Como montar uma sorveteria de sucesso em 7 passos

Por
em
Imagem de sorvetes em uma vitrine.
Advertisement

Montar uma sorveteria de sucesso não é uma tarefa simples, mas com um empreendedor dedicado e com alguma experiência no ramo, tem tudo para dar certo.

Este mercado em cidades mais quentes se movimenta durante todo o ano, e até em lugares com clima mais ameno é possível buscar produtos diferenciados. Com isso, você torna as vendas constantes durante o ano, sem depender da estação.

Dessa forma, daremos um passo a passo sobre como montar uma sorveteria de sucesso. Assim, você consegue se planejar melhor para esta jornada.

Veja como montar uma sorveteria agora mesmo

Antes de decidir montar uma sorveteria de sucesso, o empreendedor precisa analisar se este tipo de negócio está de acordo com o seu perfil.

Não adianta olhar apenas para os números ou para a lucratividade do negócio se você não gostar da área em que irá atuar. Todo empreendedor deve buscar mercados com os quais se identifica para se sentir realizado atuando nele.

Sendo assim, se você está certo de que o mercado de sorvetes é a sua área, chegou o momento de começar a trilhar este caminho com consciência e dedicação.

1. Faça o planejamento do negócio

Depois de escolher montar uma sorveteria, o empreendedor deve fazer um bom planejamento do negócio.

Este planejamento irá guiar o desenvolvimento do novo empreendimento, com detalhes sobre os possíveis gastos para que o empresário possa se programar.

Da mesma forma, estarão ali delineados os rumos da sorveteria, como o público-alvo, as expectativas de ganhos, os problemas que podem ocorrer ao longo do tempo etc.

Pois fazer estas estimativas com o plano de negócio ajuda o investidor a tomar medidas preventivas para corrigir o rumo do empreendimento, bem como permite uma abertura para um crescimento mais sólido.

É possível contar com o auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da sua cidade para esta etapa.

Duas pessoas estão na frente de um computador. Na imagem, só é possível ver suas mãos. Enquanto  apontando para a tela de um computador (imagem ilustrativa). Texto: como montar uma sorveteria.
O empreendedor deve planejar bem o seu negócio.

2. Escolha a melhor localização

Advertisement

Toda sorveteria que se preze deve estar à vista de todos, crianças e adultos, para aguçar a vontade do cliente e chamar o público para a sua loja.

Nesse sentido, o empreendedor deve buscar montar sua sorveteria em um local de grande movimentação, se possível, perto dos locais de lazer dos moradores da região.

O cuidado na hora de escolher a melhor localização é importante para a dar visibilidade ao negócio e aumentar a divulgação da sorveteria.

Do mesmo modo, o empreendedor deve fazer um estudo sobre o público potencial da região, bem como analisar os concorrentes mais próximos. Com isso, você consegue escolher um local mais adequado para o seu negócio.

3. Monte um espaço atraente

As sorveterias são conhecidas pelos seus sabores, mas também pelo seu visual. Quem nunca passou por uma sorveteria e não ficou cheio de vontade só de ver a decoração com fotos dos produtos?

Um novo negócio precisa chamar a atenção do público. Com as sorveterias é ainda mais importante atrair os olhares, principalmente das crianças.

Da mesma forma, um espaço atraente faz com que a identidade da marca se fortaleça com o seu público.

Por isso, para montar uma sorveteria de sucesso, é preciso investir no visual, seja com brinquedos, personagens ou boas fotos dos produtos. Pois é necessário deixar o ambiente acolhedor para que o cliente se sinta confortável em permanecer por muito tempo no seu estabelecimento.

4. Tenha uma boa receita ou fornecedores

Montar um negócio do zero exige um diferencial para alavancar o empreendimento. Com as sorveterias isso não é diferente.

O sabor do seu produto deve ser lembrado por todos os clientes que passam pelo estabelecimento, e para isso, você deve investir em boas receitas ou em fornecedores de qualidade.

O mercado de alimentação exige do empreendedor um sabor diferenciado para seu produto, agregando valor frente a grande concorrência que existe.

Dessa forma, você pode montar uma sorveteria artesanal, com produtos diferenciados, que atraia o público de maior poder aquisitivo. Enquanto isso, você eleva o seu ticket médio e a lucratividade do negócio.

Imagem de um prato com sorvetes coloridos muito bem decorados com frutos silvestres (imagem ilustrativa). Texto: como montar uma sorveteria.
Invista em produtos de qualidade para atrair a clientela.

5. Defina um diferencial

Além de se destacar pelo sabor de seus produtos e por uma decoração atraente, o seu negócio precisa ter um diferencial.

Existem diversas maneiras de atrair o público oferecendo algo que ele não encontra em outros lugares. A princípio, é possível investir em promoções em dias da semana, fazendo com que o público seja atraído.

Da mesma forma, é possível oferecer um serviço diferenciado, com uma apresentação chamativa, fazendo com que o consumidor se lembre da sua loja.

A sorveteria pode ter nos milk shakes ou um mix de produtos como diferenciais para se destacar, bem como um programa de fidelidade ou de recompensa para atrair o consumidor constantemente até você.

Sendo assim, o empreendedor deve definir qual será o seu diferencial já no planejamento de negócio, ou seja, antes mesmo de abrir a sorveteria, pois a partir da inauguração, já será possível divulgar este diferencial.

6. Contrate sua equipe

Um bom atendimento é essencial para o desenvolvimento de um novo negócio. Logo, o empreendedor deve ter um cuidado redobrado para escolher a equipe com a qual trabalhará.

Para montar uma sorveteria de sucesso, o empreendedor precisa de funcionários simpáticos, cordiais, e que tenham um bom trato com os clientes.

Um bom atendimento é o melhor cartão de visitas para o seu empreendimento. Por isso, invista em treinamentos, escolha bem as pessoas e mantenha um harmonioso ambiente de trabalho.

7. Divulgue a sorveteria

A divulgação é uma etapa crucial, após montar uma sorveteria pequena, para atrair o público ao novo estabelecimento.

Hoje em dia, existem métodos de divulgação bastante eficientes a um baixo custo. As redes sociais e aplicativos de mensagens podem ser uma excelente maneira de divulgar o negócio, por exemplo.

Da mesma forma, invista em artes gráficas para divulgar a nova sorveteria, dando ênfase aos produtos e os diferenciais do seu negócio.

Imagem da mão de suas pessoas segurando duas casquinhas de sorvete em frente a uma janela (imagem ilustrativa). Texto: como montar uma sorveteria.
A divulgação da sorveteria pode ser feita facilmente pelas redes sociais.

Franquia: a forma mais simples de montar uma sorveteria

Como vimos, você deve seguir alguns passos para montar uma sorveteria de sucesso e fazer com que o seu negócio seja reconhecido pelo público.

No entanto, há uma maneira um pouco mais simples e segura para investir em um novo negócio que é por meio das franquias de sorveterias.

Com o modelo de franquias, o empreendedor investe em um negócio já estruturado, em uma marca reconhecida, com produtos já testados e aprovados pelos clientes.

Da mesma forma, este modelo de negócio facilita a vida do empreendedor, principalmente aquele com menos experiência.

Isso porque uma franquia oferece diversos tipos de suporte, como o auxilio para questões administrativas e jurídicas, bem como pra o marketing de divulgação.

Do mesmo modo, o empreendedor conta com a ajuda da marca para escolher o melhor local de instalação, além de auxiliar na decoração da loja.

No modelo de franquias, o empreendedor pode montar uma sorveteria com pouco dinheiro, com sorvetes de massa ou artesanais.

Separamos o vídeo abaixo com algumas opções de franquias de sorveterias baratas e lucrativas para você conhecer melhor.Confira!

Se você não se animou muito com o mercado de sorveteria, mas busca uma franquia para investir no setor de alimentação, veja o nosso conteúdo sobre as franquias deste segmento.

*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement