Confira 7 passos para ter uma franqueadora de sucesso!

Por
em
Advertisement

O mercado de franquias tem atraído muitas empresas que querem se tornar uma franqueadora para expandir os seus negócios.

Este processo exige muito cuidado da empresa, para que ela possa se organizar da maneira ideal, visando um empreendimento lucrativo e interessante.

No entanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre este processo de formatação de franquia. Por isso, trazemos este conteúdo para lhe ajudar a entender um pouco mais sobre esta mudança.

Saiba como montar sua franqueadora e lucrar

Para montar uma franqueadora que ofereça um modelo de negócio atrativo e lucrativo para a empresa, bem como para os futuros franqueados, o processo de formatação da franquia deve ser bem-feito.

Dentro desse processo, existem etapas que demandam cuidado e atenção por parte da empresa. Aqui, separamos algumas que merecem um destaque especial.

1. Faça uma boa análise de franqueabilidade

A análise de franqueabilidade é um dos primeiros passos para fazer a mudança para o modelo de franquia.

Neste estudo, a empresa analisa se o seu modelo de operação e fabricação pode ser replicado em unidades espalhadas no território, bem como verifica se a marca possui produtos ou serviços que possam ser inseridos no sistema de franchising.

Da mesma forma, aqui, o empresário fica sabendo se a mudança é viável financeiramente.

Pois se a empresa oferecer um modelo de negócio caro e pouco lucrativo, franquear pode não valer a pena. Nesse sentido, se a marca perder em qualidade devido ao franqueamento, também é algo a se repensar.

Ou seja, o resultado desta análise decidirá se a empresa possui qualidades e características que possam gerar um modelo de franquia viável e atrativo.

Logo, separamos um ebook para lhe ajudar com mais informações sobre como abrir uma franquia de sucesso.

ebook como abrir uma franquia de sucesso

2. Realize ajustes no modelo de negócio

Advertisement

Na análise da franqueabilidade, a empresa examina a sua estrutura interna e seus meios de produção.

Depois deste estudo, ela verifica quais as mudanças necessárias para que a empresa possa se tornar uma franqueadora. Estas mudanças podem acontecer no modo de gestão ou de produção da marca.

Sendo assim, algumas etapas dos processos internos podem exigir algumas adaptações para se adequar ao modelo de franquia. Pode ser uma redução de custos ou otimização de procedimentos, por exemplo.

Para alguns tipos de negócios, a empresa também terá que fazer alterações em sua logística para melhor realizar sua expansão por meio de unidades franqueadas.

3. Elabore os documentos necessários

A formatação de uma franquia passa também pela parte burocrática, que envolve documentos legais e alterações contratuais.

O mercado de redes de franquias no Brasil é regulamentado pela Lei nº 13.966/19. Nesta norma, constam alguns documentos necessários para as franqueadoras.

Entre eles está a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nela, a empresa deve fornecer diversos tipos de informações para os interessados na marca.

A lei enumera uma série de informações que devem constar, como balancetes da empresa e os direitos e deveres dos franqueadores e franqueados.

A Circular deve informar ainda os investimentos necessários para abrir uma unidade, o que inclui as taxas de franquia e de royalties da marca.

Além disso, para formatar uma franquia, a empresa deve proteger a sua marca para uso exclusivo, bem como a proteção intelectual de todo o seu know-how. Isso evita que terceiros utilizem-os sem o seu consentimento.

Imagem de uma parte de um contrato escrito "I Agree" (imagem ilustrativa). Texto: franqueadora.
A COF serve como um pré-contrato de franquia que garante a segurança jurídica das partes.

4. Crie manuais e treinamentos detalhados

O modelo de franquia se baseia em unidades da marca que trabalham com os mesmo produtos e/ou serviços. Por isso, cada uma delas deve seguir um modo de produção e execução do negócio.

Para que essa padronização ocorra de maneira eficiente, a franqueadora deve produzir manuais de operação claros e objetivos para facilitar o entendimento por parte dos franqueados.

Da mesma forma, a marca deve realizar treinamentos, ensinando detalhadamente o modo de produção da empresa.

Assim, todas as unidades poderão realizar o mesmo trabalho, com a mesma qualidade e resultados.

Do mesmo modo, cabe à franqueadora atualizar as unidades, seja por meio dos manuais ou treinamentos, quando ocorrer melhorias ou alterações no sistema da marca.

5. Estabeleça uma estratégia de marketing para expansão

A franqueadora deve ter uma estratégia de expansão muito bem definida em seu plano de negócios. Assim, ela poderá orientar ações de marketing para este momento da empresa.

Algumas franquias mais baratas devem investir em meios de comunicação de massa, mais simples, como mídias sociais.

Por outro lado, negócios mais complexos, para investidores maiores, o marketing deve se voltar para feiras de negócios e outros meios de comunicação.

Todavia, a empresa não pode esquecer, principalmente, do marketing voltado para seus clientes. Ela deve informar seus consumidores das mudanças ressaltando que isso será bom para eles, que poderão encontrar a marca em mais lugares.

6. Monte uma boa equipe de vendas

O objetivo final de franquear é vender unidades de sua franquia e expandir a marca cada vez mais. E nessa hora é fundamental contar com uma boa equipe de vendas para atuar nesta frente.

Seus vendedores devem estar prontos para atrair os empreendedores ávidos por terem o próprio negócio. Para isso, é preciso mostrar para eles as qualidades e a lucratividade que a empresa oferece.

Da mesma forma, é importante mostrar que o seu modelo de negócio cumpriu todas as etapas de formatação de modo eficiente e seguro. Como resultado, eles terão uma jornada de sucesso.

Separamos um vídeo sobre como transformar sua empresa em uma franquia. Depois, trazemos uma dica importante para quem deseja contratar uma consultoria para este processo. Continue acompanhando!

7. Contrate uma consultoria para franquear

Uma consultoria facilita o processo de formatação, fazendo com que a franqueadora possa se organizar de maneira segura.

Nesse sentido, ela simplifica algumas etapas, pois já possui expertise para achar as soluções para este processo.

Uma destas empresas é a NX Franquias, especializada na formatação de franquias e expansão de marcas. Com ela, sua empresa poderá contar com auxílio nas diversas etapas deste processo.

A NX Franquias traz consigo a experiência do grupo Encontre Sua Franquia, do qual faz parte, uma das maiores holdings de franquias do Brasil, com mais de mil franqueados.

Sendo assim, com o auxílio de uma consultoria como a NX Franquias, a sua empresa poderá formatar um modelo de negócio atrativo para os franqueados. Isso sem deixar passar detalhes despercebidos que podem impactar negativamente na marca ao longo do tempo.

Além da formatação em si, a NX Franquias ainda conta com projetos que ajudam com a expansão de marcas, como Feiras de Franquias Virtuais e canais de empreendedorismo na internet.

Não perca tempo e entre em contato agora com a NX Franquias pelo link abaixo e conheça o que a consultoria pode fazer pela sua empresa!

Advertisement
Advertisement