O que é empreendedorismo? Como fazer e ter sucesso?

Por
em
Homem sentando em frente a um computador sorrindo e falando ao telefone. Imagem ilustrativa do texto o que é empreendedorismo.
Advertisement

Você é uma daquelas pessoas que sonham em ter um negócio próprio? Então, precisa saber o que é empreendedorismo e como realizar este projeto da melhor forma, como mostraremos aqui neste conteúdo.

Nos últimos anos houve um aumento de empreendedores no Brasil. Segundo pesquisa, a taxa de empreendedorismo potencial, que são pessoas que não têm um negócio, mas pretendem abrir uma empresa em até três anos, passou de 30%, em 2019, para 53%, em 2020.

Contudo, ter sucesso no empreendedorismo exige bastante planejamento e entender bem este processo antes de começar a empreender. Continue a leitura!

Afinal, o que é empreendedorismo?

Certamente, você tem ouvido muito sobre o termo empreendedorismo nos últimos anos. E, como ele tem tomado os holofotes, talvez você nem imagine que se trata de um assunto centenário.

Isso porque, o tema surgiu no século XVII por conta da Revolução Industrial e está muito ligado à inovação e novos negócios. Nesse sentido, empreendedorismo é a capacidade para idealizar, criar e acima de tudo, realizar um negócio.

Sendo assim, podemos até dizer que é a capacidade de implementar novos negócios ou, por meio da inovação, provocar mudanças em negócios já existentes, onde nasce também a figura do intraempreendedor.

Nesse caso, o conceito de empreendedorismo é o ato de colocar em prática, em execução ou em realização um projeto de negócios.

Além disso, mesmo que em um primeiro momento o que é empreendedorismo esteja ligado ao mundo empresarial, ele também pode ser uma forma de inovar no dia a dia nas tarefas e buscar soluções para problemas cotidianos.

O que é ser empreendedor?

Na linha do que falamos, o empreendedor é uma pessoa que busca inovar, seja no seu trabalho ou em algo novo como um negócio. Ele é bom para identificar problemas e achar soluções.

Por isso, empreendedor é ser uma pessoa inquieta, que busca soluções para problemas que aparecem. Por exemplo, uma forma para melhorar sua rotina, diminuir custos de um processo interno de empresa, entre outras possibilidades.

Mulher sentada em uma mesa escrevendo em um caderno. Imagem ilustrativa do texto o que é empreendedorismo.
O empreendedor é uma pessoa que busca soluções e inovações.

Existem muitos tipos de empreendedorismo e consequentemente de empreendedores. Desse modo, são formas de inovar em diferentes cenários e com os mais variados objetivos.

Nesse sentido, podemos falar do intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo. Trata-se do empreendedor que busca inovar dentro de uma empresa que não é a dele. Ele pesquisa por soluções para melhorar os processos internos.

Mas podemos falar também do empreendedorismo digital, que é o empreendedor que atua pela internet, vendendo produtos ou serviços em um modelo de negócio totalmente online.

Enfim, são várias formas de empreender e de ser um empreendedor, buscando soluções e inovações, seja por meio de um negócio próprio, uma empresa, ou mudanças ao seu redor.

Por que ser empreendedor?

Uma pessoa que está sempre disposta a achar soluções para os problemas é alguém interessante de se ter por perto.

Do mesmo modo, se você pensa em termos empresariais, ser um empreendedor é ainda mais vantajoso. Por exemplo, a independência financeira é um dos principais motivos que fazem as pessoas largarem tudo para investir no sonho de empreender.

Além disso, faz parte de ser um empreendedor uma possibilidade de flexibilidade de horário de trabalho, bem como uma segurança profissional.

Nestes dois pontos, você deixa de seguir regras ditadas pelo patrão e ainda, não fica nas mãos do chefe se no próximo mês você estará empregado ou não.

Da mesma forma, empreender é a possibilidade de trabalhar com algo que você especificamente gosta, algo que nem sempre é possível em um emprego formal.

Por fim, são muitas as vantagens que o empreendedor pode aproveitar, mas sem se esquecer que a demanda de trabalho será também será maior.

Como investir em empreendedorismo?

Agora que você já sabe um pouco o que é empreendedorismo, chegou a hora de colocar este processo em prática. Existem muitas formas de empreender, em variados mercados e modelos de negócios.

Por isso, esta escolha é bem pessoal do empreendedor, que deve analisar o seu próprio perfil, sua capacidade financeira e seus objetivos. Então, basicamente são duas formas de empreender, sobre as quais falaremos agora.

Mão apertando uma calculadora com um bloco de notas ao lado e algumas notas de dinheiro. Imagem ilustrativa do texto o que é empreendedorismo.
O empreendedor deve analisar bem as formas de investir em um negócio.

Começar um negócio do zero

O empreendedor pode analisar alguma necessidade do mercado e investir em um negócio do zero para oferecer um produto ou serviço que inove ou se destaque no segmento.

Portanto, empreender requer sair da zona de conforto e encarar uma série de desafios até chegar na tão sonhada realização profissional. Logo, é necessário ter consciência de todos os riscos, ser responsável e aprender a viver em meio a muitas incertezas.

Nesse sentido, este processo exige bastante planejamento do empreendedor, seja para os custos de estruturação do negócio, o que ele irá oferecer ao mercado, como fará isso, quanto irá cobrar, entre outros detalhes.

Isso porque, começar uma empresa do zero é complexo, pois criar a estrutura da operação, cada detalhe do negócio exige cuidado e pesquisa do empreendedor.

Neste processo, o empreendedor pode usar toda a sua imaginação, criando soluções das mais variadas e para diferentes públicos.

Abrir uma franquia

Advertisement

Investir em uma franquia é empreender em um modelo de negócio que possui algumas diferenças em relação às empresas comuns. Por exemplo, uma franquia é um negócio onde o empreendedor recebe um modelo já pronto, testado e aprovado pelos consumidores.

Sendo assim, cada unidade é uma réplica da franqueadora, com uma operação organizada para oferecer os mesmos produtos e/ou serviços em todas elas. Este modelo de negócio é mais seguro, porque o franqueado recebe um negócio estruturado e com um reconhecimento da marca.

Os modelos de franquias já caíram nas graças do empreendedor brasileiro. Por conta da rentabilidade e segurança, além de atuar em diversos nichos de negócios lucrativos..

Dessa forma, a franquia é mais sólida. Portanto, possui menos possibilidade de fechar as portas em pouco tempo.

Além disso, como o negócio já tem uma estrutura pronta, o empreendedor pula etapas que teria que fazer caso iniciasse um negócio do zero.

Ainda, por ter acesso a treinamentos e suportes da franqueadora, o empreendedor não precisa ser tão criativo para montar o negócio, mas deve seguir o modelo da franquia.

Mulher em frente um computador com várias roupas atrás dela e um suporte de celular na sua frente. Imagem ilustrativa do texto o que é empreendedorismo.
Existem diversos tipos de franquias para empreender.

Todo o conhecimento lhe é repassado por meio destes treinamentos e manuais. Por isso, ele já inicia o negócio sabendo como realizar o trabalho no dia a dia.

Advertisement

Já uma grande vantagem do modelo de franquia é que o empreendedor consegue se planejar financeiramente, pois antes de começar o negócio, a franqueadora passa uma projeção de custos. Nesse sentido, ele pode analisar qual o valor que terá que ter para começar uma unidade da franquia.

Então, são facilidades para o empreendedor que permite que ele seja bem sucedido, diminuindo seus riscos e ajudando no planejamento.

5 dicas para quem quer investir no empreendedorismo

Mesmo sabendo o que é empreendedorismo, na hora de tirar as ideias do papel e começar um negócio é preciso alguns cuidados especiais. Isso porque, são detalhes que podem fazer grande diferença para o sucesso deste processo.

Assim, se você é um viajante de primeira viagem no empreendedorismo, ou até alguém que já se arriscou em um negócio próprio, temos algumas dicas que podem ser bastante úteis para esta jornada. Confira!

1. Saiba bem o que você quer fazer

Um dos primeiros pontos que o empreendedor deve analisar antes de começar um negócio é avaliar com o que ele deseja trabalhar. Se antes falamos que o empreendedor tem a liberdade de atuar com aquilo que gosta, ele deve analisar bem suas preferências e ver como elas podem ser aproveitadas na sua empresa.

Por exemplo, se você curte cozinhar, pode investir em um negócio no mercado de Alimentação. Mas se houver um tipo de comida em específico que você se identifica, pode ser ainda melhor.

Veja também como é o seu perfil, se possui facilidade para vendas ou se existe afinidade com prestação de serviços, porque as suas qualidades precisam se encaixar no seu novo negócio.

Desse modo, para essa escolha o empreendedor precisa se conhecer, ver quais de suas paixões ou boas experiências podem ser aproveitadas para ganhar dinheiro.

Em momentos, algumas das coisas que você gosta de fazer podem não ser muito indicadas para um negócio, mas elas podem complementar algum outro tipo de empreendimento.

Por fim, esta análise deve fazer parte dos primeiros passos, assim que você decidir que quer empreender, para que possa começar o processo da melhor forma.

2. Avalie seu mercado local

Corredor de um shopping center.  Imagem ilustrativa do texto o que é empreendedorismo.
O empreendedor deve conhecer bem o mercado onde irá atuar e seus concorrentes.

Faz parte do que é o empreendedorismo saber avaliar o seu ambiente, e no caso de um negócio, analisar bem o mercado local onde irá atuar.

Então, veja quais são as necessidades da região, analise quais os eventuais concorrentes do seu negócio e os seus pontos fortes e fracos.

Nesse sentido, iniciar um negócio é como plantar uma semente. A planta floresce em um terreno fértil e um negócio se desenvolve em um mercado que tenha potencial, que possua consumidores.

Além disso, o empreendedor deve avaliar as lacunas deste mercado local e assim buscar um negócio que possa ser uma novidade na região. Em seguida, oferecer algo que não se tenha ou que seja difícil de acessar.

3. Aprenda sobre empreendedorismo

Uma forma de ser um empreendedor de sucesso é buscar cada vez mais conhecimento, estudar bastante sobre tudo que envolve o seu negócio.

Logo, o empreendedor deve pesquisar bastante sobre como ser um empresário, a parte burocrática e de gestão. Ainda, formas de atendimento e de realizar um bom marketing.

Nesse sentido, é possível aprender bastante coisa sobre estes assuntos na internet e por meio de livros, vídeos, palestras, e até fazer uma faculdade. Este conhecimento é importante para que o empreendedor possa tomar as melhores decisões para o crescimento de sua empresa.

Do mesmo modo, é interessante para conhecer as novidades da área e inovações que podem impactar o seu negócio.

4. Organize suas finanças

Entre as várias etapas para empreender, uma das mais importantes é a sua organização financeira. Portanto, avalie quanto pode gastar e busque um tipo de negócio que se encaixe nesta possibilidade.

Além disso, procure ter gastos mais eficientes em sua vida, corte custos desnecessários para que possa manter uma saúde financeira.

Da mesma forma, isso evita que você comece a estrutura da sua empresa e não dê conta de terminar por falta de dinheiro.

Enfim, saiba quanto tem para gastar e ainda, gaste este valor com sabedoria e cuidado, avaliando cada custo do seu negócio.

5. Defina suas metas

Mais um ponto importante sobre o que é empreendedorismo e como fazer este processo é a definição de metas. O empreendedor deve saber onde quer chegar, ou seja, conhecer quais seus objetivos.

Assim, ele pode empreender visando um resultado, e é importante que ele divida essas metas em curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, a cada etapa, ele pode avaliar se está mais próximo de seus objetivos ou não. Depois, faça correções no negócio para que ele possa caminhar de acordo com o desejado.

Então, agora que você já sabe o que é empreendedorismo e os cuidados para iniciar um novo negócio, separamos um conteúdo com uma lista de franquias baratas para você conhecer um pouco mais. Acesse!

Advertisement
Advertisement