O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquias rentáveis: veja negócios de sucesso para você investir seu dinheiro

Franquias rentáveis: veja negócios de sucesso para você investir seu dinheiro

Sumário

Não faltam opções de franquias rentáveis para quem quer investir. Quer saber mais? Então, leia este texto até o final para saber mais sobre o mercado, vantagens e conhecer opções de investimento.

Até porque, o primeiro semestre de 2022 se mostrou favorável ao franchising brasileiro. Sendo assim, o faturamento das franquias no período foi de 12,9% e promete fechar o ano positivo.

Logo, o franchising se apresenta como uma alternativa para quem busca negócios rentáveis. Além disso, esse tipo de empreendimento conta com outras vantagens e facilidades.

Como está o mercado de franquias rentáveis?

Antes de conhecer franquias rentáveis e baratas, vale a pena analisar como está o mercado de franchising. Afinal de contas, esse setor se mostrou próspero entre 2020 e 2022.

Logo que a pandemia começou, o franchising apresentou uma queda, assim como em outros mercados. No entanto, entre 2021 e 2022 a recuperação das franquias foi surpreendente.

Entre julho e agosto de 2022, por exemplo, o setor de franquias cresceu 16,8%. Dessa forma, a perspectiva é que o franchising encerre mais um ano em alta.

No período apontado acima, o faturamento também foi maior. Sendo assim, as franquias aumentaram em 9,2% a sua arrecadação.

Logo, o franchising brasileiro tem boas perspectivas para quem valoriza segurança e estabilidade. Isso inclui opções de franquias baratas e rentáveis em várias áreas.

Vantagens de abrir uma franquia

Há inúmeras vantagens em abrir franquias rentáveis. Entre elas: um negócio mais seguro, investimento menor e apoio de uma empresa sólida.

Antes de mais nada, vale destacar que o sistema de franquias se baseia em padrões. Você, provavelmente, já foi a alguma franquia famosa e observou que todas as unidades são iguais.

Isso não acontece por acaso. Sendo assim, ao comprar uma franquia, você passa a ter um negócio pronto e testado. Ou seja, não é necessário planejar tudo do zero.

Esse fator ajuda quem não tem experiência. Além disso, as melhores franquias baratas estão esperando pelo seu investimento.

Logo, quem busca empreender gastando pouco tem muitas possibilidades dentro do franchising. Outra vantagem do sistema de franquias é poder contar com o apoio de uma marca sólida.

Afinal de contas, se uma marca conseguiu se franquear é porque tem experiência no segmento. Ou seja, ela foi capaz de criar um negócio simples de ser replicado.

Então, você passa a empreender com o apoio de uma marca com experiência e solidez. Assim, as franquias oferecem transferência de know-how.

Ou seja, elas passam aos investidores tudo que acumularam no mercado. Por isso, você nunca empreenderá sozinho.

Em seguida, vamos apresentar algumas das franquias mais lucrativas. Você vai se arrepender se não continuar lendo!

Melhores franquias rentáveis para você considerar

Agora, conheça nossa lista de franquias rentáveis em várias áreas. Mas, antes de bater o martelo, considere bem cada opção.

Isso porque, mesmo as franquias mais lucrativas do mundo têm seus pós e contras. Assim, é preciso analisar bem cada alternativa.

[raio_x]

Quais os formatos das franquias rentáveis no mercado?

Hoje, o mercado de franquias rentáveis conta com diferentes opções de formatos. Os principais deles são: home office, lojas físicas, container e quiosque.

Em primeiro lugar, vamos falar de uma das franquias mais rentáveis e baratas do momento: as home office. Isso porque, elas não demandam espaço físico.

Assim, é possível investir pouco, já que você vai trabalhar de casa. Esses negócios permitem vender ou oferecer serviços pela internet.

Outro formato de franquias mais rentáveis é o de lojas físicas. Embora, às vezes, tenham um investimento maior, esse modelo de negócio apresenta lucros superiores.

Normalmente, as lojas físicas contam com grande capacidade de estoque, vitrine e espaço para receber os clientes. Por outro lado, quem quiser investir em um modelo de espaço físico reduzido tem alternativa.

Há, por exemplo, os negócios de container e quiosque. Eles costumam ser opções de franquias rentáveis até R$ 50 mil, já que ocupam um espaço menor.

Nesses casos, são negócios voltados para serviços rápidos e que não demandam muita preparação.

Dicas para se tornar um franqueado de sucesso

Para ser um franqueado de sucesso com franquias rentáveis, você pode seguir algumas dicas. Em primeiro lugar, é importante estabelecer um bom relacionamento com a franqueadora.

Afinal de contas, essa relação é essencial para o sucesso do negócio. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, os franqueados precisam sim se dedicar ao negócio.

De fato, o franchising é um modelo de negócio mais simples. Contudo, é a atuação do franqueado que vai determinar os rumos que a empresa vai seguir.

Outro ponto essencial é buscar a atualização constante de si e do negócio. Ou seja, agregar novos conhecimentos e evoluir.

Hoje em dia, o mercado muda muito rápido e isso demanda que os profissionais se atualizem. Por isso, empreendedores (incluindo franqueados) precisam estar dispostos a crescer.

Passo a passo para abrir sua franquia rentável

O primeiro passo é fazer uma autoanálise criteriosa. Entender qual o perfil de empreendedor, quais as habilidades e pontos fortes. Bem como os pontos fracos ou que podem ser melhorados.

Assim, é possível escolher o modelo de negócio. Ou seja, aquele que mais combina com o seu perfil de empreendedor e em um segmento onde se tenha afinidade.

Depois, é a hora de verificar a capacidade de investimento. Isso serve para que o empreendedor não gere dívidas que não pode pagar para ter um negócio.

A próxima etapa é a pesquisa das franqueadoras. Assim, o empreendedor irá analisar diversos fatores. Como a quantidade de unidades próprias e franqueadas.

A partir do contato com a franqueadora é possível analisar a Circular Oferta de Franquias. Esse documento apresenta todas as condições principais envolvendo o negócio. 

Na COF o empreendedor também poderá entrar em contato com franqueados e ex-franqueados. Assim, pode entender melhor como a franquia funciona e se realmente entrega o que promete.

Outro ponto importante é entender qual o papel do franqueado na unidade. Ou seja, as regras definidas pela franqueadora, como funciona a atuação e outras exigências expostas no contrato. 

Seguindo esses passos e escolhendo uma das marcas de nossa lista, você pode ter sucesso com as franquias rentáveis. Desejamos boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje