seja, quais as regras definidas pela franqueadora, como funciona a atuação e outras exigências expostas no contrato.
Com essas dicas em mente e nossa lista, você pode começar sua atuação no franchising. Agora é com você!