5 dicas para empreender e ter sucesso: passos que você precisa seguir

Por
em
Mulher de braços cruzados olhando para parede com papéis colados. Ilustração do texto sobre dicas para empreender.
Advertisement

Algumas dicas para empreender podem facilitar bastante a vida do investidor sem experiência. Pensando nisso, preparamos algumas recomendações valiosas para você começar a investir!

Com a pandemia, o empreendedorismo se tornou uma alternativa para muitos brasileiros. De acordo com um levantamento, o Brasil registrou mais de 4 milhões de novos negócios, em 2021.

Assim, o país teve um crescimento de 19,7% no número de empreendimentos. Mas não basta abrir um negócio sem planejamento. Afinal, muitos fatores influenciam no sucesso de uma empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Dicas para empreender que vão facilitar seu sucesso

Ter um negócio de sucesso é o desejo de muitos brasileiros. Mas atingir renome e bons lucros não é algo que acontece da noite para o dia. Por isso, é preciso planejar cada aspecto com muito cuidado, respeitando suas particularidades.

Então, confira abaixo algumas dicas para empreender que vão te ajudar a ter mais clareza ao abrir seu próprio negócio.

1. Escolha uma ideia que combina com você

Abrir um negócio é uma grande responsabilidade. Por isso, cada decisão deve ser tomada com cuidado e responsabilidade. Depois, o empreendedor precisa se dedicar e se esforçar para dar o seu melhor. 

Dessa forma, ao escolher uma ideia que combina com você, esse trabalho é mais simples. Afinal, atuar com o que se gosta faz toda a diferença nos resultados finais. E essa dedicação necessária não fica tão pesada e maçante. 

Além disso, encontrar uma área que se gosta permite enxergar lacunas nesse mercado e trazer inovações para o seu negócio. Afinal, encontrar um diferencial em mercados com alta concorrência é uma tarefa difícil.

Mas quando o empreendedor tem afinidade com a ideia, o processo de análise e leitura do mercado se torna mais simples e natural. Porém, é preciso conhecer o seu perfil empreendedor.

Ou seja, se você é uma pessoa que não tem facilidade de comunicação com o público, escolha um negócio que não exija essa atividade de forma constante. 

Mulher escolhendo opções em cardápio digital de panificadora. Ilustração do texto sobre dicas para empreender.
A primeira dica para empreender é escolher um negócio que te motive.

Enquanto isso, se você é uma pessoa muito sociável, um negócio que precisa de muita interação com clientes pode ser uma boa aposta. 

Algumas pessoas buscam um negócio como complemento de renda, que permita uma atuação sem a necessidade de largar a ocupação principal. Por outro lado, outras procuram negócios como renda principal e estão dispostas a atuarem por completo na empresa.

Neste sentido, é preciso escolher um segmento que você goste, mas que também se adeque aos seus objetivos, necessidades e disponibilidade de atuação.

2. Pesquise sobre o mercado

Advertisement

Mesmo já com experiência e afinidade no segmento é indispensável realizar uma boa pesquisa antes. Isso porque, essa análise pode englobar diversos aspectos e varia de acordo com o tipo de negócio escolhido. 

Por exemplo, a área de atuação, se é um negócio físico delimitado por barreiras geográficas ou uma atuação online para todo o país. Além disso, é importante se atualizar sobre o segmento escolhido em veículos de informação especializados.

Afinal, os dados do mercado também são importantes. Sendo assim, essas informações apontam se o mercado está em alta ou em baixa e quais suas tendências para os anos seguintes. 

Portanto, com a análise é possível ter previsões de faturamento e dados dos anos anteriores. Todos esses aspectos apontam diversos pontos fortes e fracos desse segmento e permitem que você tome decisões mais assertivas.

Sendo assim, é mais fácil enxergar as lacunas no mercado ou suas deficiências e como atendê-las. Logo, essas soluções apresentadas podem ser um grande diferencial no mercado, influenciando diretamente no sucesso do empreendimento.

3. Aprenda sobre seu público-alvo

Uma das dicas para empreender mais importantes é conhecer seu público de consumo. O público-alvo de um mercado pode ser extremamente amplo e variado. Dessa forma, é importante para o empreendedor focar em um público dentro desse mercado. 

Mulheres escolhendo roupas em loja de departamento. Ilustração do texto sobre dicas para empreender.
Os hábitos de consumo do público-alvo são um ponto de partida interessante para analisar.

Desse modo, fazer um planejamento ajuda bastante no gerenciamento e planejamento do negócio. Assim, o documento deve delimitar a localidade desse público, se ele consome fisicamente ou de maneira virtual. Além disso, é importante conhecer os hábitos desse público e seus ideais.

Já outros pontos importantes também são o momento de vida, se essas pessoas estão dispostas a pagar mais ou a economizar nas compras e saber se esse público é delimitado por alguma faixa etária ou gênero. 

Atualmente, as empresas também precisam ter valores e mostrar que se importam com a comunidade e com o ambiente. Por isso, delimitar e conhecer o público-alvo ajuda a transmitir as informações.

Por isso, as informações sobre o público-alvo são de extrema importância para o planejamento do negócio. Porém, após a inauguração esse trabalho continua. Afinal, por mais que o planejamento seja bem feito, na atuação muitas coisas podem mudar. 

Então, é fundamental sempre continuar aprendendo com o seu negócio e seu público e manter uma comunicação efetiva com o mesmo. Por fim, um bom atendimento ajuda o empreendedor a manter sua relação com os clientes.

4. Organize suas finanças

A organização financeira é indispensável para quem quer empreender. Primeiramente, é necessário separar as finanças pessoais e as empresariais. Isso porque elas não devem se misturar para não gerar confusões futuras e até mesmo prejuízos. 

Essa separação auxilia no planejamento financeiro e na sua padronização. Em seguida, é importante ter atenção ao investimento inicial.

Advertisement

Para abrir um negócio, será necessário desembolsar um valor que deve ser mantido até o empreendimento alcançar o ponto de equilíbrio. Ou seja, quando os custos já são cobertos pelo faturamento do negócio e começa a gerar lucros. 

Assim, um negócio físico irá exigir certos gastos, enquanto um negócio online irá precisar de outros. Por isso, é essencial pesquisar tudo que vai ser necessário para tornar hábil a abertura da empresa. 

Homem olhando cartão de crédito e recibo de pagamento. Ilustração do texto sobre dicas para empreender.
Organizar as finanças inclui ter uma conta pessoal e outra para o negócio.

Por exemplo, a criação de um CNPJ, alvará para funcionamento, gastos fixos e variáveis, pagamento dos funcionários. Todos estes valores devem estar no planejamento, já que o gasto inicial não é o único.

Além do mais, é preciso delimitar se o negócio vai precisar de um local para estoque ou vai funcionar completamente online, se vai ter funcionários ou não, quais serão os custos com a manutenção do negócio, qual será o investimento no marketing, entre outras questões.

5. Defina metas para o negócio

Entre as dicas para empreender, está definir metas e os objetivos do empreendedor, que precisam ser realistas. Isso significa começar com os passos mais simples. 

Muitas pessoas sonham alto com os seus negócios e isso é natural. Porém, para isso ser alcançado e mantido não se pode pular etapas.

Além disso, metas muito altas ou muito distantes costumam desanimar as pessoas. Assim, com metas menores e alcançáveis o empreendedor vai ter a gratificação de alcançar o objetivo e caminhar gradualmente para os resultados desejados.

De modo geral, todo começo costuma ser difícil, é uma fase de experiência e testes. Mas o planejamento ajuda muito na atuação ao estabelecer os passos e prazos para conseguir atingir os objetivos pessoais e do negócio.

Contudo, isso não impede que imprevistos aconteçam. Por esse motivo, acompanhar o negócio de perto ajuda a adaptar os processos. Assim, essas metas podem mudar caso o empreendedor enxergue que é necessário. 

Porém, sempre deve seguir essa ordem crescente. Além do mais, as metas devem estar alinhadas com a realidade do negócio e do empreendedor, para que os esforços necessários sejam mobilizados para atingir o objetivo.

Qual a melhor forma de empreender?

A melhor forma de empreender vai variar de investidor para investidor. Mas no mercado de franquias é possível empreender em diversas áreas com segurança. Assim, é uma ótima opção para quem quer ter o próprio negócio.

Homem usando computador com tela aberta em buscador escrito FRANCHISE.
Entre as formas de empreender, o sistema de franchising se destaca pela segurança.

Afinal, empreender do zero pode ser trabalhoso. Além de que metade dos negócios abertos do zero costumam fechar depois de um período de dez anos.

Por meio das franquias é possível empreender com todo o apoio e experiência acumulada pela franqueadora. Dessa maneira, o franqueado será associado da marca tendo diversos treinamentos, assessorias, palestras, entre outros auxílios. 

Além disso, os valores já estão organizados e o investidor vai saber a quantia exata dos gastos. Isso porque, todas as informações relevantes para o futuro empreendedor estão na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Neste sentido, o plano de negócio também é pronto e testado por diversos outros franqueados. Assim, o investidor conta com todo o know-how da marca e dicas de especialistas para sua atuação. 

Muitas vezes empreender com uma franquia também pode ser mais barato. Sem contar a infinidade de opções, já que há franquias em praticamente todos os nichos.

Porém, isso não significa que o franqueado não tenha responsabilidades e deveres a seguir. Você também deve se atentar a todas as outras dicas anteriores. Afinal, será responsável pelo negócio, que irá acompanhar a atuação diretamente. 

Dessa forma, é seu dever gerenciar o negócio. Por todos esses fatores, as franquias são negócios em que vale a pena investir.

Agora que você conhece as dicas para empreender, confira opções de investimento no botão acima, ou no link a seguir: Franquias baratas 2021/2022: 240 melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro.

Advertisement
Advertisement