Microfranquias de Sucesso: benefícios e 20 opções para 2021

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Microfranquias de sucesso estão em alta e prometem ser oportunidades para os empreendedores que buscam ingressar no franchising! Esse é o seu objetivo? Então saiba mais sobre as opções que vamos mostrar nesse artigo!

A oportunidade da vez são as microfranquias. Afinal, com a diversidade de opções entre os 11 segmentos de negócios, é possível escolher um que esteja alinhado ao seu sonho de investir. Sendo assim, o setor de franquias é muito promissor e permite um retorno de investimento bem atraente.

Seu sonho é aproveitar a crise e se tornar dono do próprio negócio, ou começar tudo de novo no seu empreendimento? Então fique conosco que vamos mostrar opções bem interessantes para o seu investimento ser bem-sucedido.

O que é uma microfranquia?

Primeiramente, as microfranquias de sucesso são um modelo de negócio idêntico ao de franquias tradicionais com todas as características, exceto o valor limite de aquisição.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a definição de microfranquias é baseada em um cálculo referente ao valor de três vezes Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante do país.

Assim, o valor atual de uma microfranquia não pode ultrapassar R$ 90 mil. Nesse caso, são considerados valores baixos para um investimento, que trás junto da marca um potencial de crescimento superado ao de um negócio tradicional, iniciado do zero.

Sendo assim, as microfranquias estão sujeitas à lei nº 13.966/2019 (Lei das Franquias Empresariais) que estabelece as regras que devem ser atendidas pela franqueadora e também que devem ser esclarecidas por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF).

Vantagens das microfranquias de sucesso

mulher fazendo uma reunião com 5 pessoas
O treinamento faz parte de um suporte essencial nas franquias

A maior das vantagens das microfranquias de sucesso é, por si só, o fato de ser uma franquia fazer parte de uma estrutura pensada e aprovada para ser replicada. Dessa forma, é um processo que permite ao empreendedor mais segurança e qualidade na gestão de um empreendimento.

As chances de desenvolvimento darem certo são quase que totais, dependendo apenas do desempenho do franqueado que, mesmo assim, é orientado durante toda a permanência na franquia.

Por isso mesmo, é preciso dedicação para entrar em um negócio próprio. A dedicação é essencial independente de ser uma franquia ou um empreedimento convencional. O foco é importante para que você atinja as metas do empreendimento.

Sendo assim, o suporte da franqueadora permite maiores chances de que tudo corra bem e você alcance o seu objetivo. Abaixo, explicamos como funcionam essas vantagens.

Treinamentos

Na opção de microfranquia, o franqueado recebe um plano de negócios que deve ser seguido para facilitar a gestão da empresa. Ao mesmo tempo, recebe o treinamento inicial para entrar no negócio.

A capacitação aborda os serviços que serão prestados e a forma de administrar o negócio. Todos os franqueados têm acesso a plataforma on-line para realização dos cursos, além de cursos adicionais não obrigatórios que podem ser oferecidos pela marca para aperfeiçoamento do negócio.

Contar com um plano de negócio

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Um plano de negócios faz toda a diferença na hora da atuação nas microfranquias de sucesso. Por isso mesmo, o franqueado pode contar com esse planejamento, já definido pelas marcas a fim de auxiliar em todo o processo.

Outro tipo de acompanhamento, muito importante e que faz diferença no desempenho, são os relatórios periódicos sobre o comportamento dos clientes e atuação na franquia.

Dessa forma, é possível acompanhar os resultados e saber se estão andando de acordo com a previsão, caso contrário, sugestões e estratégias podem ser usadas para melhorar os resultados.

Saiba mais no nosso infográfico.

infografico plano de negocios

Economia de escala

Os custos voltados para propaganda permitem maior economia de escala para a rede. Isso se deve aos valores pagos mensalmente que, no caso das microfranquia, são fixos. Eles correspondem ao suporte de marketing ou custos de propaganda.

Esses valores são distribuídos entre os franqueados da rede, o que permite uma redução significativa dos investimentos necessários por cada empreendedor.

Dessa forma, auxiliam muito no desempenho da evolução das marcas, já que os valores são investidos em estratégia de marketing para melhorar as vendas e desempenho da unidade.

Independência financeira

Por mais que você esteja representando uma marca, você está atuando de forma individual no mercado. Assim sendo, sua independência existe mesmo no ambiente do franchising.

Um fato que deve ser considerado é que, nas franquias, o franqueado não possui uma autonomia total, mas a independência tanto jurídica, quanto financeira é, sim, possível.

Significa que a empresa do franqueado tem a própria razão social, e qualquer operação financeira é de responsabilidade individual dele.

Quanto posso faturar com microfranquias de sucesso?

Essa é a pergunta que não quer calar! Afinal, quanto posso faturar com as microfranquias de sucesso? A resposta vai depender do tipo de negócio que você escolher.

Assim, as microfranquias estão baseadas em valores de aquisição que chegam até R$ 30 mil. Dessa forma, a previsão do retorno do investimento também pode ser menor, chegando até 36 meses.

Quanto as possibilidades de ganhos, isso irá depender do segmento e do tipo de serviço ou produto que você vai oferecer. Assim, o que podemos adiantar, é que o percentual variável de ganhos nas microfranquias é de 15% a 40%, dependendo do tipo de negócio.

Enfim, para saber mais sobre as opções e analisar qual está mais alinhada com o seu perfil, vamos mostrar no próximo tópico dicas de como administrar o seu negócio e faturar bem com a sua microfranquia de sucesso.

Dicas para alcançar bons resultados nas microfranquias de sucesso

lista de check in
Defina suas metas e cumpra, assim terá sempre um objetivo a ser alcançado

Como mencionamos no tópico anterior, existe a possibilidade de faturar com valores bem atrativos no seu negócio. Mas para isso você precisa se organizar melhor em todos os aspectos.

Portanto, selecionamos aqui algumas dicas que podem melhorar o seu desempenho e alcançar o potencial de ganhos, possível atuando a frente de sua microfranquia. Acompanhe.

Atenção à Circular de Oferta de Franquia

Se tem uma forma de você adquirir uma microfranquia de sucesso adequada ao seu objetivo de negócio, está na leitura cuidadosa da Circular de Oferta de Franquia (COF).

A  COF é um documento entregue ao candidato a franqueado. As franqueadoras realizam algumas entrevistas com os candidatos para conhecer melhor o perfil de cada um. Aqueles que tiverem o perfil aprovado, receberão a COF.

O documento apresenta informações completas sobre a franquia. Por isso, estão presentes todos os valores de investimento e manutenção, taxas, faturamento, características do formato, entre outros. Também estão presentes direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

A segurança das informações do documento é assegurada pela Lei de Franquias, que passou por atualizações no ano de 2019. Assim, na Circular, deverão constar todas as informações referentes aos seguintes tópicos abaixo:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 12 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Fique atento ao relatório de vendas

Para que você consiga alcançar os ganhos previstos com a sua microfranquia de sucesso, é necessário estar atento ao controle financeiro. Principalmente no que diz respeito ao estoque.

Arrebatar o estoque de produtos que podem estagnar nas prateleiras pode gerar prejuízo no seu empreendimento. Por isso, pense sempre com cautela nas necessidades dos seus clientes e no que eles estão em busca naquele momento.

Para isso, faça um controle de planejamento. Registre todas as vendas, ganhos e as despesas que têm tido com o seu negócio. Todo esse cuidado vai evitar que transtornos financeiros aconteçam ao fim de cada mês.

Para saber um pouco mais sobre os custos de uma microfranquia, acompanhe nosso ebook! Basta clicar no banner abaixo.

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Aproveite as ferramentas de gestão

Entre as principais vantagens de optar pelas microfranquias de sucesso é a possibilidade de contar com suportes variados durante todo o franqueamento.

Assim, é possível contar com sistemas de gestão para melhorar o desempenho e operação da franquia, fortalecendo, principalmente, o desenvolvimento da unidade. Muitas redes contam com sistemas próprios, desenvolvidos com o objetivo de automatizar vários processos de gestão do negócio.

Todos os suportes disponíveis para o franqueado estarão descritos na Circular de Oferta de Franquia, que deve ser lida e estudada pelo candidato antes mesmo de adquirir o negócio.

Basicamente entre as opções de suporte estarão o suporte de marketing como mencionamos aqui, orientação jurídica. Assim como, dicas comerciais, treinamentos, suporte operacional com softwares próprios, para administração do negócio, entre outros.

Aproveite bem o suporte de marketing

Entre as opções de suporte, está o do time de marketing. Esse tipo de suporte é essencial para reforçar a imagem da nova unidade que foi inaugurada, além de potencializar a presença e atuação de toda a rede.

Assim, o suporte de marketing auxilia na divulgação do seu negócio de forma individual e personalizada, nas redes sociais, por exemplo. Os franqueados têm acesso a ferramentas e materiais de divulgação, on-line e offline.

As franquias contam com setores que produzem materiais de marketing para veiculação virtual e também física. Veja com a franqueadora como funciona esse trabalho e conheça as estratégias desenvolvidas pela rede.

Evite criar promoções rotineiras

Apesar de ser uma forma de atrair seguidores nas redes sociais e auxiliar na fidelização de clientes, as promoções e sorteios não devem ser rotina no seu negócio.

Isso porque, certas ações podem dificultar o desenvolvimento financeiro do negócio, atrapalhando no caixa da microfranquia. Você pode realizar certas ações, porém com cautela e autorização da franqueadora.

Fique atento às tendências do mercado

Por mais que você deva seguir a padronização da franqueadora, é importante estar atento às inovações do seu segmento.

Caso a rede ainda não tenha tomado a iniciativa de se atualizar com alguma referência inovadora e positiva, você pode sugerir isso à franqueadora.

A partir de uma análise feita pela marca e se a sua sugestão for viável, será possível implantar as novas ações voltadas para as novidades de mercado em toda a rede. O objetivo é a padronização de todos os processos de atendimento aos clientes, e vendas de produtos e/ou serviços.

Além disso, é essencial entender a fundo sobre o mercado que você irá atuar. Isso permitirá que você conheça as tendências e melhores soluções. Consequentemente, os clientes sentirão maior segurança ao buscar pelos serviços e/ou produtos da sua microfranquia, o que a permitirá maior sucesso.

Defina e alcance suas metas

Não há outra maneira de alcançar os resultados se não for por meio das metas, certo? Por isso, siga o planejamento de sua microfranquia de sucesso, e vá em busca das metas.

Assim, é importante traçar metas para focar sempre no melhor desempenho da sua microfranquia.

Desse modo, a sua gestão estará sempre com foco nos melhores resultados, voltados para gerenciamento da equipe de funcionários (se for o caso), atendimento aos clientes, gestão do estoque, administração financeira, entre outras áreas do negócio.

Esse movimento deve ser natural, sem desgaste para que não vire uma preocupação ao invés de uma alternativa de desempenho.

Motive-se e motive sua equipe

Motivação sempre! Se o trabalho na sua microfranquia de sucesso é solitário, se mantenha sempre motivado. Porém, se tiver colaboradores, faça o mesmo.

A motivação é uma característica imprescindível para quem está empreendendo. Independente do segmento.

Investir em motivação, sua ou de sua equipe, proporcionará maiores chances que o seu negócio alcance bons resultados e atinja um patamar de saúde financeira. Seja dedicado, disposto, tenha educação com seus colaboradores e clientes e mantenha as metas em níveis alcançáveis.

22 opções de microfranquias de sucesso no franchising para 2021

Ampliando o seu leque de opções, vamos apresentar algumas microfranquias com valores de investimento de até R$ 30 mil. Os mercados de atuação são variados e, por isso, certamente existirá uma franquia que combina mais com o seu perfil. Acompanhe!

1. Acquazero

homem fazendo a limpeza de um carro
As franquias Acquazero conta com diversos serviços de estética automotiva e limpeza ecológica

Pensando em microfranquias de sucesso voltadas para o setor automotivo, uma boa opção é a Acquazero. Criada ainda em 2009, a empresa conseguiu se destacar no mercado durante a crise hídrica que atingiu o Brasil entre os anos de 2014 e 2016.

A rede é referência quando o assunto é estética automotiva, trabalhando também com serviços de limpeza de automóveis e estofados em geral.

Assim, com apenas 300 ml de água, a Acquazero realiza a limpeza a seco. O procedimento consegue limpar todo o exterior de um carro.

A marca também trabalha com opções completas de serviços automotivos, como polimento do carro, higienização de ar-condicionado, vitrificação de pintura, remoção de chuva ácida, entre outros.

Os franqueados podem atuar em três formatos de franquia home office. Os modelos variam de acordo com os serviços oferecidos por cada uma, e o atendimento ao cliente é feito via delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Quer saber tudo sobre os serviços oferecidos e os modelos existentes na franquia Acquazero, uma das principais microfranquias de sucesso? Assista ao vídeo a seguir!

2. Mardelle

Mardelle é uma franquia que atua há cerca de 25 anos no mercado de moda íntima e oferece produtos de fabricação própria para seus clientes. Seu diferencial é o modelo de franquia que se encaixa a qualquer necessidade. 

Com um dos preços mais em conta do País, ela atua em todas as linhas: feminina, masculina, noite, infantil e maternidade.

A empresa permite que o futuro franqueado possa optar por dois modelos de negócios. Primeiramente, uma estrutura mais simples para atender os bairros e ruas movimentadas. O outro formato é voltado para centros comerciais e exigem uma estrutura mais elaborada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

3. Cuidare

A Cuidare foi estruturada pensando na necessidade de acompanhamento profissional especializado para demandas de pós operatório, materno, idosos crianças e outros.

As franquias Cuidare oferecem treinamentos para profissionais específicos para atender pessoas que necessitam de acompanhamento pessoal e cuidados médicos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

4. Mazze

A Mazze é uma microfranquia online de joias contemporâneas e está entre as que mais cresceram em 2020. Em menos de 2 anos de franquia, a empresa conquistou mais de 200 franqueados por todo o Brasil.

Além disso, entrou para o ranking das 10 mais procuradas da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O crescimento se deu pelas facilidades que a Mazze oferece aos franqueados, além da lucratividade. É o negócio ideal para quem quer ter renda extra ou, até mesmo, ter a empresa como fonte de renda principal.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil 
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

5. Bellaza

A Bellaza é uma microfranquia de maquiagens e cosméticos que funciona de forma virtual. Já pensou em ter sua própria loja de maquiagens na internet? É isso que a Bellaza é.

É um investimento totalmente possível de conciliar com outras atividades, outro emprego ou família e filhos. O grupo oferece, sem custos adicionais, treinamentos, materiais gráficos, de marketing e suporte contínuo durante todo o período de contrato.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

6. Leader Kids

Com atividades que estimulam o pensamento criativo, autoconfiança, liderança, relacionamento interpessoal que a Leader Kids oferece em sua rede de franquias um atendimento especializado para crianças entre 2 e 9 anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,1 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

7. Trust Intercâmbio Cultural e Turismo

A franquia Trust é especialista em intercâmbios para estudo, mas também oferece pacotes de turismo. A rede tem modelos do tipo microfranquia, mini franquia e franquia de loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 48 meses

8. RH Franquia Talentos on-line

mulher editando curriculo no computador
Na franquia RHF o franqueado busca por candidatos ee empresas e realiza a intermediação da seleção entre eles

Atuando como intermediadora entre as empresas que buscam por profissionais, a RH Franquia de Talentos realiza a união entre os que buscam por novos colaboradores, com trabalhadores em buscam por vagas de emprego.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

9. Snack Saudável 

Uma outra opção de microfranquia do segmento de alimentação é a Snack Saudável. A sua atuação é com o objetivo de auxiliar no preparo de lanches mais saudáveis e práticos para as crianças no dia a dia.

Assim, a franquia conquistou espaço no mercado com kits de lanches, pensados por nutricionistas para o maior bem-estar e saúde das crianças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 47,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: entre 15 e 18 meses

10 – Mr. Kids

O empreendimento voltado para o público infantil Mr. Kids é a possibilidade perfeita para quem busca microfranquias de sucesso e assim, mudar de vida. A marca é reconhecida por oferecer máquinas do tipo Vending Machines. Ou seja, aparatos bem tradicionais cujo a criança deposita uma moeda, gira a alavanca e recebe um brinquedo em troca. 

O franqueado pode oferecer suas máquinas em qualquer lugar dentro da sua região de atuação. O sucesso da franqueadora está no valor do aluguel dos equipamentos, podendo durar meses e até anos num mesmo local. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 16 meses

11 – KNN Idiomas

O sonho de se tornar dono do próprio negócio e obter sucesso pode ser resolvido para quem decidir apostar na KNN Idiomas. A empresa possui uma rede de ensino desenvolvida para aprimorar o crescimento dos alunos por meio de uma metodologia de ensino única. Não à toa, desde a sua fundação em 2004, são mais de 550 unidades no Brasil. 

Uma das vantagens da KNN Idiomas é possibilitar ao franqueado trabalhar com cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. Além disso, o futuro franqueado estará fazendo parte de um empreendimento que já matriculou mais de 150 mil alunos a partir dos quatro anos de idade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

12 – Dr. Jardim

A Doutor Jardim é um negócio para quem busca uma oportunidade nesta área de serviços. Ao longo da sua história, a empresa passou a ser reconhecida como uma das mais experientes e tradicionais, principalmente devido a sua atenção com cultivo e manutenção de jardins em qualquer local. 

Não importa se é na residência ou na empresa do seu cliente, a Dr. Jardim tem a capacidade de atender todos. O único gasto do franqueado será com os materiais para realizar o atendimento. Sem gastos com unidade física, aluguel, quadro de funcionários etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

13 – Ginástica do Cérebro

Mãe e seu filho olhando para o computador observando algo com livros ao lado.
A Ginástica do Cérebro é uma das microfranquias de sucesso presentes no mercado atual

O empreendimento voltado para qualquer faixa etária, a Ginástica do Cérebro é uma das microfranquias de sucesso que estão disponíveis no mercado. A empresa oferece diversos exercícios para que seus alunos possam desenvolver o lado lógico e assim, estimular ainda mais o cérebro com o intuito de ajudar em diversas condições do dia a dia. 

Não importa se o cliente é uma criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso, há atividades para todos. O sucesso do empreendimento é tamanho, que em poucos anos de história já são aproximadamente 20 unidades espalhadas no Brasil. Se tornado um negócio um bons resultados e perspectivas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses  

14 – Limpidus

A franquia Limpidus é uma empresa com aproximadamente 35 anos de história e considerada a maior rede de serviços de limpeza do Brasil. Sempre inovando e colocando o que há de mais moderno para realizar os serviços. Além disso, o franqueado tem acesso a um modelo de gestão diferente dos demais concorrentes. 

A empresa é capaz de atender até estações de metrô graças a sua qualidade e metodologia de trabalho. Presente em diversas capitais brasileiras, a Limpidus é destinada apenas a pontos comerciais. Vale destacar que a sua expansão pelo mundo já começou com sua primeira unidade internacional. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 57 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado  

15 – Limpeza com Zelo

Uma das microfranquias de sucesso presentes no mercado, a Limpeza com Zelo é uma marca que oferece diversos serviços voltados para demanda residencial. Com quase 20 anos de história, a marca é reconhecida pela qualidade do seu trabalho e também permite que os franqueados possam trabalham com home office. 

Assim, basta apenas divulgar o seu empreendimento e atender a sua demanda. O sucesso da Limpeza com Zelo se deu devido a expertise adquirida pelo seu presidente com a Jan-Pro, a maior do rede do mundo. Vale destacar que todos os franqueados são treinados para realizar o melhor atendimento possível. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses  

16 – Limppo Multiserviços

Um empreendimento voltado para diversos serviços de limpeza e conservação, a Limppo está no mercado desde 2001 levando o que há de mais moderno no segmento. Entre as possibilidades, o cliente pode chamar os profissionais para realizar atividades em locais como condomínios comerciais, residenciais, varejo, academias, clínicas e eventos.

Além disso, a marca faz manutenção, serviços de apoio, projetos especiais nos segmentos de indústrias entre outros serviços de seu catálogo. O franqueado tem a chance de empreender num negócio com receita recorrente e com grandes possibilidades de crescimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado  

17 – Franquia Evolute

A Evolute é uma empresa destinada a cursos profissionalizantes e de idioma. Assim, o franqueado terá a chance de ajudar outras pessoas a se recolocar no mercado de trabalho e se prepararem para novas áreas de atuação. Graças a metodologia aplicada pela franqueadora, diversos alunos conseguem ter um ensino de qualidade. 

Com uma boa margem de faturamento e com a marca em plena expansão, o franqueado não tende a ter grandes dificuldade para captar novos estudantes. Vale considerar que esta facilidade é um dos principais atrativos da Evolute. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: não informado   

18 – Água de Cheiro

Mulher aplicando perfume em seu pulso direito
A Água de Cheiro é uma das opções para quem deseja trabalhar com perfumaria e cosméticos

É praticamente impossível conhecer alguma pessoa que nunca ouviu falar na Água de Cheiro. A marca, uma das referências em cosméticos e perfumaria, é uma das mais tradicionais do país. Criada em 1976, a empresa conta com diversas linhas de produtos com aromas e qualidades marcantes. 

O franqueado que optar pelo modelo de microfranquia da Água de Cheiro tem a possibilidade de fazer parte da rede com mais de 135 unidades em todo o Brasil. Sem contar no portfólio com aproximadamente mil produtos diferentes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

19 – RHF Talentos

A área de Recursos Humanos em muitas empresas não é devidamente estruturado, o que pode causar alguns problemas graves. Dessa forma, uma das soluções para ajudar a resolver isso é por meio da RHF Talentos. A marca funciona como uma terceirizada nessa área. 

Quem desejar abrir uma franquia da marca, poderá fazer o atendimento por meio da sua unidade home office, o até ter uma loja própria. Para realizar o serviço contratado, terá acesso a uma série de serviços administrativos que irão auxiliar as micro, pequenas e médias empresas no Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

20 – Nutty Bavarian

Quem busca um quiosque para atuar no segmento alimentício, uma das possibilidades é a Nutty Bavarian. A empresa oferece diversas opções de castanhas glaceadas e está presente em shoppings, rodoviárias, aeroportos, centros comerciais etc. Graças ao seu modelo, o negócio se torna mais prático. 

A empresa de origem estadunidense, está no Brasil desde a década de 1990 e oferece uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Não à toa é reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), como uma das melhores do seu segmento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 32 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses 

21. Alfred Delivery

Já pensou em uma franquia que trabalha como um delivery de qualquer coisa? Conhecida como uma franquia de “Delivery de Tudo”, a Alfred Delivery realiza entrega de produtos direcionados para vendas de marketplace.

Isso quer dizer que cada franqueado atua em um determinada região, realizando entregas de produtos diversos. As operações são em formato home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

22. Mr. Fit

varios sucos naturais expostos
Fast food natural uma tendência do mercado de franquias

Dá pra comer alimento fast food saudável? Dá sim! Foi pensando nisso que a Mr. Fit se estruturou como franquia de fast food.

Os clientes encontram cardápio com opções mais saudáveis como saladas, wraps, sucos naturais, tapiocas e mais. São sete modelos de negócio, que vão de microfranquias até a versão gourmet da loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil 
  • Prazo de retorno: entre 3 e 36 meses

Entenda como funcionam as microfranquias

As microfranquias são empreendimentos que possuem poucas diferenças quando comparamos com o modelo tradicional. O principal ponto divergente entre eles é com relação ao investimento inicial necessário para tirar o projeto do papel. Ele é estabelecido a partir de um teto. 

Para ser considerado micro, a marca precisa ofertar um empreendimento com valor máximo de R$ 90 mil. Essa quantia é determinada com base no valor do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, multiplicado por três. Atualmente, a média do brasileiro é de R$ 30 mil de acordo com o último levantamento, o que nos leva ao valor apresentado. 

Certamente que assim como o PIB, a quantia para determinar uma microfranquia pode subir mais ou abaixar. Outra diferença que precisamos ficar atento com relação a esse modelo de negócio é com relação a sua estrutura. Nem todas as franqueadoras oferecem uma loja física nesse formato. 

Isso acontece, pois uma loja física acaba exigindo outros gastos que podem acabar encarecendo o investimento e o tirando da margem proposta. Porém, ainda existem aquelas empresas que mesmo nessas condições, contam com um empreendimento bem em conta e abrangente para o bolso dos empresários. 

O formato mais tradicional que irá encontrar diante das microfranquias é o modelo delivery ou home office. Assim, o franqueado precisa ter apenas um telefone, computador e acesso a internet para desenvolver o seu negócio. O gasto será basicamente o equivalente para continuar explorando comercialmente a marca. 

Tirando esse pontos principais, não existe mais nenhuma diferença entre os modelos tradicionais de franquias e as micro. As taxas são as mesmas, os treinamentos e suportes continuam, e a necessidade de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) não se altera. 

Confira dicas de microfranquias baratas

Conhecendo o que são microfranquias de sucesso e algumas das opções mais atrativas do mercado, separamos outros empreendimento cujo o investimento inicial é mínimo, os mais baratos do mercado. Essa é uma seleção que irá mostrar como as franquias cabem e se adaptam as diferentes capacidades financeiras dos futuros empresário. 

SMS Digital

Mulher tirando foto de um café mais um bolinho na cafeteria
A SMS Digital é um empreendimento que permite o envio de mensagens em massa

O empreendimento voltado para quem deseja trabalhar com marketing digital, a SMS Digital é considerada a pioneira no Brasil no disparo de mensagens promocionais. Por meio das tradicionais SMS’s, WhatsApp e Chatbot, a marca consegue atender as diversas demandas que aparecem no mercado. 

O franqueado não precisa de nenhuma mega estrutura e qualquer espaço que tenha acesso a internet é o suficiente para realizar o seu trabalho. Sem dúvida, a SMS Digital está no hall dos empreendimentos mais baratos disponíveis no mercado e com bom retorno financeiro. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Brazil Health

A seguradora Brazil Health é uma marca que surgiu ainda em meados de 2014 e tem como especialidade benefícios como planos de saúde e os tradicionais seguros de vida. Dessa forma, a empresa conseguiu atingir grandes resultados no mercado e tem crescido cada vez mais mais. 

Uma das grandes vantagens nesse formato é a possibilidade de atuar em um mercado com alta rentabilidade, ter um site para conseguir alavancar as vendas e captar novos clientes, além das quase 100 horas de treinamentos disponíveis. Atualmente, a Brazil Health está contêm uma rede com mais de 20 unidades. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

Sustentare

Uma das novas franquias de seguradoras do mercado, entrando no sistema de franquias ainda em 2020, a Sustentare chega com o intuito de oferecer diversos serviços ligados a seguro a seus clientes. Ao todo, são 35 empresas parceiras prontas para permitir o franqueado de conseguir grandes resultados. 

Apesar de chegar no mercado de microfranquias de sucesso apenas recentemente, a empresa está no mercado desde 2007 e conta com expertise e know how capaz de levar seus franqueados a grandes resultados. Atualmente, são mais de 100 unidades espalhadas pelo país com diversas vantagens competitivas para o futuro franqueado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 mese

Viu como é possível investir em microfranquias que são sucesso no mercado e se tornar um empreendedor bem sucedido com pouco investimento?

Então, não deixe de se preparar para investir nesse setor que é cheio de oportunidades pra quem busca um negócio para chamar de seu! Fique por dentro de tudo que acontece no franchising por meio do artigo “Franquias home based de sucesso: dicas práticas para escolher a sua“.

*Informações publicadas em Novembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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