O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Franquia de quiosque ou loja? Dica final para escolher e opções para abrir

Franquia de quiosque ou loja? Dica final para escolher e opções para abrir

Sumário

Afinal, qual é a melhor: franquia de quiosque ou de loja? Cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens que vamos apresentar neste texto, além de opções para investir.

Mas antes de verificar as diferenças destes modelos de negócio, é importante analisar o setor. Somente no primeiro semestre de 2022, por exemplo, a receita das franquias cresceu 12,9%.

Dessa forma, é possível perceber uma retomada e a consolidação das franquias no mercado brasileiro. Além disso, vale lembrar que o franchising apresenta diversos suportes aos investidores.

Logo, entender a diferença entre franquia de quiosque ou loja pode ser o primeiro passo para investir em um setor com forte crescimento. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Vantagens de uma franquia de quiosque

As franquias de quiosques são um modelo de negócio ideal para empreender em locais com pouco espaço e grande fluxo de pessoas. Lugares, como shoppings e estações de metrô.

Ou seja, é possível ter um negócio mesmo com pouco espaço em um local com grande circulação de pessoas. 

Essa modalidade chama a atenção principalmente porque se mostra como uma boa alternativa para locais onde pontos comerciais são escassos e há limitações de espaço.

Desse modo, diversas empresas já consolidadas no mercado têm um modelo de quiosque para se expandir no mercado.

Além disso, se mostra como uma boa alternativa para quem quer empreender mais não pode ou não quer gastar uma grande quantia de investimento.

Ou seja, é possível iniciar o próprio negócio com um capital baixo.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Esse fator também diminui os custos operacionais do negócio. Isso se dá por conta do tamanho e quantidade reduzida de colaboradores necessários.

Há também a facilidade de montagem e equipagem sem precisar de muito investimento ou reformas para adequação.

Ou seja, o empreendedor não gastará com uma obra para adaptação do espaço de atuação.

Por outro lado, existem também algumas desvantagens. Como os espaços ficando cada vez mais caros devido a grande procura. Além da limitação de espaço, por exemplo, para fazer o estoque e exposição de produtos.

Vantagens de uma franquia em loja

As lojas físicas, por outro lado, também apresentam vantagens e desvantagens para o empreendedor.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Uma das vantagens é a possibilidade de oferecer uma experiência completa para o cliente no espaço.

Ou seja, terá a experiência na percepção do material, toque, perfume ou sabor. Além de questões como a arquitetura do local, com uma estrutura física marcante e atrativa.

Outra vantagem é a facilidade de venda na loja física, onde os clientes geralmente saem com o produto em mãos, com agilidade e comodidade. Além de não ter imprevistos como o atraso na entrega.

Os espaços físicos também oferecem maior segurança, reforçado pelo contato direto com o produto e o vendedor. Com um atendimento pessoal e próximo é possível também criar um ambiente mais seguro e acolhedor.

Esse contato maior permite que os clientes expliquem suas necessidades, expectativas, esclarecer dúvidas e receber dicas e sugestões dos vendedores.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Porém, há também certas desvantagens, como maior custo na manutenção da loja. Além do valor para ser investido na adaptação arquitetônica do espaço.

O que também inclui custos como aluguel, IPTU, licenças para funcionamento e vistorias.

Geralmente, também existe a necessidade de uma maior quantidade de funcionários. Além de manutenção e gerenciamento do estoque no ponto de vendas.

Em seguida, vamos apresentar opções de franquia de quiosque ou de loja para quem pretende investir no franchising.

Opções de franquia de quiosque ou loja

Agora, confira algumas opções de franquia de quiosque ou loja. Mas lembre-se de avaliar as marcas e identificar qual delas combina com o seu perfil empreendedor.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Dessa forma, você pode considerar os aspectos de cada uma e investir de forma mais assertiva. Por isso, analise as alternativas com cuidado. Confira!

[raio_x]

Como escolher franquia para abrir?

Existem alguns cuidados para escolher uma franquia para abrir. Por exemplo, existe a análise da capacidade de investimento e planejamento financeiro do investidor.

Mas outro fator é observar qual o perfil de franqueado ideal e habilidades necessárias para atuar no negócio.

Embora tenha o suporte, o franqueado também deve pensar que precisa ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao negócio. Isso porque, algumas franquias podem ser conciliadas com outras ocupações.

Enquanto isso, outras necessitam de uma dedicação integral para gerir o negócio.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Outro fator importante na hora de escolher uma franquia para abrir é a análise do mercado local. Nesse sentido, estudar a disponibilidade de inserção do negócio na região.

Como já citado, é indicado também que o empreendedor escolha um ramo de negócio que tenha afinidade para atuar.

Há também a dica de pesquisar bem as opções e conferir pontos altamente importantes, como a reputação da marca e os investimentos necessários.

Assim, o empreendedor pode conferir fatores importantes na Circular Oferta de Franquia (COF). Um documento obrigatório para todas as franquias e que deve descrever todos os aspectos fundamentais do negócio.

Cuidados importantes para abrir franquia

Para escolher a melhor franquia para se investir existem alguns cuidados importantes.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Como a avaliação da experiência da franqueadora com o franqueado. Em relação, por exemplo, ao suporte oferecido pelo franqueador, acompanhamento, manuais, entre outras questões.

Ao escolher uma franquia, o empreendedor irá se comprometer com o negócio.

Logo, para que tudo ocorra da melhor forma, precisa entender como funciona a relação com a franqueadora, se é satisfatória e suficiente.

Para isso, o empreendedor pode entrar em contato com franqueados e ex-franqueados. Esses contatos devem, por obrigatoriedade, estarem contidos na COF.

Outro cuidado é na escolha do segmento para seguir com o negócio. Evitar investir em modas passageiras ou em segmentos no qual o empreendedor não tem afinidade.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

O empreendedor também pode conferir a reputação da empresa no mercado, entre os consumidores e franqueados. Assim, para escolher uma marca reconhecida e com credibilidade para empreender.

Isso também inclui a saúde financeira da franquia e as exigências legais para começar o negócio. Afinal, para investir, o empreendedor deve entregar documentos que comprovem a sua capacidade financeira.

Além de que, a franqueadora deve garantir aos franqueados e viabilizar o negócio. Desse modo, precisa oferecer os dados financeiros capazes de atender as necessidades da gestão da rede como um todo.

Onde abrir uma franquia de quiosque?

Os locais mais comuns para se abrir uma franquia de quiosque são lugares com um grande fluxo de pessoas.

Sendo assim, se localizam em shoppings, estações de trem ou metrô, grandes supermercados, estacionamentos, entre outros.

Porém, para a escolha do local ideal, o franqueado irá receber todo o suporte necessário da franqueadora. Isso é feito com pesquisa de mercado, geomarketing e outras ferramentas.

Dessa forma, é possível identificar o local ideal, se baseando em dados como o público-alvo.

Então, levando em conta todas essas questões, é possível escolher de forma mais assertiva entre franquia de quiosque ou loja. Agora que você está por dentro do assunto abra o seu negócio e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje