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Como começar um negócio digital? Entenda os passos e em que investir

Sumário

O negócio digital pode ser uma oportunidade para empreender com um baixo investimento e em nichos de mercado variados. Neste conteúdo, mostraremos algumas opções para quem deseja ganhar dinheiro com a ajuda da internet.

Em 2021, o comércio eletrônico teve um faturamento de R$ 182,7 bilhões, ou seja, 27% a mais do que no ano anterior. Isso mostra o aumento do volume de negócios no ambiente digital, um movimento que tende a crescer ainda mais.

Dessa forma, o empreendedorismo digital pode ser uma forma de você começar um negócio e aproveitar todas as potencialidades que existem neste setor.

Porém, até por ser muito amplo, o mercado digital é fundamental conhecer mais antes de criar um negócio. Então, fique com a gente, porque a seguir explicamos melhor sobre estas oportunidades.

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O que significa empreendedorismo digital?

Podemos definir o que é empreendedor digital como uma pessoa que consegue criar um modelo de negócio que opere totalmente em ambiente virtual. Ou seja, é aquele que é capaz de desenvolver e comercializar soluções digitalmente e gerar lucro.

Estes tipos de negócios usam o ambiente virtual para fazer sua operação, seja oferecendo um produto ou serviço. Tudo isso por meio de uma plataforma, que pode ser uma loja online, por exemplo.

Logo, trata-se de uma maneira de empreender que já não é nova, mas que a cada dia oferece mais possibilidades por conta da transformação digital pela qual a sociedade atual passa.

Sendo assim, é um modelo de negócio que aproveita toda a potencialidade da internet, que atualmente se tornou uma ferramenta que chega a praticamente todas as pessoas.

Vantagens de abrir um negócio digital

Um negócio digital é bastante vantajoso para empreender, pois tem um amplo público-alvo por conta do alcance da internet. Assim, com uma empresa em São Paulo (SP), você é capaz de atender a um consumidor na cidade de Fortaleza (CE).

Principalmente por conta da ampliação do uso de smartphones, o empreendedorismo digital encontra amplas possibilidades de faturamento. Um negócio não se limita mais ao seu entorno geográfico.

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Do mesmo modo, este tipo de negócio precisa de pouco investimento, pois não é preciso gastar com uma loja física, aluguel, reformas, entre outros custos.

Com opções bem baratas de negócios, abre-se espaço para empreendedores iniciantes sem muito capital. Assim, diminui o receio que muitos têm de começar um negócio com maiores investimentos.

Além disso, tem a vantagem de poder atuar com inúmeros públicos. Portanto, pode oferecer cursos online, serviços de marketing digital, consultorias, entre vários outros.

Estes negócios também podem ser atrativos para quem busca uma renda extra. Muitos formatos não precisam que o empreendedor esteja na frente do computador todo o tempo. Assim, tem maior flexibilidade de horário de trabalho no dia a dia.

A flexibilidade de trabalho também pode proporcionar uma melhor qualidade de vida, evitando que o empreendedor tenha que enfrentar o trânsito das grandes cidades. Permite também uma alimentação melhor estando em casa.

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Enfim, é possível ter uma melhor experiência de vida, possibilitando que o empreendedor tenha outros projetos ou fique mais tempo com a família.

Desvantagens de ter um negócio na internet

Se por um lado há vantagens no trabalho como empreendedor Digital, do outro há também dificuldades. Isso porque, não existe nada que seja 100% positivo ou negativo.

Este inclusive costuma ser o principal fator de desmotivação de quem resolve empreender, seja no mundo offline ou no online.

Faz parte de todo negócio uma certa oscilação e ter que lidar com a entrada constante de concorrentes. Porém, no mundo digital isso tende a ser pior. Por ser um mercado muito amplo, acaba sendo mais volátil.

Nesse sentido, uma desvantagem do negócio digital são os seus ganhos iniciais. Até que consiga se destacar nesta vastidão que é a internet, o seu empreendimento pode demorar a captar clientes.

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Sendo assim, é difícil saber com exatidão o quanto você irá receber no mês que vem. Para falar a verdade, você venderá mais produtos em alguns meses e menos em outros. Mas tudo depende de uma série de fatores internos e externos.

Do mesmo modo, pode ser um trabalho bastante extenuante no início, pois é importante que o trabalho de marketing e divulgação seja muito grande. Como dito, é difícil ser notado na internet e nas redes sociais.

Por fim, como qualquer negócio, é essencial ter paciência e trabalhar de forma eficiente para que possa ter um alto faturamento.

Cuidados para abrir um negócio online

Como dito, infinitas possibilidades se abrem diante de você a partir do momento em que decide empreender online. Porém, é importante ter bastante cuidado para não se vislumbrar e achar que há 100% de certeza de sucesso.

Assim, um cuidado importante na hora de abrir um negócio digital é pesquisar, analisar que tipo de produto ou serviço tem maior potencial naquele momento.

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Por exemplo, o marketing de conteúdo é um tipo de serviço cada vez mais necessário para que as empresas se destaquem na internet. Dessa forma, pode ser uma boa opção por conta desta potencialidade.

Porém, alguns nichos podem ter se mostrado atrativos em um momento e com o passar dos anos tendem a desaparecer. A internet é um campo de constantes mudanças e o empreendedor deve se atentar para isso.

Do mesmo modo, busque um tipo de negócio que combine com o seu perfil e suas habilidades. Pode ser que o nicho seja interessante, mas não tenha nada conectado com você, o que pode ser um obstáculo a mais.

Outro erro comum de quem investe em um negócio digital é contar com um faturamento alto nos primeiros momentos. Então, é fundamental ter um cuidado a mais com a parte financeira do negócio.

Nesse sentido, separar um capital de giro e uma reserva de emergência, pois como falado, a internet é um ambiente que se transforma e oscila a todo o momento. Por último, o empreendedor deve se preparar e organizar.

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Passos para abrir um negócio digital

O negócio digital é uma maneira muitas vezes mais simples de empreender, porque não precisa de tanta estrutura, uma operação grande ou complexa.

Primeiramente, o empreendedor deve definir com o que vai trabalhar. Logo, que tipo de produto ou serviço. Esta escolha envolve optar por aquilo que mais tem ligação com o seu próprio perfil e qualidades.

Além disso, o negócio online precisa ter uma boa plataforma, como um site para o atendimento. Isso porque, precisa ser sólido, atrativo, funcional e ter a segurança necessária.

Para este ponto pode ser importante buscar uma ajuda profissional para oferecer meios de pagamentos online. Do mesmo modo, maneiras de reter os dados pessoais dos clientes de forma segura.

Depois da montagem da estrutura de vendas, buscar fornecedores que possam apresentar melhores preços. Outro passo importante neste processo é o trabalho de divulgação a se fazer, principalmente por meio de redes sociais. Os negócios digitais precisam deste cuidado para se destacar no ambiente virtual.

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Enfim, busque preparo, aprenda sobre o nicho no qual vai atuar, planeje o seu projeto e estará pronto para começar a trabalhar.

Que tipo de negócio digital vale a pena abrir?

Conforme dito, o mercado digital é muito amplo, com muitas oportunidades para empreender. Porém, o tipo de negócio que vale a pena abrir vai ser aquele que melhor atende os seus objetivos.

Mas além disso, o empreendedor deve analisar os negócios digitais que estão em alta, bem como aqueles que ainda estão ganhando o mercado, mas que têm grande potencial. Do mesmo modo, vale a pena abrir um negócio que caiba no seu orçamento.

Aqui, trouxemos alguns exemplos de como investir em um negócio digital de maneiras diferentes e bem atrativas, para oferecer serviços ou produtos. Confira!

Franquia online

As franquias são modelos de negócios que têm uma estrutura pronta, com produtos ou serviços testados e aprovados no mercado. Logo, trata-se de um tipo de negócio digital que vale bastante a pena investir.

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Nesse sentido, o empreendedor encontra uma operação organizada. Conta também com fornecedores, uma plataforma, uma marca renomada no mercado, parceiros, entre outras bases para o negócio.

Do mesmo modo, tem uma grande variedade de opções. Pode ser uma franquia online para fazer vendas por meio de uma loja virtual, por exemplo. Melhor ainda, com a entrega dos produtos sendo feita pela franqueadora.

Assim, não precisa sequer ter estoque em casa, o que diminui seus custos, nem ter que se deslocar para fazer a entrega.

Mas além disso, a franquia tem um trabalho de marketing que é feito há mais tempo, solidificando o nome da marca no mercado. Isso ajuda a atrair clientes e impulsionar suas vendas.

Com as franquias, o empreendedor também tem o suporte da franqueadora. Por exemplo, passa por treinamentos para conhecer a operação da unidade e o mercado no qual vai atuar. Para empreendedores sem experiência é um diferencial, pois se sente mais seguro e tem um caminho a seguir.

A franqueadora orienta para a melhor forma de atendimento e como fazer um trabalho de marketing eficiente para se destacar no concorrido ambiente virtual.

Por fim, é uma maneira mais segura de começar a empreender na internet, algo muito vantajoso em momentos de oscilação na Economia.

Exemplos de franquias para abrir na internet

Se você ficou interessado em abrir uma franquia digital, vai adorar conhecer essas opções que listamos. Confira a seguir algumas franquias digitais bastante vantajosas desse mercado.

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Infoproduto

O infoproduto é um conteúdo digital que pretende apresentar soluções para um determinado público. A maioria dos infoprodutos é destinada a ensinar alguém a realizar uma tarefa.

A vantagem de investir nessa modalidade de negócio é que o produto pode ser distribuído facilmente, bem como ser acessado de forma descomplicada, em meios digitais. Desse jeito, é possível ultrapassar as limitações geográficas e ampliar o alcance da sua ideia.

Do mesmo modo, pode usufruir da redução das despesas. Isso porque, os custos para criação de um produto digital tendem a ser menores do que aqueles para lançamento de produtos físicos, como os livros impressos, além dos cursos presenciais.

E-commerce

O e-commerce também uma maneira de ter um negócio digital com a venda de produtos variados pela internet. Portanto, é um nicho que teve grande crescimento com a pandemia e tende a continuar assim.

O empreendedor encontra inúmeras possibilidades de atuar com um e-commerce. Cabe a ele analisar os produtos com os quais vai trabalhar, pesquisar fornecedores e ver como será feita a entrega.

Mas é um tipo de negócio que tem um custo bem em conta, pois não precisa de uma loja. Porém, é necessário um cuidado com sua plataforma de vendas para que seja eficiente e segura.

Marketplace

O marketplace é um portal de e-commerce colaborativo, isto é, um site que reúne ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores. O cliente, estando em um único lugar, pode encontrar produtos de diversos fornecedores e marcas.

Nesse sentido, reúne lojistas e consumidores, como se fosse um shopping virtual. Assim, permite a comparação de produtos entre diferentes lojas com muito mais agilidade e praticidade para o cliente.

Serviço de assinatura

O serviço de assinatura é um modelo de negócio voltado ao comércio recorrente de produtos ou serviços. Assim, o cliente paga uma assinatura e tem como consumir tudo que a plataforma dispõe.

Dessa forma, é um tipo de negócio atrativo para o empreendedor, pois fideliza o seu cliente por um determinado período. Para o consumidor, pode ser uma forma de ter um acesso mais barato a produtos e serviços de qualidade.

SaaS

O SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Com esse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares.

Isso porque, é um tipo de negócio digital em expansão, por conta da automação crescente das empresas. Dessa forma, com certeza trata-se de um nicho de mercado bem atrativo para empreender.

Dropshipping

O dropshipping é uma maneira de vender online sem se preocupar com estoque ou meios de pagamento. Logo, é um tipo de venda em que o comerciante não precisa estocar na loja própria os produtos.

Assim, os pedidos do cliente e o endereço de entrega do consumidor final são passados ao distribuidor para que os despache de forma direta. Fazendo o dropshipping, as entregas sempre são realizadas em nome do vendedor. 

Portanto é um negócio digital que tem custos bem menores, uma flexibilidade de horário de trabalho, o que é bem atrativo para empreendedores iniciantes.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Como vimos, existem diversas opções para empreender em um negócio digital. Mas cabe ao empreendedor interessado avaliar bem que modelo melhor se adapta às suas necessidades e com isso, investir com mais segurança.

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