Veja como funcionam as franquias home based e invista!

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Mulher trabalhando em um notebook. Ilustração do texto sobre franquias home based.
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Você já ouviu falar em franquias home based, mas não consegue avaliar ao certo se essa é uma boa pedida? E mais, não tem ideia de como esse tipo de modelo de franquia funciona?

Pois saiba que essa é uma forma de administrar um novo negócio sem precisar sair de casa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 41,1% dos brasileiros já trabalham no esquema de home office.

E o mercado de franquias não fica de fora dessa tendência. Uma boa variedade de marcas e segmentos oferece modelos home based para seus franqueados.

Então, com um investimento financeiro menor quando comparado a outros, esses modelos se tornam mais atrativos aos empreendedores.

Isso uma vez que não é necessário contar com ponto comercial. As franquias home office também não exigem compra de equipamentos ou contratação de funcionários na maioria das vezes.

Quer empreender e saber como funcionam as franquias home based e o necessário para investir neste negócio? Continue lendo o texto!

Como é o mercado de franquias home based?

Quando o empreendedor pensa o que é home based e os negócios que pode ter neste modelo, chama a atenção algumas vantagens deste tipo de atividade.

Nesse sentido, o baixo investimento inicial de uma franquia home based é um dos fatores que a faz tão popular e mostra o porquê de sua procura.

Este mercado tende a crescer ainda mais em momentos de crise, pois os empreendedores buscam negócios com custos menores, sem necessidade de ponto comercial.

Fugir do aluguel é importante para quem não tem muito capital para iniciar um negócio e a casa é o local que melhor pode acolher sua empresa.

Além do menor investimento inicial, a franquia home based possui uma operação mais enxuta, com menores custos.

Nestas características que mostramos existem diversos tipos de negócio, desde prestação de serviços de beleza, automotivos, atendimento para vendas de produtos com mostruário, entre outros formatos.

O mercado é amplo, com muitas opções voltadas para diferentes nichos de público, e para várias regiões e perfis de empreendedores.

Mulher com blusa rosa mexendo no computador. Ilustração do texto sobre franquias home based.
São muitos tipos de negócios nas franquias home based, como prestação de serviços ou venda de variados produtos.

Vantagens de uma franquia home based

Os números do setor de redes de franquias são promissores. Isso porque, os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), dão conta de que o Brasil possui 557 franqueadores que trabalham com microfranquias.

Na maior parte dos casos, as microfranquias são home office, já que o custo de investimento é menor que R$ 90 mil. Assim, existem franquias baratas e que estão disponíveis em vários setores.

Todo o ramo do franchising também tem bons números. Para se ter uma ideia, apenas em 2020, o faturamento do setor foi de R$ 167,1 bilhões.

No entanto, embora o cenário encha os olhos, investir neste modelo de empreendimento exige muita disciplina e organização.

Isso porque, os investidores precisam projetar uma carga horária de trabalho e ter cuidado para não misturar as atividades de casa com os compromissos do novo negócio.

Em todo o caso, a flexibilidade do franqueado é grande. Ele pode trabalhar quando desejar para alcançar suas metas. Até porque, além de ser seu próprio chefe, ele vai estar dentro de casa.

Mas vale dizer que a dedicação do empreendedor está diretamente ligada aos ganhos que ele obtém. Logo, é preciso saber administrar toda a flexibilidade disponível e realmente trabalhar. Do contrário, os lucros não virão.

Também é preciso citar como vantagens do home office mais tempo para se dedicar a outras atividades que não o trabalho. Por exemplo, exercícios físicos, ficar mais perto da família, um hobby e mais.

Como funcionam as franquias para trabalhar em casa?

Com base no que citamos antes, você já deve ter compreendido o que são as franquias home based. Sendo assim, são negócios do tipo franquia em que o empreendedor atua em casa, sem precisar de um ponto comercial.

As franquias são novas unidades de um negócio que já existe. Portanto, o franqueado atua usando o plano de negócio da franquia.

Vemos um homem em uma videoconferência com um mulher que explica algo a ele. Ilustração do texto sobre franquias home based.
Na maioria das vezes, o treinamento é oferecido de modo on-line.

Além disso, contar com esse plano de negócio que a rede oferece é interessante, porque ele já terá sido testado em outras unidades. Dessa forma, estará menos sujeito a erros e terá mais facilidade de sucesso.

Esse é um dos fatores que garante, por exemplo, uma menor taxa de mortalidade das franquias. Apenas 5% desses negócios fecham as portas em até dois anos de operação. Mas no caso de empresas iniciadas do zero, essa porcentagem sobe para 23%.

Então, para garantir o sucesso do negócio, os franqueados contam com o suporte da franqueadora. Começando pelo treinamento.

Os treinamentos garantem que o empreendedor entregue ao cliente exatamente o que ele espera da marca. Sabendo o que vai encontrar, o usuário tem mais confiança para comprar.

Outro suporte comum é o de marketing. O empresário conta com dicas e conteúdos para divulgar a sua unidade. Assim, pode atrair o público por meio de ações on-line (como nas redes sociais) e off-line (com panfletos e eventos).

De qualquer forma, esses suportes variam de acordo com a marca de franquia escolhida. Desse modo, é essencial ler a COF do negócio para saber com o quê você poderá contar.

A COF é a Circular de Oferta de Franquia da empresa. No documento, ficam listadas todas as informações sobre a franquia. 

Quer conhecer outras vantagens de investir no modelo de franquia? Clique aqui!

Pontos essenciais das franquias home based

Na hora de iniciar uma empresa home office, é preciso ter a certeza de contar com várias características e cuidados. Isso porque, como explicamos, esse tipo de negócio é bastante flexível.

Quando o franqueado não tem disciplina ou metas, ele pode “se perder” na gestão. Então, o negócio pode não se desenvolver e se tornar parte das estatísticas de franquias que fecham rapidamente.

Imagem de um cachorro deitado ao lado de uma pessoa sentada em uma cadeira. Ilustração do texto sobre franquias home based.
O empreendedor pode ter um horário mais flexível e mais conforto para trabalhar.

Você não quer isso, certo? A seguir, listamos pontos essenciais para pensar antes de investir em franquias home based.

Caso você não se encaixe, ou não concorde com um dos pontos, uma dica é trabalhá-los. Desse modo, você só precisa desenvolver melhor as suas atividades.

Outra opção será optar por um negócio do tipo loja física. Logo, o espaço comercial poderá trazer certa facilidade em gerir a empresa.

Disciplina do franqueado

Um dos primeiros aspectos importantes para trabalhar com um negócio home office é ter disciplina. Em casa, torna-se muito mais simples procrastinar as tarefas. Há sempre a televisão como distração, a cama para uma soneca, pessoas para conversar etc.

Assim, para ver as franquias home based se desenvolverem, os empreendedores precisam se organizar. A disciplina vai garantir que eles tenham um horário mínimo de trabalho, compromisso com as metas e organização para realizá-las.

Do contrário, os objetivos com a empresa não serão atingidos. Então, os lucros não virão, e muito menos a longevidade do negócio.

Saiba como manter a disciplina para trabalhar em casa acessando este texto.

Dedicação ao trabalho

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Também é fundamental se dedicar ao trabalho nas franquias home based. Isso significa que, mesmo que tenha enorme flexibilidade de horário, você precisará cumprir suas metas.

Por exemplo, a flexibilidade do home office permite que você trabalhe quando quiser. Inclusive fora do horário comercial.

Claro que isso pode variar conforme a atividade da franquia. Mas, ainda assim, há a facilidade do empreendedor trabalhar no horário que preferir.

Isso é algo que, inclusive, permite passar maior tempo com a família, ou sair de casa para realizar outra tarefa.

Mas se tudo sair do controle, você não terá nada mais do que tarefas acumuladas. E tarefas acumuladas não dão lucro.

Vemos uma mesa muito organizada com computador, agenda, calendário, jornal, caderno, celular, caneta, caneca de café, relógio e outros acessórios. Ilustração do texto sobre franquias home based.
É fundamental criar um calendário de tarefas para o dia a dia.

Contato frequente com o franqueador

Como explicamos antes, o franqueado conta com uma série de suportes para facilitar o sucesso da sua unidade. Mas, para garantir isso, ele precisa manter contato frequente com o franqueado.

Quando os empreendedores optam por franquias home based, existe a impressão de que essa é uma atividade mais difícil do que um negócio loja física. Porém, essa é apenas uma impressão.

Na verdade, todo o contato com a franqueado, em qualquer modelo de negócio, é realizado à distância. Por telefone, mensagens, e-mails e outros meios on-line.

Ou seja, não importa se o seu negócio será gerenciado de casa ou não. Você terá acesso à marca do mesmo jeito.

Sem contar que as empresas franqueadoras costumam realizar eventos e outros encontros presenciais. E todos os franqueados podem participar, independentemente do seu modelo de negócio.

Seu cuidado maior será o de lembrar de fazer esse contato. Portanto, basicamente, as empresas não vão “correr atrás” de você para oferecer suporte. Por fim, você é que deverá manter o contato com elas, com solicitações e tirando todas as dúvidas que surgirem.

Gostar do que se faz

Não importa o tipo de negócio que você vai abrir: é sempre essencial que você tenha interesse pelo empreendimento no qual vai aproveitar a oportunidade de negócio.

Isso significa que você deverá gostar da atividade que vai realizar. Assim como do setor como um todo. Logo, mantenha seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa.

Outra dica é escolher muito bem a marca da franquia para o negócio. Mais do que avaliar sua receptividade no mercado, você deve considerar se concorda com o modelo da empresa.

Afinal de contas, ao iniciar sua unidade, você vai precisar seguir a padronização da marca. Se não concordar com ela, você terá problemas com os padrões e em manter a sua empresa funcionando. Até porque, a padronização é uma das principais regras do franchising.

Imagem de um homem sentando em uma mesa em frente um computador. Ilustração do texto sobre franquias home based.
Um ponto básico para empreender é investir em algo que goste, que se encaixe ao seu perfil.

O perfil do empreendedor em franquias home based

Agora que você já conhece as vantagens das franquias home based e como optar pelo negócio, é hora de conhecer o perfil do franqueado.

É fundamental que, como citamos, o empreendedor tenha características como dedicação e disciplina. Mas essas são só algumas das mais importantes para gerir o negócio.

Ao mesmo tempo, é essencial que o empresário tenha um perfil comprometido com a marca. Do contrário, será muito difícil se manter fiel às padronizações e à forma ideal de gestão da franquia.

Também é importante que você tenha facilidade em se adaptar a uma nova rotina. Até porque, você não vai gastar tempo no trânsito e nem vai ter contato direto com colegas de trabalho.

Se isso for um incômodo, você poderá levar um tempo maior para se acostumar. Nada que vá levar sua franquia ao fim, mas que vai precisar de mais dedicação da sua parte.

Opções de franquias home based

Na hora de investir em franquias home based, são várias as oportunidades de negócio. Não apenas com diversos setores disponíveis, mas também pelas inúmeras marcas para escolher.

A ABF divide os setores de franquias em 11. São eles:

  • Alimentação
  • Casa e Construção
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos
  • Entretenimento e Lazer
  • Serviços Automotivos
  • Hotelaria e Turismo
  • Limpeza e Conservação
  • Moda
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar
  • Serviços e Outros Negócios
  • Serviços Educacionais

Somando todos, há quase 3 mil marcas de franquias que atuam hoje no Brasil. Dessa forma, com uma bela pesquisa, você pode encontrar a que melhor se encaixa ao seu perfil, objetivos e capacidade de investimento.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos abaixo algumas opções de franquias home based para investir. Acompanhe!

1. Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do mundo. O negócio trabalha com serviços como a limpeza externa e interna do carro, polimento de faróis, higienização de ar-condicionado e outros.

Por conta deste trabalho ambiental, a franquia foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma das empresas que investem em sustentabilidade.

Com a franquia Acquazero, também é possível realizar atendimentos residenciais. Como a limpeza e impermeabilização de estofados e tapetes.

Imagem de um homem sentando no banco de um carro com um pano na mão. Ilustração do texto sobre franquias home based.
A Acquazero atua neste amplo mercado que é o de limpeza automotiva.

No modelo home based do negócio, o franqueado trabalha em casa e vai até o cliente para o atendimento, onde ele estiver. Assim, o serviço delivery chama a atenção dos consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

2. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

3. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

4. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

6. Croasonho

A Croasonho é uma rede de franquias especialista em croissants de massa crocante e recheios variados. O cliente pode se deliciar, por exemplo, com um croissant recheado com chocolate ou frango.

Além de atuar com sua loja física, você poderá trabalhar com delivery, uma grande tendência do mercado.

O papel do franqueado da Croasonho é o gerenciamento da unidade, relacionamento com o cliente e divulgação da franquia. A franqueadora oferece suporte completo para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

7. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

8. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. GPR Digital

A rede GPR Digital é a primeira empresa no setor de franquias do mercado de controle de ponto e acesso.

Assim, a GPR Digital trabalha com tecnologias de reconhecimento facial e gerenciamento web.

Para cuidar do seu negócio, você terá diversos suportes, como o apoio em marketing, jurídico e contábil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
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10. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

11. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

12. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

13. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

14. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

15. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

16. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

17. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

18. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

19. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

20. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

21. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

22. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

23. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

24. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

25. Wizard By Pearson

A Wizard By Pearson é uma rede de franquias considerada uma das maiores no mercado de ensino de idiomas no mundo. Ela tem unidades no Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Japão e Paraguai.

São oito idiomas no portfólio: português para estrangeiros, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e chinês.

A franqueadora vai oferecer todo o suporte necessário para que os melhores resultados possam ser alcançados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

26. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, também é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

27. Brasil Nutri Shop

A franquia Brasil Nutri Shop dá ao franqueado um site exclusivo. Por meio dele, o empreendedor fará a venda de produtos como vitaminas, suplementos alimentares, alimentos fitness, acessórios e outros.

O franqueado faz o marketing digital da unidade, por intermédio das redes sociais. Depois das vendas, a franqueadora cuida de toda a logística para entrega dos produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

28. Premiapão

A franquia PremiaPão é uma rede especializada na venda de propagandas em saco de pão. A rede trabalha com a comercialização de espaços de publicidade e a distribuição destes sacos para as padarias.

Nesse sentido, o franqueado vai até as padarias para fazer parcerias para divulgar as marcas e também até em empresas negociar a venda dos espaços de marketing.

Imagem de uma pessoa segurando uma cesta cheia de pães.
O franqueado realiza parcerias com padarias para divulgar as marcas nos sacos de pães.

Por fim, a PremiaPão oferece um modelo de negócio em home based, com baixos custos mensais. Dessa forma, o empreendedor pode ter flexibilidade no horário e no local de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 3 meses

29. Solar Prime

A franquia Solar Prime oferece soluções em energia solar para casas e empresas em todo o Brasil. Portanto, a rede trabalha com geração de eletricidade limpa, renovável e sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa, resíduos e ruídos.

Mas ainda, a Solar Prime possui quatro modelos de negócios, sendo um deles o home based. Nele, o franqueado faz o trabalho de divulgação e atendimento na casa ou empresa do cliente para analisar detalhes da operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 a 12 meses

30. Mídia Postal

A franquia Mídia Postal trabalha com imãs de geladeira, que é um tipo de produto atrativo para a divulgação de pequenas empresas.

Dessa forma, é um tipo de negócio atrativo para o empreendedor, pois é um tipo de produto bastante procurado por pequenas empresas para suas propagandas.

Imagem de um imã de geladeira com uma propaganda.
O setor de divulgação de marcas é um mercado atrativo para empreender sem gastar muito.

Logo, o franqueado volta o seu trabalho para captar clientes de micro e pequenas empresas que desejam investir nessa mídia de publicidade, em um modelo home based de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3,4 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

31. Total Documentos

Uma das franquias home based para empreender é a Total Documento, com um modelo de negócio de simples operação e com amplo mercado.

Nesse sentido, a rede trabalha com prestação de serviços para as empresas que trabalham com registro de marcas, registro de softwares, registro de desenhos industriais, registro de patentes, criação de projetos de franquia, licenciamento de marcas e de personagens.

Enfim, o franqueado faz as visitas aos clientes para fechar o negócio e trabalhar no restante do tempo em casa.

  • Investimento inicial: de R$ 5 mil até R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses

32. Delivery Much

A franquia Delivery Much é um aplicativo de entrega de comida que foi fundado, em 2011, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Mas além disso, a franquia atua em mais de 300 cidades, com um modelo de negócio onde o franqueado faz as parcerias com os restaurantes da região.

Nesse sentido, o franqueado atua parte do tempo em casa, fazendo a administração do negócio, e uma outra parte indo aos estabelecimentos para realizar as parcerias e estreitar os laços com as empresas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento mensal médio: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: até 12 meses

33. D.D.Drin

Uma franquia para atuar no setor de limpeza é a D.D.Drin. A empresa é uma rede que oferece serviços de controle de pragas e outros vetores urbanos, no desentupimento de esgotos e sobre a limpeza de caixas e reservatórios de água, entre outras atuações, como a sanitização de combate ao Covid-19.

Desse modo, o franqueado pode atuar no modelo home based. Sendo assim, não precisa de ponto comercial, tendo sua casa como base para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Quer conhecer outras ideias de franquias baratas para trabalhar em casa? Acompanhe o vídeo a seguir!

E então, as franquias home based são mesmo uma boa opção para você? Você acha que tem o perfil de franqueado home office?

Então, confira ainda um conteúdo que separamos para você com diversas dicas de como escolher a franquia ideal para o seu perfil.

*Informações publicadas em FEVEREIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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