Franquia de quiosque ou loja: como escolher o melhor modelo? Opções de negócio para abrir

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Na hora de entrar no universo do franchising, uma questão comum é a dúvida entre uma franquia de quiosque ou loja. Por isso, neste texto você vai conferir qual a opção mais rentável e algumas possibilidades para empreender.

De modo geral, investir em modelo de franquias pode ser uma boa opção. Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor, em 2021, foi 10,7% maior do que em 2020

Advertisement
.

Ou seja, mesmo com a instabilidade da economia, a franquia de quiosque ou loja apresentou lucros. Por isso, optar por um dos modelos de negócio dentro do franchising pode ser uma alternativa para a economia formal. Continue a leitura e saiba mais!

Como escolher entre franquia de quiosque ou loja?

Existem diversas franquias para se investir, em praticamente todos os segmentos do mercado. Porém, dentro do próprio mercado de franquias faz parte a existência de diferentes modelos de negócio.

Sendo assim, escolher entre uma franquia de quiosque ou loja é uma tarefa que precisa de análise. Dessa forma, é necessário o investidor saber qual ponto de venda é mais vantajoso para o seu perfil.

Advertisement

O modelo de loja física é o mais popular dentre as franquias. Outro ponto, é que existe uma grande variedade de produtos e serviços, com estoque e armazenamento mais robustos. 

Logo, o franqueado oferece tudo que a franqueadora possui. Depois, esse modelo consegue comportar um maior número de clientes.

Contudo, as lojas possuem gastos de manutenção maiores. Afinal, além de escolher o local em que sua empresa ficará, você precisa cuidar do espaço e pagar taxas de franquia, impostos, aluguel etc. 

Já o modelo de negócio de quiosque costuma trazer como principais vantagens a facilidade de instalação e locomoção. Então, o investidor escolhe com mais facilidade o ponto. 

Além disso, o valor do investimento é menor e muito atrativo. Por ser um modelo mais simples, diversos custos de investimento e manutenção caem de forma significativa. Por fim, isso possibilita ao franqueado ter chances de maior rentabilidade.

Vista aérea de quiosque de rua Ilustração do texto sobre franquia de quiosque ou loja.
O modelo de quiosques ou lojas têm suas vantagens e desvantagens nos pontos de venda.

De modo geral, a rentabilidade é a capacidade do negócio se pagar. Já o lucro é o dinheiro que ultrapassa a taxa de manutenção. Portanto, para franqueados novatos e com orçamento mais limitado, o quiosque pode ser a melhor opção. 

Até porque, este modelo exige menos funcionários. Para os empreendedores mais experientes e com maior investimento, as lojas tradicionais podem apresentar os resultados esperados.

Advertisement

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

5 franquias de quiosque para abrir

Como dito anteriormente,  os modelos de quiosques são opções compactas e enxutas, ideais para quem quer fazer investimentos menores. Porém, isso não limita as possibilidades do franqueado.

Isso porque, existem muitas franquias que valem a pena, nos mais diversos segmentos que funcionam no modelo de negócio de quiosque. Dessa forma, confira a seguir, algumas opções de franquia de quiosque em áreas variadas.

1. Only Mule

A Only Mule é a franquia ideal para quem busca independência financeira e um negócio moderno em franquia de quiosque ou loja. A empresa é uma coquetelaria de drinks exclusivos.

De modo geral, a Only Mule surgiu para inovar o momento do happy hour. Assim, a marca conta com um cardápio de 16 drinks originais, feitos com produtos de qualidade.

Os carros-chefes são Moscow Mule, Gyn Tônica e suas versões. Logo, o consumidor conta com drinks refrescantes, coloridos e instagramáveis.

Para o franqueado, a empresa também pode ser uma boa opção. Primeiramente, a Only Mule é uma franquia que demanda pouco espaço e colaboradores.

Portanto, o franqueado precisa contratar no máximo três colaboradores para manter o negócio. Além disso, não precisa que ninguém seja especialista em drinks.

Isso porque, o franqueado e os colaboradores passam por um treinamento para aprender a fazer as bebidas. Desse modo, toda a equipe aprende tudo o que for necessário em até dois dias.

Franquia de quiosque Only Mule. Ilustração do texto sobre franquia de quiosque ou loja.
Abrir uma franquia de drinks permite escolher entre modelo de loja ou quiosque. Logo, pode-se ter um breve retorno do investimento.

Outra vantagem da franquia é poder escolher o modelo de negócio. São três formatos, pensados para levar os drinks para os consumidores de forma exclusiva e personalizada.

Entre eles está o modelo Quiosque que exige de 6 a 9 m² e oferece bebidas e porções. Dessa maneira, o franqueado precisa de pouco espaço e gasta pouco com manutenção.

O diretor da franquia, Henrique Mol, acredita que a baixa complexidade para manter o negócio é um dos segredos do sucesso da Only Mule.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses

2. Padaria PET

A Padaria PET é uma rede de franquias que atua em diferentes áreas desse mercado no Brasil. Assim, é uma marca que oferece produtos de padaria e petiscaria para os animais de estimação.

Mas além disso, a fábrica da Padaria PET produz mais de 100 toneladas por ano entre petiscos, tiras de carnes e outros alimentos para cães e gatos. Logo, não é preciso ser especialista no segmento pet para se tornar um franqueado.

O franqueado pode escolher o modelo de quiosque, menor e mais compacto. Por fim, neste modelo de negócio as delícias ficam mais visíveis para agradar os pets e seus donos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 40 meses

3. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, oferece produtos exclusivos para cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

Sendo assim, os franqueados podem optar pelos quiosques de shoppings, que embora sejam compactos, possuem um display próprio para expor os produtos de forma atrativa.

Além do mais, a marca tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente que busca produtos veganos, sem testes em animais. 

Frasco com conta gotas em cima de bloco de madeira e envolto por pétalas cor de rosa. Ilustração do texto sobre franquia de quiosque ou loja.
Cosméticos naturais são boa opção de investimento no setor de franchising.

Dessa forma, conta com um portfólio de cremes, perfumes, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

4. Casa Pilão

A rede de franquias Casa Pilão é uma marca tradicional, líder de mercado e com o tradicional café forte do Brasil. A rede também oferece um amplo mix de produtos com qualidade, que são produzidos por fornecedores homologados. 

Então, a marca entrega mais do que apenas a “hora do cafezinho”, mas também desperta os sentidos e entrega experiências.

Sendo assim, os franqueados da marca têm um negócio com modelo enxuto e gestão simplificada em forma de quiosque de cafeteria. Além disso, a rede possui produtos de fácil aceitação do público. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

5. Zastras Brinquedos

A Zastras Brinquedos é uma rede de lojas de brinquedos e livros. Assim, a marca procura trazer um novo conceito para lojas de brinquedos educativos. 

Dessa forma, cultiva o interesse pelo universo lúdico. A rede também tomou como desafios encontrar meios de associar cada vez mais o momento de brincar com a evolução individual de cada criança.

Além do mais, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio simples e com layout atraente para o público infantil. A franqueadora oferece ainda suporte na escolha do ponto comercial e outros apoios ao investidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 93 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Melhores franquias de loja para investir

Agora, você vai conferir algumas opções de franquia de loja para quem tem condições de investir com valores mais altos. Porém, vale lembrar que os gastos relativos a um espaço físico não se resumem a formatar o espaço.

De modo geral, as franqueadoras informam na Circular de Oferta de Franquia (COF) sobre todos os gastos previstos com espaço, reforma, manutenção e muito mais. Por isso, a análise cuidadosa desse documento é fundamental, antes de escolher o local e o ponto comercial.

Afinal, lojas podem ser instaladas em ruas, centros comerciais, galerias, shoppings e muito mais.

...Carregando..

Com tantos negócios lucrativos com pouco investimento, pode parecer difícil escolher o melhor para o seu perfil. Mas você pode analisar alguns fatores antes de assinar o contrato.

Agora que você sabe mais sobre franquia de quiosque ou loja, separamos este texto que pode te ajudar: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS