O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Opções de microfranquias de sucesso para você investir com pouco dinheiro

Opções de microfranquias de sucesso para você investir com pouco dinheiro

Sumário

Quem busca começar um negócio sem precisar investir muito deve analisar as opções de microfranquias no mercado. Aqui traremos algumas dicas para que você possa iniciar sua jornada no empreendedorismo.

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 557 franquias que atuam no modelo micro. Inclusive, mais de 60% delas contam apenas com esse formato. São oportunidades de negócios enxutos, com estrutura mais simples e barata.

Além disso, as microfranquias permitem atuar em diferentes setores do franchising, o que abre espaço para empreendedores com diferentes gostos. Ou seja, mesmo com perfis diferentes elas são opções atrativas.

Muito se fala nas microfranquias, por serem negócios baratos e lucrativos. Porém, você conhece este modelo? Aprenda um pouco sobre ele aqui.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, o que é uma microfranquia?

As microfranquias são negócios com investimento inicial de até R$ 135 mil. Este valor é quase três vezes maior que o PIB Per Capita do Brasil.

Ou seja, pega-se o Produto Interno Bruto do país e divide pela população. Este valor varia de acordo com o tempo e foi tomado como base para esta divisão de categorias no franchising.

Uma microfranquia pode ser operada por apenas uma pessoa. Já as franquias necessitam de uma estrutura de pessoal maior. Assim como de adoção de controles e registros mais detalhados e complexos.

Microfranquias são mais enxutas e leves. Servindo, muitas vezes, também como excelente fonte de complemento de renda dos franqueados.

Do mesmo modo, é mais comum que as microfranquias atuem em formatos Home Office ou Home Based. Dessa forma, não precisam de ponto comercial. Isso diminui muito os custos iniciais.

Com isso, o franqueado não precisa ter estoque, pagar conta de luz e água deste local, nem se deslocar.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Porém, existem sim microfranquias que atuam em formato Loja, com estruturas mais modestas. Isso não pode assustar você, pois continua sendo uma opção barata e pode ser até mais lucrativa.

Abrir uma microfranquia vale a pena?

Investir em uma microfranquia com certeza vale a pena. O investimento inicial pode até ser mais modesto, mas isso só traz vantagens.

Primeiro, permite que mais empreendedores possam investir nesse modelo de negócio.

Da mesma forma, é possível encontrar no mercado microfranquias com modelo sem loja física. Assim, oferece uma rentabilidade atrativa, pois são menores custos de manutenção.

Além disso, muitas dessas microfranquias são negócios nos quais o empreendedor atua de casa, sem precisar de um ponto comercial. Isso diminui os gastos do negócio, permitindo que empreendedores sem muito capital possam começar a investir.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Do mesmo modo, as franquias nesse formato contam com a vantagem de permitir que o franqueado tenha uma flexibilidade de horário de trabalho. Por atuar em casa, evita também perder tempo com deslocamentos.

Contudo, existem opções com ponto físico mais simples, mas que geram gastos mensais. Mas esses gastos são compensados pelo aumento de vendas que um estabelecimento pode gerar.

As microfranquias valem a pena, pois são uma boa forma de iniciar no empreendedorismo. Você pode ter uma unidade, desenvolvê-la, se ambientar ao franchising e, depois, investir em um negócio maior.

Esse formato pode ter como desvantagem uma visibilidade um pouco menor, mas que pode ser compensada com o marketing. Outro ponto negativo é que o franqueado precisa saber separar a rotina pessoal do seu trabalho.

Porém, fica fácil ver que é um modelo com muito mais pontos positivos. No próximo tópico, temos uma lista com algumas oportunidades para você conhecer.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Melhores opções de microfranquias para você investir e lucrar

Escolher entre as melhores opções de microfranquias é uma tarefa importante. Uma seleção certeira pode ser a diferença entre o seu sucesso ou fracasso.

Dessa forma, separamos algumas microfranquias para que você possa se ambientar diante das marcas que atuam no mercado.

[raio_x]

Mercado de microfranquias no Brasil

O mercado de microfranquias no Brasil está em crescimento. São mais de 550 marcas atuando nesse formato e isso deve crescer.

Inclusive, há um aumento na procura por microfranquias, pois o país passa por momentos de oscilações na economia. Nessas horas, os empreendedores buscam maneiras mais seguras e baratas.

Pesquisa apontou que o modelo cresceu sua participação de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022. Isso considerando apenas redes de microfranquais (redes puras) e redes mistas (dois modelos).

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Dessa forma, as redes estão atentas a esse cenário. Muitas vêm buscando adaptar seus negócios a um modelo mais enxuto. Outras vêm aprimorando produtos para ampliar seus diferenciais e atrair investidores.

Outro ponto que vale destacar é que as microfranquias são oportunidades para se ter uma renda extra. Elas se tornam atrativas em momentos nos quais as pessoas estão com maiores dificuldades financeiras.

Segundo pesquisa, cerca de 90% das profissões tiveram uma diminuição no seu poder de compra entre 2021 e 2022. Assim, as opções de microfranquias são oportunidades para uma renda extra.

Qual a diferença entre microfranquia e franquia?

A diferença mais básica entre microfranquia e franquia é na questão do investimento inicial. Na primeira, o valor é de até R$ 135 mil, e na segunda não há limite.

Além disso, as diferenças podem estar no tempo de retorno do capital, que costuma ser mais rápido nas microfranquias.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Uma franquia costuma atuar em um formato de ponto físico. As microfranquias trabalham majoritariamente em Home Office ou Home Based.

Em relação ao modelo, ambos são negócios que contam com os suportes da franqueadora. As diferenças entre elas estão mais nos custos e modo de atuar.

Passo a passo para abrir sua microfranquia

Abrir uma microfranquia pode ser um processo bem simples e rápido dependendo do tipo de negócio. Depois de selecionar uma marca, entre em contato com a franqueadora.

Nesse primeiro momento, o empreendedor demonstra interesse por uma região em especial. A franqueadora analisa o perfil desse interessado. Com tudo certo, as partes assinam o contrato de franquia.

O agora franqueado começa os treinamentos e também a abertura formal de sua empresa. Com tudo pronto, está quase na hora de inaugurar a nova unidade.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

É comum que nesses primeiros passos haja um trabalho de marketing maior por parte da franqueadora e franqueado. Dessa forma, começa a divulgação da nova unidade da marca.

Por fim, o franqueado começa os seus trabalhos. Independente das opções de microfranquias, este processo é mais simples do que começar um negócio do zero.

Dessa forma, com esta facilidade, em pouco tempo o empreendedor já está faturando. Por isso, não tenha pressa na sua escolha e invista com segurança.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje