A maioria das pessoas, quando ouve falar de franchising, logo pensa na franquia do McDonald’s, e isso não é à toa. Afinal, a marca é uma das maiores redes de fast food do mundo. Aqui, você vai descobrir um guia estratégico sobre a marca e entender como investir no seu próprio negócio do segmento de Alimentação.
Mas antes de qualquer decisão sobre empreender nesse setor, é essencial entender a força dessa indústria no Brasil. Em 2024, o faturamento do mercado alimentação alcançou cerca de R$ 1,2 trilhão, registrando um crescimento de 9,9% em comparação com 2023. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) e reforçam a relevância do segmento para a economia do país, além de evidenciar o seu potencial para quem deseja investir.
Já o sucesso do McDonald’s no Brasil, e em todo o mundo, é indiscutível. Seja pela música que explodiu na década de 1990, sobre o Big Mac, ou pelo fato de estar presente em quase todos os países do mundo. Não é à toa que essa é uma das marcas mais conhecidas, e uma das franquias mais bem-sucedidas no mercado. Está preparado para conhecer o McDonald’s? Continue a leitura!
Qual a história da franquia do McDonald’s?

A história de uma das maiores rede de fast-food do mundo se inicia ainda na década de 1930. Foi quando os irmãos Dick e Mac McDonald abriram seu primeiro empreendimento na Califórnia, Estados Unidos, investindo em um conceito bem diferente de venda de hambúrgueres.
Dessa forma, buscando um modelo inovador, eles desenvolveram um sistema ágil, capaz de entregar um sanduíche em questão de segundos.
O que parece comum hoje, na época era algo surpreendente. Afinal, todos os restaurantes que ofereciam o mesmo prato demoravam muito para entregar o pedido para os clientes. Em questão de meses, o McDonald’s já era referência na região.
Com o passar dos anos, surgiu o empresário que mudaria toda a história do restaurante. Ray Kroc era um comerciante de máquinas de milk-shake. Ao descobrir um pedido muito além do normal de seus equipamentos, decidiu atravessar os EUA para conhecer o restaurante.
Dessa forma, ao observar o modelo inovador, Kroc fez uma proposta de sociedade com os irmãos McDonald e abriu a primeira franquia do restaurante. O estabelecimento foi o primeiro a usar os arcos dourados, instalado em Chicago. Abaixo, confira mais etapas dessa trajetória.
Como o McDonald’s se tornou o que é hoje?

Com Ray à frente do negócio, cuidando para conseguir franqueados, a marca passou a crescer nos Estados Unidos. Um dos objetivos do empresário era transformar o restaurante McDonald’s em referência nas cidades, assim como eram conhecidas a prefeitura e igrejas nas localidades.
Dessa forma, na década de 1960, aconteceu o grande boom da marca. Vendo a necessidade de criar mais e mais restaurantes, Kroc decide montar a McDonald’s Corporation.
Uma das primeiras ações da companhia foi adotar um modelo em que ela comprava o terreno e alugava o espaço para os futuros franqueados. Assim, com o sucesso que a marca já possuía nessa época, o McDonald’s começou a ganhar o mundo.
Desde então, quando se pensa em fast-food, é impossível não pensar no McDonald’s e em seus tradicionais sanduíches, como o Big Mac, e em personalidades como o palhaço Ronald McDonald’s.
McDonald’s no Brasil
Com a sua expansão, não demorou muito para o McDonald’s chegar ao Brasil, em 1979, a primeira unidade foi inaugurada no Rio de Janeiro, em Copacabana. Dois anos depois foi a vez de São Paulo, (SP) ganhar uma unidade, dessa vez, na Avenida Paulista.
Desde então, a franquia McDonald’s vem se espalhando por todo país. Atualmente, existem por volta de 2,7 mil de unidades em operação no país, entre eles restaurantes e quiosques. Portanto, para se ter ideia, a marca costuma receber cerca de 2 milhões de clientes por dia, e para isso, conta com uma equipe de cerca de 50 mil funcionários, aproximadamente.
Como funciona o sistema de franquia do McDonald’s?

Os brasileiros que desejam se tornar franqueados do McDonald’s devem se preparar para investir um bom dinheiro. Porém, antes de entrarmos nos valores, é necessário entender como funciona o modelo atual de franquias da marca. Na América Latina, a holding Arcos Dourados, com sede no Uruguai, é a responsável por desenvolver a marca na região e Caribe.
Sendo assim, cabe à empresa validar a inscrição dos candidatos e prestar os treinamentos e suportes necessários para o desenvolvimento dos restaurantes.
Por fim, o futuro franqueado pode escolher diferentes tipos de modelo de franquias, sendo eles: quiosque para comercialização de sorvetes, restaurante de rua, shopping ou outros centros comerciais. Quer saber o que é preciso para se tornar um franqueado McDonald’s? Calma que vamos lhe explicar, mas antes disso, entenda mais sobre os valores de investimento da marca.
Valores da franquia McDonald’s

Agora que você sabe onde procurar e quais tipos de empreendimento você pode abrir da McDonald’s, é hora de conhecer o quanto esse negócio vai custar para o seu bolso.
Por ser uma rede que conta com uma identidade visual e um padrão muito elevado, é comum que os valores sejam, também, altos. Assim, de acordo com a franqueadora da marca, para empreender com o modelo de franquias do McDonald’s mais básico, é preciso fazer um investimento inicial mínimo de 2.670.000,00.
Porém, vale lembrar que o investimento inicial varia de acordo com o tamanho da sua unidade. Então, se você quer investir apenas na franquia de sorvete da marca, saiba que esse investimento único não é possível. Ou seja, é necessário comprar o pacote completo.
Com relação às taxas mensais, os royalties do McDonald’s giram em torno de 5% do faturamento bruto da loja. Por fim, o faturamento médio do empreendimento gira em torno dos R$ 560 mil, gerando uma rentabilidade em torno de 8% a 10%. Caso tenha mais dúvidas sobre o investimento no negócio, você pode conversar diretamente com a franqueadora.
Quanto custa a franquia do quiosque de sorvete do McDonald’s?

Algo que pode chamar bastante atenção de investidores são os quiosques de sorvete das franquias McDonald’s. Isso porque, essas pequenas unidades estão presentes em vários pontos estratégicos e são bastante atrativas.
Os quiosque contam com uma estrutura completa: desde a parte do caixa e balcão para atendimento, até as máquinas necessárias para operar as sobremesas disponíveis e o espaço necessário para o estoque dos produtos.
Mas você precisa saber que, para ter um quiosque de sorvete do McDonald’s, como explicamos, é preciso adquirir o pacote completo da franquia. Ou seja, não é possível ser um franqueado apenas do quiosque de sorvete. Por isso, se este é o seu desejo, será precisa investir na marca como um todo, ou seja, algo com custos bem maiores.
Isso porque, o modelo de quiosque está atrelado à unidade McDonald’s que já se encontra em um determinado lugar. Tanto que a própria unidade abastece esse quiosque. Como dissemos, o investimento pode variar de acordo com fatores como o tamanho da unidade, mas, geralmente, os números partem da casa de mais de R$ 2,6 milhões.
Além disso, já contando com a unidade McDonald’s, você precisará desembolsar um valor para a instalação de um quiosque, que gira em torno de R$ 350 mil.
O que é preciso para se tornar um franqueado do McDonald’s?
Para conseguir se tornar um franqueado do McDonald’s, você precisa estar preparado para um processo longo e complicado. O primeiro passo é preencher o questionário que a marca disponibiliza em seu site. Caso o seu perfil seja compatível com o que a empresa espera de seus franqueados da região em que a unidade será instalada, você irá para a próxima etapa.
A franqueadora convida o futuro empresário para passar um período conhecendo a rotina do restaurante. É nesse momento que a entrevista aos candidatos a franqueados acontece, junto da entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF).
Em seguida, o franqueado passa pelos treinamentos efetivos. Dessa forma, ele segue no processo de imersão do negócio e aprende tudo sobre gestão e administração das unidades do McDonald’s. Porém, se prepare para viajar até o Centro de Treinamento para fazer o curso. Assim que concluir todas essas etapas, o franqueado finalmente recebe o contrato para assinar e pode iniciar o seu restaurante.
Passo a passo para abrir uma franquia McDonald’s
Você que deseja se tornar um franqueado McDonald’s precisa saber que o processo para abrir sua unidade envolve uma série de etapas, como já explicamos. Mas como em qualquer tipo de franquia, existem alguns pontos básicos que fazem parte do processo de investimento.
Sendo assim, o primeiro deles é conhecer bem a franquia e estudar todo o suporte oferecido aos franqueados. Essas informações estão reunidas na COF do negócio. Além disso, você precisa se preparar financeiramente para esse investimento, uma vez que vários gastos serão necessários para que sua unidade comece a operar.
Outro passo que pode ser muito útil é conversar com os demais franqueados, para entender se todas as promessas feitas pela franqueadora realmente funcionam na prática. Logo, para investir com segurança, é importante que você conheça bem o modelo de negócio e a forma de atuação diária para que sua unidade se desenvolva.
No caso do McDonald’s, além da pesquisa sobre a marca, você tem a possibilidade de experimentar a rotina e os desafios do trabalho. Em seguida, você deve analisar o local onde deseja abrir a unidade. Caso a franqueadora aprove todas as informações, será preciso se preparar para pagar todas as taxas.
Lembre-se também que, antes da inauguração do negócio, você precisa passar por um treinamento completo. A franquia do McDonald’s conta com um treinamento de nove meses, que busca preparar o franqueado para uma boa administração.
Quanto fatura uma franquia McDonald’s?
Outro dado importante para quem deseja investir em uma franquia McDonald’s, ou qualquer outro tipo de empreendimento, é o faturamento do negócio. Afinal, ao apostar em uma marca, você precisa saber o quanto de retorno terá durante seu trabalho com a unidade, e se aquele investimento valerá a pena.
Desse modo, saiba que os retornos podem depender também do local onde sua unidade está localizada e do fluxo de clientes que têm acesso a sua loja diariamente. O McDonald’s tem uma média mensal de faturamento de R$ 560 mil, segundo a marca. Além disso, como dito, a rentabilidade média gira em torno de 8% a 10% sobre o faturamento, com prazo de retorno de investimento de até 60 meses ou mais. Acompanhe no vídeo a seguir e saiba mais sobre a franquia McDonald’s!
Como vimos, fazer parte de uma marca com história como a McDonald’s não é algo muito barato, mas possui suas vantagens. Afinal, quem não deseja abrir um negócio de sucesso mundial?
Vale a pena abrir franquia de Alimentação?
O setor de franquias de alimentação é amplo e o maior segmento do franchising brasileiro. O faturamento destas franquias é sólido, mesmo em períodos de crise econômica. Ainda que, em alguns momentos, haja retração no consumo da população, os itens de primeira necessidade, como alimentação, conseguem se manter equilibrados.
Da mesma forma, o setor tem muitas opções para investir, seja em comidas clássicas, como pizzas e sanduíches, ou alimentos menos comuns. Em 2024, este segmento faturou mais de R$ 71,6 bilhões, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para se ter uma ideia, o segundo setor que mais faturou foi o de Saúde, Beleza e Bem-estar, com um resultado acima de R$ 64,8 bilhões. Do mesmo modo, o setor é vantajoso, pois além de muitas opções de produtos, consegue alcançar também as diferentes classes sociais.
Afinal, em uma mesma marca você pode encontrar produtos mais caros, com maior valor agregado ou de maior qualidade. E ainda assim, ter soluções mais populares, para abarcar uma maior quantidade de clientes em potencial. As franquias de alimentação se fortalecem e expandem seu negócios à medida que o modelo delivery também ganha força.
Diversas marcas, que antes vendiam apenas no balcão ou salão, agora investem neste modelo de entrega para diversificar e se adaptar aos novos costumes. Uma destas franquias de alimentação, que também tem inovado investindo no modelo delivery, é a franquia McDonald’s.
Como saber se a franquia McDonald’s é a melhor opção?
Abrir uma franquia McDonald’s é um passo importante para o empreendedor, tendo em vista a força da marca e os investimentos necessários. Para saber se é uma boa opção fazer este investimento, o empreendedor primeiro deve conhecer bem o modelo de negócio da marca.
Ele precisa analisar se tem perfil para gerir este tipo de negócio. Da mesma forma, precisa saber se há disponibilidade financeira para este empreendimento. isso tendo em vista o capital necessário para abrir uma franquia McDonald’s, bem como a disponibilidade de tempo. Você deve entender que este tipo de negócio exige dedicação integral do empreendedor.
Nesse sentido, ele também deve estudar a região onde irá iniciar o negócio. Para isso ele conta com uma ajuda da franqueadora com estudos de geomarketing, que orientam os melhores locais para a instalação da franquia. Uma franquia McDonald’s pode ser um investimento sólido, tendo em vista toda a força da marca e os anos de experiência no negócio.
Cabe mesmo ao investidor analisar se ele está preparado para gerir a franquia, resolver os problemas do dia a dia e durante o desenvolvimento da unidade. Para isso ele deve ter algum conhecimento de administração, para não se perder na organização do negócio. Mesmo que a franqueadora ofereça uma série de suportes, muita coisa é trabalho do franqueado fazer e resolver.
Por fim, cabe ao empreendedor entender todo o modo de operação da franquia McDonald’s e como ele se encaixa neste trabalho. Dessa forma, será mais prazeroso trabalhar com a marca.
Outras opções de franquias de Alimentação Fast Food
Se você quer apostar no segmento de Alimentação com uma franquia barata e lucrativa e ainda tem dúvidas sobre qual marca escolher, é hora de analisar o mercado. Isso porque, existem opções que trabalham com os mais diversos produtos e com opções de formatos distintos. Por isso, você pode procurar aquela que seja mais interessante para o seu perfil.
O setor de alimentação é um dos mais resilientes e diversificados do franchising, oferecendo um vasto leque de oportunidades para empreendedores com diferentes níveis de capital e experiência. A decisão de investir em uma franquia de fast food, por exemplo, abre portas para um universo de possibilidades que vão muito além do tradicional.
Há, por exemplo, franquias que trabalham com refeições completas, outras focadas em sobremesas e lanches rápidos. Além disso, temos opções que oferecem produtos vegetarianos, comidas fitness e muito mais. Essa segmentação permite que o investidor encontre um nicho que não apenas seja lucrativo, mas que também se alinhe com suas paixões e valores pessoais.
Ao considerar uma marca, é fundamental avaliar o suporte oferecido pela franqueadora, a força da marca no mercado e o modelo de negócio. Grandes redes internacionais, como a franquia do McDonald’s, são um exemplo clássico de um sistema de franchising robusto e bem-sucedido. Investir em uma franquia do McDonald’s significa associar-se a uma marca de reconhecimento global, com processos operacionais padronizados, um marketing poderoso e uma cadeia de suprimentos extremamente eficiente.
Esse modelo oferece uma segurança maior para o franqueado, que recebe um treinamento completo e conta com o apoio contínuo da empresa para a gestão do negócio. No entanto, o investimento inicial para uma franquia do McDonald’s é consideravelmente alto, o que a torna acessível para um perfil de investidor com maior capacidade financeira.
Por outro lado, o mercado está repleto de opções mais acessíveis, que podem não ter o mesmo renome global, mas que apresentam um enorme potencial de crescimento em nichos específicos. Franquias de açaí, hamburguerias artesanais, pizzarias com foco em delivery e cafeterias são exemplos de negócios que podem exigir um investimento menor e proporcionar um retorno atrativo.
A escolha ideal dependerá de uma análise cuidadosa do seu perfil de investidor, do capital disponível e dos seus objetivos a longo prazo. É crucial realizar uma pesquisa aprofundada, conversar com outros franqueados da rede e estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) para entender todas as taxas, royalties e obrigações contratuais.
O sucesso no mundo das franquias de alimentação não está atrelado apenas a escolher a marca mais famosa, mas sim a encontrar o negócio que melhor se adapta à sua realidade e ao mercado local onde você pretende atuar. Aqui, preparamos uma seleção especial com diversas marcas para você conhecer. Nosso objetivo é lhe conectar às franquias certas, facilitando a escolha daquela que mais se alinha com o seu perfil e seus objetivos. Acompanhe!
Além da escolha da marca, outro fator determinante para o sucesso de uma franquia de alimentação é a localização do ponto comercial. Um estudo de geomarketing aprofundado pode revelar áreas com grande fluxo de pessoas, carência de opções de alimentação ou com um público-alvo compatível com o produto oferecido.
Mesmo uma marca forte como a franquia do McDonald’s depende de uma localização estratégica para maximizar seu faturamento. Portanto, a análise do ponto comercial não deve ser negligenciada, sendo uma das etapas mais críticas do planejamento. A franqueadora geralmente oferece suporte nessa análise, mas a visão e o conhecimento do franqueado sobre a região são insubstituíveis para uma decisão acertada.
10 Franquias de Fast Food de Destaque no Brasil:
1. McDonald’s
Líder global no setor de fast food, o McDonald’s é uma marca de reconhecimento universal, conhecida por seus processos operacionais padronizados e eficientes. A rede oferece um cardápio icônico, centrado em hambúrgueres e batatas fritas, e se destaca pela agilidade no atendimento, tanto no balcão quanto no sistema de drive-thru. No Brasil, a operação é gerida pela Arcos Dorados, a maior franqueada da marca no mundo, que mantém parcerias com fornecedores locais para garantir a qualidade dos produtos.
2. Burger King
Reconhecido por seus hambúrgueres grelhados no fogo como churrasco, o Burger King se posiciona como um dos principais concorrentes no mercado de fast food. A marca, que chegou ao franchising brasileiro em 2011, atrai um público diversificado, com forte apelo entre os jovens. A rede investe em um cardápio variado, com opções que vão além dos clássicos, e tem expandido sua presença digital para alcançar novos consumidores e fortalecer o relacionamento com sua base de clientes.
3. Subway
Com uma proposta focada na personalização, a Subway se consolidou como uma das maiores redes de fast food do mundo, oferecendo sanduíches e saladas montados na hora, de acordo com a preferência de cada cliente. A marca é amplamente associada a uma alternativa de refeição rápida mais saudável, permitindo que os consumidores escolham entre uma grande variedade de pães, vegetais frescos, proteínas e molhos para criar sua combinação ideal.
4. KFC
O KFC (Kentucky Fried Chicken) é uma rede globalmente famosa por sua receita secreta de frango frito, composta por várias ervas e especiarias. Integrante do grupo Yum! Brands, a marca construiu sua identidade em torno desse produto exclusivo, oferecido em baldes e em diversas combinações de refeições. A franquia atrai consumidores que buscam um sabor distinto e uma experiência de fast food focada em pratos à base de frango.
5. Pizza Hut
Como uma das mais conhecidas redes de pizzarias do mundo, a Pizza Hut oferece um cardápio diversificado que inclui suas famosas pizzas, além de massas, entradas e sobremesas. Também parte do portfólio da Yum! Brands, a marca se destaca pela variedade de sabores e formatos de pizza, atendendo tanto a pedidos para consumo no local quanto para delivery, consolidando-se como uma opção popular para refeições em família e encontros sociais.
6. Domino’s Pizza
Especializada em pizzas, a Domino’s construiu sua reputação com um forte foco em tecnologia e na eficiência do serviço de delivery. A marca é reconhecida pela agilidade na entrega e por uma plataforma digital que facilita o processo de pedido e acompanhamento. Com presença global, a rede oferece um cardápio variado de pizzas, buscando constantemente inovar em sabores e promoções para atrair e fidelizar seus clientes.
7. Taco Bell
Oferecendo um cardápio inspirado na culinária mexicana, o Taco Bell se diferencia no mercado de fast food com produtos como tacos, burritos, quesadillas e nachos. A marca, que também pertence ao grupo Yum! Brands, proporciona uma experiência de sabor única e ousada, atraindo um público que busca alternativas aos tradicionais hambúrgueres e pizzas. Sua proposta de valor está centrada em refeições rápidas, acessíveis e com um toque de originalidade.
8. Madero
Posicionando-se no segmento premium de hambúrgueres, o Madero é uma rede brasileira que se orgulha de oferecer “o melhor cheeseburger do mundo”. Criada pelo Chef Junior Durski, a marca se diferencia pela alta qualidade dos ingredientes e por uma experiência de consumo mais sofisticada dentro do conceito de fast-casual. O Madero atrai um público que valoriza a qualidade gastronômica e está disposto a investir em uma refeição superior.
9. Cabana Burger
O Cabana Burger é uma rede brasileira de hambúrgueres que tem se destacado por seu rápido crescimento e por sua proposta de oferecer uma experiência de alta qualidade. Com um foco especial nas classes A e B, a marca tem expandido sua presença através de um modelo de franquias que busca parceiros com perfil de gestão. O cardápio é centrado em hambúrgueres artesanais, preparados com ingredientes frescos e selecionados.
10. Starbucks
Como a maior cadeia de cafeterias do mundo, a Starbucks oferece muito mais do que apenas café. A marca é sinônimo de uma experiência premium, com um ambiente acolhedor e um atendimento personalizado. No Brasil, a rede utiliza grãos de café 100% brasileiros e oferece um cardápio variado de bebidas quentes e frias, além de doces e salgados. A Starbucks atrai clientes que buscam um local para relaxar, trabalhar ou socializar enquanto desfrutam de produtos de alta qualidade.
Ao longo do texto, você aprendeu sobre a franquia do McDonald’s. Ainda, conferiu dicas para empreender e opções de marcas para investir. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.