Como escolher entre as franquias baratas para abrir em 2022?

Por
em
Imagem de uma pessoa assinando um contrato. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
Advertisement

É possível empreender em franquias baratas em 2022 de diferentes maneiras. Porém, cabe ao empreendedor escolher bem onde investir e é sobre isso que falaremos aqui neste conteúdo.

O setor de franquias faturou mais de R$ 47 bilhões no terceiro trimestre de 2021 segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Foi um aumento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que mostra um viés de crescimento.

Por conta disso, é um tipo de mercado ao qual o empreendedor deve ficar atento para investir em 2022 e quem sabe realizar o sonho de ter o negócio próprio.

Mas para começar, é preciso saber escolher bem a franquia, e aqui trazemos diversas dicas e informações relevantes que vão lhe ajudar. Confira!

Opções de franquias baratas em 2022

O mercado de franchising é muito amplo, com muitas empresas que atuam neste modelo de negócio. Nesse sentido, é possível encontrar empreendimentos pequenos bem como lojas grandes e suntuosas.

São mais de 3 mil marcas que atuam no Brasil, sendo que, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o país conta com mais de 176 mil unidades de franquias em operação.

Assim, como são muitas opções e bem variadas, o empreendedor deve analisar bem em qual franquia irá investir. Avaliar diversos detalhes antes de começar este negócio, pois este processo de seleção é bastante importante.

Além disso, o empreendedor deve levar em consideração detalhes que envolvem suas próprias características pessoais bem como fatores externos.

Aqui neste conteúdo explicaremos melhor como escolher sua franquia, os setores que apresentam as melhores oportunidades, com diferentes tipos de negócio.

Contudo, se você já tem interesse em ver algumas opções, separamos um conteúdo falando um pouco sobre diversas franquias baratas em diferentes nichos de mercado.

Vale a pena abrir um negócio em 2022, mesmo na pandemia?

Imagem de uma loja em uma esquina. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
A Economia tem se recuperado aos poucos diante da pandemia e por isso vale a pena investir em um negócio.

Muitas pessoas ficam com medo de investir em momentos de crise econômica como a que estamos passando no Brasil e no Mundo por conta da pandemia. Contudo, nestas horas podem surgir boas oportunidades.

Nesse sentido, este momento de queda traz mudanças no mercado, com o fechamento de diversas empresas, o que abre espaço para que novos negócios surjam.

No setor de franquias, por ser um negócio muita vezes mais enxuto e estruturado, o empreendedor tem mais chances de passar por turbulências.

Esta vantagem do investimento em franquias se reflete em números. A ABF informou um crescimento de 9% no faturamento do franchising em 2021, número atrativo que mostra a força do setor.

Ainda, vale a pena o empreendedor investir em franquias. Dessa forma, poderá escolher negócios de menor investimento inicial, por exemplo, para trabalhar em home office.

Contudo, é preciso cuidado na hora de escolher. Assim, é preciso saber mais sobre franquias e como escolher a melhor opção, como falaremos agora.

Qual a melhor franquia para 2022?

Como falamos, selecionar uma das franquias baratas para 2022 é um processo que exige cuidado do empreendedor.

Nesse sentido, é comum fazermos uma ampla pesquisa antes de comprar um carro. Avaliar preço, tamanho, se ele se adéqua às nossas necessidades, garantia, entre outros fatores.

Se para comprar um bem já fazemos todo este esforço na avaliação de qual é o melhor, imagina para investir em uma rede de franquia que pode mudar a sua vida.

Dessa forma, entenda que tipo de franquia se encaixa ao seu perfil. Analise se você busca um negócio para ter uma renda extra e manter o emprego ou se está desempregado e precisa de uma nova renda com urgência.

Do mesmo modo, avalie o mercado local, buscar lacunas que possam ser exploradas pelo seu empreendimento.

Para isso, leve em consideração a quantidade de possíveis concorrentes, se a região é propícia para aquele tipo de negócio, entre outros fatores.

Ainda, entre as marcas que mais lhe chamarem a atenção após avaliar estes detalhes, é preciso se atentar à reputação da franqueadora.

Assim, estudar se a empresa cumpre o prometido, oferecendo suportes para os franqueados, se ela possui a rentabilidade que diz ter e se tem reconhecimento junto aos consumidores.

Imagem de uma vendedora atendendo uma cliente em uma pequena loja. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
O empreendedor deve avaliar com o que ele deseja trabalhar na hora de escolher uma franquia.

Franquias baratas 2022: passo a passo para escolher

Apresentamos anteriormente apenas uma prévia sobre este processo de escolha. Para investir em franquias baratas em 2022, o empreendedor deve se atentar a vários detalhes.

Por isso, separamos um passo a passo para lhe orientar nesta seleção, informações que devem ser levadas em conta para investir no próprio negócio com mais segurança e certeza.

Entenda o que você quer fazer

Um dos primeiros passos para investir em uma franquia é avaliar com o que você deseja trabalhar. Neste momento não devem entrar questões econômicas nem de mercado, mas sim as características e desejos do empreendedor.

Nesse sentido, avaliar o que gosta de fazer no seu dia a dia que possa se encaixar a algum tipo de franquia. Por exemplo, se gosta de cozinhar, busque por uma franquia do setor de Alimentação.

Do mesmo modo, pode oferecer serviços com os quais se identifique e tenha facilidade de lidar. Ter esta proximidade com o seu negócio vai lhe poporcionar mais prazer ao seu trabalho, e com isso, aumenta suas chances de sucesso.

Este passo deve orientar as suas próximas tomadas de decisões, pois é uma base para sua escolha.

Analise sua concorrência local

Advertisement

Depois de avaliar um ou alguns tipos de negócios que se encaixam ao seu perfil, chegou a hora de passar por mais uma etapa, o mercado local.

Se você avaliou que o melhor para investir em franquias baratas em 2022 é no mercado de Alimentação, Serviços Automotivos, ou outros, agora é entender sua região, o mercado e os concorrentes.

Nesse sentido, estudar as lacunas de mercado, ver os nichos que possuem um público em potencial e não contam com tantas empresas para atendê-lo.

Do mesmo modo, é possível achar alguns produtos ou serviços que não tenham se quer concorrentes. Esses podem ser a sua grande oportunidade.

Saber identificar estas lacunas é um passo importante que impulsiona seu negócio em um primeiro momento e permite que se solidifique na região, se tornando referência.

Ainda, mesmo que exista concorrência, é possível aprender com ela, avaliar o que ela está fazendo certo e o que fez de errado. Com isso, o empreendedor pode direcionar sua escolha para franquia que se encaixe neste cenário.

Imagem de um corredor de shopping com lojas variadas. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
É preciso conhecer bem o mercado e analisar como aproveitá-lo.

Pesquise por marcas de franquia

Como falamos, o mercado de franquias é muito grande, com milhares de marcas para os empreendedores investirem.

Porém, mostramos que é preciso saber selecionar o negócio em vários níveis. Além do seu perfil como empreendedor e a sua afinidade com o mercado, é importante avaliar também as marcas de franquias.

Advertisement

Para saber se é a franquia certa, conheça bem como é o modelo de trabalho, o que o franqueado faz no dia a dia, os suportes dados pela franqueadora, entre outros detalhes.

Nesta etapa, o empreendedor deve conhecer bem a marca, a reputação da franquia junto aos consumidores e seus franqueados.

Busque sites especializados que dão um panorama interessante sobre o mercado, as franquias que atuam neste ou naquele nicho.

Por ser um setor com muitas opções, isso exige tempo para que o empreendedor possa selecionar com segurança franquias sólidas ou optar por aquelas que estão no caminho rumo ao sucesso.

Entre em contato com as marcas

Em mais um passo para escolher bem a franquia, o empreendedor, depois de uma grande pesquisa, deve entrar em contato com as franqueadoras.

É comum que estas marcas tenham um site para preencher um formulário para você conseguir mais informações sobre o negócio.

Nesse sentido, é importante tirar dúvidas junto à empresa, perguntar sobre o faturamento médio mensal do negócio, custos, entre outros detalhes.

Este primeiro contato permite que o empreendedor avalie a marca, e ainda, que a marca conheça e avalie o interessado.

Isso porque, a franqueadora também busca um perfil de franqueado, e neste primeiro contato ela também estuda se você é aquele empreendedor que ela deseja ter como parceiro.

Entre em contato com várias marcas para abrir o seu leque de opções. Se o mercado lhe dá várias alternativas, busque conhecê-las para tomar uma decisão mais embasada para não se arrepender depois.

Dessa forma, é possível se surpreender com negócios que não tenham tanta visibilidade, ainda mais que possuam grande potencial.

Imagem de um homem explicando algo para outras pessoas em uma sala de reuniões. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
O contato entre o empreendedor interessado e a franqueadora deve ser constante.

Compare as opções de franquia

Depois de entrar em contato com várias franqueadoras, o empreendedor consegue reunir várias informações a respeito das marcas.

Um destes meios de conhecer a franquia é pela Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento são informados diversos detalhes sobre o negócio.

Por exemplo, neste documento o empreendedor consegue saber os custos de implantação de uma unidade da franquia e os valores a serem pagos ao longo da parceria.

Assim, conhece também os valores da taxa de franquia, royalties,fundo de propaganda etc.

Além disso, ele traz mais detalhes sobre como é o trabalho do franqueado no dia a dia do negócio. Dessa forma, o empreendedor passa a visualizar melhor com o que irá trabalhar caso assine com aquela franquia.

Analisando a COF de várias marcas o interessado consegue comparar as opções de franquias baratas para abrir em 2022.

Assim, avaliar qual delas se encaixa mais ao que ele deseja para sua vida, que se encaixa ao seu perfil. Do mesmo modo, qual negócio está nas suas condições de investimento.

Enfim, quanto mais informações tiver sobre as franquias, mais fácil fica de comparar cada uma delas para escolher de forma mais certeira o negócio no qual vai investir em 2022.

Analise seu capital disponível

Começar um negócio, seja ele do zero ou por meio de franquia exige investimento. Mesmo que seja uma franquia enxuta, em home office, bem pequena, exige taxas e outros valores.

Como falamos, na COF o empreendedor encontra uma projeção de custos para iniciar uma unidade da marca bem como os custos ao longo da parceria.

Nesse sentido, sabendo aproximadamente o quanto irá gastar, fica mais fácil do empreendedor se programar em relação a este investimento.

Este planejamento é muito importante. Mesmo que o empreendedor tenha todo o capital necessário para este negócio, ele deve avaliar bem esta etapa.

Isso porque, ele deve lembrar que o negócio demora a dar um retorno, e para este tempo ele deve ter um capital para conseguir pagar as contas.

Imagem de um homem de negócios segurando algumas notas de dinheiro em uma mesa de escritório. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
O planejamento financeiro é uma parte importante do processo de empreender.

Do mesmo modo, é possível avaliar, caso não tenha todo o dinheiro, as opções de empréstimos para investir no franchising. Muitos bancos possuem linhas de crédito especiais para isso.

Ainda, pode analisar a venda de algum bem que não seja extremamente essencial naquele momento, como um carro ou imóvel.

Este planejamento é de suma importância pois um desacerto financeiro pode ser fatal para o seu negócio, mesmo que ele seja uma franquia.

Enfim, o empreendimento pode demorar mais a dar o retorno esperado, acontecer algum problema ao longo do caminho, entre outros motivos que podem atrapalhar o desenvolvimento da unidade.

Converse com franqueados

Diversas franquias possuem anos de experiência no mercado, com uma marca sólida junto aos franqueados e aos clientes.

Por outro lado, o mercado de franchising está sempre em expansão, com diversas marcas entrando no setor todos os dias.

Nesse sentido, antes de investir em uma franquia, busque saber mais sobre a sua reputação, converse com franqueados e ex-franqueados da marca

Por exemplo, saiba deles se o suporte dado pela franqueadora é eficiente e de acordo com o que está na Circular de Oferta de Franquia.

Da mesma forma, se os produtos ou serviços da franqueadora agradam aos clientes e possuem um público fiel.

Este contado direto com estes parceiros e ex-parceiros da franquia é importante para conhecer mais detalhes que nem sempre são informados pela franqueadora.

Pergunte a eles sobre o trabalho no dia a dia, se eles estão satisfeitos, se os resultados são próximos ao esperado. Enfim, detalhes que podem fazer a diferença na hora de escolher uma das franquias baratas para 2022.

Conheça o negócio de perto

Além de conhecer todos os detalhes teóricos do negócio, por meio das conversas junto a franqueadora, e também estudando a COF, o empreendedor também deve olhar de perto uma unidade da franquia.

Nesse sentido, não deixe de visitar a franqueadora e também uma unidade da franquia para entender mais sobre o modelo, o atendimento e como é feita a gestão dos colaboradores.

Imagem de uma pessoa em uma sala de reunião falando com outras. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
Conheça de perto a franqueadora e as pessoas por detrás do negócio.

Além disso, o empreendedor, com este contato direto, consegue avaliar se ele terá a disposição para aquele trabalho, se era esse mesmo o modo de atuar que ele esperava.

Nessa fase, o interessado já está quase fechado com a franquia, mas ainda é possível reavaliar sua decisão caso não se sinta seguro.

Do mesmo modo, é até uma forma de analisar que tipo de local irá precisar para instalar a sua unidade na região onde pretende atuar.

Negocie sua franquia

Depois de bem internalizado em sua mente que é esta a franquia na qual vai investir, chegou a hora de assinar o Contrato de Franquia.

Este documento contem os direitos e deveres das partes, o tempo de contrato, multas por descumprimento de cláusulas, entre outros detalhes.

É um documento que o empreendedor deve analisar com cuidado antes de assinar e se tornar um franqueado da marca.

Além disso, nesta etapa, o empreendedor ainda pode negociar alguns itens junto a franqueadora. Por exemplo, algum desconto na taxa de franquia, um parcelamento de valores, um estoque inicial maior, entre vários pedidos.

Do mesmo modo, outras condições do negócio podem ser acertasdas para que as partes cheguem a um denominador comum e a parceria possa ser fechada.

Nessa hora, não tenha vergonha! Busque dialogar sempre com a franqueadora para que o negócio saia do papel.

Agora que você já conhece o passo deste processo para escolher uma das franquias baratas para investir em 2022, é bom analisar alguns dos ramos em destaque neste amplo mercado.

Em qual ramo de franquias baratas em 2022 investir?

Falamos que o mercado de franquias conta com muitas opções em diferentes nichos de mercado. Assim, negócios voltados para homens, mulheres, crianças, animais, pessoas das mais variadas idades e classes sociais.

Dessa forma, dentro de um mercado com o qual você se identifique, é possível encontrar muitas opções.

Ainda, é importante conhecer os segmentos mais atrativos e aqui trazemos alguns deles para sua orientação. Antes, veja uma ampla lista de franquias baratas no link abaixo.

Imagem de duas pessoas apertando as mãos. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
Conheça vários mercados antes de fechar negócio com uma franquia.

Mercado pet

O mercado pet oferece opções variadas de franquias baratas para 2022. Por exemplo, estabelecimento de banho e tosa, serviços veterinários e até planos de saúde para animais.

Sendo assim, animais domésticos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Muitos deles são tratados como filhos e membros da família. Tendo isso em vista, é um mercado com um grande público em potencial.

Segundo o Instituto Pet Brasil, em 2018 eram 139,3 milhões de animais de estimação em todo o Brasil.

Contudo, é interessante que o empreendedor tenha afinidade com o mercado, seja uma pessoa que goste de animais. Isso será um diferencial para que ele possa lidar melhor com os clientes.

Alimentação saudável

O setor de Alimentação é o segmento de maior faturamento do franchising brasileiro, e dentro deles existem diversos nichos de atuação.

Por ser um item de primeira necessidade, é um mercado sólido, e mesmo com um grande número de franquias atuantes e conta com um bom espaço para novos empreendedores.

Por exemplo, o segmento de alimentação saudável é um nicho que tem crescido por conta da preocupação das pessoas com a saúde e ainda, a falta de tempo para cozinhar.

De acordo com a consultoria Euromonitor, a venda de alimentos saudáveis no Brasil em 2020 foi de mais de R$ 100 bilhões.

Assim, fica fácil observar que é um mercado atrativo para investir em franquias baratas em 2022.

Setor de estética

A saúde física e mental nunca esteve tão em pauta quanto atualmente. Estamos preocupados não somente em não adoecer, como também em viver com qualidade de vida e bem-estar.

Nesse sentido, o mercado de estética, que engloba diversos tipos de serviços, vem numa crescente no Brasil e no mundo.

Nesse segmento, englobamos tanto as clínicas de estética quanto outras empresas envolvidas nos produtos e serviços relacionados ao trio estética, beleza e autocuidado, como: salões de beleza, SPAs e marcas de cosméticos.

São franquias com variados modelos e nichos de atuação, com oportunidades para diferentes perfis de empreendedores.

Imagem de uma mulher passando algo no rosto. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
O setor de estética conta com diversos modelos de negócios.

É um mercado atrativo e com amplo público em potencial. Desse modo, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados estéticos, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão de acordo com a Euromonitor.

Assim, é um mercado que chama a atenção e por isso, o empreendedor deve separar um tempinho para conhecê-lo melhor.

Ramo de turismo

O setor de turismo teve uma queda em 2020 por conta da pandemia mas tem se recuperado de forma sólida com o avanço da vacinação em todo o mundo.

Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) projeta uma recuperação de 30% no faturamento do setor no primeiro semestre de 2022.

Neste segmento o empreendedor encontra franquias baratas para 2022 para atuar por exemplo, com uma agência de turismo, entre outros negócios.

Para o empreendedor que gosta de viajar e também se encaixa em um tipo de negócio de vendas, é uma boa oportunidade para aproveitar a retomada do setor, que tende a ser maior ainda no longo prazo.

Enfim, o empreendedor arrojado deve ficar atento a este tipo de mercado, que passa por um momento instável, o que afasta empreendedores, mas ao mesmo abre espaço para outros.

Mercado de limpeza

A maior preocupação em manter ambientes limpos durante a pandemia do novo coronavírus fez com que empresas do ramo tivessem um amplo crescimento.

A procura por serviços de limpeza profissional aumentou consideravelmente durante a pandemia, ao mesmo tempo em que o mercado carece por serviços.

O segmento de Limpeza e Conservação se beneficiou do período que exigiu maior higienização e adaptação dos ambientes domésticos e empresariais.

De acordo com a ABF, o segmento de Limpeza e Conservação cresceu seu faturamento em 5,5% entre o terceiro trimestre de 2020 para 2021.

Neste segmento o empreendedor encontra franquias de limpeza, onde os serviços são realizados pelo franqueado ou por meio de modelos de negócios de intermediação de serviços.

Imagem de um salão de restaurante vazio. Imagem ilustrativa texto franquias baratas 2022.
Um nicho atrativo é o de limpeza comercial, com franquias voltadas para este público.

Do mesmo modo, encontra também franquias baratas para 2022 com a venda de produtos de limpeza dos mais variados, voltados para o ambiente doméstico e comercial.

Cabe ao empreendedor analisar os diferentes tipos de negócios neste setor para aproveitar este viés de crescimento por conta das preocupações das pessoas com a higienização.

Estética automotiva

A máxima de que o brasileiro é apaixonado por carro é uma verdade e o setor automotivo é um dos mais importantes da Economia Nacional.

Com o crescimento do setor como um todo, por consequência, os serviços relacionados ao segmento também crescem.

Ainda mais em tempos de recessão em que muitos proprietários de veículos usados têm optado por investir mais em manutenção devido aos altos valores dos veículos novos.

Nesse sentido, é um mercado de grande potencial, tendo em vista que são cerca de 46,3 milhões de automóveis em circulação segundo o Sindipeças — Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores.

Por exemplo, o empreendedor encontra franquias de limpeza automotiva, venda de acessórios, concertos, customização etc.

Cabe ao interessado avaliar que tipo de negócio se encaixa melhor à sua região e que também esteja de acordo com suas pretensões como empresário.

Seguros

O mercado de seguros é um segmento com opções de franquias baratas para 2022, com negócios enxutos e muitos deles em home office.

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) fez um levantamento da arrecadação do setor, excluindo dados dos seguros saúde e de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (DPVAT).

Dessa forma, o empreendedor pode atuar como um corretor de seguros, se especializar em determinados tipos como seguro de vida, residencial, de automóveis ou trabalhar de forma generalizada.

E-commerce

Por fim, trazemos um setor que também teve destaque nos últimos tempos que é o de e-commerce. São várias franquias que atuam neste segmento com variados tipos de negócio.

Nesse sentido, são oportunidades para a venda de diversos produtos, e muitas destas franquias possuem um baixo custo que não precisam de estoque e nem de ponto comercial.

De acordo com a Ebit/Nielsen o e-commerce no Brasil bateu o recorde de vendas no primeiro semestre de 2021 e atingiu R$ 53,4 bilhões, um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Aqui falamos de diversos segmentos com franquias baratas para 2022 e trouxemos dicas de como selecionar a melhor marca para investir. Confira aqui uma lista com diferentes franquias de baixo custo que separamos para você.

Advertisement
Advertisement