Franquia de seguros: esse negócio é para você?

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Parte do setor de Serviços e Outros Negócios, uma franquia de seguros tem um bom público e faturamento. Mas esse negócio é para você? Acompanhe o texto e saiba a resposta!

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2022, o segmento de seguros registrou uma arrecadação de R$ 355,9 bilhões. Em outras palavras, investir em uma franquia de seguros é, sem dúvidas, muito interessante para quem deseja empreender.

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Isso porque, esse tipo de negócio atua em um segmento bastante próspero e variado. Além disso, financeiramente falando, a opção pode ser atraente para empreender. Porém, alguns fatores são determinantes para você alcançar o sucesso como um franqueado no ram o de seguros.

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Mas, antes de investir, é necessário analisar todos para que você feche o melhor negócio com a franqueadora. Continue a leitura!

Devo investir em uma franquia de seguros?

Se você deseja ter o seu próprio negócio lucrativo, considere investir em uma franquia de seguros. Afinal de contas, ninguém deseja empreender com algo sem retorno financeiro, certo?

No entanto, esse não é o único ponto a ser analisado. Aliás, esse deve ser apenas o terceiro atrativo, pois gostar da atividade e ter disciplina são os dois principais aspectos. Enfim, para ajudar você a fazer essa escolha, separamos cinco pontos para refletir sobre a pergunta: essa franquia é para mim? Confira!

1. Tenho interesse pelo setor de seguros?

Franqueados recebem apoio e treinamento das franqueadoras. Assim, é possível compreender melhor o mercado no qual vão atuar, o que são os serviços e para quem se destinam.

Isso sem contar o suporte para gerenciar seu negócio, de forma que tem mais chances de prosperar. Dessa forma, não é preciso contar com experiência prévia no ramo.

Porém, ter todo treinamento do mundo não adiantará nada se você não gosta do mercado segurador. Para que o seu negócio evolua, será necessário muito estudo, trabalho e dedicação. Tudo isso depende de uma identificação pessoal com o setor.

Reflita com a gente: quantas vezes você já iniciou um projeto, e desistiu dele porque não gostava tanto do tópico?

Por fim, se isso acontecer com a sua empresa, seu prejuízo financeiro poderá ser um problema. Sem falar na frustração de ter investido seu tempo em uma área pouco atrativa.

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2. Estou preparado para trabalhar com produtos e públicos diversificados?

Muito se engana quem acha que as seguradoras trabalham com um ou dois tipos de produtos e um público restrito. Na verdade, existem seguros voltados para os mais diferentes propósitos e perfis de clientes.

Por exemplo, você conhece o seguro pet? E o seguro de smartphone? Um franqueado de seguros pode trabalhar com os segmentos de Saúde, Previdência, Consórcios, Seguros Empresariais, de Veículos, Imóveis, Responsabilidade Civil, entre outros!

Desse modo, graças a essa variedade de serviços, na carteira de clientes de um corretor podem figurar pessoas físicas, autônomos e empreendedores. Assim como imobiliárias, sindicatos, órgãos públicos, concessionárias e empresas de todos os portes e tipos.

Por esse motivo, o franqueado precisa ter conhecimento dos produtos e muito jogo de cintura. Não só para fazer a abordagem adequada a cada perfil de consumidor, mas para indicar os melhores produtos e planos a cada um.

Um bom corretor oferece seguros que atendem as necessidades do cliente. Ao mesmo tempo, o serviço deve ficar dentro da faixa de investimento que o consumidor pode pagar.

Associar proteções, mas sem “empurrá-las” ao usuário é outro cuidado importante que pode aumentar o ticket médio das contratações.

3. Consigo ficar antenado às novidades e usar isso a meu favor?

Nos últimos anos, o Brasil viveu diversos momentos de instabilidade econômica. Por isso, quem tem um negócio próprio precisa estar atento às novidades e mudanças que acontecem no cenário financeiro.

Mudanças econômicas têm forte influência no comportamento e nas preferências do consumidor. As novas leis trabalhistas e as propostas de mudança na Previdência, por exemplo, geraram certa insegurança no trabalhador.

Isso fez crescer o interesse do público em conhecer e contratar uma previdência privada. Além disso, os altos índices de desemprego, somados ao crescimento do empreen dedorismo no Brasil, são outros fatores interessantes.

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Ele tem impulsionado a procura por produtos como os consórcios e os seguros empresariais. Todas essas tendências impactam diretamente no mercado de seguros e nas franquias de seguros.

Logo, aí que está a importância de se manter antenado. Com esse cuidado, é possível se preparar para mudanças que possam elevar, ou diminuir, a demanda por um determinado produto ou segmento.

4. Tenho vontade de crescer e visão de negócio?

Uma franquia é um modelo de negócio já validado que conta com o suporte pleno da franqueadora. Ainda, uma unidade é uma empresa independente, com CNPJ e razão social diferentes da franqueadora.

Logo, o sucesso de uma franquia está relacionada, entre outros fatores, com o espírito empreendedor e visão de negócios do franqueado.

Quem está à frente de uma franquia se torna responsável pela contratação dos funcionários, por liderar e motivar a equipe. Também é responsável por mostrar como o trabalho deve ser executado e gerir todas as áreas do negócio.

Dessa forma, a maioria das franqueadoras procura franqueados que realmente querem empreender. Aqueles que não têm uma visão de futuro estabelecida costumam não ter o perfil ideal.

5. Consigo lidar com a supervisão de uma franqueadora?

Como uma franquia é um modelo de negócio padronizado, existem regras que precisam ser cumpridas pelo franqueado.

No caso das franquias de seguro, existem sistemas que devem ser usados e procedimentos que precisam acontecer obrigatoriamente. Também é necessário respeitar a lista de produtos que fazem parte do portfólio fixo e outros aspectos.

Por esse motivo, ao decidir fechar o negócio, você deve conhecer os seus deveres e as regras a serem seguidas. Essas informações ficam listadas na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca, e também no contrato do negócio.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Nesse sentido, devem aparecer de modo explícito, e serem esclarecidas pela franqueadora sempre que necessário. Isso não significa, porém, que o empreendedor não possa ser criativo, pelo contrário. A proatividade e a inovação são bem-vistas pela maioria das franqueadoras.

Em todo o caso, é preciso manter contato direto com a dona da marca. Sempre que uma nova ideia surgir, é importante que a empresa franqueadora seja consultada sobre ela.

Apenas com a aprovação da “matriz”, o empresário poderá implementar uma novidade. Do contrário, poderá ser notificado por desrespeitar o contrato e enfrentar problemas com a marca.

Conheça a Quisto Corretora de Seguros

Fundada em 2012, a Quisto Corretora de Seguros é uma rede que oferece os mais variados produtos. São seguros de vida, de veículos, de viagem, saúde, empresarial, entre outros, direcionados a pessoas físicas e jurídicas.

Para investir, o franqueado pode escolher entre dois modelos: a Loja Física e a Home Office. Na segunda opção, o empreendedor pode trabalhar em casa, por meio de um computador e internet.

Porém, é necessário um investimento inicial e prazo de retorno relativamente curto, de seis a 18 meses. A seguir, listamos os custos associados à abertura de uma unidade Quisto. Acompanhe!


Quisto Home OfficeQuisto Loja Física
Taxa de Franquia R$ 18 mil R$ 25 mil
Abertura EmpresaR$ 600,00R$ 1,5 mil
Capital de GiroR$ 3 milR$ 10 mil
Projeto ArquitetônicoR$ 3 mil
Total aproximado do investimento R$ 22 mil R$ 69,5 mil

Na hora de abrir a sua franquia de seguros, verifique se você atende aos aspectos citados neste texto. Especialmente no que diz respeito ao seu interesse no ramo. Agora que está por dentro do assunto, empreenda com o seu próprio negócio e lucre!

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