Quais são as melhores microfranquias do Brasil? Lista para você considerar abrir

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Entre as melhores microfranquias do Brasil estão marcas conceituadas e sólidas, bem atrativas para empreender. Porém, você sabe o que são as microfranquias? Neste conteúdo explicamos melhor sobre este modelo e mostraremos algumas opções de negócios.

Advertisement

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado nacional conta com cerca de 600 franquias que oferecem o modelo de microfranquias.

Mas o que é uma microfranquia? Este formato é uma classificação da ABF que engloba negócios que tenham investimento inicial de até R$ 135 mil. Este valor leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Advertisement

Nesse sentido, as microfranquias possuem investimento máximo de até três vezes o valor do PIB brasileiro, que em 2020 era de R$ 35 mil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São muitas franquias que possuem este formato, algumas bem conhecidas, sobre as quais falaremos mais à frente. Confira!

Confira as melhores microfranquias do Brasil!

Como dito, as melhores microfranquias do Brasil são negócios que cabem no bolso de muitos empreendedores, para trabalhar com produtos e serviços variados.

Em 2021, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) fez um ranking das melhores franquias para investir, entre elas algumas redes de franquias que atuam com o modelo de negócio de microfranquias.

Advertisement

Mas para chegar a esta lista, foi levado em conta a qualidade e o desempenho da rede e a satisfação do franqueado em atuar com a empresa. São indicadores importantes que mostram a solidez de um negócio.

Estas franquias baratas podem ser um tipo de negócio em Home Based ou em Home Office, mas também ter uma loja física mais enxuta, de estrutura mais simples. Por isso, possuem este investimento menor, já que não precisam de grandes reformas ou maquinário.

Além disso, por terem um investimento menor, contam normalmente com um prazo de retorno mais rápido, o que é bastante atrativo para os empreendedores.

Entre as franquias listadas da PEGN separamos aqui algumas das melhores microfranquias do Brasil para você conhecer e quem sabe, investir no seu próprio negócio.

Homem sentando em frente a dois computadores em uma mesa de escritório em sua casa. Imagem ilustrativa do texto melhores microfranquias do Brasil.
Diversas microfranquias podem ser abertas na sala de casa, com apenas um ou mais computadores conectados à internet.
Advertisement
...Carregando..

Como escolher a melhor franquia para abrir?

O ranking das melhores microfranquias do Brasil pode ser um ponto de partida para escolher o melhor negócio. Porém, o empreendedor deve também buscar uma franquia que se encaixe ao seu perfil e ao mercado local onde irá atuar.

Nesse sentido, o empreendedor deve ter em mente que ele terá que se dedicar bastante ao negócio, deixando de lado horas de lazer, se preciso. Por isso, a franquia deve ser algo ligado com os seus gostos pessoais.

Por exemplo, será mais prazeroso para o empreendedor trabalhar por todo este tempo com uma franquia de serviços automotivos se ele tem um gosto especial por carros e lida bem com estas máquinas.

Do mesmo modo, um ponto a se destacar é a necessidade do mercado local. Veja quais as lacunas do mercado, o que você pode aproveitar para iniciar o seu negócio.

Uma região com vários restaurantes pode não ser atrativa para abrir uma franquia de Alimentação, mas pode ser interessante para atuar com um aplicativo de delivery.

Além disso, falamos que o mercado de franquias é bem amplo, não apenas formado pelas melhores franquias que estão na lista da PEGN. Várias outras marcas também são interessantes para investir.

Nesse sentido, o interessado deve pesquisar sobre a reputação das marcas, conversar com os franqueados e ex-franqueados. Tente entender como será o seu dia a dia na franquia e se a franqueadora oferece os suportes que promete.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Enfim, para esta escolha, separamos um conteúdo com diversas dicas de como escolher a franquia ideal para o seu perfil e selecionar a marca certa! Acesse e descubra!

*Informações publicadas em JULHO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS