O maior Portal de Franquias do Brasil!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Constituição de uma franqueadora: como é feita? Vale a pena?

mão masculina com o dedo sobre um círculo amarelo com um desenho de loja dentro. Outras bolinhas com o mesmo desenho cinza ao lado. Imagem ilustrativa texto Constituição de uma franquia.

Constituir uma franqueadora pode ser uma excelente oportunidade para expandir o negócio e aumentar o faturamento. Mas como é feita a constituição de uma franqueadora e será que vale a pena? No texto de hoje, nós vamos mostrar que, sim, vale a pena. Basta seguir o nosso passo a passo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um faturamento de mais de R$ 211 bilhões em 2022, um crescimento de 14,3% em relação ao ano anterior.

Esses dados mostram que o mercado de franquias continua em expansão e pode ser uma excelente opção para quem deseja expandir o negócio. Então, veja a seguir como fazer parte desse mercado lucrativo.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Passos para constituição de uma franqueadora

Para fazer a constituição de uma franqueadora, é necessário passar por algumas etapas importantes. Graças e elas, será possível saber se a sua empresa está realmente preparada para expandir sua atuação por meio do franchise.

Mesmo que pareça algo simples, é necessário investir dinheiro ao longo da jornada. Imagine que a sua marca cresceu e se sustentou no mercado por meio de uma estratégia focada num modelo em que você controla as principais questões. Ou seja, uma pessoa que sabe tudo sobre a empresa.

Mas na grande maioria dos casos, as empresas não estão preparadas para a replicação. Como resultado, é necessário fazer uma série de adaptações com o intuito de garantir a melhor experiência possível para clientes, franqueados e franqueadores.

Dessa forma, o melhor caminho é fazer um estudo bem detalhado de todas as questões que envolvem o seu negócio. Caso isso não seja feito, os resultados podem ser desastrosos. Mas não se preocupe, vamos apresentar todo o passo a passo.

Análise de franqueabilidade

A análise de franqueabilidade é um dos principais estudos que o empresário que está querendo fazer a constituição de uma franqueadora para seu negócio precisa elaborar. Graças a esse documento, você terá plenas condições de definir se sua empresa é realmente aplicável.

Caso seja identificado algum gargalo, é aconselhável focar suas energias na resolução desse problema. Ou seja, testar, colocar em prática e, aí sim, refazer o estudo. Por mais que demore um pouco mais, essa será a chance de você antever eventuais problemas que poderiam afetar a sua empresa no futuro.

No levantamento precisam constar a analise financeira, de marketing e a definição do planejamento estratégico. Nesse momento, você precisa considerar tudo o que existe atualmente, além de todas as despesas necessária para a replicação do negócio por outros empreendedores.

Além disso, é preciso considerar como será feita a transferência de know-how e o controle de qualidade.

Elaboração de documentos legais

Após o desenvolvimento e a aprovação da sua análise de franqueabilidade, chegou o momento de elaborar todos os documentos legais para uma franquia. Sendo assim, recomenda-se iniciar essa elaboração pela Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Esse documento vai apresentar diversas questões contabilísticas, levando em consideração o confronto das receitas, custos e resultados líquidos gerados ao longo de um determinado período (geralmente anual). Se você já fez isso antes, saiba daqui em diante você precisará levar em conta os resultados de seus franqueados.

Em seguida, você pode elaborar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento reúne diversas informações essenciais sobre o empreendimento. Entre elas estão o histórico da marca, as regras do negócio, as obrigações de ambas as partes, valores, investimentos, taxas, tipos de suportes etc.

Por fim, basta você montar o contrato. Lembrando que as informações presentes nele devem ser idênticas as da COF. Como prevê a Lei de Franquia, a Circular precisa ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato, sob pena de cancelamento do acordo.

formatacao de franquia

Padronização e formalização de processos

Conhecendo a base do seu negócio, antes de fechar a sua COF, é fundamental pensar na padronização e formalização dos processos. Com isso, você poderá apresentar ao futuro franqueado todas as questões que envolvem o desenvolvimento do negócio.

Defina parâmetros como as políticas internas, os processos de produção e até mesmo os padrões estéticos que as unidades precisam apresentar. Além disso, desenvolva um bom programa de treinamento para transmitir todo o know-how que você adquiriu ao longo dos anos.

Não deixe também de pensar a sua estrutura para prestação de suporte. Esse acompanhamento, além de ser obrigatório por lei, é fundamental para uma boa avaliação da sua marca com demais empresários.

Outros pontos que você pode acrescentar são os fornecedores oficiais da marca e as ferramentas de comunicação utilizadas, por exemplo. Lembre-se de que você não estará passando apenas o nome e a logo da sua empresa, mas toda uma estrutura.

Marketing para expansão

Por último, chegou o momento de montar um bom marketing de expansão. Nesse caso, o empresário pode recorrer a diversas estratégias para captar novos franqueados.

Entre as estratégias mais conhecidas estão a criação de um blog, análises em portais especializados em franquias, divulgação em canais do YouTube, participação em eventos e feiras de negócios etc.

São diversos caminhos que você pode tomar para gerar leads e crescer no mercado. Todavia, nada disso vai adiantar se não tiver um bom time de vendedores. Pois eles serão o primeiro contato do empreendedor com a sua marca. Portanto, eles precisam ser profissionais realmente qualificados.

Quais as vantagens de constituir uma franquia?

O que não falta são vantagens na hora de pensar na constituição de uma franqueadora. Inicialmente, temos toda uma facilidade para expandir a área de atuação da marca. O mais importante nesse ponto é que o gasto para isso é muito inferior ao de uma nova unidade aberta do zero.

Além disso, constituir uma franquia permite que a sua empresa atue em outras regiões a milhares de quilômetros de distância. Isso sem precisar se preocupar com a gestão, uma vez que ela será de responsabilidade do franqueado. Se você tiver uma boa estratégia, é só esperar os bons resultados aparecerem.

Outro ponto que precisamos destacar com relação aos benefícios de se tornar uma franquia, é a sua capacidade de coletar dados e informações sobre o mercado. Assim, são gerados diversos insights que vão auxiliar na sua estratégia de crescimento, seja para conhecer melhor seu público-alvo ou para escolher um ponto comercial.

acquazero ganhar dinheiro com carro

Do mesmo modo, não podemos deixar de falar da rentabilidade gerada. Como você precisa fazer apenas um investimento de relativo porte para transformar o seu negócio numa franquia, no decorrer dos anos, é só esperar os resultados financeiros que isso irá gerar. Daqui para frente, sua preocupação será com a manutenção da sua rede.

Consultoria de franquia para constituição da franqueadora

Como o processo é muito detalhado e pode causar algumas confusões, é aconselhável que você contrate uma consultoria para lhe auxiliar. Graças a ela, será necessário apenas apresentar os dados solicitados para receber a avaliação da sua empresa.

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre como funciona o processo para tornar a sua empresa uma franquia. São diversos pontos que precisam ser analisados com cuidado. Mas para garantir a segurança do processo, contar com o auxílio de uma empresa especializada fará toda a diferença.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje