Microfranquias de Sucesso: benefícios e 83 opções para 2021

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Microfranquias de sucesso estão em alta e prometem ser oportunidades para os empreendedores que buscam ingressar no franchising! Esse é o seu objetivo? Então saiba mais sobre as opções que vamos mostrar nesse artigo!

A oportunidade da vez são as microfranquias. Afinal, com a diversidade de opções entre os 11 segmentos de negócios, é possível escolher um que esteja alinhado ao seu sonho de investir. Sendo assim, o setor de franquias é muito promissor e permite um retorno de investimento bem atraente.

Seu sonho é aproveitar a crise e se tornar dono do próprio negócio, ou começar tudo de novo no seu empreendimento? Então fique conosco que vamos mostrar opções bem interessantes para o seu investimento ser bem-sucedido.

O que é uma microfranquia?

Primeiramente, as microfranquias de sucesso são um modelo de negócio idêntico ao de franquias tradicionais com todas as características, exceto o valor limite de aquisição.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a definição de microfranquias é baseada em um cálculo referente ao valor de três vezes Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante do país.

Assim, o valor atual de uma microfranquia não pode ultrapassar R$ 105 mil. Nesse caso, são considerados valores baixos para um investimento, que trás junto da marca um potencial de crescimento superado ao de um negócio tradicional, iniciado do zero.

Sendo assim, as microfranquias estão sujeitas à lei nº 13.966/2019 (Lei das Franquias Empresariais) que estabelece as regras que devem ser atendidas pela franqueadora e também que devem ser esclarecidas por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF).

Vantagens das microfranquias de sucesso

mulher fazendo uma reunião com 5 pessoas
O treinamento faz parte de um suporte essencial nas franquias

A maior das vantagens das microfranquias de sucesso é, por si só, o fato de ser uma franquia fazer parte de uma estrutura pensada e aprovada para ser replicada. Dessa forma, é um processo que permite ao empreendedor mais segurança e qualidade na gestão de um empreendimento.

As chances de desenvolvimento darem certo são quase que totais, dependendo apenas do desempenho do franqueado que, mesmo assim, é orientado durante toda a permanência na franquia.

Por isso mesmo, é preciso dedicação para entrar em um negócio próprio. A dedicação é essencial independente de ser uma franquia ou um empreedimento convencional. O foco é importante para que você atinja as metas do empreendimento.

Sendo assim, o suporte da franqueadora permite maiores chances de que tudo corra bem e você alcance o seu objetivo. Abaixo, explicamos como funcionam essas vantagens.

Treinamentos

Na opção de microfranquia, o franqueado recebe um plano de negócios que deve ser seguido para facilitar a gestão da empresa. Ao mesmo tempo, recebe o treinamento inicial para entrar no negócio.

A capacitação aborda os serviços que serão prestados e a forma de administrar o negócio. Todos os franqueados têm acesso a plataforma on-line para realização dos cursos, além de cursos adicionais não obrigatórios que podem ser oferecidos pela marca para aperfeiçoamento do negócio.

Contar com um plano de negócio

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Um plano de negócios faz toda a diferença na hora da atuação nas microfranquias de sucesso. Por isso mesmo, o franqueado pode contar com esse planejamento, já definido pelas marcas a fim de auxiliar em todo o processo.

Outro tipo de acompanhamento, muito importante e que faz diferença no desempenho, são os relatórios periódicos sobre o comportamento dos clientes e atuação na franquia.

Dessa forma, é possível acompanhar os resultados e saber se estão andando de acordo com a previsão, caso contrário, sugestões e estratégias podem ser usadas para melhorar os resultados.

Saiba mais no nosso infográfico.

infografico plano de negocios

Economia de escala

Os custos voltados para propaganda permitem maior economia de escala para a rede. Isso se deve aos valores pagos mensalmente que, no caso das microfranquia, são fixos. Eles correspondem ao suporte de marketing ou custos de propaganda.

Esses valores são distribuídos entre os franqueados da rede, o que permite uma redução significativa dos investimentos necessários por cada empreendedor.

Dessa forma, auxiliam muito no desempenho da evolução das marcas, já que os valores são investidos em estratégia de marketing para melhorar as vendas e desempenho da unidade.

Independência financeira

Por mais que você esteja representando uma marca, você está atuando de forma individual no mercado. Assim sendo, sua independência existe mesmo no ambiente do franchising.

Um fato que deve ser considerado é que, nas franquias, o franqueado não possui uma autonomia total, mas a independência tanto jurídica, quanto financeira é, sim, possível.

Significa que a empresa do franqueado tem a própria razão social, e qualquer operação financeira é de responsabilidade individual dele.

Quanto posso faturar com microfranquias de sucesso?

Essa é a pergunta que não quer calar! Afinal, quanto posso faturar com as microfranquias de sucesso? A resposta vai depender do tipo de negócio que você escolher.

Assim, as microfranquias estão baseadas em valores de aquisição que chegam até R$ 30 mil. Dessa forma, a previsão do retorno do investimento também pode ser menor, chegando até 36 meses.

Quanto as possibilidades de ganhos, isso irá depender do segmento e do tipo de serviço ou produto que você vai oferecer. Assim, o que podemos adiantar, é que o percentual variável de ganhos nas microfranquias é de 15% a 40%, dependendo do tipo de negócio.

Enfim, para saber mais sobre as opções e analisar qual está mais alinhada com o seu perfil, vamos mostrar no próximo tópico dicas de como administrar o seu negócio e faturar bem com a sua microfranquia de sucesso.

Dicas para alcançar bons resultados nas microfranquias de sucesso

lista de check in
Defina suas metas e cumpra, assim terá sempre um objetivo a ser alcançado

Como mencionamos no tópico anterior, existe a possibilidade de faturar com valores bem atrativos no seu negócio. Mas para isso você precisa se organizar melhor em todos os aspectos.

Portanto, selecionamos aqui algumas dicas que podem melhorar o seu desempenho e alcançar o potencial de ganhos, possível atuando a frente de sua microfranquia. Acompanhe.

Atenção à Circular de Oferta de Franquia

Se tem uma forma de você adquirir uma microfranquia de sucesso adequada ao seu objetivo de negócio, está na leitura cuidadosa da Circular de Oferta de Franquia (COF).

A  COF é um documento entregue ao candidato a franqueado. As franqueadoras realizam algumas entrevistas com os candidatos para conhecer melhor o perfil de cada um. Aqueles que tiverem o perfil aprovado, receberão a COF.

O documento apresenta informações completas sobre a franquia. Por isso, estão presentes todos os valores de investimento e manutenção, taxas, faturamento, características do formato, entre outros. Também estão presentes direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

A segurança das informações do documento é assegurada pela Lei de Franquias, que passou por atualizações no ano de 2019. Assim, na Circular, deverão constar todas as informações referentes aos seguintes tópicos abaixo:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 12 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Fique atento ao relatório de vendas

Para que você consiga alcançar os ganhos previstos com a sua microfranquia de sucesso, é necessário estar atento ao controle financeiro. Principalmente no que diz respeito ao estoque.

Arrebatar o estoque de produtos que podem estagnar nas prateleiras pode gerar prejuízo no seu empreendimento. Por isso, pense sempre com cautela nas necessidades dos seus clientes e no que eles estão em busca naquele momento.

Para isso, faça um controle de planejamento. Registre todas as vendas, ganhos e as despesas que têm tido com o seu negócio. Todo esse cuidado vai evitar que transtornos financeiros aconteçam ao fim de cada mês.

Para saber um pouco mais sobre os custos de uma microfranquia, acompanhe nosso ebook! Basta clicar no banner abaixo.

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Aproveite as ferramentas de gestão

Entre as principais vantagens de optar pelas microfranquias de sucesso é a possibilidade de contar com suportes variados durante todo o franqueamento.

Assim, é possível contar com sistemas de gestão para melhorar o desempenho e operação da franquia, fortalecendo, principalmente, o desenvolvimento da unidade. Muitas redes contam com sistemas próprios, desenvolvidos com o objetivo de automatizar vários processos de gestão do negócio.

Todos os suportes disponíveis para o franqueado estarão descritos na Circular de Oferta de Franquia, que deve ser lida e estudada pelo candidato antes mesmo de adquirir o negócio.

Basicamente entre as opções de suporte estarão o suporte de marketing como mencionamos aqui, orientação jurídica. Assim como, dicas comerciais, treinamentos, suporte operacional com softwares próprios, para administração do negócio, entre outros.

Aproveite bem o suporte de marketing

Entre as opções de suporte, está o do time de marketing. Esse tipo de suporte é essencial para reforçar a imagem da nova unidade que foi inaugurada, além de potencializar a presença e atuação de toda a rede.

Assim, o suporte de marketing auxilia na divulgação do seu negócio de forma individual e personalizada, nas redes sociais, por exemplo. Os franqueados têm acesso a ferramentas e materiais de divulgação, on-line e offline.

As franquias contam com setores que produzem materiais de marketing para veiculação virtual e também física. Veja com a franqueadora como funciona esse trabalho e conheça as estratégias desenvolvidas pela rede.

Evite criar promoções rotineiras

Apesar de ser uma forma de atrair seguidores nas redes sociais e auxiliar na fidelização de clientes, as promoções e sorteios não devem ser rotina no seu negócio.

Isso porque, certas ações podem dificultar o desenvolvimento financeiro do negócio, atrapalhando no caixa da microfranquia. Você pode realizar certas ações, porém com cautela e autorização da franqueadora.

Fique atento às tendências do mercado

Por mais que você deva seguir a padronização da franqueadora, é importante estar atento às inovações do seu segmento.

Caso a rede ainda não tenha tomado a iniciativa de se atualizar com alguma referência inovadora e positiva, você pode sugerir isso à franqueadora.

A partir de uma análise feita pela marca e se a sua sugestão for viável, será possível implantar as novas ações voltadas para as novidades de mercado em toda a rede. O objetivo é a padronização de todos os processos de atendimento aos clientes, e vendas de produtos e/ou serviços.

Além disso, é essencial entender a fundo sobre o mercado que você irá atuar. Isso permitirá que você conheça as tendências e melhores soluções. Consequentemente, os clientes sentirão maior segurança ao buscar pelos serviços e/ou produtos da sua microfranquia, o que a permitirá maior sucesso.

Defina e alcance suas metas

Não há outra maneira de alcançar os resultados se não for por meio das metas, certo? Por isso, siga o planejamento de sua microfranquia de sucesso, e vá em busca das metas.

Assim, é importante traçar metas para focar sempre no melhor desempenho da sua microfranquia.

Desse modo, a sua gestão estará sempre com foco nos melhores resultados, voltados para gerenciamento da equipe de funcionários (se for o caso), atendimento aos clientes, gestão do estoque, administração financeira, entre outras áreas do negócio.

Esse movimento deve ser natural, sem desgaste para que não vire uma preocupação ao invés de uma alternativa de desempenho.

Motive-se e motive sua equipe

Motivação sempre! Se o trabalho na sua microfranquia de sucesso é solitário, se mantenha sempre motivado. Porém, se tiver colaboradores, faça o mesmo.

A motivação é uma característica imprescindível para quem está empreendendo. Independente do segmento.

Investir em motivação, sua ou de sua equipe, proporcionará maiores chances que o seu negócio alcance bons resultados e atinja um patamar de saúde financeira. Seja dedicado, disposto, tenha educação com seus colaboradores e clientes e mantenha as metas em níveis alcançáveis.

83 opções de microfranquias de sucesso no franchising para 2021

Ampliando o seu leque de opções, vamos apresentar algumas microfranquias com valores de investimento de até R$ 30 mil. Os mercados de atuação são variados e, por isso, certamente existirá uma franquia que combina mais com o seu perfil. Acompanhe!

1. Acquazero

homem fazendo a limpeza de um carro
As franquias Acquazero conta com diversos serviços de estética automotiva e limpeza ecológica

Pensando em microfranquias de sucesso voltadas para o setor automotivo, uma boa opção é a Acquazero. Criada ainda em 2009, a empresa conseguiu se destacar no mercado durante a crise hídrica que atingiu o Brasil entre os anos de 2014 e 2016.

A rede é referência quando o assunto é estética automotiva, trabalhando também com serviços de limpeza de automóveis e estofados em geral.

Assim, com apenas 300 ml de água, a Acquazero realiza a limpeza a seco. O procedimento consegue limpar todo o exterior de um carro.

A marca também trabalha com opções completas de serviços automotivos, como polimento do carro, higienização de ar-condicionado, vitrificação de pintura, remoção de chuva ácida, entre outros.

Os franqueados podem atuar em três formatos de franquia home office. Os modelos variam de acordo com os serviços oferecidos por cada uma, e o atendimento ao cliente é feito via delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Quer saber tudo sobre os serviços oferecidos e os modelos existentes na franquia Acquazero, uma das principais microfranquias de sucesso? Assista ao vídeo a seguir!

2. Mardelle

Mardelle é uma franquia que atua há cerca de 25 anos no mercado de moda íntima e oferece produtos de fabricação própria para seus clientes. Seu diferencial é o modelo de franquia que se encaixa a qualquer necessidade. 

Com um dos preços mais em conta do País, ela atua em todas as linhas: feminina, masculina, noite, infantil e maternidade.

A empresa permite que o futuro franqueado possa optar por dois modelos de negócios. Primeiramente, uma estrutura mais simples para atender os bairros e ruas movimentadas. O outro formato é voltado para centros comerciais e exigem uma estrutura mais elaborada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

4. Mail Boxes Etc.

O aspirante a franqueado da rede de franquias Mail Boxes Etc. tem a liberdade de proceder em qualquer setor além de ter variados tipos de conhecimento. Porém, para o sucesso, incluem também características de espírito empreendedor, motivação pessoas, eficiência e habilidade organizacional e o desejo de assumir novos desafios.

Além disso, o candidato ideal da rede de franquias é um empreendedor entusiasmado e com habilidades comerciais. Reconhecendo também o valor agregado da metodologia de vendas consultiva dos serviços da Mail Boxes Etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 750 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

6. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

7. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

8. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

9. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

10. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

11. Beep

A franquia Beep é uma rede de lojas especializada em produtos de conectividade e conveniência. Assim, a marca abrange diversos itens, como smartphones, informáticas, aparelhos celulares etc.

Ou seja, na sua franquia, você vai vender produtos deste tipo. O catálogo da loja é bem variado, para conseguir atrair um número maior de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

12. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

13. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12.490,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 7 meses

14. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

15. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

16. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

17. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

18. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

19. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

20. Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

21. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

22. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

23. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

24. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

25. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

26. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

27. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

28.Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

29. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

30. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

31. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

32. Keep Charged

A Keep Charged é uma franquia que instala carregadores de celulares em restaurantes e outros locais.

Cada carregador possui um display para publicidade, e é assim que o franqueado lucra com o negócio.

Com ela, seu trabalho será prospectar anunciantes e pontos para os carregadores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

33. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

34. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

35. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

36. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

37. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

38. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

39. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

40. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

41. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

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Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

42. Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e, agora, tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples. Você terá uma loja online, e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. A franqueadora vai realizar as entregas direto para o cliente, para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

43. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

44. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

45. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

46. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

47. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

48. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

49. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

50. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

51. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

52. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

53. iGUi Tratabem

A iGUi Tratabem é a primeira franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, limpeza, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos de piscinas.

Assim, o franqueado pode atender presencialmente em uma loja padronizada ou optar pelo modelo home office. Além disso, você vai contar com suportes, consultoria de campo, treinamentos e material para divulgação da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

54. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

55. SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

56. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

57. Sorridents

A Sorridents é uma franquia odontológica, sendo uma das maiores e mais respeitadas do Brasil neste ramo.

O modelo de negócio da Sorridents engloba diversos diferenciais, como usar a tecnologia a seu favor, call center, sistemas próprios, agendamento online e inteligência de mercado.

Para ser um franqueado, é importante para a marca que você seja um profissional do segmento e tenha vontade de empreender na área de saúde.

  • Investimento inicial: a partir de  R$ 45 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 28 a 36 meses

58. Spa Nature

A Spa Nature é uma franquia de estética corporal com um amplo catálogo de serviços para o cliente.

Na sua unidade, você vai oferecer os serviços de bronzeamento natural e a jato.

Além desses, você vai poder agregar outros serviços de estética e beleza, com marcas de produtos próprios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

59. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

60. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

61. Tiro Rápido

A Tiro Rápido é uma rede de franquias com um modelo de negócio de Clube de Tiro e Loja de Armas.

A rede foi criada com os mais altos padrões. Assim, oferece aos seus clientes serviços de alta qualidade e com preços acessíveis.

Sua operação é simples, informatizada e eficiente. O franqueado também será acompanhado e assessorado pela franqueadora, para ter os melhores resultados possíveis com a unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

62. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

63. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

64. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

65. Upvet Franchising

A Upvet é uma rede de farmácias de manipulação voltada para o público pet. Dessa forma, a franquia é especialista na manipulação veterinária nos setores alopático e homeopático, e atende gatos, cães, aves, cavalos e zoo.

Ela possibilita a abertura de um negócio próprio sem a necessidade de ter experiência no segmento.

Para ser franqueado, a rede procura alguém com formação acadêmica superior em qualquer área, com espírito empreendedor, persistente e determinado. Como franqueado, você receberá todo o suporte para operar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

66. Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma rede de franquias que oferece o serviço de verificação de veículos. Assim, você vai identificar detalhes que precisam de ajustes e se o funcionamento geral do veículo está em boas condições.

Para ser um franqueado da Visão Total Vistoria é necessário investir em um espaço físico. Porém, alguns atendimentos podem funcionar por delivery, oferecendo praticidade e conforto para os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

67. Wizard By Pearson

A Wizard By Pearson é uma rede de franquias considerada uma das maiores no mercado de ensino de idiomas no mundo. Ela tem unidades no Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Japão e Paraguai.

São oito idiomas no portfólio: português para estrangeiros, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e chinês.

A franqueadora vai oferecer todo o suporte necessário para que os melhores resultados possam ser alcançados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

68. X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

69. . Leader Kids

Com atividades que estimulam o pensamento criativo, autoconfiança, liderança, relacionamento interpessoal que a Leader Kids oferece em sua rede de franquias um atendimento especializado para crianças entre 2 e 9 anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,1 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

70. Trust Intercâmbio Cultural e Turismo

A franquia Trust é especialista em intercâmbios para estudo, mas também oferece pacotes de turismo. A rede tem modelos do tipo microfranquia, mini franquia e franquia de loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 48 meses

71. RH Franquia Talentos on-line

mulher editando curriculo no computador
Na franquia RHF o franqueado busca por candidatos ee empresas e realiza a intermediação da seleção entre eles

Atuando como intermediadora entre as empresas que buscam por profissionais, a RH Franquia de Talentos realiza a união entre os que buscam por novos colaboradores, com trabalhadores em buscam por vagas de emprego.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

72. Snack Saudável 

Uma outra opção de microfranquia do segmento de alimentação é a Snack Saudável. A sua atuação é com o objetivo de auxiliar no preparo de lanches mais saudáveis e práticos para as crianças no dia a dia.

Assim, a franquia conquistou espaço no mercado com kits de lanches, pensados por nutricionistas para o maior bem-estar e saúde das crianças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 47,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: entre 15 e 18 meses

73 – Mr. Kids

O empreendimento voltado para o público infantil Mr. Kids é a possibilidade perfeita para quem busca microfranquias de sucesso e assim, mudar de vida. A marca é reconhecida por oferecer máquinas do tipo Vending Machines. Ou seja, aparatos bem tradicionais cujo a criança deposita uma moeda, gira a alavanca e recebe um brinquedo em troca. 

O franqueado pode oferecer suas máquinas em qualquer lugar dentro da sua região de atuação. O sucesso da franqueadora está no valor do aluguel dos equipamentos, podendo durar meses e até anos num mesmo local. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 16 meses

74 – KNN Idiomas

O sonho de se tornar dono do próprio negócio e obter sucesso pode ser resolvido para quem decidir apostar na KNN Idiomas. A empresa possui uma rede de ensino desenvolvida para aprimorar o crescimento dos alunos por meio de uma metodologia de ensino única. Não à toa, desde a sua fundação em 2004, são mais de 550 unidades no Brasil. 

Uma das vantagens da KNN Idiomas é possibilitar ao franqueado trabalhar com cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. Além disso, o futuro franqueado estará fazendo parte de um empreendimento que já matriculou mais de 150 mil alunos a partir dos quatro anos de idade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

75 – Dr. Jardim

A Doutor Jardim é um negócio para quem busca uma oportunidade nesta área de serviços. Ao longo da sua história, a empresa passou a ser reconhecida como uma das mais experientes e tradicionais, principalmente devido a sua atenção com cultivo e manutenção de jardins em qualquer local. 

Não importa se é na residência ou na empresa do seu cliente, a Dr. Jardim tem a capacidade de atender todos. O único gasto do franqueado será com os materiais para realizar o atendimento. Sem gastos com unidade física, aluguel, quadro de funcionários etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

76 – Ginástica do Cérebro

Mãe e seu filho olhando para o computador observando algo com livros ao lado.
A Ginástica do Cérebro é uma das microfranquias de sucesso presentes no mercado atual

O empreendimento voltado para qualquer faixa etária, a Ginástica do Cérebro é uma das microfranquias de sucesso que estão disponíveis no mercado. A empresa oferece diversos exercícios para que seus alunos possam desenvolver o lado lógico e assim, estimular ainda mais o cérebro com o intuito de ajudar em diversas condições do dia a dia. 

Não importa se o cliente é uma criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso, há atividades para todos. O sucesso do empreendimento é tamanho, que em poucos anos de história já são aproximadamente 20 unidades espalhadas no Brasil. Se tornado um negócio um bons resultados e perspectivas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses  

77 – Limpidus

A franquia Limpidus é uma empresa com aproximadamente 35 anos de história e considerada a maior rede de serviços de limpeza do Brasil. Sempre inovando e colocando o que há de mais moderno para realizar os serviços. Além disso, o franqueado tem acesso a um modelo de gestão diferente dos demais concorrentes. 

A empresa é capaz de atender até estações de metrô graças a sua qualidade e metodologia de trabalho. Presente em diversas capitais brasileiras, a Limpidus é destinada apenas a pontos comerciais. Vale destacar que a sua expansão pelo mundo já começou com sua primeira unidade internacional. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 57 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado  

78 – Limppo Multiserviços

Um empreendimento voltado para diversos serviços de limpeza e conservação, a Limppo está no mercado desde 2001 levando o que há de mais moderno no segmento. Entre as possibilidades, o cliente pode chamar os profissionais para realizar atividades em locais como condomínios comerciais, residenciais, varejo, academias, clínicas e eventos.

Além disso, a marca faz manutenção, serviços de apoio, projetos especiais nos segmentos de indústrias entre outros serviços de seu catálogo. O franqueado tem a chance de empreender num negócio com receita recorrente e com grandes possibilidades de crescimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado  

79 – Franquia Evolute

A Evolute é uma empresa destinada a cursos profissionalizantes e de idioma. Assim, o franqueado terá a chance de ajudar outras pessoas a se recolocar no mercado de trabalho e se prepararem para novas áreas de atuação. Graças a metodologia aplicada pela franqueadora, diversos alunos conseguem ter um ensino de qualidade. 

Com uma boa margem de faturamento e com a marca em plena expansão, o franqueado não tende a ter grandes dificuldade para captar novos estudantes. Vale considerar que esta facilidade é um dos principais atrativos da Evolute. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: não informado   

80 – Água de Cheiro

Mulher aplicando perfume em seu pulso direito
A Água de Cheiro é uma das opções para quem deseja trabalhar com perfumaria e cosméticos

É praticamente impossível conhecer alguma pessoa que nunca ouviu falar na Água de Cheiro. A marca, uma das referências em cosméticos e perfumaria, é uma das mais tradicionais do país. Criada em 1976, a empresa conta com diversas linhas de produtos com aromas e qualidades marcantes. 

O franqueado que optar pelo modelo de microfranquia da Água de Cheiro tem a possibilidade de fazer parte da rede com mais de 135 unidades em todo o Brasil. Sem contar no portfólio com aproximadamente mil produtos diferentes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

81 – RHF Talentos

A área de Recursos Humanos em muitas empresas não é devidamente estruturado, o que pode causar alguns problemas graves. Dessa forma, uma das soluções para ajudar a resolver isso é por meio da RHF Talentos. A marca funciona como uma terceirizada nessa área. 

Quem desejar abrir uma franquia da marca, poderá fazer o atendimento por meio da sua unidade home office, o até ter uma loja própria. Para realizar o serviço contratado, terá acesso a uma série de serviços administrativos que irão auxiliar as micro, pequenas e médias empresas no Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

82. Alfred Delivery

Já pensou em uma franquia que trabalha como um delivery de qualquer coisa? Conhecida como uma franquia de “Delivery de Tudo”, a Alfred Delivery realiza entrega de produtos direcionados para vendas de marketplace.

Isso quer dizer que cada franqueado atua em um determinada região, realizando entregas de produtos diversos. As operações são em formato home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

83. Mr. Fit

varios sucos naturais expostos
Fast food natural uma tendência do mercado de franquias

Dá pra comer alimento fast food saudável? Dá sim! Foi pensando nisso que a Mr. Fit se estruturou como franquia de fast food.

Os clientes encontram cardápio com opções mais saudáveis como saladas, wraps, sucos naturais, tapiocas e mais. São sete modelos de negócio, que vão de microfranquias até a versão gourmet da loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil 
  • Prazo de retorno: entre 3 e 36 meses

Entenda como funcionam as microfranquias

As microfranquias são empreendimentos que possuem poucas diferenças quando comparamos com o modelo tradicional. O principal ponto divergente entre eles é com relação ao investimento inicial necessário para tirar o projeto do papel. Ele é estabelecido a partir de um teto. 

Para ser considerado micro, a marca precisa ofertar um empreendimento com valor máximo de R$ 105 mil. Essa quantia é determinada com base no valor do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, multiplicado por três. Atualmente, a média do brasileiro é de R$ 30 mil de acordo com o último levantamento, o que nos leva ao valor apresentado. 

Certamente que assim como o PIB, a quantia para determinar uma microfranquia pode subir mais ou abaixar. Outra diferença que precisamos ficar atento com relação a esse modelo de negócio é com relação a sua estrutura. Nem todas as franqueadoras oferecem uma loja física nesse formato. 

Isso acontece, pois uma loja física acaba exigindo outros gastos que podem acabar encarecendo o investimento e o tirando da margem proposta. Porém, ainda existem aquelas empresas que mesmo nessas condições, contam com um empreendimento bem em conta e abrangente para o bolso dos empresários. 

O formato mais tradicional que irá encontrar diante das microfranquias é o modelo delivery ou home office. Assim, o franqueado precisa ter apenas um telefone, computador e acesso a internet para desenvolver o seu negócio. O gasto será basicamente o equivalente para continuar explorando comercialmente a marca. 

Tirando esse pontos principais, não existe mais nenhuma diferença entre os modelos tradicionais de franquias e as micro. As taxas são as mesmas, os treinamentos e suportes continuam, e a necessidade de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) não se altera. 

Confira dicas de microfranquias baratas

Conhecendo o que são microfranquias de sucesso e algumas das opções mais atrativas do mercado, separamos outros empreendimento cujo o investimento inicial é mínimo, os mais baratos do mercado. Essa é uma seleção que irá mostrar como as franquias cabem e se adaptam as diferentes capacidades financeiras dos futuros empresário. 

SMS Digital

Mulher tirando foto de um café mais um bolinho na cafeteria
A SMS Digital é um empreendimento que permite o envio de mensagens em massa

O empreendimento voltado para quem deseja trabalhar com marketing digital, a SMS Digital é considerada a pioneira no Brasil no disparo de mensagens promocionais. Por meio das tradicionais SMS’s, WhatsApp e Chatbot, a marca consegue atender as diversas demandas que aparecem no mercado. 

O franqueado não precisa de nenhuma mega estrutura e qualquer espaço que tenha acesso a internet é o suficiente para realizar o seu trabalho. Sem dúvida, a SMS Digital está no hall dos empreendimentos mais baratos disponíveis no mercado e com bom retorno financeiro. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Brazil Health

A seguradora Brazil Health é uma marca que surgiu ainda em meados de 2014 e tem como especialidade benefícios como planos de saúde e os tradicionais seguros de vida. Dessa forma, a empresa conseguiu atingir grandes resultados no mercado e tem crescido cada vez mais mais. 

Uma das grandes vantagens nesse formato é a possibilidade de atuar em um mercado com alta rentabilidade, ter um site para conseguir alavancar as vendas e captar novos clientes, além das quase 100 horas de treinamentos disponíveis. Atualmente, a Brazil Health está contêm uma rede com mais de 20 unidades. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

Sustentare

Uma das novas franquias de seguradoras do mercado, entrando no sistema de franquias ainda em 2020, a Sustentare chega com o intuito de oferecer diversos serviços ligados a seguro a seus clientes. Ao todo, são 35 empresas parceiras prontas para permitir o franqueado de conseguir grandes resultados. 

Apesar de chegar no mercado de microfranquias de sucesso apenas recentemente, a empresa está no mercado desde 2007 e conta com expertise e know how capaz de levar seus franqueados a grandes resultados. Atualmente, são mais de 100 unidades espalhadas pelo país com diversas vantagens competitivas para o futuro franqueado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 mese

Viu como é possível investir em microfranquias que são sucesso no mercado e se tornar um empreendedor bem sucedido com pouco investimento?

Então, não deixe de se preparar para investir nesse setor que é cheio de oportunidades pra quem busca um negócio para chamar de seu! Fique por dentro de tudo que acontece no franchising por meio do artigo “Franquias home based de sucesso: dicas práticas para escolher a sua“.

*Informações publicadas em Novembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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