Franquia de quiosque ou loja: como escolher o melhor modelo? Opções de negócio para abrir

Por
em
Lojas em uma rua. Ilustração do texto sobre franquia de quiosque ou loja.
Advertisement

Na hora de entrar no universo do franchising, uma questão comum é a dúvida entre uma franquia de quiosque ou loja. Por isso, neste texto você vai conferir qual a opção mais rentável e algumas possibilidades para empreender.

De modo geral, investir em modelo de franquias pode ser uma boa opção. Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor, em 2021, foi 10,7% maior do que em 2020.

Ou seja, mesmo com a instabilidade da economia, a franquia de quiosque ou loja apresentou lucros. Por isso, optar por um dos modelos de negócio dentro do franchising pode ser uma alternativa para a economia formal. Continue a leitura e saiba mais!

Como escolher entre franquia de quiosque ou loja?

Existem diversas franquias para se investir, em praticamente todos os segmentos do mercado. Porém, dentro do próprio mercado de franquias faz parte a existência de diferentes modelos de negócio.

Sendo assim, escolher entre uma franquia de quiosque ou loja é uma tarefa que precisa de análise. Dessa forma, é necessário o investidor saber qual ponto de venda é mais vantajoso para o seu perfil.

O modelo de loja física é o mais popular dentre as franquias. Outro ponto, é que existe uma grande variedade de produtos e serviços, com estoque e armazenamento mais robustos. 

Logo, o franqueado oferece tudo que a franqueadora possui. Depois, esse modelo consegue comportar um maior número de clientes.

Contudo, as lojas possuem gastos de manutenção maiores. Afinal, além de escolher o local em que sua empresa ficará, você precisa cuidar do espaço e pagar taxas de franquia, impostos, aluguel etc. 

Já o modelo de negócio de quiosque costuma trazer como principais vantagens a facilidade de instalação e locomoção. Então, o investidor escolhe com mais facilidade o ponto. 

Além disso, o valor do investimento é menor e muito atrativo. Por ser um modelo mais simples, diversos custos de investimento e manutenção caem de forma significativa. Por fim, isso possibilita ao franqueado ter chances de maior rentabilidade.

Vista aérea de quiosque de rua Ilustração do texto sobre franquia de quiosque ou loja.
O modelo de quiosques ou lojas têm suas vantagens e desvantagens nos pontos de venda.

De modo geral, a rentabilidade é a capacidade do negócio se pagar. Já o lucro é o dinheiro que ultrapassa a taxa de manutenção. Portanto, para franqueados novatos e com orçamento mais limitado, o quiosque pode ser a melhor opção. 

Até porque, este modelo exige menos funcionários. Para os empreendedores mais experientes e com maior investimento, as lojas tradicionais podem apresentar os resultados esperados.

5 franquias de quiosque para abrir

Como dito anteriormente,  os modelos de quiosques são opções compactas e enxutas, ideais para quem quer fazer investimentos menores. Porém, isso não limita as possibilidades do franqueado.

Isso porque, existem muitas franquias que valem a pena, nos mais diversos segmentos que funcionam no modelo de negócio de quiosque. Dessa forma, confira a seguir, algumas opções de franquia de quiosque em áreas variadas.

1. Only Mule

A Only Mule é a franquia ideal para quem busca independência financeira e um negócio moderno em franquia de quiosque ou loja. A empresa é uma coquetelaria de drinks exclusivos.

De modo geral, a Only Mule surgiu para inovar o momento do happy hour. Assim, a marca conta com um cardápio de 16 drinks originais, feitos com produtos de qualidade.

Os carros-chefes são Moscow Mule, Gyn Tônica e suas versões. Logo, o consumidor conta com drinks refrescantes, coloridos e instagramáveis.

Para o franqueado, a empresa também pode ser uma boa opção. Primeiramente, a Only Mule é uma franquia que demanda pouco espaço e colaboradores.

Portanto, o franqueado precisa contratar no máximo três colaboradores para manter o negócio. Além disso, não precisa que ninguém seja especialista em drinks.

Isso porque, o franqueado e os colaboradores passam por um treinamento para aprender a fazer as bebidas. Desse modo, toda a equipe aprende tudo o que for necessário em até dois dias.

Franquia de quiosque Only Mule. Ilustração do texto sobre franquia de quiosque ou loja.
Abrir uma franquia de drinks permite escolher entre modelo de loja ou quiosque. Logo, pode-se ter um breve retorno do investimento.

Outra vantagem da franquia é poder escolher o modelo de negócio. São três formatos, pensados para levar os drinks para os consumidores de forma exclusiva e personalizada.

Entre eles está o modelo Quiosque que exige de 6 a 9 m² e oferece bebidas e porções. Dessa maneira, o franqueado precisa de pouco espaço e gasta pouco com manutenção.

O diretor da franquia, Henrique Mol, acredita que a baixa complexidade para manter o negócio é um dos segredos do sucesso da Only Mule.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 18 meses

2. Padaria PET

Advertisement

A Padaria PET é uma rede de franquias que atua em diferentes áreas desse mercado no Brasil. Assim, é uma marca que oferece produtos de padaria e petiscaria para os animais de estimação.

Mas além disso, a fábrica da Padaria PET produz mais de 100 toneladas por ano entre petiscos, tiras de carnes e outros alimentos para cães e gatos. Logo, não é preciso ser especialista no segmento pet para se tornar um franqueado.

O franqueado pode escolher o modelo de quiosque, menor e mais compacto. Por fim, neste modelo de negócio as delícias ficam mais visíveis para agradar os pets e seus donos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 40 meses

3. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, oferece produtos exclusivos para cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

Sendo assim, os franqueados podem optar pelos quiosques de shoppings, que embora sejam compactos, possuem um display próprio para expor os produtos de forma atrativa.

Além do mais, a marca tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente que busca produtos veganos, sem testes em animais. 

Frasco com conta gotas em cima de bloco de madeira e envolto por pétalas cor de rosa. Ilustração do texto sobre franquia de quiosque ou loja.
Cosméticos naturais são boa opção de investimento no setor de franchising.

Dessa forma, conta com um portfólio de cremes, perfumes, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

4. Casa Pilão

A rede de franquias Casa Pilão é uma marca tradicional, líder de mercado e com o tradicional café forte do Brasil. A rede também oferece um amplo mix de produtos com qualidade, que são produzidos por fornecedores homologados. 

Então, a marca entrega mais do que apenas a “hora do cafezinho”, mas também desperta os sentidos e entrega experiências.

Sendo assim, os franqueados da marca têm um negócio com modelo enxuto e gestão simplificada em forma de quiosque de cafeteria. Além disso, a rede possui produtos de fácil aceitação do público. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

5. Zastras Brinquedos

A Zastras Brinquedos é uma rede de lojas de brinquedos e livros. Assim, a marca procura trazer um novo conceito para lojas de brinquedos educativos. 

Advertisement

Dessa forma, cultiva o interesse pelo universo lúdico. A rede também tomou como desafios encontrar meios de associar cada vez mais o momento de brincar com a evolução individual de cada criança.

Além do mais, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio simples e com layout atraente para o público infantil. A franqueadora oferece ainda suporte na escolha do ponto comercial e outros apoios ao investidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 93 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

4 franquias loja para investir

Agora, você vai conferir algumas opções de franquia de loja para quem tem condições de investir com valores mais altos. Porém, vale lembrar que os gastos relativos a um espaço físico não se resumem a formatar o espaço.

De modo geral, as franqueadoras informam na Circular de Oferta de Franquia (COF) sobre todos os gastos previstos com espaço, reforma, manutenção e muito mais. Por isso, a análise cuidadosa desse documento é fundamental, antes de escolher o local e o ponto comercial.

Afinal, lojas podem ser instaladas em ruas, centros comerciais, galerias, shoppings e muito mais.

1. Acquazero

Em que tipo de negócio é mais rentável investir no segmento de estética automotiva? A resposta é: Acquazero, a maior franquia de limpeza ecológica do mundo.

Antes de mais nada, a marca se consolidou, em 2021, como uma das maiores franquias do Brasil. Isso porque, ela aparece em 34° lugar no ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com maior número de unidades.

Já atualmente, a Acquazero conta com 800 unidades. Além do Brasil, também está presente no México, Estados Unidos e República Dominicana.

A expansão da Acquazero é consequência de muitos fatores, como a grande oferta de serviços, que ganhou o gosto do público pela praticidade.

Dessa forma, os franqueados podem oferecer: limpeza ecológica, enceramento, polimento, impermeabilização, vitrificação e muito mais.

Todos os serviços podem ser realizados em carros, motos e até embarcações. Além disso, a rede possibilita atuar com limpeza a seco de colchões e estofados. 

As franquias são instaladas em shoppings, supermercados etc. Ou seja, locais em que há grande fluxo de veículos. 

Sendo assim, o franqueado escolhe sua unidade de franquia de limpeza automotiva no modelo de loja física com formatos diferentes. O que muda é o local, tamanho da unidade etc.

Além de tudo, o franqueado conta com uma variedade de suportes. E pode recorrer aos treinamentos sempre que precisar, por meio de uma plataforma online.

Marcos Freitas iniciou sua unidade, a Acquazero Sudoeste Brasília, em abril de 2021. Desde então, o franqueado tem tido bons resultados.

Saiba o segredo dele e de outros franqueados Acquazero no vídeo abaixo. Assista!

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Beep

A franquia Beep é uma rede de lojas especializada em produtos de conectividade e conveniência. Assim, a marca abrange diversos itens como smartphones, informática, aparelhos celulares etc.

De modo geral, a franquia oferece três modelos de negócios: Stand ou Loja Express, a Loja Standard e a Loja Premium. Cada uma ideal para diferentes necessidades de acordo com a realidade do franqueado.

Por fim, os candidatos a franqueados precisam ter o capital necessário para investimento, facilidade no relacionamento interpessoal e gostar do ramo de comércio de produtos ligados à conveniência e conectividade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

3. Sucão

A Sucão é uma franquia focada em alimentação saudável, com o objetivo de ser a principal referência do mercado. Assim, o foco da rede é oferecer um estilo de vida saudável e equilibrado para os seus clientes. 

Dessa forma, a rede foi elaborada para facilitar a gestão do negócio e garantir a qualidade dos produtos. Por isso, a franqueadora conta com dois tipos principais de negócio, a Loja de Shopping e a Loja de Rua. 

Sendo assim, o franqueado escolhe a loja que melhor se adapta aos seus objetivos. Para isso, conta com suporte da franqueadora, incluindo a escolha do ponto comercial e formatação do ambiente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

4. Arezzo

A Arezzo é uma rede de franquias referência no segmento de bolsas e calçados. Além de ser uma das marcas mais consumidas no Brasil.

close de sapatos verde de camurça em fundo branco
Franquia de sapatos se baseia em tamanho de cidade para determinar especificações da loja tradicional.

A marca é ideal para cidades a partir de 300 mil habitantes. E está há 47 anos no mercado, com mais de 420 lojas espalhadas por todos os estados brasileiros. 

Logo, a rede atende a diferentes perfis e faixas etárias de consumidoras. Assim, a franquia possui um mix diversificado de produtos, entregando variedade para a escolha de diferentes tipos de clientes. 

Além de sempre acompanhar e estar alinhada às tendências do mercado da moda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 700 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 36 meses

Com tantos negócios lucrativos com pouco investimento, pode parecer difícil escolher o melhor para o seu perfil. Mas você pode analisar alguns fatores antes de assinar o contrato.

Agora que você sabe mais sobre franquia de quiosque ou loja, separamos este texto que pode te ajudar: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

*Informações publicadas em MARÇO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement