Franquias de investimento baixo: LISTA com as melhores opções para você

Por
em
Imagem de duas empresárias conversando em frente um computador. Imagem ilustrativa texto franquias investimento baixo.
Advertisement

O mercado de franchising conta com franquias de investimento baixo em vários mercados. Aqui separamos um conteúdo para lhe orientar na seleção de uma franquia de baixo custo.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias manteve no 3° trimestre de 2021 a sua trajetória de recuperação. Dessa forma, tem superado o desempenho do mesmo período de 2019.

Diante de um momento de recuperação em alguns setores mas bastante atrativo em outros, estes números da ABF trazem a confiança necesssária para o empreendedor investir em uma franquia em 2022.

Contudo, o empreendedor deve pesquisar bem a rede de franquia que mais se encaixa ao seu perfil. Assim, são muitas variáveis que entram neste processo, como mostraremos aqui.

Qual a melhor franquia para abrir?

Para decidir em qual marca empreender, é preciso buscar um modelo de negócio que combina com o seu perfil. Uma dica importante é que o negócio deve ser moldado para o empreendedor, e não o contrário.

Dessa forma, será mais prazeroso trabalhar com o empreendimento com o qual se identifique. Tendo em vista que o novo negócio irá exigir dedicação e tempo, será melhor se você gostar do ramo de atuação.

Sendo assim, analise bem se a marca possui uma boa reputação no mercado. Converse com outros franqueados e ex-franqueados. Reúna informações antes de decidir investir em franquias de investimento baixo.

Portanto, estude para entender o modelo de negócio da marca, se ele está de acordo com as suas pretensões. Existem boas oportunidades de negócios no segmento, mas você deve escolher uma que esteja de acordo com o seu perfil.

Com uma pesquisa na internet já é possível analisar a reputação da marca e se os produtos ou serviços são bem vistos pelo clientes. Do mesmo modo, se a empresa oferece aquilo que promete.

Nesse sentido, é necessário estudar bem a Circular de Oferta de Franquia (COF) para conhecer os custos e detalhes sobre o negócio.

Este documento é importante para o interessado em uma franquia, pois traz informações relevantes sobre o negócio. Por meio dele o empreendedor fica sabendo como é o trabalho no dia a dia.

Imagem de folhas com gráficos coloridos. Imagem ilustrativa texto franquias investimento baixo.
O mercado de franchising conta com setores que estão em ascensão e outros em baixa.

Do mesmo modo, na COF tem o contato dos franqueados e ex-franqueados da marca. Assim, o empreendedor pode conversar com estes parceiros para entender melhor a reputação da franqueadora.

Enfim, são diversos cuidados que o empreendedor deve ter antes de selecionar uma franquia. Isso porque, uma boa escolha aumenta as chances de sucesso do negócio.

45 franquias de investimento baixo para abrir

O momento pelo qual passa a Economia do Brasil exige do empreendedor bastante cautela e uma boa análise do mercado antes de investir em franquias de investimento baixo.

Nesse sentido, mesmo que sejam franquias baratas, é necessário avaliar os segmentos mais atrativos para o momento.

Dessa forma, entender que tipos de produtos e serviços estão se destacando e que tenham um investimento mais baixo.

Além disso, como falamos, buscar as melhores franquias para o seu perfil e que se encaixem também ao momento econômico.

Assim, para o empreendedor que perdeu o emprego, os modelos home office ou home based podem ser uma boa saída.

Isso porque, muitos destes negócios possuem uma flexibilidade de horário de trabalho que permite ao franqueado conciliar a franquia com outro trabalho.

Por outro lado, o empreendedor com maior capacidade de investimento pode optar por um negócio um pouco mais robusto, mas que pode precisar de uma dedicação exclusiva por conta do tipo de empreendimento.

Por fim, separamos aqui algumas franquias de investimento baixo que cabem no seu bolso e ainda, atuam em nichos de mercados bem atrativos. Confira!

1. Acquazero

Uma das franquias de investimento baixo é a Acquazero, maior rede de estética automotiva do mundo. A franquia trabalha com diversos serviços de limpeza e outros cuidados para os carros. Dessa forma, a rede atua em um mercado bastante atrativo.

No Brasil, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), existem mais de 38 milhões de carros em circulação. Com isso, o empreendedor encontra um amplo mercado consumidor em potencial.

Imagem de uma pessoa passando um pincel limpando o interior de um carro. Imagem ilustrativa texto franquias investimento baixo.
A Acquazero oferece diversos serviços automotivos como a higienização interna.

Entre os serviços disponíveis na Acquazero estão a limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água para limpar o carro por fora.

Além disso, a franquia trabalha com produtos biodegradáveis em diversos de seus serviços. Esta preocupação com a sustentabilidade fez com que a Acquazero fosse destaque na revista eletrônica SEGS.

Do mesmo modo, a franquia realiza higienização interna de veículos oferecendo serviços como enceramento e polimento, cristalização e vitrificação de pintura, entre outros cuidados automotivos.

Ainda, a rede conta com seis modelos de negócios, sendo três deles em home based. Dessa forma, o franqueado leva até os clientes os serviços da Acquazero.

Nesse sentido, o franqueado recebe treinamentos para aprender a fazer os trabalhos. Ainda, este material fica disponível em uma plataforma para que o franqueado possa acessar sempre que quiser.

Um atrativo da Acquazero é o seu aplicativo próprio, onde os clientes marcam o horário dos serviços com a unidade mais próxima.

Por fim, cabe ao empreendedor avaliar sua capacidade de investimento, bem como a sua região de atuação e seus objetivos com este negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Only Mule

Advertisement

A Only Mule é uma franquia de investimento baixo especializada em drinks e coquetéis dos mais variados. A rede conta ainda com um modelo de negócio enxuto e atrativo para os empreendedores.

A marca está no setor de Alimentação do franchising que é o segmento de maior faturamento do mercado de franquias nacional.

Segundo a ABF, o setor de Alimentação faturou quase R$ 41 bilhões em 2020, e por isso, é um dos mercados mais sólidos do mercado.

De acordo com o diretor da Only Mule, Henrique Mol, a franquia possui um cardápio atrativo, que permite que o franqueado consiga atender a diferentes perfis de consumidores, em diferentes regiões do Brasil.

Em seu cardápio de produtos, a franquia trabalha com ingredientes selecionados, e ainda, possui um drink especial, que é febre no mundo todo, o Moscow Mule.

O Moscow Mule é um coquetel feito com vodka, cerveja sabor de gengibre picante e suco de limão.

Além das bebidas, o franqueado também pode optar por instalar uma cozinha em sua unidade e oferecer diversos tipos de tira-gostos como batatas fritas, pastéis, entre outros.

Para os franqueados, o modelo de negócio é simples, de fácil implantação, já que a estrutura da unidade é pensada para ser eficiente. Com isso, demanda menos funcionários e espaço.

Imagem de várias canecas da only mule com espumas brancas em cima. Imagem ilustrativa texto franquias investimento baixo.
A Only Mule trabalha com produtos chamativos para atrair a atenção de franqueados e clientes.

Por fim, o modelo mais barato da Only Mule é o de bike. Neste formato, o franqueado tem um negócio sem ponto fixo. Dessa forma, ele pode levar os drinks e coquetéis a vários eventos, diminuindo seus custos de manutenção.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses

3. Encontre Sua Viagem

A franquia Encontre Sua Viagem é um dos pequenos empreendimentos para quem deseja investir no mercado de turismo.

A rede de agências fundada em 2011 em Belo Horizonte, possui um amplo leque de produtos e serviços. Entre eles estão pacotes turísticos, passagens aéreas e hospedagens nos mais variados lugares do mundo.

A Encontre Sua Viagem possui atualmente mais de 500 unidades em operação, espalhadas pelo Brasil e também no exterior.

Além disso, a franquia tem atraído empreendedores por conta da possibilidade de boa lucratividade. Podemos exemplificar com um dos franqueados da Encontre que faturou mais de R$ 300 mil no primeiro trimestre do negócio, como podemos ver neste conteúdo.

No ano de 2021, o turismo foi um dos setores que apresentou respostas positivas à retomada da Economia.

A movimentação do setor de turismo vem registrando crescimento. Dessa forma, entre maio e agosto de 2021 acumulou uma alta de 49,1%, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os franqueados contam, além desta estrutura interna, com uma série de suportes eficientes para o desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, o franqueado recebe treinamentos para conhecer o mercado de turismo, a operação da franquia e aprende a melhor forma de atender o público.

Ainda, a franqueadora oferece auxílio para a gestão da unidade como questões administrativas e de suporte aos clientes.

Por último, são dois modelos de negócios da Encontre Sua Viagem. Um deles, em home office, permite ao franqueado trabalhar apenas investindo em um computador com acesso a internet e um telefone.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Imagem de um mapa mundi com uma lupa sobre ele. Imagem ilustrativa texto franquias investimento baixo.
O mercado de turismo passou por momentos ruins mas tem se recuperado bem.

4. Quisto

Uma das franquias de investimento baixo é a Quisto. A rede atua no mercado de seguros, setor bem atrativo da Economia.

De acordo com a Confederação Nacional de Seguradoras (CNseg), o mercado de seguros deve crescer entre 2,6% e 9% em 2022, o que representa um atrativo a mais para empreender neste segmento.

O empreendedor que deseja atuar neste setor deve conhecer a franquia Quisto. Com mais de uma década de atuação, a rede possui mais de 100 unidades em operação.

A marca possui um modelo de negócio atrativo, de baixo custo e com uma boa rentabilidade para o franqueado. Com isso, ele consegue um rápido retorno do dinheiro investido.

O modelo de home office da Quisto tem chamado a atenção dos empreendedores por conta da boa lucratividade. Este formato tem sido o carro-chefe da expansão da franquia, como podemos ver neste conteúdo.

Uma das vantagens para os franqueados da Quisto é o software da marca. Ele consegue fazer mais de 20 cotações ao mesmo tempo para um determinado contrato.

Além disso, o franqueado da Quisto conta com uma série de suportes da rede como treinamento para o empreendedor entender o mercado e como funciona o trabalho de um corretor.

Ainda, a empresa oferece uma boa política de comissionamento e auxílio para a gestão comercial da unidade.

A Quisto Corretora de Seguros conta dois modelos de negócios para os empreendedores optarem. Um modelo home base e outro modelo de unidade física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

5. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

6. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

7. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

8. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

9. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

12. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

13. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

14. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

15. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

16. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

17. GPR Digital

A rede GPR Digital é a primeira empresa no setor de franquias do mercado de controle de ponto e acesso.

Assim, a GPR Digital trabalha com tecnologias de reconhecimento facial e gerenciamento web.

Para cuidar do seu negócio, você terá diversos suportes, como o apoio em marketing, jurídico e contábil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

18. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

19. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

20. Keep Charged

A Keep Charged é uma franquia que instala carregadores de celulares em restaurantes e outros locais.

Cada carregador possui um display para publicidade, e é assim que o franqueado lucra com o negócio.

Com ela, seu trabalho será prospectar anunciantes e pontos para os carregadores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

21. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

Advertisement
  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

22. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

23. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

24. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

25. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

26. Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e, agora, tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples. Você terá uma loja online, e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. A franqueadora vai realizar as entregas direto para o cliente, para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

27. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

28. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

29. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

30. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

31. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

32. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

33. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

34. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

35. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

36. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

37. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

38. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

39. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

40. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

41. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

42. Acuidar

No mercado de serviços, um ramo atrativo é o de cuidadores de idosos. Com o aumento da população da terceira idade, este mercado tende a crescer cada vez mais.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população do Brasil vai ‘envelhecer’ de forma constante e acelerada nos próximos anos.

O levantamento aponta que 40,3% dos brasileiros serão idosos daqui a aproximadamente 90 anos.

Imagem de um idoso se alongando. Imagem ilustrativa texto franquias investimento baixo.
Com o aumento de idoso, os serviços voltados para este público tendem a aumentar.

Dessa forma, o empreendedor deve conhecer a Acuidar,  empresa de cuidadores de pessoas que oferece mão de obra qualificada para cuidados a idosos, adultos e crianças no conforto do seu domicílio.

Do mesmo modo, a franquia presta serviços a pessoas que passaram por algum procedimento cirúrgico, pessoas com deficiência e mães de múltiplos; público que frequentemente necessita de auxílio e cuidados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 24 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 15 meses

43. Pilotinhos

A marca Pilotinhos foi fundada em 2016 e atua no mercado de aluguel de mini veículos elétricos para crianças.  A franquia possui um modelo de quiosque instalado em grandes centros comerciais como galerias e shopping centers.

Desse modo, o segmento de Entretenimento e Laser do franchising faturou quase R$ 500 milhões no terceiro trimestre de 2021 de acordo com a ABF.

Assim, os pais ou responsáveis pelas crianças alugam o equipamento por tempo determinado e contam ainda com itens de segurança, como sensores de proximidade e redutores de velocidade.

  • Investimento inicial: A partir de R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil          
  • Prazo de retorno: 12 meses
Imagem de uma criança. Imagem ilustrativa texto franquias investimento baixo.
Os serviços voltados para as crianças são um bom nicho de negócio para investir.

44. Maria Brasileira

O setor de franquias de limpeza é um segmento com amplas possibilidades para o empreendedor investir e ter o seu próprio negócio.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de limpeza e conservação faturou mais de R$ 1,3 bilhão em 2020.

Uma das franquias de investimento baixo neste mercado é a  Maria Brasileira, rede que oferece limpeza residencial com diferentes modelos de negócios para o empreendedor.

A rede atua como terceirizadora destes serviços de limpeza, com agendamento prévio. Assim, levam profissionais treinados até a casa dos clientes para executar o serviço.

Da mesma forma, a  franquia conta com mais de  350 9esentes em 24 estados mais o Distrito Federal.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 32,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

45. Smart Spa

Para os empreendedores que buscam franquias de investimento baixo para atuar no sólido mercado de beleza, a Smart Spa é uma das opções.

A franquia está no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar do franchising, que é o segundo setor de maior faturamento em franquias. Em 2020 ele passou dos R$ 35 bilhões, um crescimento de 3,1% em relação ao ano anterior.

A Smart Spa é especializada em tratamentos estéticos corporais e faciais diferenciados. Além disso, a marca trabalha com técnica estéticas associadas à cosmetologia de resultados, utilizando vários tipos de óleos para massagens.

Ainda, a marca também oferece aos clientes um aplicativo próprio para marcação de horário, o que facilita a vida dos franqueados e também dos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

Por fim, apresentamos aqui algumas franquias de investimento baixo em mercados que estão em recuperação após períodos complicados decorrentes da pandemia ou que se apresentam mais sólidos ao longo do tempo.

Contudo, selecionar uma franquia é um processo importante, que merece atenção do empreendedor. Por isso, separamos aqui um conteúdo com dicas para você escolher bem a franquia na qual investir.

*Informações publicadas em JANEIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement